Autor Tópico: Surto de gripe suína pode virar pandemia  (Lida 31497 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.835
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #25 Online: 28 de Abril de 2009, 07:46:16 »
Posso unir este tópico com o de '2012 e fim da raça humana' ?  :oba:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Renato T

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.486
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #26 Online: 28 de Abril de 2009, 08:23:31 »
OMS eleva nível de alerta para gripe suína para grau 4

A porca torceu o rabo...

Mais, direto da fonte: http://www.who.int/mediacentre/news/statements/2009/h1n1_20090427/en/index.html

E o T-Vírus? Minha 12 serrada tá esperando...

T-Vírus seria mais hardcore. :rock:
Quanto tempo será que o pessoal do CC duraria? :)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.123
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #27 Online: 28 de Abril de 2009, 08:36:15 »
OMS eleva nível de alerta para gripe suína para grau 4

A porca torceu o rabo...

Mais, direto da fonte: http://www.who.int/mediacentre/news/statements/2009/h1n1_20090427/en/index.html

E o T-Vírus? Minha 12 serrada tá esperando...

T-Vírus seria mais hardcore. :rock:
Quanto tempo será que o pessoal do CC duraria? :)

No teste que fízemos, eu fiquei com 68% de chance de sobreviver a um holocausto de zumbis...

E pelo mapa do Vito, já tô planejando minha fuga pro Pólo Sul.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #28 Online: 28 de Abril de 2009, 09:02:39 »
Mineiros e depois baianos também estão fudidos.

Homem é internado com suspeita de gripe suína na BA

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #29 Online: 28 de Abril de 2009, 09:08:11 »
Citar

Gripe suína pode ter causado 152 mortes no México; Israel e Nova Zelândia confirmam casos

Nesta terça-feira (28) pela manhã, a OMS (Organização Mundial de Saúde) confirmou que 73 casos de gripe suína foram diagnosticados no mundo. No México, o número de mortes provavelmente causadas pela doença aumentou para 152. Inspetores das Nações Unidas foram para o país examinar relatos de que fazendas industriais de criação de suínos teriam sido a fonte do surto.

Também nesta terça o governo espanhol confirmou a existência de um segundo caso de gripe suína, na cidade mediterrânea de Valência, que se junta ao de um jovem detectado na segunda-feira. As autoridades sanitárias da Nova Zelândia confirmaram que 11 pessoas contraíram a gripe suína no país, e que outros 43 casos estão à espera do resultado dos exames de laboratório, assim como o Ministério da Saúde de Israel, que confirmou o primeiro caso de contágio da doença no país, após exames realizados em um dos dois suspeitos de sofrer da doença

Em quase todos os casos registrados de gripe suína fora do México, os infectados ficaram apenas levemente doentes e conseguiram se recuperar completamente. Nos Estados Unidos, mais 20 casos foram confirmados no Estado de Nova York. Casos também foram registrados nos Estados de Ohio, Kansas, Texas e Califórnia. O total de casos confirmados no país já chega a 40. A Coreia do Sul informou que está fazendo testes para determinar se uma mulher de 51 anos está infectada com o vírus da gripe suína. Para além da fronteira mexicana, o Canadá têm um caso confirmado e o Reino Unido tem dois.

Na Alemanha surgiram três novos casos suspeitos de contaminação com a gripe suína, informou nesta terça, em Berlim, o Instituto Robert Koch (RKI), responsável pela coordenação do combate a epidemias.

Trata-se de três pessoas no sul da Alemanha, entre as quais um casal que regressou há pouco tempo de férias no México, disse o diretor do RKI, Joerg Hacker. No terceiro caso, "os sintomas parecem ser estranhos a uma gripe" e os três pacientes foram já submetidos a testes de despiste da gripe suína, adiantou ainda Hacker.

O vírus da gripe suína detectado pela primeira vez no México não pode mais ser contido e os governos agora devem se focar em medidas para mitigar seus efeitos, disse um representante de alto escalão da OMS. A declaração foi feita pelo diretor-geral-assistente da entidade, Keiji Fukuda, no momento em que organização anunciou que estava aumentando seu nível de alerta para 4 - dois níveis abaixo do referente a uma pandemia. "Com a disseminação do vírus...fechar fronteiras ou restringir viagens tem muito pouco efeito na contenção desse vírus", disse Fukuda.

