Autor Tópico: Motos: Historias de tombos e outros casos  (Lida 7961 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.425
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #75 Online: 22 de Janeiro de 2013, 01:38:15 »
Esse colete é um "santo Antônio portátil" :biglol:

Com isso de air-bags para motos eu fico me perguntando se não seria inclusive um sistema melhor de capacete inclusive, proteção da cabeça mesmo. Pelo que já li a respeito* do perfil mais comum dos impactos, tendo a crer que sim, ainda que a combinação dos dois fosse melhor.

Já estão sugerindo isso para bicicletas:



O capacete é esse "cachecol" no estágio anterior.

<a href="http://www.youtube.com/v/_kZGTOLBvek" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/_kZGTOLBvek</a>




* http://www.westcoastweasels.com/archives/PDF/Blowing_the_Lid_Off.pdf -- artigo bem extenso e interessante que põe em questão a credibilidade dos principais selos de qualidade americanos. Algumas conclusões são um pouco contra-intuitivas, como a de que capacetes menos duros (sem kevlar e troços do tipo, por exemplo) são menos seguros do que os "moles", que são comumente intuitivamente vistos como porcarias (e geralmente mais baratos também). Mas na verdade se aplica a mesma lógica mais conhecida com a carroceria dos carros: os carros antigos eram mais fortes, porém isso fazia com que os passageiros absorvessem mais força do impacto. Carros mais "frágeis", que se destroem com maior facilidade com o impacto (com exceção do "cockpit") absorvem o impacto, poupando os passageiros. Isso também me faz pensar se não deveriam fazer nos capacetes uma camada exterior "macia" e apenas uma intermediária mais dura...

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 23.764
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #76 Online: 22 de Janeiro de 2013, 08:19:50 »
To pensando em comprar um moto, destas tipo Honda Bis de 100 cc ou 125 cc, para ir trabalhar e ir dar aulas na faculdade, tendo em vista o alto custo da gasolina e a manutenção do carro. Usaria o carro quando chovesse e no inverno.

Entretanto, tenho medo de morrer...
Bah, seu fraco... ;P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.425
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #77 Online: 22 de Janeiro de 2013, 18:49:51 »
Todos morrem um dia, mas a questão é, você vai morrer pobre, liso e esfomeado, num ônibus lento, lotado, abafado e nojento de uma empresa superfaturada pelos burocratas, OU, sentindo a maior adrenalina de toda sua vida, o vento em seu rosto, correndo numa moto BMW de mais de 1000cc, à 300 por hora, em alguma das mais belas cidades turísticas do mundo?

[/Parcus]

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.865
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #78 Online: 23 de Janeiro de 2013, 12:33:32 »
Todos morrem um dia, mas a questão é, você vai morrer pobre, liso e esfomeado, num ônibus lento, lotado, abafado e nojento de uma empresa superfaturada pelos burocratas, OU, sentindo a maior adrenalina de toda sua vida, o vento em seu rosto, correndo numa moto BMW de mais de 1000cc, à 300 por hora, em alguma das mais belas cidades turísticas do mundo?

[/Parcus]

Eu tenho carro. No passado andava de ônibus, hoje, não preciso mais. Se andasse de ônibus e só pudesse comprar uma moto, eu compraria. Eu queria uma para diminuir a despesa com combustível e manutenção do carro. Diante disso, não sei se o risco vale a pena.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.900
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #79 Online: 23 de Janeiro de 2013, 12:57:28 »
Todos morrem um dia, mas a questão é, você vai morrer pobre, liso e esfomeado, num ônibus lento, lotado, abafado e nojento de uma empresa superfaturada pelos burocratas, OU, sentindo a maior adrenalina de toda sua vida, o vento em seu rosto, correndo numa moto BMW de mais de 1000cc, à 300 por hora, em alguma das mais belas cidades turísticas do mundo?

[/Parcus]

Eu tenho carro. No passado andava de ônibus, hoje, não preciso mais. Se andasse de ônibus e só pudesse comprar uma moto, eu compraria. Eu queria uma para diminuir a despesa com combustível e manutenção do carro. Diante disso, não sei se o risco vale a pena.

