Mensagens Recentes

Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10
41
Laicismo, Política e Economia / Re:Esquerda Caviar
« Última Mensagem: por JJ Online Hoje às 10:15:11 »
Fiote, vc só precisa procurar as noticias antigas no Google.

http://darussia.blogspot.com/2011/08/agonia-da-urss-cartoes-de-racionamento.html

Citar
A face do défice soviético
Tudo poderia se tornar a raridade, desde os cigarros até SMS (na altura essa abreviatura significava “produtos sintéticos de limpeza” e personificava a pobre gama dos produtos de limpeza soviéticos). Mesmo o sal e os fósforos por vezes se vendiam através de “talões”, o vendedor recortava com a tesoura as combinações de datas e dos produtos.
Em 1990 na cidade de Leninegrado o cidadão tinha o direito de comprar 1 (um) sabonete cada 2 (dois) meses! Na mesma cidade, o poder municipal garantia a compra de “bebidas alcoólicas fortes”, eufemismo usado para evitar a palavra forte – vodka.
Por vezes os “talões” ficavam por abastecer por falta dos produtos nas lojas estatais (e as privadas ainda não existiam) ou então o seu proprietário fazia o rancho nos bazares. Um dos líderes de prateleiras vazias era Belarus, por exemplo, na cidade de Braslaw na província de Vitebsk, até o pão se vendia por “talões”, tal como durante a II Guerra Mundial.
Em alguns regiões da Rússia a crise alimentar durou até o Verão de 1992. No mesmo ano Leninegrado se tornou São Petersburgo, mas vodka continua ser racionada, já não pela municipalidade, mas pelos Escritórios de Exploração Habitacional (ZhEK). No Verão de 1993 a vodka ainda era racionada na cidade de Voronezh.
Fonte & 20 imagens de diferentes “talões” e “convites”:
http://www.istpravda.com.ua/artefacts/2011/03/21/32582/

Taí a fonte com alguns segundos de pesquisa.



Arcanjinho,


Você pegou  dados de um momento de crise após a política mal feita da Perestroika e da Glasnost  já ter começado a desencadear o colapso da URSS,  só que  isso foi causado justamente pela mal feita política da Perestroika e Glasnost, e não pela forma anterior de organização da economia soviética. 


Fazer isso que você está fazendo é semelhante a alguém pegar os dados de um momento em que a crise de 1929 já mostrava os seus efeitos nos Estados Unidos e a partir disso dizer que a economia americana era essencialmente uma porcaria.



O que eu estou afirmando é que é muito falso que durante as décadas de 60 , 70 e até meados da década de 80 (antes da política desastrosa da Perestroika e Glasnost começar a ter efeitos) o desempenho da economia soviética tenha sido desastroso como a sua comparação com a recente crise econômica na Venezuela tenha sugerido.


Isto é falso.


42
Ateísmo e Agnosticismo / Re:Ceticismo X Crença..... qual caminho a seguir?
« Última Mensagem: por Gorducho Online Hoje às 10:14:03 »
Quero dizer com isso que coisas como amor e fé não apenas são reais como são tão reais quanto nós mesmos
:ok: O que é necessário distinguir — e eu não sei bem como fazer :vergonha: — é uma distinção ontológica entre "realidades" intra indivíduo e realidades externas à mente.
E solipsismo NÃO é solução, pois que ninguém na vida real, em sociedade, se comporta solipsisticamente. Solipsismo é filosofia armchair. Ninguém que vive integrado na sociedade, trabalhe, namore... vai agir como se aquecer a mamadeira pros filhos fosse mera construção mental, não compartida pelo cônjuge. Ou que o chefe no serviço não é algo externo à nossa mente  ::)
Pode até retoricamente professar crença solipsista, mas não age como de fato.
Citar
parte do universo mental que é nossa experiência direta da realidade. O que materialistas não entendem é que, sem o fundamento da mente à priori, é impossível falar sequer em "experiência". Experiência e Realidade pressupõem Mente e Consciência.
Sim, mas a experiência do real externo se nos impõe, "goste-se" da realidade, ou não se "goste" de com que nos deparamos.
43
Ateísmo e Agnosticismo / Re:Ceticismo X Crença..... qual caminho a seguir?
« Última Mensagem: por Gorducho Online Hoje às 10:09:16 »
Quero dizer com isso que coisas como amor e fé não apenas são reais como são tão reais quanto nós mesmos
:ok: O que é necessário distinguir — e eu não sei bem como fazer :vergonha: — é uma distinção ontológica entre "realidades" intra indivíduo e realidades externas à mente.
E solipsismo NÃO é solução, pois que ninguém na vida real, em sociedade, se comporta solipsisticamente. Solipsismo é filosofia armchair. Ninguém na vida real vai agir como se aquecer a mamadeira pros filhos fosse mera construção mental, não compartida pelo cônjuge. Ou que o chefe no serviço não é algo externo à nossa mente  ::)
Citar
parte do universo mental que é nossa experiência direta da realidade. O que materialistas não entendem é que, sem o fundamento da mente à priori, é impossível falar sequer em "experiência". Experiência e Realidade pressupõem Mente e Consciência.
Sim, mas a experiência do real externo se nos impõe, "goste-se" da realidade, ou não se "goste" de com que nos deparamos.
44
7) Em certo momento o Cunha rompeu de vez com o governo Dilma, e então ele aceitou e  pôs para andar o processo de impeachment;