O nível de alerta grau 4 sinaliza que o vírus está mostrando a capacidade de ser transmitido entre humanos, com a possibilidade de causar surtos em comunidades. Os primeiros lotes de vacina contra a gripe suína podem estar prontos em quatro ou seis meses, mas, de acordo com Fukuda, levará mais alguns meses para que ela seja produzida em grandes quantidades. Especialistas em saúde afirmam que o vírus da gripe suína tem a mesma origem de vírus que causam surtos periódicos em humanos. Mas eles afirmam que a nova versão do vírus que foi detectada contém material genético de vírus que normalmente afeta porcos e pássaros.

Plano nacional

No Brasil, o Ministério da Saúde começou nesta segunda-feira a distribuir panfletos sobre a gripe suína nos principais aeroportos do país e a fazer uma triagem dos passageiros provenientes de México, Estados Unidos e Canadá para tentar barrar a chegada do vírus.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou após reunião do Gabinete Permanente de Emergência, em Brasília, que ainda serão compradas 100 mil máscaras para serem distribuídas nos aeroportos que recebem passageiros vindos da América do Norte.

"É importante que se diga que não há motivo para pânico. Todas as autoridades sanitárias do Brasil têm tomado providências suficientes. Não temos neste momento nenhum caso identificado no país e as medidas que podem ser tomadas são preventivas, de orientação para as pessoas, para que, ao menor sinal de sintomas relacionados, que procurem o serviço de saúde para que recebam orientação adequada", explicou o secretário de atendimento à saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.

Um total de 51 hospitais de referência já foram mobilizados pelo Ministério da Saúde; além de secretarias municipais e estaduais para atender eventuais casos humanos de gripe suína no Brasil, ainda não registrados.

O Ministério da Saúde anunciou ainda que acompanha o estado de saúde de 12 pessoas que estiveram em países afetados pela gripe suína. Três delas estão no Hospital das Clínicas, em Minas Gerais. Há ainda duas no Rio de Janeiro, duas no Amazonas, duas no Rio Grande do Norte, uma em São Paulo, outra no Pará e uma na Bahia. Nenhum paciente, segundo o ministério, preenche a definição de caso suspeito conforme os critérios estabelecidos. A pasta ressaltou que, até o momento, não há evidências da circulação do vírus no Brasil.

Para o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Osmar Terra, "todo risco de pandemia preocupa". Ele afirma, no entanto, que o Brasil está preparado para evitar a entrada da doença no país e combatê-la, se for necessário. "O Brasil está fiscalizando a entrada nos aeroportos e cada Estado tem um sistema de isolamento nos hospitais. O Brasil está preparado para uma eventual pandemia."


http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/04/28/ult1859u921.jhtm



Citar

Homem é internado com suspeita de gripe suína na BA

Um homem de 40 anos, foi internado ontem no Hospital Otávio Mangabeira, em Salvador, na Bahia, com suspeitas de gripe suína. Este é o 12º caso de suspeita de gripe suína no país.

Segundo informações iniciais da Secretaria Estadual de Saúde, o paciente desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador vindo de Miami, nos Estados Unidos, em companhia de sua mulher, na manhã de ontem. Ele foi levado para o hospital com tosse, febre e dores pelo corpo. Sua mulher não apresenta os sintomas, segundo a Secretaria. O paciente continua em observação e já fez os exames para detectar a doença.

O Ministério da Saúde acompanha o estado de saúde das pessoas que estiveram em países afetados pela gripe suína. Dos 11 pacientes internados até ontem com suspeita da doença, nenhum preenche a definição de caso suspeito conforme os critérios estabelecidos. A pasta ressaltou que, até o momento, não há evidências da circulação do vírus no Brasil.

A gripe suína já tem casos confirmados em sete países: nos Estados Unidos, na Espanha, na Inglaterra, no Canadá, em Israel, na Nova Zelândia e no México, onde mais de 150 pessoas já morreram com suspeita da doença.

Ontem, a Organização Mundial de Saúde elevou para 4 o nível de alerta por conta da doença, aproximando o alerta do nível de pandemia, ou epidemia generalizada.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2009/04/28/ult4469u40497.jhtm


Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #30 Online: 28 de Abril de 2009, 09:08:45 »
Não seria interessante mudar este tópico para a área de noticias??