Anda devagar que vale...

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #80 Online: 23 de Janeiro de 2013, 12:59:46 »
Opinião pessoal: Economia na manutenção/combustivel, agilidade no transito ou baixo valor de aquisição são péssimos motivos para se comprar uma moto... No maximo são vantagens agregadas. A moto é uma opção de vida, é perigoso sim! Pilotar sempre com consciencia e muito cuidado.

Alguns conselhos de quem pilota a mais de 25 anos e ainda está vivo:

1) SEMPRE se posicione de forma que todos te possam ver no transito.

2) TODOS os outros motoristas e pilotos devem ser considerados como retardados em potencial, não confie na destreza de ninguem.(tipo, vou passar rapidinho entre aqueles dois carros, pois é muito improvável que um mude sua trajetória na hora exata que eu passar)

3) PACIENCIA.... muita paciencia! Se tiver que esperar uma hora para ultrapassar alguem, espere...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Skorpios

  • Tesoureiro
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.907
  • Sexo: Masculino
  • Homenagem a mais um amigo morto.
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #81 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:04:40 »

Alguns conselhos de quem pilota a mais de 25 anos e ainda está vivo:

1) SEMPRE se posicione de forma que todos te possam ver no transito.

2) TODOS os outros motoristas e pilotos devem ser considerados como retardados em potencial, não confie na destreza de ninguem.(tipo, vou passar rapidinho entre aqueles dois carros, pois é muito improvável que um mude sua trajetória na hora exata que eu passar)

3) PACIENCIA.... muita paciencia! Se tiver que esperar uma hora para ultrapassar alguem, espere...

Pena que a grande maioria das pessoas que pilota moto, pelo menos as que tenho observado, não faz isso.
Se você agir sempre com dignidade pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos.

Millôr Fernandes

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #82 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:06:19 »

Alguns conselhos de quem pilota a mais de 25 anos e ainda está vivo:

1) SEMPRE se posicione de forma que todos te possam ver no transito.

2) TODOS os outros motoristas e pilotos devem ser considerados como retardados em potencial, não confie na destreza de ninguem.(tipo, vou passar rapidinho entre aqueles dois carros, pois é muito improvável que um mude sua trajetória na hora exata que eu passar)

3) PACIENCIA.... muita paciencia! Se tiver que esperar uma hora para ultrapassar alguem, espere...

Pena que a grande maioria das pessoas que pilota moto, pelo menos as que tenho observado, não faz isso.

Aqui em Sampa o numero de mortos entre essas pessoas é maior do que em muitas guerras civis.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 23.764
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #83 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:14:34 »
Eu tenho carro. No passado andava de ônibus, hoje, não preciso mais. Se andasse de ônibus e só pudesse comprar uma moto, eu compraria. Eu queria uma para diminuir a despesa com combustível e manutenção do carro. Diante disso, não sei se o risco vale a pena.

Quando coloquei na ponto do lápis, a moto me rendeu quase R$400 em economia por mês em relação ao carro. Falando em combustível.

________________________

Ontem um motoqueiro pegando corredor andando, ao ver que o espaço entre a viatura e a carreta era pequeno demais, jogou a moto sobre a viatura e por muito pouco, não morreu esmagado debaixo da carreta. Puta imprudência. Detonou a viatura, a moto e ele mesmo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 23.764
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #84 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:18:32 »
Opinião pessoal: Economia na manutenção/combustivel, agilidade no transito ou baixo valor de aquisição são péssimos motivos para se comprar uma moto... No maximo são vantagens agregadas. A moto é uma opção de vida, é perigoso sim! Pilotar sempre com consciencia e muito cuidado.

Alguns conselhos de quem pilota a mais de 25 anos e ainda está vivo:

1) SEMPRE se posicione de forma que todos te possam ver no transito.

2) TODOS os outros motoristas e pilotos devem ser considerados como retardados em potencial, não confie na destreza de ninguem.(tipo, vou passar rapidinho entre aqueles dois carros, pois é muito improvável que um mude sua trajetória na hora exata que eu passar)

3) PACIENCIA.... muita paciencia! Se tiver que esperar uma hora para ultrapassar alguem, espere...

