Autor Tópico: Golpistas altamente talentosos  (Lida 948 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gabarito

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.629
  • Sexo: Masculino
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #25 Online: 30 de Dezembro de 2016, 09:48:24 »
Vocês estão esquecendo de Frédéric Bourdin/Nicholas Barclay nessa lista aí.

O Camaleão


Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.425
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #26 Online: 30 de Dezembro de 2016, 12:09:18 »
Há um documentário onde ele explica pessoalmente toda a técnica que usava ("Beltracchi: Die Kunst der Fälschung" / "Beltracchi: A arte da falsificação"). Não lembro de mencionar explicitamente o tempo que levava com tudo isso, mas vendo o processo estimo algo entre duas a seis semanas.

A desculpa para a "produtividade" era que a coleção de um galerista judeu chamado Alfred Flechtheim, tomada pelos nazistas na década de 1930, havia sendo vendida para a avó de sua esposa e permaneceu na família durante décadas. Agora, em dificuldades financeiras, ela estaria gradualmente se desfazendo das obras. Ele também usava um amigo que se apresentava como descendente de uma linhagem nobre alemã. Beltracchi em si não participava das vendas, então ninguém o associava às pinturas para investigar sua vida e questionar a fonte de seus ganhos. Fora isso, o mercado de arte em si envolve muito sigilo, e é relativamente comum a existência de negócios legítimos em que as partes envolvidas sequer se encontram ou conhecem as identidades um do outro, resolvendo tudo por intermediários.

Tem ainda o aspecto de que ele pode ir fazendo várias mais ou menos ao mesmo tempo, e dar um bom tempo até esperar "secar" e etc e tal, não precisa fazer uma e vender "fresquinha" imediatamente.

Será que haveria alguns "mythbusters" artísticos tentando inferir quais poderiam ser essas outras falsificações não confessadas, incluindo o palpite de provavelmente ser obra dele?

Sim, dava para trabalhar paralelamente em várias obras.

Sobre gente interessada em debunkar os quadros, é uma boa pergunta. Até deve existir, mas é difícil porque há um sistema de incentivos jogando contra. Beltracchi está devendo milhões e todo dinheiro de seus quadros atuais é confiscado pela justiça para restituir compradores. Assim, quem está com um quadro dele na parede e tem ciência disso tende a ficar quieto e depois de um tempo tentar revender usando o comprovante de autenticidade que tem em mãos. Não adianta muito recorrer à polícia agora porque a chance de conseguir alguma restituição financeira é muito pequena. E mesmo que haja grupos externos tentando desvendá-los, para fazer um novo exame nos quadros seria necessária a autorização dos proprietários, que como dito, são quem menos querem que isso seja feito.

Uma das grandes sacadas do golpe é justamente essa: mesmo quando a vítima percebe que foi enganada, ela fica com sentimentos contraditórios sobre tomar ou não alguma providência, já que pode piorar ainda mais a própria situação.

Sim, tem esses problemas, mas eu imaginava uma coisa meio combinando um mythbusters com desafio do Randi, talvez mais "fraco" que isso. Os caras anunciando publicamente quais seriam os quadros suspeitos, e dessa forma, pressionando os donos a submetê-los a um exame.

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #27 Online: 30 de Dezembro de 2016, 16:36:15 »
Não podemos esquecer do maior golpe (de primeiro de abril) dado aqui no Clube Cético (onde muitos caíram!!!):

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=16101.msg840609#msg840609
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #28 Online: 30 de Dezembro de 2016, 16:45:17 »
Faz um tempo que ando pesquisando esse cara aqui como suspeito de ser um grande golpista:




Ele afirma ter o QI mais alto do Brasil (mas não é membro da Mensa), é multimilionário, mega investidor da bolsa, cobra 25 mil por palestra, criou uma tal de sigma society (cópia fajuta da Mensa) que cobra uma importância significativa (leia-se alta!) pra ingressar, diz que detém o record mundial de xadrez às cegas e ainda alega ter criado um simulador chamado Saturno V infalível para ganhar dinheiro com ações!!!!!!!!  E de quebra ele jura que nos próximos anos estará entre o top 10 da revista Forbes!!!!

