Autor Tópico: Dicas de malhação e boa forma  (Lida 16534 vezes)

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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #100 Online: 08 de Dezembro de 2013, 13:11:28 »
Não estou justificando inatividade nem nada.

Só dizendo que se deve ter cuidado com o embasamento das coisas, especialmente envolvendo a saúde.

Nesse fórum mesmo já se viu gente falando que podia com tranqüilidade tomar anabolizante de gado (ou algo que o valha), porque tinha "coração forte".

O problema do fluxo de conhecimento mais provavelmente se dá mais gravemente na outra direção, o conhecimento mais sólido, da pesquisa médica/científica, demorando a ser assimilado por praticantes dos esportes (hobbyistas ou profissionais), e até por médicos clínicos. O exemplo histórico que você deu precede bastante o estado atual do desenvolvimento científico, não acho que possa haver forte analogia. Não só se tem maior conhecimento da realidade, de forma a ter melhor noção sobre possibilidades, como também se é mais aberto a possibilidades e há maior admissão de incertezas. (Entre os pesquisadores, quero dizer. Entre os palestrantes motivacionais, incertezas não devem pegar bem).

O caso de HIIT, se não me engano, é um exemplo disso. Não foi um pioneirismo dos fisiculturistas que demorou a ser aceito pelos pesquisadores acadêmicos, mas mais o contrário. Surgiu em laboratório. A tradição fisiculturista, pouco criticada entre eles, era de modo geral "quanto mais [volume], melhor". "No pain, no gain", etc. Com talvez divergências menores usadas para vender livros, revistas, máquinas, pesos, e suplementos, baseados em algum hype qualquer, mas geralmente mantendo esse ponto em comum. Acho que não é incomum se ver gente que pensa que o músculo cresce enquanto é exercitado, e não como um processo de recuperação, durante repouso.

Vários outros mitos relacionados à saúde e esporte ainda também devem ser perpetuados, principalmente entre os "experts-leigos", que resistem ou simplesmente não se inteiram sobre o conhecimento científico pertinente, mesmo após já terem sido descartados sob uma análise mais cuidadosa. Isso é ajudado tanto pela subcultura no nível "grassroots" quanto pela exploração comercial do nicho. É mais lucrativo vender os "novos" workouts bala-mágica da semana, as novas parafernálias (ou novas parafernálias retrô, dos velhos tempos, quando eles sabiam o que era bom, e não deixavam se enganar pelas parafernálias novas), e sempre trazer novos discursos motivacionais, assim mantendo constante a própria "necessidade".

Exemplo bom talvez seja a preocupação exagerada com hidratação, tanto na prática esportiva, quanto no cotidiano/em menor atividade física. Tem até quem use lembretes para beber água quando não estiver com sede, e repassa essa "dica". Isso pode no mínimo surtir um efeito um pouco ao contrário do desejado, passando por ser contraproducente na atividade esportiva, e até realmente perigoso (intoxicação) se levado ao extremo (e já aconteceu).

Offline Lion

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #101 Online: 08 de Dezembro de 2013, 17:32:28 »
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O cientista que perdeu 11,3 Kg em um dia.

Ninguém jamais imaginaria que fosse possível alguém perder 11 kg em 24 horas.  O cientista esportivo Ross Edgley conseguiu fazer algo impressionante e registrou todo o seu esforço e métodos para conseguir perder cerca de 11,3 quilos em apenas um dia com um processo que se evidencia mais pela desidratação do corpo. Edgley quer mostrar para as pessoas que o peso corporal tem pouco a ver com a quantidade de gordura.

“Muitas pessoas são escravas das balanças e têm a sua autoestima e nutrição governadas por elas. Espero que esta experiência crie um relacionamento saudável entre as pessoas e as balanças. Dessa forma, elas vão perceber que o peso pode oscilar em função de muitos fatores, não apenas de gordura”, disse ele, segundo o Daily Mail.

PERDA DO PESO

O cientista,  utilizando métodos como tomar pouquíssima água, fez diversas horas de sauna, exercícios e usou trajes quentes, se alimentou com uma dieta sem sal e sem carboidratos, fez banhos de imersão com sal de Epsom (sulfato de magnésio) e tomou diuréticos. Ele alerta que a experiência foi extrema e para fins científicos, sendo totalmente inadequada para qualquer pessoa. Ross Edgley explicou que cerca de 50 a 70% do nosso peso corporal é composto de água. Utilizando os seus próprios dados: se ele pesa 95 quilos, isso significa que, em teoria, 47,5 quilos de seu corpo são o valor em água.

