Autor Tópico: Nossa Senhora de Platina  (Lida 1152 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Christiano

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
    • CBP+18
Nossa Senhora de Platina
« Online: 02 de Abril de 2017, 19:49:40 »
Gostaria de narrar um episódio que aconteceu há quase 20 anos numa cidade vizinha a Assis (SP).

O pedreiro Francisco Ovídio da Silva morava em Platina, uma cidade 3192 habitantes na região de Assis, no Oeste Paulista. Nascido em 1957, ele era membro da Igreja do Evangelho Quadrangular na cidade e, segundo jornais da época, ele era auxiliar do pastor da igreja.

Ele costumava orar nas margens de um rio que corta uma fazenda próxima à casa onde ele morava, que fica na periferia da cidade. No dia 11 de abril de 1997, quando estava orando próximo ao rio, ele teria visto uma mulher muito bonita, flutuando acima da água do rio. Ela teria se identificado como Maria, mãe de Jesus, e teria pedido para ele não ter medo. Ela então teria entregue uma imagem de "Nossa Senhora" a ele, pedindo para que ele cuidasse da imagem, pois os donos anteriores não estavam cuidando bem dela. Com medo da reação da esposa, também evangélica, quando visse a imagem, ele a enrolou com a camisa dele e foi embora. Quando ele chegou em casa e a esposa desenrolou a imagem, ela disse a Francisco que a estatueta estaria chorando. A partir daí, a imagem teria começado a chorar um líquido semelhante a sangue.

Platina pertence à diocese de Assis. Como "Nossa Senhora" supostamente queria que fosse construída uma capela em Platina para abrigar a imagem, Francisco procurou o bispo de Assis à época, Dom Antonio de Sousa, que concordou com que um terreno fosse doado à diocese para que a capela fosse construída, também com material doado pela comunidade.

A partir da primeira aparição, Chiquinho, como o "vidente" ficou conhecido entre a população, teria se convertido ao catolicismo, depois de passar pelo racionalismo cristão (dos 6 aos 14 anos) e pela Igreja do Evangelho Quadrangular. Chiquinho começou a reunir a comunidade no mesmo local onde teria tido a primeira visão para rezar o terço, depois do qual "Nossa Senhora" sempre aparecia e manipulava o sol, como suposta prova da sua presença. Depois da reza do terço, "Nossa Senhora" ditava mensagens para o suposto "vidente".

Depois de alguns meses, o dono da fazenda onde teria ocorrido a aparição, passou a proibir a entrada dos fiéis na propriedade para as orações. Depois que a capela ficou pronta, as reuniões passaram a acontecer em seu interior. Nela estão a imagem de "Nossa Senhora" que teria sido entregue por Maria a Chiquinho e também outra de Jesus que supostamente também chora sangue.

Chiquinho chegou a ser acusado de ter roubado a imagem de uma capela do cemitério da cidade e de fraudar as lágrimas da imagem. Placas feitas de papelão chegaram a ser colocadas ao longo da estrada que liga Assis a Platina com essas acusações. Até hoje isso não foi provado.

O jornal "Voz da Terra", de Assis, dedicou bastante espaço às aparições e às supostas mensagens ditadas pela "santa". O repórter Paulo Cardoso, que é natural de Assis, fez uma matéria sobre o assunto quando trabalhava no "Programa do Ratinho", no SBT. Uma pequena matéria sobre o caso também foi exibida no "Jornal Hoje" da Globo. A matéria foi feita pela afiliada da Globo em Bauru, então chamada TV Modelo (atual TV TEM). Houve um boato de que a emissora teria tirado uma amostra do líquido vermelho que vertia da imagem para análise, para saber se era realmente sangue, mas segundo eu apurei junto à emissora bauruense, isso não foi feito.

Segundo uma reportagem do "Voz da Terra", o então bispo de Assis, Dom Antonio de Sousa, teria pedido ao Centro Latino Americano de Parapsicologia (Clap), de São Paulo, para fazer uma análise do caso como um todo e, particularmente, do líquido que vertia dos olhos da imagem. Segundo o jornal, uma equipe do padre Oscar Quevedo viria a Platina para analisar o caso. No entanto, até hoje isso não foi feito. Se foi, nunca foi divulgado pela imprensa local.

Segundo uma amiga minha, católica, que morava em Platina e se mudou há alguns anos para Assis para estudar, o bispo achava que Platina poderia se tornar uma "nova Aparecida", com um fluxo grande e permanente de fiéis da região e de outros lugares do Estado (e mesmo de outros estados) visitando a imagem, pedindo "graças", etc.

