Autor Tópico: 'Lago congelado' descoberto em Marte  (Lida 1721 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
'Lago congelado' descoberto em Marte
« Online: 17 de Março de 2005, 17:27:34 »
Citar
Quarta-feira, 16 de março de 2005 18h29
'Lago congelado' descoberto em Marte pode ter preservado vida primitiva
da France Presse

A teoria sobre a existência de vida ou as condições para o seu surgimento em Marte ganharam novo fôlego nesta quarta-feira, quando cientistas afirmaram ter identificado os vestígios de um mar congelado na superfície do planeta e especularam que o gelo poderia ter preservado organismos primitivos.

Geólogos planetários chefiados por John Murray, da Open University britânica, disseram que a evidência vem de fotos enviadas para a Terra pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Européia. Suas conclusões serão publicadas na edição desta quinta-feira do semanário científico britânico Nature.

Imagens estereoscópicas, de alta resolução, revelaram uma área plana, um "terreno semelhante a um prato" na região sul da Planície de Elysium, perto do equador marciano, que parece muito com campos cobertos por placas de gelo na Terra, afirmaram.

O "lago congelado" tem de 800 a 900 quilômetros de extensão e cerca de 45 metros de profundidade, em média, tornando-o similar em tamanho e profundidade ao Mar do Norte.

"Se nossa interpretação se confirmar, este é um lugar que pode preservar evidências de vida primitiva, caso tenha existido em Marte", destacou o grupo em artigo.

O aparente lago localiza-se no extremo norte do Vale Athabasca, um canal que tem origem numa fissura chamada Cerberus Fossae.

A equipe de Murray argumenta que a água é a relíquia de um oceano originado por gelo subterrâneo que foi derretido graças à atividade vulcânica e lançada para a superfície através da Cerberus Fossae.

A água teria represado e congelado rapidamente, mas quase imediatamente começou a evaporar devido à atmosfera de baixa pressão marciana.

O "lago" visto nas fotos da sonda Mars Express provavelmente era coberto com uma camada de cinza vulcânica, a qual atuou como camada isolante, diminuindo a perda da evaporação.

Nos últimos sete anos, graças a missões espaciais americanas e européias aumentaram as evidências de que Marte foi banhado em sua superfície por água, um dos ingredientes mágicos para a criação da vida como a conhecemos.

Os mares acabaram desaparecendo e quantidades residuais de água na superfície permaneceram congeladas em seus pólos.

Mas entre as muitas perguntas sem respostas, duas grandes incomodam mais: quando estes oceanos se criaram? Poderia existir mais água debaixo da superfície do planeta?

O senso comum é que a existência de água deve ter ocorrido bilhões de anos atrás, quando Marte era ainda um planeta jovem.

Mas a crença de Murray é de que o "lago" na Planície de Elysium é muito mais recente. Parece ter se formado de três a sete milhões de anos atrás, afirmou.

Outras duas análises da Mars Express, também publicadas nesta edição da revista Nature, reforçam a teoria de que Marte teve água correndo em sua superfície recentemente.

Esta conclusão se baseia na presença de depósitos glaciais em depressões no lado do vulcão Hecates Tholus e de atividade glacial no que são hoje as regiões tropical e de meia-altitude no Planeta Vermelho.

Apesar destas evidências sobre a existência de água em Marte, até agora ninguém afirmou que o planeta acolhe ou acolheu em algum momento uma forma de vida, mesmo em sua forma mais rudimentar.

A base para a especulação de Murray consiste na esperança de que além da crosta permanentemente gelada de Marte, o calor da atividade vulcânica possa criar uma camada subterrânea de água morna.

Segundo os autores da tese, depois de bilhões de anos, este banho morno poderia ajudar na evolução de microorganismos, mesmo com tão pouco oxigênio e com ausência de luz.

Criaturas resistentes a ambientes hostis como estes existem na Terra, denominam-se extremófilos, vivem em orifícios termais no fundo do mar e são ancestrais comuns a muitas formas de vida, destacaram.

O estudo foi o primeiro a ser apresentado no mês passado durante conferência celebrada na Holanda sobre dados enviados pela sonda Mars Express, e criou grande comoção.

Se for verdade, o mar congelado poderia ser o primeiro candidato para uma missão na superfície com o objetivo de determinar se a vida pode existir em outro lugar além da Terra.




http://noticias.bol.com.br/saude/2005/03/16/ult306u13130.jhtm

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.:
« Resposta #1 Online: 17 de Março de 2005, 17:28:48 »
Isso é alta evidência que haja vida em Marte, porque onde tem lago tem alta probabilidade de ter o Monstro do Lago Ness!

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.:
« Resposta #2 Online: 17 de Março de 2005, 17:49:15 »
??

Anonymous

  • Visitante
Re.:
« Resposta #3 Online: 17 de Março de 2005, 19:52:57 »
Wilfredo, acho que não, pra ele uma carinhosa tacada com um taco de baseball no centro do lobo frontal resolve.

Rhyan

  • Visitante
Re.:
« Resposta #4 Online: 17 de Março de 2005, 20:08:38 »
Nossa, parece um peixe.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.:
« Resposta #5 Online: 17 de Março de 2005, 21:15:31 »
Citação de: Wilfredo
Néstor Carlos Kirchner Ostoic, atual presidente da Argentina:


Que cara mais "vesgo"! E ainda é Argentino o coitado....
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Zibs

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 727
Re: Re.:
« Resposta #6 Online: 23 de Março de 2005, 17:33:40 »
Citação de: Wilfredo
Néstor Carlos Kirchner Ostoic, atual presidente da Argentina:


Coitado, parece um ET com mascara humana(chamem o Euzebio para investigar). :D
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!