O uso do diurético foi um dos principais responsáveis pela perda de peso (em líquido) do cientista esportivo: embora só tenha tomado 100 ml de água naquele dia, ele fez xixi cerca de 20 vezes. Ele ressalta que o uso de diuréticos deve ser feito com extrema cautela e apenas sob orientação médica.

Confira abaixo os principais métodos utilizados na perda de peso de Ross, que eliminou 11,3 quilos em apenas 24 horas:

Corte do sal: o sal é conhecido por reter a água no corpo. Então, ele tinha que ter certeza de que a sua comida não tivesse tempero, Banho com sal de Epsom: o corpo transpira sob condições muito quentes e úmidas e não há nada mais similar a isso do que um banho quente. O sal de Epsom é feito de sulfato de magnésio, que é um tipo de sal que funciona mais para “sugar” toda a umidade do corpo.

    Sauna: isso funciona exatamente com o mesmo princípio que o banho de sal de Epsom, na medida em que faz com que o corpo sue e libere água.

Corte de carboidratos: os carboidratos armazenam nos músculos algo chamado “glicogênio muscular”, que pesa 18 gramas por quilo de músculo. Então, parando a ingestão de carboidratos e se exercitando, você esgota os hidratos de carbono no corpo, podendo reduzir drasticamente o seu peso.

    Traje quente: o cientista se exercitou usando cinco camadas de roupas e sacos de lixo pretos selados com fitas adesivas em volta de seu corpo para aumentar a quantidade de suor.

Proteína e gorduras: durante o dia inteiro ele só comeu proteínas, gorduras, multivitaminas e Super Greens em pó (um suplemento). Isso porque a proteína e a gordura não armazenam glicogênio muscular (peso adicional) e os suplementos e vitaminas ajudaram a garantir que seu corpo tivesse todo o apoio de nutrientes possível, enquanto ele sofria de desidratação e exaustão.

Ele acrescentou: “Devo salientar que, embora eu tenha perdido mais de 11 quilos em 24 horas, absolutamente nada disso era gordura e eu imediatamente recuperei tudo de volta duas horas depois que eu terminei o experimento. O que eu fiz foi muito perigoso, e tudo foi feito sob condições muito estritas e com acompanhamento médico.”

Confira abaixo o peso e as medidas do antes e depois do processo:

ANTES:

    Cintura: 83 centímetros
    Peitoral: 114 centímetros
    Braço: 45 centímetros
    Coxa: 73 centímetros
    Peso: 94,7 kg

DEPOIS:

    Cintura: 73 centímetros
    Peito: 101 centímetros
    Braço: 35 centímetros
    Coxa: 60 centímetros
    Peso: 83,4 kg

http://curiosidades-insanas.com/o-cientista-que-perdeu-113-kg-em-um-dia/#

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #102 Online: 08 de Dezembro de 2013, 18:50:53 »
Uau, eu achava que essas perdas por desidratação davam só uns 3kg no máximo. Impressionante isso, fisiologicamente, não fazia idéia de que sequer havia tanta água no corpo para "virar" suor. Tudo bem que somos 70% água, mas na maior parte do tempo imagino que ela não esteja "livre" para isso, mas "sendo" o citoplasma.

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[...] Particularly active people sweat about 1.5-1.8 liters an hour, while a triathlete can produce nearly four liters of sweat in the same time. During the Ironman Hawaii, competitors perspire some 15 liters (about four gallons) throughout the combined marathon run, 2.4-mile swim and 112-mile bike ride. Lawrence Spriet, an exercise physiologist at the University of Guelph in Ontario, says that after losing 3 to 5 percent of our body weight, the sweating process begins to slow down.

Lawrence Armstrong, an environmental and exercise physiologist, has proved that the human body continues sweating no matter how dehydrated it is. As long as the hypothalamus sends nerve impulses to the sweat glands, we'll perspire. If sweating stops, then something is terribly wrong. [...]

http://www.popsci.com/science/article/2013-07/how-much-can-human-body-sweat-it-runs-out

Curioso.


(Os maratonistas no entanto comumente vão também bebendo no decorrer da corrida. Coisa interessante que já ouvi dizer é que isso pode ser uma falha estratégica, pois os vencedores são os mais desidratados, o que em parte deve se dar por beberem menos)

Offline Gabarito

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #103 Online: 08 de Dezembro de 2013, 19:18:32 »
Citar
O cientista que perdeu 11,3 Kg em um dia.

[...]


Só uma palavra: Impressionante.

