Autor Tópico: VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!  (Lida 2617 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline criso

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
  • R+C
Re:VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!
« Resposta #125 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 10:26:37 »
Deixe-me ver se entendi...
S/Pessoa não consegue imaginar uma cena, say fictícia  :?:
Na praia do Leblon (num lugar que conheça, claro  :!: ) encontrar uma pomba
seja uma ex sua vera;
seja completamente imaginária: morena, loira, asiática...;
seja alguma atriz midiaticamente famosa...
 :?:
Ao estudar o martinismo lionês, não consegue imaginar (say) Mlle. Rochette — claro que a aparencia dela completamente imaginária pois não sabemos como era  :!: —  em estado extralúcido ditando num divã num ambiente daqueles cheio de tapetes, toalhas e cortinas, candelabros  :?:
O tópico foi criado em Agosto de 2017... até então, não conseguia visualizar nada. Hoje em dia estou começando a visualizar flashes de objetos simples e coloridos... se estiver muito relaxado ou com privação de sono, consigo flashes de cenas também, mas quando é algo um pouco mais complexo este geralmente desaparece assim que paro para prestar atenção... (tenho reparado que, de alguma forma, se eu deixar que flua sem concentrar minha atenção na imagem, ela vai se desenvolvendo naturalmente, mas no momento em que tenho a intenção de olhá-la e me foco, ela se esvai e volta a ficar tudo preto...)
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline Vandinha

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 2
Re:VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!
« Resposta #126 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 07:31:51 »
Seja bem vinda Vandinha.
Obrigada, Geotecton.

Offline montalvão

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 430
Re:VISUALIZAR é possível? COMO? ME AJUDA!!!
« Resposta #127 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 13:24:01 »

E lá vão ambos, ouvindo as mesmas palavras, interpretando diferentemente de acordo com sua própria experiência, e ainda acham que estão concordando.

Eu, que passei a minha vida quase inteira sem visualizar nada, achava que era normal, e meu amigo, que passou a vida inteira conseguindo visualizar, também achava que era normal.

Outra coisa muito interessante, é que nós nunca tínhamos entendido o motivo de termos gosto tão diferente para leitura. Ele sempre leu romances, ficções, fantasias, etc. Eu sempre preferi livros que não contassem histórias, mas, ao invés disso, simplesmente tivessem informações, conceitos, ideias. O motivo disso era que ele, ao ler, ia formando as imagens mentais de todas as descrições do que estava lendo, e os momentos do livro tornavam-se como cenas de filme na cabeça. Para mim, pelo contrário, ler descrições era como escutar alguém descrevendo algo, ponto. Nada além disso. Por isso, sempre preferi lidar com conceitos, ideias e pensamento abstrato.

Descobri também que tenho um domínio perfeito dessa habilidade que é chamada de "visualizar" quando se refere aos processos auditivos, e que para uma pessoa que não tem isso soa tão espetacular quanto a visualização me soava antes de eu ter vislumbres de que ela era possível. Consigo "simular" instrumentos musicais na minha cabeça, bem como a voz das pessoas, consigo "tocar" músicas na minha cabeça, fazer alterações livremente, etc. Consigo ler uma partitura ou tablatura e simular todos os sons da notação musical que tá escrita ali. Também consigo compor uma música só na cabeça e depois transpor para partitura exatamente como imaginado. Consigo também saber em que tom estão estão todos os sons, até mesmo os cotidianos como a voz das pessoas ou o barulho do ventilador e outras coisas assim. Isso tudo, que me é "natural", soa tão assustador para o meu amigo quanto me soava essa história toda da visualização.

Criso, agora explicou melhor.

Seu caso, pelo que parece, demanda avaliação profissional, embora não necessariamente configure patologia:  isso será estabelecido  pelo especialista.

Em outras palavras: pode ser que você tenha limitação de lidar mentalmente com imagens o que seria um caso médico, mas pode ser que seu perfil neuropsicológico seja atípico, quer dizer,  seu “tipo”, em termos de aprendizado,  seja o que se classifica como “abstrato-verbal”.  São pessoas que lidam melhor com conceitos e abstrações, diferentemente da maioria da população, que prefere imagens e sensações. Neste caso, é apenas sua característica pessoal e, apesar de poder exercitar o outro lado e conseguir imaginar como faz a maioria, sua inclinação natural será sempre para o lado que mais o gratifica.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!