Meu modo de andar de moto é fazer como se estivesse dirigindo um carro. Acho que faz muita falta esse tipo de percepção quando o cara não tem carteira B. Se você dirige carro a vida toda, passa a ter noção de como os motoristas agem...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #85 Online: 23 de Janeiro de 2013, 13:23:57 »
Opinião pessoal: Economia na manutenção/combustivel, agilidade no transito ou baixo valor de aquisição são péssimos motivos para se comprar uma moto... No maximo são vantagens agregadas. A moto é uma opção de vida, é perigoso sim! Pilotar sempre com consciencia e muito cuidado.

Alguns conselhos de quem pilota a mais de 25 anos e ainda está vivo:

1) SEMPRE se posicione de forma que todos te possam ver no transito.

2) TODOS os outros motoristas e pilotos devem ser considerados como retardados em potencial, não confie na destreza de ninguem.(tipo, vou passar rapidinho entre aqueles dois carros, pois é muito improvável que um mude sua trajetória na hora exata que eu passar)

3) PACIENCIA.... muita paciencia! Se tiver que esperar uma hora para ultrapassar alguem, espere...

Meu modo de andar de moto é fazer como se estivesse dirigindo um carro. Acho que faz muita falta esse tipo de percepção quando o cara não tem carteira B. Se você dirige carro a vida toda, passa a ter noção de como os motoristas agem...
Isso é verdade.  O problema é que muitos pilotos vêem os carros apenas como obstáculos móveis...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.900
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #86 Online: 23 de Janeiro de 2013, 17:28:04 »

Alguns conselhos de quem pilota a mais de 25 anos e ainda está vivo:

1) SEMPRE se posicione de forma que todos te possam ver no transito.

2) TODOS os outros motoristas e pilotos devem ser considerados como retardados em potencial, não confie na destreza de ninguem.(tipo, vou passar rapidinho entre aqueles dois carros, pois é muito improvável que um mude sua trajetória na hora exata que eu passar)

3) PACIENCIA.... muita paciencia! Se tiver que esperar uma hora para ultrapassar alguem, espere...

Pena que a grande maioria das pessoas que pilota moto, pelo menos as que tenho observado, não faz isso.

Aqui em Sampa o numero de mortos entre essas pessoas é maior do que em muitas guerras civis.

Eu moro numa cidade de 50 mil habitantes, talvez uma das que tem mais moto per capita no Brasil, e posso lhe assegurar que não é muito diferente a estupidez com que as pessoas andam pelas ruas.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.425
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #87 Online: 23 de Janeiro de 2013, 19:30:20 »

1) SEMPRE se posicione de forma que todos te possam ver no transito.

Uma coisa que me parece meio óbvia mas já percebi que uma boa parte das pessoas não sabe é que, se você consegue ver o motorista em um dos espelhos do carro dele, então você está onde ele pode te ver. Não necessariamente está te vendo ainda, mas ao menos está onde ele pode te ver...

Tenho a impressão que tem um bocado de gente que tem uma noção meio intuitiva ultra-furada de achar que "os carros" podem vê-los de um jeito que seria praticamente "mágico"

Nesse link tem uns diagramas bons sobre os "pontos cegos" de carros e caminhões:

http://www.motorcyclebasics.com/blind-spots.html

 

Citar
2) TODOS os outros motoristas e pilotos devem ser considerados como retardados em potencial,

Ou, entre eles, há vários assassinos incógnitos que QUEREM TE MATAR, numa conspiração onde isso tem que parecer um acidente...

Offline Enjolras

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.655
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #88 Online: 25 de Janeiro de 2013, 11:02:11 »
Opinião pessoal: Economia na manutenção/combustivel, agilidade no transito ou baixo valor de aquisição são péssimos motivos para se comprar uma moto... No maximo são vantagens agregadas. A moto é uma opção de vida, é perigoso sim! Pilotar sempre com consciencia e muito cuidado.