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.123
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #31 Online: 28 de Abril de 2009, 09:14:09 »
Não seria interessante mudar este tópico para a área de noticias??

E isso lá faz diferença? Nós vamos todos morrer!!!!! :medo:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #32 Online: 28 de Abril de 2009, 09:15:59 »
Não seria interessante mudar este tópico para a área de noticias??

E isso lá faz diferença? Nós vamos todos morrer!!!!! :medo:

Vamos estocar alimentos e água.
Estou indo comprar armas e munição!

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.123
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #33 Online: 28 de Abril de 2009, 09:17:48 »
Não seria interessante mudar este tópico para a área de noticias??

E isso lá faz diferença? Nós vamos todos morrer!!!!! :medo:

Vamos estocar alimentos e água.
Estou indo comprar armas e munição!

Só preciso estocar os alimentos... :lol:

E já tenho uma horta nos fundos. Posso viver me alimentando de alface e lesmas...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Renato T

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.486
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #34 Online: 28 de Abril de 2009, 09:35:57 »
Moro em apartamente, zumbis não pegam elevador. ::)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.123
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #35 Online: 28 de Abril de 2009, 09:46:46 »
Moro em apartamente, zumbis não pegam elevador. ::)

No Holocausto dos Zumbis, não haverão elevadores.

E eles subirão as escadas aos milhares, abarrotando as saídas. Você estará isolado nas alturas e cercado.

Boa sorte... :twisted:


"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #36 Online: 28 de Abril de 2009, 09:51:28 »
É claro, não vai durar muito tempo.
Há melhor alterativa pegar o navio de transporte de carga?

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.123
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #37 Online: 28 de Abril de 2009, 10:00:33 »
É claro, não vai durar muito tempo.
Há melhor alterativa pegar o navio de transporte de carga?

Plataformas de perfuração de petróleo em alto-mar.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Renato T

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.486
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #38 Online: 28 de Abril de 2009, 10:04:54 »
Moro em apartamente, zumbis não pegam elevador. ::)

No Holocausto dos Zumbis, não haverão elevadores.

E eles subirão as escadas aos milhares, abarrotando as saídas. Você estará isolado nas alturas e cercado.

Boa sorte... :twisted:




:|
deixe eles subirem escadas, ué. Minha sacada fica de frente pra entrada do prédio... tenho uma vantagem de 25 metros de altura e uma porta pesada na escada de incêncio... vamos ver quantos deles conseguem passar  :twisted:

Atheist

  • Visitante
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #39 Online: 28 de Abril de 2009, 10:19:29 »
Empresa promete conseguir fazer vacina em 10 a 12 semanas... e a liberação sairia quando?

http://www.pazza.biociencia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=19

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.079
  • QI (Quociente de Inteligência) = 98
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #40 Online: 28 de Abril de 2009, 11:50:20 »
Daqui 2 anos dizimará a face da Terra. Tem jeito não, filho.
2

(1) Tem que sobrar alguém para ser destruído pelo impacto do Planeta X.
(2) Pô, logo agora que o Messias estava todo animadinho prá voltar...vai perder a platéia.
Não passei no teste da MENSA mas completei o 2o. Grau.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.079
  • QI (Quociente de Inteligência) = 98
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #41 Online: 28 de Abril de 2009, 11:54:52 »
Empresa promete conseguir fazer vacina em 10 a 12 semanas... e a liberação sairia quando?

http://www.pazza.biociencia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=19

O problema é produzir na escala necessária com logística de vacinação em todo o planeta.
Não passei no teste da MENSA mas completei o 2o. Grau.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.954
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #42 Online: 28 de Abril de 2009, 13:01:24 »
Será que estamos ferrados mesmo?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #43 Online: 28 de Abril de 2009, 13:04:20 »
E têm outros problemas que vou levar minha visão cenário pessimista:
Não cabem leitos para internação e isolar pacientes também. Imagina as filas hospitais públicos. Vai ser difícil.
Mas, podem montar unidades mobilizadas ou as barracas médicas.
E as vacinas estão em desenvolvimento e depois ainda demoram mais produzir. Pode sair caro também, mas os governos emergentes/industriais não importam os preços como os custem a custar.
E sem todos os hospitais estão preparados receber e isolar os pacientes.

Estamos fudidos. Tem jeito não, filho.