Offline Hold the Door

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #104 Online: 10 de Dezembro de 2013, 20:31:07 »
O caso de HIIT, se não me engano, é um exemplo disso. Não foi um pioneirismo dos fisiculturistas que demorou a ser aceito pelos pesquisadores acadêmicos, mas mais o contrário. Surgiu em laboratório. A tradição fisiculturista, pouco criticada entre eles, era de modo geral "quanto mais [volume], melhor". "No pain, no gain", etc. Com talvez divergências menores usadas para vender livros, revistas, máquinas, pesos, e suplementos, baseados em algum hype qualquer, mas geralmente mantendo esse ponto em comum. Acho que não é incomum se ver gente que pensa que o músculo cresce enquanto é exercitado, e não como um processo de recuperação, durante repouso.

Buckaroo, não confunda o lugar comum dos leigos que praticam musculação, mesmo "instrutores" pouco informados, com fisiculturismo profissional.

No mundo do fisculturismo profissional já se experimentou de tudo em termos de treinamento. Há décadas que já se sabe, por exemplo, que treinos curtos, de alta intensidade e baixo volume, produzem mais efeitos do que treinos com alto volume. Essa história de "quanto mais volume, melhor" é lugar comum de leigo. Você nunca vai ver um profissional defendendo isso ou treinando dessa forma. Da mesma forma, gente que pensa que o músculo cresce enquanto é exercitado, não é fisculturista profissional, mas leigo que faz musculação. É o tipo do cara que, se deixar sozinho, vai fazer supino 6x durante a semana para "estimular" o peitoral.
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Offline Mussain!

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #105 Online: 10 de Dezembro de 2013, 21:34:00 »
Citar
O cientista que perdeu 11,3 Kg em um dia.

[...]


Só uma palavra: Impressionante.

É, mas foi mais líquidos do que qualquer outra coisa. No hypscience tem falando sobre, e as fotos dele fazendo o experimento.

Agora sobre o tópico:


Eu comprei um troço pensando que viria um baita suplemento, mas veio dois potes "mega gym thermo", que são cápsulas de cafeína, não prestei atenção rsrs. O snow recomendou um endocrinologista, mas ô coisa do satanás é tempo pra ir... Alguém aqui já tomou ou conhece esse mega gym?




Offline Buckaroo Banzai

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #106 Online: 11 de Dezembro de 2013, 18:15:09 »
O caso de HIIT, se não me engano, é um exemplo disso. Não foi um pioneirismo dos fisiculturistas que demorou a ser aceito pelos pesquisadores acadêmicos, mas mais o contrário. Surgiu em laboratório. A tradição fisiculturista, pouco criticada entre eles, era de modo geral "quanto mais [volume], melhor". "No pain, no gain", etc. Com talvez divergências menores usadas para vender livros, revistas, máquinas, pesos, e suplementos, baseados em algum hype qualquer, mas geralmente mantendo esse ponto em comum. Acho que não é incomum se ver gente que pensa que o músculo cresce enquanto é exercitado, e não como um processo de recuperação, durante repouso.

Buckaroo, não confunda o lugar comum dos leigos que praticam musculação, mesmo "instrutores" pouco informados, com fisiculturismo profissional.

No mundo do fisculturismo profissional já se experimentou de tudo em termos de treinamento. Há décadas que já se sabe, por exemplo, que treinos curtos, de alta intensidade e baixo volume, produzem mais efeitos do que treinos com alto volume. Essa história de "quanto mais volume, melhor" é lugar comum de leigo. Você nunca vai ver um profissional defendendo isso ou treinando dessa forma. Da mesma forma, gente que pensa que o músculo cresce enquanto é exercitado, não é fisculturista profissional, mas leigo que faz musculação. É o tipo do cara que, se deixar sozinho, vai fazer supino 6x durante a semana para "estimular" o peitoral.

Bem, eu estava mesmo falando mais dos leigos, bro-science, e livros de infindáveis novos e revolucionários workouts bala-mágica.

Realmente não sei muito sobre a história da coisa e como o conhecimento se distingue onde quer que se trace a linha do fisiculturismo profissional para o não-profissional. Suspeito que a linha seja um pouco turva, como não raramente parece ser com a orientação e/ou prática de atletas de outros esportes, mesmo profissionais.

Tenho vagas memórias de uma origem "laboratorial" disso de HIIT (mas bem pode ser apenas confirmação mais criteriosa de algo que já era praticado por uns, o que não chega exatamente a ser um depoimento a favor de "experimentos" individuais/quase de bro-science), e também de que alguns fisiculturistas profissionais de fato tinham ou ainda têm rotinas de volume absurdo de exercícios, e intensidade proporcionalmente menor.