O que acham????  Vejam aqui vídeos verdadeiramente hilários dessa figura:



« Última modificação: 30 de Dezembro de 2016, 16:58:22 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #29 Online: 30 de Dezembro de 2016, 17:48:19 »
E agora, céticos? Deus existe?  O QI mais alto do Brasil responde:

« Última modificação: 30 de Dezembro de 2016, 18:16:11 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.425
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #30 Online: 30 de Dezembro de 2016, 21:55:43 »
Existem casos falsificações de composições (manuscritos), tentando passá-las como de autores mais-ou-menos renomados, que poderiam tentar usar sua habilidade numa versão musical desse Beltracchi?

Acho que mais provavelmente alguém com as habilidades necessárias de fazer isso no papel se focaria em outros tipos de documentos, além de ser também compositor bom o bastante para conseguir enganar. Mas talvez alguns compositores até tentassem isso como uma espécie de desafio pessoal.

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.964
  • Sexo: Masculino
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #31 Online: 30 de Dezembro de 2016, 22:44:05 »
Sim, tem esses problemas, mas eu imaginava uma coisa meio combinando um mythbusters com desafio do Randi, talvez mais "fraco" que isso. Os caras anunciando publicamente quais seriam os quadros suspeitos, e dessa forma, pressionando os donos a submetê-los a um exame.

Teria que ser gente disposta a "mexer em um vespeiro", inclusive fortemente preparada a lidar com consequências legais ("como assim você diz essas especulações na TV que o quadro é suspeito se eu tenho cá um comprovante de autenticidade? Toma processo!").

Mas adoraria ver isso acontecendo.

Existem casos falsificações de composições (manuscritos), tentando passá-las como de autores mais-ou-menos renomados, que poderiam tentar usar sua habilidade numa versão musical desse Beltracchi?

Acho que mais provavelmente alguém com as habilidades necessárias de fazer isso no papel se focaria em outros tipos de documentos, além de ser também compositor bom o bastante para conseguir enganar. Mas talvez alguns compositores até tentassem isso como uma espécie de desafio pessoal.

Existe também. Até hoje há várias obras atribuídas a compositores célebres cuja autoria permanece sob disputa dos especialistas. Um dos casos mais conhecidos foi de um suposto concerto para violino de Mozart que apareceu em meados do século XX e chegou a ser gravado pelo Yehudi Menuhin, mas que depois descobriu-se ter sido composto por um falsário francês, Marius Casadeus. A família Casadeus é quase uma dinastia de falsificadores de manuscritos. O irmão de Marius, Henri Casadeus, já compôs obras de Haendel, C. P. Bach, entre outros no início do século XX.

Este mês também foi noticiado um caso oposto: um musicólogo deu veredicto de falsidade a um manuscrito provavelmente legítimo de Beethoven, e então tentou comprá-lo assim que abaixou o preço.

http://www.telegraph.co.uk/news/2016/12/02/expert-ruled-beethoven-score-fake-tried-buy-manuscript-knockdown1/
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 09:25:06 por Lakatos »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.425
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #32 Online: 30 de Dezembro de 2016, 23:55:58 »
Interessante. Me inspirou a até começar a compor uma música:


Casadeus, Casadeus - oh, oh, oh - Casadeus
Come and rock me Casadeus!

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #33 Online: 31 de Dezembro de 2016, 00:28:08 »
Interessante. Me inspirou a até começar a compor uma música:


Casadeus, Casadeus - oh, oh, oh - Casadeus
Come and rock me Casadeus!


Que susto, Buck!!!!!!!!!!!!!

Tinha quase lido outra coisa aqui na parte: ''Come and ...ock me, Amadeus!!!!!!!!!''  Ufa!!!

QUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUA...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #34 Online: 31 de Dezembro de 2016, 00:39:55 »
E é CASADESUS, não casaDEUS, seus crentes!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."


Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #36 Online: 31 de Dezembro de 2016, 00:58:02 »
Corruptela de Casadejesus.

Então cê tá afirmando que jesus foi deus???
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 01:02:55 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #37 Online: 31 de Dezembro de 2016, 01:03:01 »
Como tenho certeza absoluta que ninguém aqui nunca ouviu falar do compositor italiano de guitarra barroca Giovanni Battista Granata, e o tópico é sobre fraudes e golpes e o Buck lá no tópico coringa citou a banda Led Zeppelin''G''  http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=26080.msg919816#msg919816  (Mentira!!! O Buck conhecia o Granata sim!!! Por isso o misterioso ''G''!!!  Vocês vão entender...), vejam só que interessante (em 0:32):

« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 01:05:07 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #38 Online: 31 de Dezembro de 2016, 01:11:44 »
Existe também. Até hoje há várias obras atribuídas a compositores célebres cuja autoria permanece sob disputa dos especialistas. Um dos casos mais conhecidos foi de um suposto concerto para violino de Mozart que apareceu em meados do século XX e chegou a ser gravado pelo Yehudi Menuhin, mas que depois descobriu-se ter sido composto por um falsário francês, Marius Casadeus. A família Casadeus é quase uma dinastia de falsificadores de manuscritos. O irmão de Marius, Henri Casadeus, já compôs obras de Haendel, C. P. Bach, entre outros no início do século XX.