----
E agora o meu lado visão otimista.
Está isolando em possível espalhando as regiões e também passageiros estão obrigados ir isolamentos se houver suspeitas.
Pessoas fora do país, são passageiros e outros os casos isolados. Os governos estão fazendo as medidas impedir as entradas de gripe suína.
Devemos comer carne de porco com preço promoção para não prolongar gripe.
Há esperança. Tem jeito, filho.

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #44 Online: 28 de Abril de 2009, 13:37:09 »
Citar
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira um documento em que explica com detalhes o que, quais os sintomas e como se previnir contra a gripe suína, doença que teria sido identificada pela primeira vez no México. Tire duas dúvidas:


O que é gripe suína?
A gripe suína ou gripe porcina é uma doença respiratória altamente contagiosa e aguda que aflige os porcos, causada por um entre os diversos vírus suínos de Influenza Tipo A. A incidência tende a ser elevada e a mortalidade baixa (entre 1% e 4%). O vírus é difundido entre os porcos por aerossóis e contato direto e indireto, e existem porcos portadores assintomáticos. Os surtos entre os porcos acontecem ao longo de todo o ano, com incidência ampliada no verão e inverno, nas zonas temperadas. Muitos países vacinam as populações de porcos rotineiramente contra a gripe suína.

Os vírus da gripe suína são mais comumente do subtipo H1N1, mas outros subtipos também estão em circulação na população de porcos (entre os quais o H1N2, H3N1, H3N2). Os porcos também podem ser infectados por vírus da gripe aviária e vírus da gripe sazonal humana, além dos vírus de gripe suína. O vírus suíno H3N2, ao que se acredita, foi originalmente introduzido nas populações porcinas pelo contato com os seres humanos.

Os porcos ocasionalmente podem estar infectados com mais de um vírus ao mesmo tempo, o que acarreta a possibilidade de que os genes desses diferentes vírus se misturem. Isso poderia resultar em um vírus de gripe que contenha genes originários de diversas fontes, o que é definido como um vírus "recombinante". Ainda que os vírus da gripe suína normalmente sejam específicos da espécie e apenas infectem porcos, ocasionalmente cruzam a barreira entre espécies e podem causar a doença a seres humanos.

Quais são suas implicações para a saúde humana?
Surtos e infecção esporádica de seres humanos por gripe suína foram reportados ocasionalmente. Em geral, os sintomas clínicos são semelhantes aos da gripe sazonal, mas as formas de apresentação clinicamente reportadas variam amplamente, de infecções assintomáticas a severa pneumonia que pode resultar em morte.

Já que a apresentação clínica típica da infecção por gripe suína em seres humanos se assemelha à gripe sazonal e a outras infecções agudas do aparelho respiratório superior, a maior parte dos casos foram detectados por acaso, por meio de sistemas de vigilância contra a gripe sazonal. Casos amenos ou assintomáticos podem ter escapado a detecção, e portanto não se conhece ao certo a dimensão que essa doença atinge entre os pacientes humanos.

Onde já ocorreram casos humanos?
Desde a implementação da norma IHR(2005), em 2007, a Organização Mundial de Saúde (OMS) foi notificada sobre casos de gripe suína pelos Estados Unidos e pela Espanha.

Como as pessoas são infectadas por ela?
As pessoas em geral contraem a gripe suína de porcos infectados; no entanto, alguns dos casos humanos não envolviam uma história de contato com porcos ou ambientes nos quais porcos pudessem ter estado presentes. Ocorreram alguns casos de transmissão direta entre seres humanos, mas eles estão limitados a ambientes de estreito contato e a grupos isolados de pessoas.

É seguro comer carne de porco e derivados?
Sim. Não existem indicações de que a gripe suína seja transmissível a pessoas que consumam carne de porco devidamente manuseada e preparada, ou outros derivados de carne de porco. O vírus da gripe suína é morto pelas temperaturas normais de cozimento, da ordem de 70 graus, que correspondem à orientação normal quanto ao preparo de carnes, de porco ou outras.

Que países já foram afetados pela doença?
A gripe suína não é uma doença de notificação obrigatória sob as normas da Organização Mundial da Saúde Animal (www.oie.int), e portanto sua distribuição internacional não é bem conhecida. A doença é considerada endêmica nos Estados Unidos. Surtos entre porcos também já aconteceram na América do Norte e do Sul, Europa (incluindo Reino Unido, Suécia e Itália), África (Quênia) e em certas porções do leste asiático, entre as quais China e Japão.