Durante alguns meses, realmente o movimento na cidade provocado pelas supostas aparições foi bem grande, com gente vindo do Brasil inteiro. Mas com o tempo, o movimento caiu muito e agora deve se limitar apenas a pessoas de cidades vizinhas a Platina, como Assis, Cândido Mota, Palmital, entre outras.

Chiquinho trabalhava como pedreiro, mas, depois da primeira "aparição", teria deixado o trabalho para se dedicar apenas à "evangelização" e à divulgação das supostas mensagens da "santa". Um jornalista que fez a cobertura do caso na época insinuou certa vez que Chiquinho teria enriquecido por causa das supostas aparições.

Na visita do papa João Paulo II ao Brasil em 1997, uma pessoa não identificada pagou uma viagem ao suposto vidente Chiquinho para que ele fosse ao Rio de Janeiro tentar falar com o papa sobre as visões e as mensagens (se me lembro bem, "Nossa Senhora" teria ditado a ele mensagens que deveriam ser entregues ao papa). Caso Chiquinho não conseguisse falar com João Paulo II no Rio (como realmente não conseguiu), essa pessoa pagaria para ele ir ao Vaticano. Mas até hoje nada foi divulgado sobre essa suposta segunda viagem. Sem falar que essas visões nunca foram aceitas oficialmente pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Há uma página sobre as aparições no site da Igreja Católica Apostólica do Brasil (ICAB), uma dissidência da Igreja de Roma. Ao final da página, há a seguinte declaração:

Citar
Dom Jurandir Anísio Padovani, Bispo Diocesano de Jundiaí, SP, da Igreja Católica Apostólica Brasileira, assegura que dará toda atenção e amor para o Sr. Francisco e a Vigem de Platina, bem como para com aquele Santuário e jamais permitirá a exploração da fé em nome de Deus e da devoção Sagrada da Virgem de Platina.

O vidente Chiquinho faleceu no dia 1º de maio do ano passado, morte que teria sido prevista pela "santa de Platina".

E a capela construída em homenagem a Nossa Senhora de Platina agora pertence à diocese de Jundiaí da Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), uma igreja dissidente da ICAR. A ICAB, ao contrário da Igreja de Romana, aceita as aparições de Maria em Platina como verdadeiras. Infelizmente o sistema do fórum me impede de postar links, senão embasaria essas informações com os links apropriados.

Atualmente, o bispo diocesano de Assis é Dom Argemiro de Azevedo.

"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 26.761
  • Sexo: Masculino
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2017, 19:58:11 »
Pelo jeito é mais um caso de wishfull thinking em profusão.
« Última modificação: 03 de Abril de 2017, 00:29:06 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2017, 20:53:23 »
Cristiano, não entendi o que vc pretende trazer com essa reportagem.
Você por acaso é católico e devoto da Santa?

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.281
  • QI (Quociente de Inteligência) = 98
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2017, 22:45:20 »
É evidente que a santa é uma E.B.E., talvez híbrida, igual a tantas outras que fazem parte de experimentos alienígenas de estudo da crença religiosa humana com a colaboração do Vaticano para buscar formas de manipulação psicológica para escravizar a humanidade.
Não passei no teste da MENSA mas completei o 2o. Grau.

Offline homemcinza

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 805
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2017, 23:28:37 »
Não entendo essa burocracia espiritual. Porque maria não entregou a mensagem diretamente ao Papa? :P

Offline Shadow

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.446
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2017, 08:09:50 »
Um dos pontos que sempre me chama a atenção é o tempo e espaço que a Igreja dedica a Mirian (Maria). Parece ser maior do que o dedicado a Jesus.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.074
  • Sexo: Masculino
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2017, 08:31:38 »
Um dos pontos que sempre me chama a atenção é o tempo e espaço que a Igreja dedica a Mirian (Maria). Parece ser maior do que o dedicado a Jesus.

Os católicos não admitem mas na prática, ela é uma deusa tanto quanto Jesus ou Jeová. O que eu não acho que seja uma coisa ruim.
"Deus prefere os ateus"

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.621
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2017, 08:46:36 »
Um dos pontos que sempre me chama a atenção é o tempo e espaço que a Igreja dedica a Mirian (Maria). Parece ser maior do que o dedicado a Jesus.
Os deuses não morrem, se transformam. Maria é uma adaptação de Ísis, Astarte e outras deusas.

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2017, 08:53:00 »
O que, ontologicamente, era apenas um sentimento, tornou-se para a humanidade uma síndrome: Síndrome de Rejeição.
O homem ante as agruras da terra inóspita e sofrida, em perspectiva cósmica se sente rejeitado e busca um colo.
Quem melhor que a " vida, doçura e esperança nossa: mãe de Jesus"? :chorao:

Observem que pessoas vivendo em ambiente de isolamento rural, pescadores e campesinos, e muito particularmente, crianças, têm essas visões e epifanias.