Alguns conselhos de quem pilota a mais de 25 anos e ainda está vivo:

1) SEMPRE se posicione de forma que todos te possam ver no transito.

2) TODOS os outros motoristas e pilotos devem ser considerados como retardados em potencial, não confie na destreza de ninguem.(tipo, vou passar rapidinho entre aqueles dois carros, pois é muito improvável que um mude sua trajetória na hora exata que eu passar)

3) PACIENCIA.... muita paciencia! Se tiver que esperar uma hora para ultrapassar alguem, espere...

No item 2 eu incluo os pedestres e ciclistas também, e com um nível de retardamento mental bem maior.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #89 Online: 25 de Janeiro de 2013, 11:24:24 »
Citar
Ou, entre eles, há vários assassinos incógnitos que QUEREM TE MATAR, numa conspiração onde isso tem que parecer um acidente...

Bem por aí!  :biglol:

Citar
No item 2 eu incluo os pedestres e ciclistas também, e com um nível de retardamento mental bem maior.

Crianças principalmente... e animais tambem!

Já atropelei uma coruja! :|  E um cachorro já me derrubou, mas foi na estrada.  :(
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Skorpios

  • Tesoureiro
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.907
  • Sexo: Masculino
  • Homenagem a mais um amigo morto.
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #90 Online: 25 de Janeiro de 2013, 11:48:51 »
Ainda bem que foi um cachorro. Imagina se fosse um desses.... :twisted:
Se você agir sempre com dignidade pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos.

Millôr Fernandes

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.733
  • Sexo: Masculino
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #91 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 02:58:11 »
Cuidado Contini! Respeite a faixa de pedestres!  :susto:

<a href="http://www.youtube.com/v/Jn4vPl3wNcE&amp;feature=player_embedded#!" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/Jn4vPl3wNcE&amp;feature=player_embedded#!</a>



Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.733
  • Sexo: Masculino
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #92 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 03:02:21 »
Nossa senhora!!!  :susto:

<a href="http://www.youtube.com/v/MqczQVevLY8&amp;NR=1" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/MqczQVevLY8&amp;NR=1</a>

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #93 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 08:55:16 »
Asia é o mundo surreal das motos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.425
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #94 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 21:44:23 »
Esse tipo de coisa é diagnosticável e tratável?

Citar
Aumentam acidentes fatais envolvendo motociclistas. Bateria de radiografias conhecida como “poli-X” evita que quadro grave passe despercebido

[...]Em caso de suspeita de hemorragia interna, é realizado um estudo ultrassonográfico para pesquisa de hemorragia na membrana que reveste o coração (pericárdio), e também na região do abdome e pélvis. Estudos tomográficos podem ser necessários nos casos de trauma crânio-encefálico e para uma avaliação mais detalhada”, diz Sato.


http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=9011

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 23.764
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #95 Online: 02 de Outubro de 2013, 16:24:34 »
Tombo nr. 2.

No meio da chuva, fui passar em uma poça que na verdade era um banco de areia que se formou com a correnteza da chuva, a roda travou e fui pro chão de imediato. A moto caiu em cima da minha perna e agora tá um pouco dolorida.

Agora é repouso e sebo de carneiro com arnica e mais um monte de coisa gosmenta.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skorpios

  • Tesoureiro
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.907
  • Sexo: Masculino
  • Homenagem a mais um amigo morto.
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #96 Online: 02 de Outubro de 2013, 16:40:56 »
Tombo nr. 2.

No meio da chuva, fui passar em uma poça que na verdade era um banco de areia que se formou com a correnteza da chuva, a roda travou e fui pro chão de imediato. A moto caiu em cima da minha perna e agora tá um pouco dolorida.

Agora é repouso e sebo de carneiro com arnica e mais um monte de coisa gosmenta.

O perigo é gostar... :biglol:
Se você agir sempre com dignidade pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos.

Millôr Fernandes


Offline Enjolras

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.655
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Motos: Historias de tombos e outros casos
« Resposta #98 Online: 21 de Março de 2015, 18:18:30 »
Fonte, please.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!