E quanto ao risco de uma pandemia?
É provável que a maioria das pessoas, especialmente aquelas que não têm contato regular com porcos, não sejam imunes aos vírus da gripe suína que poderiam prevenir uma infecção viral. Caso o vírus suíno venha a estabelecer um percurso de transmissão eficiente de humano a humano, poderia causar uma pandemia de gripe.

O impacto de uma pandemia causada por vírus como esse é difícil de prever: depende da virulência do vírus, da imunidade existente entre as pessoas, da proteção cruzada por meio de anticorpos adquiridos com as infecções sazonais de gripe, e de fatores de hospedagem. Os vírus da gripe suína podem gerar um vírus híbrido, pela combinação com o vírus da gripe humana, e isso também poderia causar uma pandemia.

Existe vacina humana que proteja contra a gripe suína?
Não. Os vírus da gripe mudam com grande rapidez e a equivalência precisa entre a vacina e os vírus em circulação é muito importante para oferecer imunidade protetora adequada às pessoas vacinadas. É por isso que a OMS precisa selecionar vírus para vacinas duas vezes ao ano, como forma de proteção contra a gripe sazonal ¿uma no inverno do hemisfério norte e outra no inverno do hemisfério sul.

As atuais vacinas contra a gripe sazonal produzidas com base em recomendação da OMS não contêm vírus de gripe suína. Não se sabe se as vacinas sazonais podem oferecer proteção cruzada contra infecção por vírus de gripe suína nos Estados Unidos e no México. A OMS está trabalhando em estreito contato com suas instituições parceiras para desenvolver novas recomendações sobre o uso da vacina contra a gripe sazonal na prevenção da infecção por gripe suína. Esta seção será atualizada à medida que surgirem novas informações.

Que remédios estão disponíveis para tratamento?
Remédios antivirais para gripe sazonal estão disponíveis em alguns países, e previnem e tratam a doença de maneira efetiva. Existem duas classes de medicamentos como esses: os adamantanes (amantadine e remantadine) e os inibidores da neuraminidase da gripe (oseltamivir e zanamivir).

Na maioria dos casos anteriormente reportados de gripe suína, os pacientes se recuperaram plenamente da doença sem requerer atenção médica e sem medicamentos antivirais.

Alguns vírus de gripe desenvolvem resistência a medicamentos antivírus, o que limite a eficácia da profilaxia química e do tratamento. Vírus obtidos de recentes casos humanos de gripe suína nos Estados Unidos se provaram sensíveis ao oseltamivir e ao zanamivir, mas resistentes ao amantadine e remantadine.

Não existem informações suficientes para fazer recomendações quanto ao uso de antivirais na prevenção e tratamento de infecções por gripe suína. Os clínicos precisam tomar decisões com base em avaliações clínicas e epidemiológicas, e no custo/benefício da profilaxia/tratamento do paciente.

No que tange ao atual surto de infecção por gripe suína no México e Estados Unidos, as autoridades nacionais e locais estão recomendando o uso de oseltamivir ou zanamivir para tratamento e prevenção da doença, com base no perfil de suscetibilidade do vírus.

O que devo fazer se estou em contato regular com porcos?
Ainda que não existam claras indicações de que os casos humanos atuais de infecção por gripe suína estejam relacionados a eventos de doenças assemelhadas à gripe em porcos, seria aconselhável minimizar o contato com porcos doentes e reportar esses animais às autoridades de saúde relevantes.

A maior parte das pessoas é infectada por meio de contato prolongado e próximo com porcos infectados. Boas práticas higiênicas são essenciais em todos os contatos com animais e especialmente importantes durante o abate e manuseio pós-abate, a fim de impedir exposição a agentes patológicos. Animais doentes ou animais que morreram de doenças não devem ser submetidos a procedimentos de abate. As recomendações das autoridades nacionais de saúde devem ser seguidas.

Não há prova de que a gripe suína seja transmissível a pessoas que comam carne de porco e outros derivados porcinos devidamente manuseados e preparados. O vírus da gripe suína é morto por temperaturas de cozimento da ordem de 70 graus, que correspondem aos métodos normais de cozinhar carnes, de porco e outras.