Offline parcus

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #107 Online: 22 de Dezembro de 2013, 08:53:37 »
Mas o que médicos tem a ver com isso? Massa muscular é estética, médico quer apenas evitar doenças. Quando eles dizem que X vale o mesmo de 20 minutos de supino mais 30 de esteira, não creio que isso signifique que a pessoa terá emagrecido o mesmo tanto, apenas que ganhará mais massa muscular.

Por outro lado, o ganho de massa muscular pode implicar que o que era transformado em gordura e açúcar está agora virando músculo. Os efeitos metabólicos disso seriam intrigantes. Será que isso teria o mesmo efeito na saúde das pessoas que a caminhada tradicional? Isso necessitaria de uma pesquisa muito difícil de ser realizada, vou procurar a respeito depois que sair de férias.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #108 Online: 22 de Dezembro de 2013, 17:57:56 »
Massa muscular não é só estética, especialmente conforme a idade avança. Depois dos 30/40 a tendência é só redução, e com isso é reduzida a autonomia da pessoa e aumenta o risco de acidentes.

Offline Mussain!

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #109 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:36:25 »
Quais as melhores dicas para consumo de proteínas, carboidratos e fibras?

Offline Diegojaf

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #110 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:38:08 »
Quais as melhores dicas para consumo de proteínas, carboidratos e fibras?

Via oral.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Offline _Juca_

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #111 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:42:53 »
Dieta balanceada.

Offline Mussain!

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #112 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:46:46 »
 |(

Offline Südenbauer

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #113 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:51:53 »
Acho que ele quis dizer sobre as proporções e quando comer.

Offline Mussain!

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #114 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:55:51 »
Tipo, beterraba, aveia são rico em fibras. Iogurte da marca X tb é muito bom para isso... Quero colocar isso para o intervalo do café-da-manhã, almoço e jantar.

Obs: É que li sobre microlesões no músculo, por isso a pergunta.

Offline Geotecton

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #115 Online: 20 de Janeiro de 2014, 17:11:13 »
Quais as melhores dicas para consumo de proteínas, carboidratos e fibras?

Via oral.

 :biglol:
Foto USGS

Offline Mussain!

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #116 Online: 20 de Janeiro de 2014, 17:22:04 »

Offline Barata Tenno

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #117 Online: 21 de Janeiro de 2014, 00:52:16 »
E cuidado, se não me engano o excesso de proteinas sobrecarrega o fígado.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche


Offline Südenbauer

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #119 Online: 21 de Janeiro de 2014, 23:55:50 »

Offline Digão

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #120 Online: 22 de Janeiro de 2014, 08:07:06 »
Tsc, vou ter que emagrecer na marra. Estou com muita gordura abdominal e isso está me causando apneia. Os roncos estão altos e não consigo descansar mesmo quando durmo 12 horas por noite.

Acho caminhada/corrida um saco, vou tentar andar de bicicleta que tem menos impacto. E nada dos chatíssimos abdominais, a queima de gordura não é localizada mesmo...

Offline Rocky Joe

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #121 Online: 24 de Janeiro de 2014, 18:11:13 »
Citar
Tsc, vou ter que emagrecer na marra. Estou com muita gordura abdominal e isso está me causando apneia. Os roncos estão altos e não consigo descansar mesmo quando durmo 12 horas por noite.

Antes de começar a correr, eu estava com os mesmos problemas. Agora, posso dormir apenas 7 horas que me sinto descansado. Então acho que vale a pena, mesmo pensando friamente em horas gastas. Mas a parada é ter uma motivação forte inicial, se não a coisa não engrena. A minha foi ver Rocky e ler What i talk about when i talk about running do Murakami, hehehe. Nerd e levemente patético como sempre. :P

O problema de bicicleta é ter um lugar legal para andar, em que você possa pedalar rápido. Eu não tenho, por exemplo.

Offline Diegojaf

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #122 Online: 24 de Janeiro de 2014, 18:47:09 »
Agora, posso dormir apenas 7 horas que me sinto descansado.

"Apenas" 7 horas? :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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Offline Rocky Joe

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #123 Online: 24 de Janeiro de 2014, 18:50:59 »
Eu dormia antes 10 e me sentia mais ou menos quando acordava... :P

Offline Diegojaf

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Re:Dicas de malhação e boa forma
« Resposta #124 Online: 24 de Janeiro de 2014, 18:54:13 »
Acho que isso pode ser alguma doença. A maioria das pessoas que conheço dorme no máximo 6. Eu durmo menos de 5h e fico de boa.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

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