Autor Tópico: Nível Intelectual de ateus/ocultistas/espíritas/crentes/etc  (Lida 325 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline criso

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 360
  • Sexo: Masculino
  • γνῶθι σεαυτόν
Nível Intelectual de ateus/ocultistas/espíritas/crentes/etc
« Online: 01 de Dezembro de 2017, 04:04:18 »
Por que entre ateus e agnósticos o nível intelectual é muito maior do que entre crentes de forma geral? O próprio fórum deixa isso claro, e até mesmo pessoalmente isso já se tornou evidente para mim, quando comparo minhas conversas com companhias ateístas e com crentes e outros. De forma geral, me parece muito claro que ateus possuem um conhecimento filosófico e histórico muito mais vasto e profundo do que a população crente, além de um raciocínio lógico mais refinado e uma capacidade muito melhor de se expressar objetivamente, especialmente comunicação verbal e escrita.

Não é necessário especular muito para supor que, de forma geral, o QI seja bem mais elevado. Já devem existir estudos por aí sobre isso.

Algumas perguntas:
1) será que é a religião que emburrece ou é a irreligião que impulsiona o sujeito buscar explicações mais sensatas sobre a vida, o universo e tudo mais?42
2) será que o perfil cerebral do indivíduo de inteligência lógica-verbal se recusa a participar do comportamento religioso, por este ser essencialmente social, instintivo e irracional?

Entre círculos ocultistas autênticos o perfil intelectual também é muito distinto das massas. Só que, comparando com o perfil do ateu-cético comum, é bem diferente: ao invés de lógico-matemático, costuma ser um perfil intelectual artístico, abstrato, conceitual, simbólico etc, mas compartilhando da grande bagagem de conhecimento histórico e filosófico, bem como da qualidade de escrita e desenvoltura.

Outro grupo que costuma ler muito e escrever muito bem é o dos Espíritas. Aliás, os dados do IBGE apontam que-
ESPÍRITAS TEM OS MELHORES INDICADORES DE EDUCAÇÃO E RENDA DO BRASIL. (alguém saberia explicar o por quê disso?)
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/29/espiritas-tem-os-melhores-indicadores-de-educacao-e-de-renda-aponta-pesquisa-do-ibge.htm#comentarios

Engraçado é que o espiritismo sempre se encontrou em uma espécie interessante de "limbo". Explico:
Por um lado, não se declara simbólico, abstrato e filosófico o suficiente para ser considerado uma doutrina mística ou tradição iniciática como maçonaria, hermetismo e martinismo. E, do outro lado, não consegue ser científico, racional e objetivo o suficiente para defender suas pretensões científicas e sua posição de revelação objetiva dos espíritos. Por isso, não consegue ser nem um nem outro, nem uma ciência nem uma filosofia mística. Isso, especialmente, fez do espiritismo alvo de ataques de ambos os lados desde seu surgimento.

Pesquisei vários gráficos, índices e pesquisas e parece que os grupos sociais com menos educação e renda são os evangélicos e os candomblecistas. Soaria politicamente incorreto (ou ofensivo) ressaltar o quanto esses dois costumam se entregar à níveis bizarros de comportamento irracional e supersticioso?
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2017, 04:14:28 por criso »
Visita
Interiora
Terrae
Rectificandoque
Invenies
Occultum
Lapidem

e que as rosas floresçam em vossa cruz!

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.884
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Nível Intelectual de ateus/ocultistas/espíritas/crentes/etc
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2017, 11:27:11 »
Segundo Garotinho que mata é quem 'não tem deus no coração', seria de esperar ter presidiários ateus.

Falando sério: aqui a maioria de ateus somos uma parcela que sabe ser ateu e pode expressar isso de forma livre e clara pelo nível aquisitivo conquistado. Porém existem ateus que não podem expressar isso e/ou que não tem a liberdade e o poder para fazê-lo.

Também entram no fórum cristãos de idéias bastante elaboradas.

Portanto agradeço e fico feliz de que nos veja assim porém somos uma minúscula parcela de uma totalidade de ateus que sequer desconhecemos e por isso acredito que a sua con clusão quanto ao nível intelectual seja falsa por estar vendo um extrato minúsculo que pode se expressar.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.616
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re:Nível Intelectual de ateus/ocultistas/espíritas/crentes/etc
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2017, 12:20:20 »
Tem aquele papo que o "pensamento mágico" foi selecionado durante a nossa evolução e pois ele contribuiu pra nossa sobrevivência, por Isso é tão difícil ser ateu ou racional o tempo todo

Mas não tem nada a ver com nível intelectual, tem muito ateu burro e religioso inteligente.


