Enquete

Qual é o sistema operacional mais seguro contra malwares?

Mac OS
0 (0%)
iOS
0 (0%)
Windows
0 (0%)
Windows Phone
0 (0%)
Android
0 (0%)
Ubuntu
0 (0%)
Debian
1 (33.3%)
Tails
0 (0%)
Outra distribuição Linux (e que não foi citada anteriormente)
0 (0%)
Outro (não Linux)
2 (66.7%)

Votos Totais: 3

Autor Tópico: Qual é o sistema operacional mais seguro contra malwares?  (Lida 332 vezes)

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
Qual é o sistema operacional mais seguro contra malwares?
« Online: 29 de Dezembro de 2017, 00:10:06 »
Tive vontade de abrir esse tópico depois que ignoraram meu post sobre a pergunta sobre o sistema operacional que Edward Snowden utiliza para fugir da NSA, Tails: http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=22382.msg953670#msg953670

Uma enquete para quem usa smartphones, laptops, tablets e desktops. Obviamente, também é um tópico para os argumentos a favor do voto dado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Qual é o sistema operacional mais seguro contra malwares?
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2017, 07:14:53 »
Não há SO seguro, mas, no momento, devido ao pequeno número de usuários, o Linux é o mais seguro. Afinal, por que os hackers vão perder tempo criando vírus para atingir tão pouca gente?

Quanto a Debian x Ubuntu, eu voto no Debian porque lança versões mais estáveis e testadas, enquanto que o Ubuntu tende a lançar novidades.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2017, 19:13:11 »
Não há SO seguro, mas, no momento, devido ao pequeno número de usuários, o Linux é o mais seguro. Afinal, por que os hackers vão perder tempo criando vírus para atingir tão pouca gente?

Quanto a Debian x Ubuntu, eu voto no Debian porque lança versões mais estáveis e testadas, enquanto que o Ubuntu tende a lançar novidades.

Se for exclusivamente pelo seu critério, então os sistemas operacionais Blackberry 10, Blackberry OS e Symbian também ficariam no topo. Até poucos anos atrás, Angela Merkel tinha um celular com Blackberry 10.

Não sei se isso altera sua conclusão sobre o voto, mas... O Tails, segundo o próprio site do programa, é baseado no Debian. Ele tem as mesmas vantagens das versões live CD do Linux, como a maior proteção contra os ladrões de senhas (sobretudo as bancárias, principalmente quando você acessa o internet banking rapidamente no Tor, e depois desliga o computador e dá o boot ); ele pode ser definido como um Linux "obcecado" em privacidade.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2017, 19:34:34 por -Huxley- »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2017, 08:28:37 »

Se for exclusivamente pelo seu critério, então os sistemas operacionais Blackberry 10, Blackberry OS e Symbian também ficariam no topo. Até poucos anos atrás, Angela Merkel tinha um celular com Blackberry 10.
Estes sistemas já foram muito usados, portanto a chance de haver vírus é maior. E, se agora andam meio abandonados, ainda por cima podem estar desatualizados, o que aumenta o risco. Mas não posso afirmar com certeza porque nunca usei ou pesquisei a respeito deles.
Não sei se isso altera sua conclusão sobre o voto, mas... O Tails, segundo o próprio site do programa, é baseado no Debian. Ele tem as mesmas vantagens das versões live CD do Linux, como a maior proteção contra os ladrões de senhas (sobretudo as bancárias, principalmente quando você acessa o internet banking rapidamente no Tor, e depois desliga o computador e dá o boot ); ele pode ser definido como um Linux "obcecado" em privacidade.
O Ubuntu e vários outros são baseados no Debian, mas, como eu disse, o Debian é mais conservador.
Quanto ao Tails, imagino que uma distribuição "obcecada" por privacidade seja, sim, mas segura. Só não sei se é pelo SO em si ou por já vir com as ferramentas necessárias instaladas. Sendo que o Tor é uma dessas ferramentas (e sendo que há versões para Windows e outros OS).

Uma coisa que eu faria, se ficasse paranóico, seria só acessar bancos usando um CD. Seria sempre uma instalação limpa e, no fim, era só dar boot que os rastros se apagariam.