Outro caso muito famoso é esse aqui:


Citar
A pegadinha de Fritz Kreisler
O vienense Fritz Kreisler (1875-1962) foi um dos maiores violinistas que o mundo já conheceu e suas criações "Liebesleide" (Sofrimento de amor), e "Liebesfreude" (Alegria de amor), são as mais executadas e conhecidas do público.
A história de seu sucesso gerou uma controvérsia, ou uma verdadeira anedota, que serviu para "pegar" grande número de críticos e "pretensos entendidos" em reconhecer estilos de compositores famosos do passado, no caso presente, do período barroco.
Nos primeiros anos de sua carreira como era ainda desconhecido, e não tendo condições de tocar seu repertório num concerto, Fritz Kreisler dava então recitais em pequenas salas onde apresentava suas próprias composições. Entretanto, havia o problema da repetição infindável de seu nome no programa e, como ele mesmo afirmava, "ninguém queria vir e ouvir suas criações musicais".
Então, para variar, Kreisler executava obras de sua lavra que eram imitações perfeitas e congeniais do estilo violinístico do "Rococó", obras essas a que dava denominações como "no estilo de" Pugnani, Cartier, Pórpora, Couperin, Bocherini e outros. Dessa forma, essas peças eram ouvidas e interpretadas com entusiasmo por seus colegas, pois suas transcrições e composições expressavam o encanto e o gênio de uma notável personalidade musical.

A DESCOBERTA DA FRAUDE
Durante muitos anos, Kreisler esperou com paciência que os "críticos" e musicólogos", todos aceitando suas "fraudes", despertassem do erro e reconhecessem seu talento. As obras sob a égide daqueles nomes famosos acrescentados a elas, tornaram-se tão populares que Kreisler não teve outra saída senão publicá-las tais quais eram.
Entretanto, o "esperto" compositor colocou em muitas cópias das partituras, uma nota bem evidente onde estava escrito seu nome por extenso. Finalmente o grande mestre Vincent D"Indy observou que uma peça executada como de Pugnani, não obedecia fielmente ao estilo desse compositor, que D"Indy conhecia muito bem. Kreisler instruiu seus editores a que publicassem essas obras que ele anotara provisoriamente como "Manuscritos Clássicos", como composições originais suas, nos seus catálogos de 1935.

A IRA DOS ESTUDIOSOS
Ficou como um mistério o desenvolvimento do tumulto dessa curiosidade musical que despertou a ira dos estudiosos, quando a "falsa fraude" foi trazida à luz, produzindo grande celeuma nos meios musicais. Apesar dessa ira despertada nos críticos e entendidos, que tiveram que "engulir" a "fraude", o caso Fritz Kreisler foi uma advertência: foi muito fácil imitar o estilo instrumental do "Rococó", porque a maioria dos ouvintes só prestava atenção a sinais exteriores daquele estilo, cheio de ornamentos e arabescos, levando muita gente a reconhecer como "mozartianas", muitas obras do século XVIII.

Fritz Kreisler, homem simples, generoso e alegre e suas músicas, permanecem no repertório atual, como obras excepcionais, e seu exemplo, pode servir até nossos dias como realmente, uma "advertência" a muito "entendido" ou "pseudo erudito" que exista por aí...