Enfim,  o resumo é que não foram as tecnicalidades contábeis as verdadeiras razões para a queda final da Dilma, e sim a disputa de poder  e a oportunidade  que  outros políticos, incluindo o seu vice , o raposão,  viram  para conquistar o poder e dar um chute no já enfraquecido governo Dilma e PT.
Num país civilizado, a prisão de Lula e o impeachment de Dilma seriam automáticos e não dependeriam de traições entre bandidos e do esforço individual deste ou daquele juiz.

Em outras palavras: a motivação de Eduardo Cunha pode ter sido sórdida, mas o impeachment foi constitucional e necessário.
45
Papo Furado / Re:Novo por aqui? Apresente-se!
« Última Mensagem: por Geotecton Online Hoje às 09:48:08 »
Ola, pessoal.

Vindo aqui para aprender com voces.

Seja bem vindo.
46
Laicismo, Política e Economia / Re:Esquerda Caviar
« Última Mensagem: por Geotecton Online Hoje às 09:47:45 »
A minha opinião é a seguinte: é contraditório, sim, alguém dizer que é comunista e usar iPhone.  Mas o assunto é meio complicado, e os "argumentos" que a direita usa são desonestos demais.

Estou curioso sobre a desonestidade dos argumentos.


Um deles é tentar incutir a noção de que tecnologia seria uma coisa inerentemente capitalista, o que é obviamente falso.

Falso.

Ainda que a tecnologia exista há muito tempo, bem antes da dualidade capitalismo x socialismo/comunismo, o fato é que a incorporação de avanços tecnológicos contínuos é uma característica do capitalismo.


Na União Soviética existiam todos, ou quase todos, os bens tecnológicos de ponta da época, e eles eram de uso generalizado: geladeira, ar condicionado, automóvel, televisão, etc.

Falso.

Ainda que existissem, o uso não era generalizado. A maioria da população não tinha nem carro, nem televisão e muito menos ar condicionado e calefação.


Até mesmo satélites, foguetes espaciais, e outros que não são de uso comum.

Sim.

Mas nenhum em prol da população e sim, apenas, para uso do aparato militar.


A China, hoje em dia, está na ponta na área de pesquisas e desenvolvimento de várias tecnologias avançadas, como internet 5G, por exemplo.

Sim. Mas a maior parte da "matriz tecnológica chinesa" é cópia (autorizada ou não) de produtos estrangeiros, ocidentais para os de uso civil e soviéticos/russos para os de uso militar.

E a China só é essencialmente "comunista" na parte em que é uma ditadura de partido único (cujas decisões são centralizadas) e, é claro, ao fornecer privilégios vastos aos dirigentes do partido.


O problema aqui não é, obviamente, comunistas possuírem um celular, e sim possuírem um celular da Apple, que é uma das empresas mais capitalistas do mundo.

Falso.

Se for para seguir a "lógica" de que "comunistas não devem se beneficiar dos produtos capitalistas", ele serve para qualquer produto de qualquer empresa, seja da Apple, seja do Google, da Microsoft, da General Electric, da Boeing, da Toyota, etc.


Além do iPhone em si ser um produto extremamente fetichizado, muito mais caro do que deveria ser, que a pessoa compra pra tirar onda de riquinho.

É irrelevante para o tema discutido.