Offline Mancha Negra

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
Re:Nível Intelectual de ateus/ocultistas/espíritas/crentes/etc
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2017, 14:49:24 »
Mas não tem nada a ver com nível intelectual, tem muito ateu burro e religioso inteligente.
Engraçado... Eu pensei a mesma coisa.
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.308
  • QI (Quociente de Inteligência) = 98
Re:Nível Intelectual de ateus/ocultistas/espíritas/crentes/etc
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2017, 17:29:19 »
Mas não tem nada a ver com nível intelectual, tem muito ateu burro e religioso inteligente.
Engraçado... Eu pensei a mesma coisa.

Acho que é preciso definir melhor "inteligência" e "nível intelectual". Se ser inteligente é pontuar bem em testes de QI, com certeza tem muito ateu "inteligente" pastando e ruminando por aí e, por outro lado, não há como negar que existem muitos crentes que esbanjam cultura e intelectualidade apesar de suas crenças.

De qualquer forma acho perigosa essa forma de entender os ateus/crentes porque traz implícito um critério dissimulado de superioridade que pode se tornar o fundamento de mais um preconceito idiota.
Não passei no teste da MENSA mas completei o 2o. Grau.

Offline Pedro Reis

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.408
Re:Nível Intelectual de ateus/ocultistas/espíritas/crentes/etc
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2017, 09:39:15 »
Vocês sabem como se obtém a pontuação em um teste de QI?

Se o que eu já li está correto pessoas que, por exemplo, alcançam 130 pontos ou mais ( nível intelectual superior ) correspondem aos 5% com mais elevada taxa de acertos no teste. Ora, se é assim, e o cálculo é feito com base na faixa percentual a que pertence o resultado do teste, então não deve ser verdadeira aquela história de que o QI da população em geral vem aumentando nas últimas décadas.

Não seria possível porque mesmo que se verifique uma crescente na média de acertos em testes desse tipo, pela forma como é feito o cálculo, sempre haverá 5% da população na faixa classificada como nível intelectual superior. O mesmo se dando, é claro, para as demais faixas de classificação.

Para compreender melhor esse fato imagine que daqui a 50 anos, como resultado da boa alimentação e da engenharia genética, todos os seres humanos sejam capazes de gabaritar qualquer teste de QI.

Nessa circunstância não seriam todos gênios com QI 200, mas na verdade todos obteriam a pontuação de 100. Aquela que corresponde ao QI médio.

Dessa forma um indicativo mais conveniente do quanto a inteligência em geral pode estar se elevando ( diferentemente do nível de inteligência de um indivíduo, aferido pelo teste de QI ) poderia ser obtido da taxa de descrença em absurdos descabidos registrada em uma população.

Países com população super culta, excelentemente educada e cujos cidadãos podem desfrutar de refeições de boa qualidade na infância e adolescência, com muitas vitaminas e proteínas, são os que apresentam as mais altas taxas de irreligiosidade.

Taxas estas - de irreligiosidade - que sim, se elevaram bastante nas últimas décadas em países como os nórdicos, no Japão, em Israel, e alguns outros. Também o percentual de ateus parece estar crescendo aos poucos no Brasil.

A correlação é simples e direta:

Você leu o livro de Gênesis e agora pensa que o universo tem 6 mil anos e mais ou menos por essa época um dilúvio exterminou toda a vida do planeta, exceto as que embarcaram no navio de Noé. Noé que foi o sujeito que viajou até o Pólo Norte e arrastou um casal de ursos polares até o Oriente Médio. Mas antes deu uma passadinha no Pólo Sul e trouxe dois pinguins de lá.

Você é um retardado.

Você está exultante porque te deram um cinturão bomba e na terça vai se explodir junto com um monte de infiéis na 5ª Avenida em NY.  Mal pode esperar pela hora de desfrutar de 70 virgens por toda a eternidade e nem te passa pela cabeça que todas foram virgens para o Paraíso porque em uma vida inteira nunca arrumaram namorado e muito menos marido.

Imagine os bagulhos que não devem ser!

Não, você não imagina? Você é tapado.

O Bispo Macedo ficou rico às suas custas?

Você é muito otário!

Tu vês uma pessoa com um lençol na cabeça e pensas que é um fantasma?



Tsc, tsc, tsc...

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!