Offline Gorducho

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.203
  • Sexo: Masculino
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2017, 09:18:46 »
Considerando que todos têm mães e país sim será um sentimento comum a todos humanos...
Só a interpretação às vezes varia um pouco como as NDEs indianas são diferentes das americanas porque o arcabouço cultural fornece uma montagem adicional. Americanos enxergam JC enquanto indianos enxergam um oficial de imigração com um livro onde o cara então constata que houve engano e o candidato à morte deve ser deportado de volta à crosta...
As figuras materna + paterna necessárias à geração da vida são comuns a todos.
Nos Astecas não me lembro que tivessem figura da deusa "mãe"
:?:
Pelo menos não proeminentemente...
Será que era aquela ave para a qual esfolavam vítimas :?:
« Última modificação: 03 de Abril de 2017, 09:21:23 por Gorducho »

Offline homemcinza

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 805
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2017, 13:05:38 »


Observem que pessoas vivendo em ambiente de isolamento rural, pescadores e campesinos, e muito particularmente, crianças, têm essas visões e epifanias.


Na cidade grande algumas pessoas tem estas visões também mas chamam por outro nome. ::)

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2017, 17:53:53 »


Observem que pessoas vivendo em ambiente de isolamento rural, pescadores e campesinos, e muito particularmente, crianças, têm essas visões e epifanias.


Na cidade grande algumas pessoas tem estas visões também mas chamam por outro nome. ::)
  :?:

Offline Christiano

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
    • CBP+18
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2017, 03:52:34 »
Cristiano, não entendi o que vc pretende trazer com essa reportagem.
Você por acaso é católico e devoto da Santa?
Criei esse tópico apenas para discussão. Saí da ICAR no começo de 1995, mesma época em que comecei a me interessar por ufologia. Não conhecia outras igrejas até 1996. Naquele ano, frequentei durante alguns meses, a Igreja Remanescente de Israel(que aqui em Assis tem apenas uma igrejinha pequena na Vila Operária, próximo de onde estou morando atualmente). Depois frequentei durante algumas semanas a IPR Central e a Primeira Igreja Batista de Assis, fiz um retiro de carnaval e fui a um culto da Igreja Reascer em Cristo. Em 05/12/2009, depois de receber visitas de missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fui batizado na capela do Ramo Assis (hoje chamado de Ala Assis) dessa igreja. Não vou à igreja há mais de um ano, mas não me desfiliei e ainda acredito nas doutrinas mórmons.

Mas sempre fui curioso no quesito religião. Já li bastante sobre o assunto e já assisti vários documentários.
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2017, 10:49:36 »
Muito legal seu depoimento, Cristiano.

Sobre Religião penso o seguinte: elas se amoldam às necessidades do homem. Não existe a certa e a errada, mas infelizmente existem lideranças religiosas que fazem por merecer a cadeia, pois, pelo mau comportamento, afastam certas pessoas mais ainda da religião.

A religião, para um certa idade do homem, é de extrema importância, pois os pais, ou estão envolvidos com seus pps problemas ou, até mesmo, dão maus exemplos.
Depois, ele seguirá o caminho que quiser.

Offline Shadow

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.446
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2017, 10:53:20 »
Sobre religião gosto da piada que um caro amigo, quase irmão, judeu, me contou. "Um judeu naufraga perto de uma ilha deserta. 5 anos depois é encontrado, junto com DUAS sinagogas na ilha. Perguntam-lhe: "Você está sozinho aqui, por que duas sinagogas?" E ele: "Briguei com o pessoal daquela outra!"

No fim, religião acertada, se há, me parece a de uma pessoa só. Duas já vira política.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Spencer

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.409
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2017, 18:05:30 »
Shadow, mesmo sabendo que não é simpatizante da DE gostaria de ouvir sua opinião. De tudo que já ouviu e leu, se tivesse que defender um dos pontos abaixo, qual escolheria? Por que?


1.O Espiritismo é uma Religião.

2.O Espiritismo não é uma Religião.

Offline Shadow

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.446
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
Re:Nossa Senhora de Platina
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2017, 18:37:45 »
Shadow, mesmo sabendo que não é simpatizante da DE gostaria de ouvir sua opinião. De tudo que já ouviu e leu, se tivesse que defender um dos pontos abaixo, qual escolheria? Por que?


1.O Espiritismo é uma Religião.

2.O Espiritismo não é uma Religião.

Uma religião. E não se trata de simpatizar ou não. A questão é de mero ceticismo.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!