Autor Aristides A. J. Makowich       movimento.com
http://iaraalagia.com/conteudo.php?id=169
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2016, 02:07:24 por Alquimista »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #39 Online: 31 de Dezembro de 2016, 01:46:15 »
Citar
Quando falamos de falsificações nos vem à mente um quadro que tem sua autoria questionada. Lembramos, por exemplo, da dúvida a respeito da autoria de um suposto quadro de Rembrandt no MASP ou de um trabalho de um pintor que em 1936 foi vendido como um verdadeiro Vermeer (foto).O que gostaria de lembrar é que na música clássica também já atuaram inúmeros falsários, com produtos enganadores que levaram grandes intérpretes a “pagar o mico” de promoverem obras falsas. Eis uma breve lista:

Adagio de Albinoni

Exemplo de uma famosa falsificação musical é um Adagio em sol menor atribuído ao compositor barroco italiano Tomaso Albinoni (1671-1751). Esta partitura apareceu em Milão no ano de 1948, como um movimento perdido de uma sonata em três movimentos. Sua estética que se aproxima mais de um verismo italiano do início do século XX levantou dúvidas dos especialistas desde sua “descoberta”. No entanto o maior defensor da autenticidade, o musicólogo italiano Remo Giazotto (1910-1998), foi quem realmente compôs a chorosa página. Depois de um intrincado e policialesco caso de investigação descobriu-se que seu sonho era colocar Albinoni, por quem era apaixonado, no mesmo patamar de popularidade de Vivaldi e Corelli. O pior desta falsificação é que o famoso maestro Herbert Von Karajan caiu direitinho na armadilha. Gravou a obra mais de uma vez, mesmo sendo alertado que era uma grosseira falsificação.


http://operaeballet.blogspot.com.br/2015/04/falsificacoes-musicais-artigo-de.html#!/2015/04/falsificacoes-musicais-artigo-de.html
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Lakatos

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.964
  • Sexo: Masculino
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #40 Online: 02 de Janeiro de 2017, 04:05:34 »
E é CASADESUS, não casaDEUS, seus crentes!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Verdade, nunca tinha visto esse S no nome dos infelizes. Mais um ponto para aquela teoria de que a gente só lê palavras inteiras, e não elemento por elemento.

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #41 Online: 02 de Janeiro de 2017, 04:46:11 »
E é CASADESUS, não casaDEUS, seus crentes!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Verdade, nunca tinha visto esse S no nome dos infelizes. Mais um ponto para aquela teoria de que a gente só lê palavras inteiras, e não elemento por elemento.

Ou então é porque você estava em busca (da CASA) de DEUS!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 32.425
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Golpistas altamente talentosos
« Resposta #42 Online: 08 de Janeiro de 2017, 18:35:54 »
Citar


Pierre Brassau was a chimpanzee and the subject of a 1964 hoax perpetrated by Åke "Dacke" Axelsson, a journalist at the Swedish tabloid Göteborgs-Tidningen. Axelsson came up with the idea of exhibiting a series of paintings made by a non-human primate, under the presumption that they were the work of a previously unknown human French artist named "Pierre Brassau", in order to test whether critics could tell the difference between true avant-garde modern art and the work of a chimpanzee.[1]

"Pierre Brassau" was in fact a four-year-old common chimpanzee named Peter from Sweden's Borås djurpark zoo.[2] Axelsson had persuaded Peter's 17-year-old keeper to give the chimpanzee a brush and paint. After Peter had created several paintings, Axelsson chose the best four and arranged to have them exhibited at the Gallerie Christinae in Göteborg, Sweden.[1] While some critics were far from positive, one rightfully guessing that "only an ape could have done this", others praised the works, Rolf Anderberg of the Göteborgs-Posten wrote, "Brassau paints with powerful strokes, but also with clear determination. His brush strokes twist with furious fastidiousness. Pierre is an artist who performs with the delicacy of a ballet dancer."[1][3][4]

After the hoax was revealed, Rolf Anderberg insisted that Peter/Pierre's work was "still the best painting in the exhibition." A private collector bought one of the works for $90 USD, equivalent to $473 in 2014 USD.[1][3][4]

https://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Brassau


Eu até fico com alguma suspeita se essa crítica que "acertou" não foi algo introduzido como piada e acabou sendo incorporado à história. Talvez alguma fonte dê nome e citação exata.



Citar


J.R. Boronali, Donkey Artist

The painting "Sunset over the Adriatic" won praise from critics when it was displayed at the Salon des Indépendants in Paris in March 1910. It was said to be the work of J.R. Boronali, proponent of a new school of painting called "excessivism". One collector offered to buy the work for 400 francs. But after a few days the truth was revealed. Boronali was actually a donkey named Lolo who had "painted" by having a brush tied to his tail. The stunt was dreamed up by art critic Roland Dorgelès as a way to play a joke on his Impressionist painter friends.

http://hoaxes.org/archive/permalink/boronali_donkey_artist

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!