Autor Tópico: Pecuária e sustentabilidade  (Lida 401 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline João da Ega

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 734
Pecuária e sustentabilidade
« Online: 01 de Abril de 2013, 08:28:40 »
A redução substancial do consumo de carne traria grande contribuição para diminuir os problemas ambientais no planeta?

Citar
Segundo um relatório publicado em 2006 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a pecuária é "uma das duas ou três maiores contribuintes para os mais graves problemas ambientais, em todos os níveis, do local ao global"[1], (...)

Globalmente, o setor da pecuária é responsável por 18% das emissões antropogênicas de gases do efeito estufa. Essa contribuição é maior que a do setor de transportes. Os principais fatores que determinam esse quadro são mudanças do uso da terra, especialmente desmatamento, causado pela expansão de pastagens e áreas de cultivo de ração; emissão de metano como resultado do processo de fermentação entérica; e emissão de óxido nitroso a partir do esterco. (...)

Nesse sentido, o vegetarianismo aparece como a saída possível para a solução do problema. Se num primeiro momento o principal argumento da maior parte dos vegetarianos era o dos direitos animais, agora há ainda a questão da sustentabilidade. De acordo com o biólogo estadunidense Edward Wilson, da Universidade Harvard, só será possível alimentar a população mundial no fim do século se todos forem vegetarianos.[3] A questão pode ser traduzida em termos matemáticos: se por um lado a produção de grãos de uma fazenda com cem hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho, por outro, a carne produzida a partir da utilização da mesma área para produção de ração bovina ou pasto alimentaria o equivalente a oito pessoas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecu%C3%A1ria_e_sustentabilidade

1. Não encontrei um tópico específico que tratasse da questão apenas pelo viés ambiental (os que achei tratam de questão de saúde, de ética (empatia com o sofrimento dos animais), etc. Se isso já foi discutido, por favor, me mostrem o link.
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 09:02:57 por Geotecton »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Pecuária e sustentabilidade
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2013, 09:51:08 »
Nesse sentido, o vegetarianismo aparece como a saída possível para a solução do problema. Se num primeiro momento o principal argumento da maior parte dos vegetarianos era o dos direitos animais, agora há ainda a questão da sustentabilidade. De acordo com o biólogo estadunidense Edward Wilson, da Universidade Harvard, só será possível alimentar a população mundial no fim do século se todos forem vegetarianos.

Claro. Se todos virarem vegetarianos o problema de sustentabilidade acaba. E se todos derem as mãos a violência no mundo também acaba. ¬¬
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:Pecuária e sustentabilidade
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2013, 10:12:22 »
Citar
Segundo um relatório publicado em 2006 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a pecuária é "uma das duas ou três maiores contribuintes para os mais graves problemas ambientais, em todos os níveis, do local ao global"
Também seria ótimo deixar de consumir derivados do petróleo, alumínio, aço e produtos têxteis.
« Última modificação: 01 de Abril de 2013, 10:15:55 por Price »
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline João da Ega

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 734
Re:Pecuária e sustentabilidade
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2013, 10:22:28 »
Citar
Acho que seria inviável que toda a população humana do planeta fosse vegetariana. A necessidade de proteína teria que ser suprida de alguma maneira, e a forma mais provável seria a cobertura de uma imensidão da superfície do planeta com a monocultura de soja. Além disso, a dieta totalmente vegetariana para toda a população seria impossível em países sem as condições climáticas adequadas ou a área para o cultivo dos cereais de reposição. A desnutrição seria certamente lugar-comum...
Então, em suma, sim: a humanidade precisa se alimentar de animais. Ela tem a necessidade de fazê-lo.
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=1642.25
Com dificuldades por causa das postagens (ou trollagens) do Euzébio, tô encontrando algo nesse link que postei.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!