E ainda tem o fato da Apple sempre tentar incutir aquele consumismo desenfreado, lançando versões novas do produto todo ano, quase iguais à versão anterior.

Igualmente irrelevante para o tema discutido.


Bem, a gente vive em um país capitalista, então não há como simplesmente parar de consumir produtos de empresas capitalistas.

Claro que é possível.

Basta se isolar em algum rincão e passar a viver sem o uso de produtos de empresas privadas. E nem das de economia mista.


Mas eu pelo menos costumo tentar evitar algumas coisas.

Começa a ter coerência.


Não assisto Rede Globo,

E nem deve assistir qualquer outro canal de televisão privado e nenhum de sinal pago.

Você só deve assistir os canais estatais.

E desligar eles, quando (se!) estiver passando propaganda de produtos de empresas capitalistas.

Mas, analisando melhor, você não deveria assistir televisão porque esta certamente foi feita por uma empresa capitalista.


não abro conta em banco privado, só pra dar uns exemplos.
[...]

Parabéns.

Admiro a sua fidelidade para bancos que são péssimos exemplos gerenciais e sempre defasados em termos de oferta de serviços on line, como são os estatais.

E espero que quando fizer uso deles, não seja nem por telefone e nem por computadores, porquê certamente estes foram feitos por empresas privadas.


[...]
Mas como eu disse antes: em todo caso, a direita não tem a mínima moral pra fazer alguma crítica.  O Trump é um empresário bilionário que ganhou as empresas de herança do pai, apresentador de reality show.  Aquele Flávio Rocha é dono da Riachuelo. Aparentemente, ser rico só é um pecado grave se você for de esquerda.  Se for de direita, o pecado vira uma qualidade.

Sem dúvida que é um 'pecado grave' para um esquerdista ser rico, porque está em oposição ao que diz parte da liturgia da 'religião política' esquerdista.

Mas isto não afeta a direita.
47
Papo Furado / Re:Novo por aqui? Apresente-se!
« Última Mensagem: por Adler Online Hoje às 09:34:41 »
Ola, pessoal.

Vindo aqui para aprender com voces.
48
Laicismo, Política e Economia / Re:Esquerda Caviar
« Última Mensagem: por Geotecton Online Hoje às 09:26:50 »
Agora se vc acha que a vida na URSS era melhor que no Brasil, mesmo tendo direito de comprar uma barra da sabão a cada dois meses é só questão de opinião.

Os cartões de racionamento foram usados até o começo dos anos 90, então isso coloca por terra o comentários de que as pessoas tinham acesso a tudo na URSS.

Mostrei que não tinham.

Nunca tiveram.
49
[...]
Mas, resumindo: eu acho que a Dilma não participou de nenhum caso de corrupção.
[...]

É claro que não.

A compra da refinaria de Pasadena e a manipulação dos preços da energia elétrica, via uso eleitoreiro da Eletrobrás, não são atos criminosos.

Foram atos de alguém dotado de grande visão estratégica.


Mas o Lula, aí é outra história.

É a mesma história, parte do mesmo esquema.


O impeachment da Dilma foi ilegal.

Foi absolutamente legal.

Ilegal foi ela não ter perdido os direitos políticos, resultado de uma manobra daquele (então) presidente mau-caráter do STF.


Já o Lula, provavelmente merece ser preso mesmo.

Prisão perpétua seria a menor pena para ele.


Mas um importante detalhe é o seguinte: isso não significa que o Moro não esteja agindo fora da lei.

Putz...


Naquele episódio em que o Moro divulgou o grampo da conversa entre o Lula e a Dilma, um juiz não tem autoridade pra fazer este tipo de divulgação, existe uma lei proibindo.

Você tem evidência que foi ele quem divulgou a conversa?

Qual é o texto desta lei?


Não só isso, como aquela lei determina que o juiz que cometer tal ilegalidade deve ser preso.

Vamos aguardar o texto da lei.
50
Laicismo, Política e Economia / Re:Esquerda Caviar
« Última Mensagem: por Arcanjo Lúcifer Online Hoje às 09:21:55 »
Agora se vc acha que a vida na URSS era melhor que no Brasil, mesmo tendo direito de comprar uma barra da sabão a cada dois meses é só questão de opinião.

Os cartões de racionamento foram usados até o começo dos anos 90, então isso coloca por terra o comentários de que as pessoas tinham acesso a tudo na URSS.

Mostrei que não tinham.

Páginas: 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!