Offline Aronax

• Nível 26
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2017, 12:48:27 »

Pelo critério de usuários....e por muitos outros prefiro o antigo BeOS, atual Haiku, embora em fase alfa.......
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2018, 00:07:04 »

Estes sistemas já foram muito usados, portanto a chance de haver vírus é maior. E, se agora andam meio abandonados, ainda por cima podem estar desatualizados, o que aumenta o risco. Mas não posso afirmar com certeza porque nunca usei ou pesquisei a respeito deles.

O Blackberry 10 nasceu em 2013, quando a Blackberry já tinha murchado completamente no mercado de smartphones:

No site Tudo Celular foi dito, em 2016, que a Blackberry prometeu suporte por, no mínimo, mais dois anos depois de deixar de produzir seu próprio sistema operacional. Hoje em dia, ela fabrica celulares com Android não puro, mantendo seu marketing de "empresa da segurança" com os seus aplicativos complementares.

A Google, porém, em 2017, divulgou sua lista de Androids mais seguros e constava só um Blackberry:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/06/google-revela-quais-celulares-android-sao-mais-protegidos-contra-brechas.ghtml

O tecnólogo da União de Liberdades Civis dos Estados Unidos (ACLU, na sigla em inglês), Chris Soghoian já disse que o iOS e os Androids da linha Nexus ou Pixel, são os mais seguros para smartphones: https://www.tudocelular.com/android/noticias/n81545/iphone-nexus-pixel-seguranca-usuarios.html

Daria uma discussão interessante a questão sobre o sistema operacional para smartphone mais seguro.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2018, 00:12:37 por -Huxley- »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2018, 07:22:47 »
Não acho que seja esse motivo, já que Linux é comum em servidores que são o "peixe grande" de crackers e script kiddos. Acho que é um conjunto de fatores:

* Rodar programas como administrador no Windows é comum, até pouco tempo atrás usava-se a conta de administrador como a principal. No Linux, usar o root no dia-a-dia é considerado noobice.
* Por padrão o Windows esconde extensões, daí o piá baixa um ninfetinhagostosa.exe da vida achando que é vídeo quando é arquivo executável. DEs de Linux não costumam fazer isso, então você sempre sabe qual o tipo do arquivo.
* Na maior parte das distros de Linux grandes, baixa-se novos programas através de repositórios centralizados. Enquanto isso, o usuário médio de Windows corre riscos baixando de sites quaisquer na internet.
* Mesmo um Ubuntu ou Mint da vida tem proporcionalmente mais usuários avançados que o Windows, e esses não caem em qualquer phishing que encoraje o usuário a rodar o vírus.
* A maioria dos programas de Linux é de código aberto; se há falha de segurança, alguém vai notar ("lei de Linus") e informar pro desenvolvedor. No Windows a maior parte é código fechado, então falhas de segurança podem ficar escondidas por anos, e só quem fez a engenharia reversa do troço (na maioria das vezes crackers) vai saber dela.

Quanto à pergunta original: pessoalmente creio que seja um Unix chamado OpenBSD. Um dos focos principais do sistema é segurança proativa, coisa que não ocorre muito no Linux para não causar regressão (algo que funcionava mas deixa de funcionar). Mas isso se aplica só ao cerne/kernel, já que o resto do ambiente dos dois é praticamente o mesmo.
Monoteísmo é a hidra de Lerna. Con Kolivas estava certo sobre o desktop. Prozac não deixa tudo melhor. Aquiles devia ter escolhido os dois destinos, juntos. Coração sentimental + mente cética = aflição. Sou responsável pelo que digo, não pela sua interpretação sobre o que digo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2018, 07:58:14 »
* Rodar programas como administrador no Windows é comum, até pouco tempo atrás usava-se a conta de administrador como a principal. No Linux, usar o root no dia-a-dia é considerado noobice.
Ainda é assim. Já encontrei gente usando a conta de administrador no Windows 10. Vem assim de fábrica, a pessoa usa.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2018, 08:47:24 »
Ainda é assim. Já encontrei gente usando a conta de administrador no Windows 10. Vem assim de fábrica, a pessoa usa.
Putz, esse povo não aprende...
Monoteísmo é a hidra de Lerna. Con Kolivas estava certo sobre o desktop. Prozac não deixa tudo melhor. Aquiles devia ter escolhido os dois destinos, juntos. Coração sentimental + mente cética = aflição. Sou responsável pelo que digo, não pela sua interpretação sobre o que digo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!