Como posso me proteger contra infecção por gripe suína devido a contato com pessoas contaminadas?
No passado, as infecções humanas por gripe suína eram em geral amenas, mas se sabe que elas já causaram diversas doenças, como a pneumonia. Para os atuais surtos nos Estados Unidos e México, porém, o quadro clínico se provou diferente. Nenhum dos casos confirmados nos Estados Unidos sofria da forma severa da doença e os pacientes se recuperaram dela sem recorrer a cuidados médicos. No México, alguns pacientes supostamente sofrem da variedade severa da doença.

Para se proteger, siga as práticas preventivas normais contra a gripe: Evite contato próximo com pessoas que pareçam doentes, com febre e tosse. Lave as mãos com água e sabão, frequente e cuidadosamente. Pratique hábitos de boa saúde, entre os quais dormir devidamente, comer alimentos nutritivos e se manter ativo fisicamente.

Se houver alguém doente em sua casa:

- Tente manter a pessoa em uma seção separada da casa; caso isso não seja possível, mantenha o paciente a pelo menos um metro de distância dos demais moradores.

- Cubra o nariz e a boca ao prestar assistência ao doente. Máscaras podem ser adquiridas comercialmente ou improvisadas com materiais facilmente disponíveis, desde que sejam jogadas fora ou lavadas devidamente.

- Lave suas mãos com água e sabão, cuidadosamente, depois de cada contato com a pessoa doente.

- Tente melhorar o fluxo de ar na área em que a pessoa doente está acomodada. Use portas e janelas para aproveitar as brisas.

- Mantenha um ambiente limpo, com produtos de limpeza domésticas comuns.

- Caso você viva em um país onde a gripe suína afetou seres humanos, siga as recomendações adicionais das autoridades locais de saúde.

O que devo fazer se acredito estar sofrendo de gripe suína?
Se você não se sente bem e apresenta febre alta, tosse e/ou dor de garganta: - Fique em casa e afastado do trabalho, da escola ou de lugares movimentados, na medida do possível.

- Repouse e consuma muitos fluidos.

- Cubra a boca e o nariz com lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, e jogue fora cuidadosamente os lenços de papel usados.

- Lave as mãos com água e sabão cuidadosa e frequentemente, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Informe sua família e amigos sobre a doença, e peça ajuda para tarefas caseiras que requerem contato com terceiros, por exemplo ir às compras.

Caso você precise de cuidados médicos:
- Contacte seu médico ou serviço de saúde antes de ir ao local, e informe-os sobre os sintomas. Explique por que imagina estar com gripe suína (por exemplo, por conta de uma viagem recente a um país no qual haja surto humano de gripe suína). Siga as recomendações de tratamento que receber.

- Se não puder contactar o serviço de saúde com antecedência, comunique sua suspeita de que está sofrendo de gripe suína assim que chegar ao local.

- Mantenha o nariz e a boca cobertos durante o percurso até lá.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3728011-EI294,00.html
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.079
  • QI (Quociente de Inteligência) = 98
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #45 Online: 28 de Abril de 2009, 13:44:25 »
A principal causa de morte é a pneumonia. Já existe vacina para pneumonia, o problema é que ela contém apenas 23 tipos de pneumococos (serotypes) dentre os cerca de 80 já identificados. Por que não produzir uma supervacina contra a pneumonia com os pneumococos identificados nos casos da gripe suína? Já existe infraestrutura para produção dessa vacina em diversos países e isso poderia acontecer rapidamente evitando muitas mortes.

Algum biólogo poderia responder?
Não passei no teste da MENSA mas completei o 2o. Grau.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.079
  • QI (Quociente de Inteligência) = 98
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #46 Online: 28 de Abril de 2009, 14:03:00 »
Meu pensamento estava correto....

Citar
Pneumococcal vaccine could prevent numerous deaths, save costs during a flu pandemic, model predicts
October 28th, 2008

A new predictive model shows that vaccinating infants with 7 valent pneumococcal conjugate vaccine (PCV7)--the current recommendation--not only saves lives and money during a normal flu season by preventing related bacterial infections; it also would prevent more than 357,000 deaths during an influenza pandemic, while saving $7 billion in costs.

Ads by Google

Flu - SurviveTheFlu.com
How Dangerous is the Swine Flu? Face Masks Now Shipping.

Swine flu in Thailand? - www.thaivisa.com/forum/
Discuss swine flu, ask questions The latest news about swine flu.

 

Keith P. Klugman, PhD, professor of global health at Emory University's Rollins School of Public Health, will present results of the research using the predictive model at the joint ICAAC/IDSA meeting in Washington, DC, Oct. 25-28. (Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy/Infectious Disease Society of America.

Bacterial infections, particularly pneumococcal disease, can follow a viral illness such as flu and cause secondary infections that worsen flu symptoms and increase influenza-related risk. Bacterial infections may have been the cause of nearly half of the deaths of young soldiers during the 1918 flu pandemic.

"We've known for years that bacterial infections can develop after influenza," says Klugman. "Unlike the 1918 flu pandemic, which preceded the antibiotic era, we now have vaccines that can prevent these types of pneumococcal infections. This model shows what a dramatically different outcome we could expect with standard PCV vaccination."

Klugman and colleagues at Harvard University, i3 Innovus in Medford, Ma. and Wyeth Research constructed a model to estimate the public health and economic impact of current pneumococcal vaccination practices in the context of an influenza pandemic.

Since 2000 the Centers for Disease Control and Prevention (CDC) Immunization Practices Advisory Committee (ACIP) has been recommending PCV vaccinations for infants and children.

The new predictive model was used to compare the results of no PCV vaccination to the current routine vaccination of infants less than two years old. The researchers assessed the effect of vaccination policies under both normal and pandemic influenza conditions. They included both direct vaccination effects in vaccinated individuals and indirect vaccination effects (called herd immunity) in the unvaccinated. For manifestations of pneumococcal disease, they included invasive pneumococcal disease (meningitis or bacteremia), all-cause pneumonia and all-cause acute otitis media (ear infections). The model's estimates were based on the 1918 pandemic.

The new model predicted that current pneumococcal vaccination practices reduce costs in a typical flu season by $1.4 billion and would reduce costs by $7 billion in a pandemic. In a pandemic, they would prevent 1.24 million cases of pneumonia and 357,000 pneumococcal-related deaths.

"Our research shows that routine pneumococcal vaccination is a proactive approach that can greatly reduce the effects of a future flu pandemic," says Klugman. Countries that have not yet implemented a pneumococcal vaccination program may want to consider this as part of their pandemic flu preparedness."

Source: Emory University
Não passei no teste da MENSA mas completei o 2o. Grau.

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #47 Online: 28 de Abril de 2009, 14:26:38 »
Mineiros e depois baianos também estão fudidos.

Homem é internado com suspeita de gripe suína na BA


Merda, foi só eu me mudar pra Bahia esse ano que isso acontece.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #48 Online: 28 de Abril de 2009, 14:27:51 »
E já tenho uma horta nos fundos. Posso viver me alimentando de alface e lesmas...



LESMAS?!?!?!?  :nojo:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #49 Online: 28 de Abril de 2009, 16:08:18 »
Citar
Sobe para 20 nº de casos de suspeita de gripe suína no País

Subiu para 20 o número de brasileiros monitorados pelo Ministério da Saúde diante da possibilidade de gripe suína. Segundo a assessoria do ministério, o total de casos chegou a 22, mas dois deles, identificados no Estado de São Paulo, foram descartados.

Até o momento, oito Estados têm registro de casos em observação - três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas Gerais, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte e três em Santa Catarina.

O ministério reforçou que, dentre os sintomas da gripe suína, a febre deve ser de pelo menos 38ºC e acompanhada de tosse, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de desconforto respiratório.

Outro fator determinante para o reconhecimento da doença é que o paciente que apresenta os sintomas tenha visitado algum dos locais afetados pelo vírus nos últimos dez dias ou que tenha tido contato com pessoas dessas áreas.

O governo brasileiro tem informações oficiais sobre casos confirmados de gripe suína nos Estados Unidos, no Canadá, no México, no Reino Unido, na Espanha e na Nova Zelândia.

Diante do anúncio de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode aumentar o nível de alerta para a doença em função de casos que podem ter sido contraídos nos Estados Unidos, o ministério informou que não tem informação sobre a circulação do vírus fora do México. Considera-se que o vírus esteja circulando quando há contágio de pessoa para pessoa dentro de um mesmo país.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3731599-EI715,00-Sobe+para+n+de+casos+de+suspeita+de+gripe+suina+no+Pais.html
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!