Autor Tópico: Nietzsche  (Lida 9491 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Peter Joseph

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 661
  • Sexo: Masculino
Re:Nietzsche
« Resposta #100 Online: 17 de Novembro de 2016, 14:50:54 »
O que entendi da mensagem de fundo dele até hoje, é que ele parte do niilismo e não que o niilismo seja o fim da sua constatação. Ou seja, a partir do momento que encaramos a realidade nua e crua, e percebemos sem rodeios que a vida não faz sentido, que não somos especiais, que as pessoas nascem e morrem sozinhas etc., nos deparamos com o niilismo. O niilismo simplesmente é o fim do nevoeiro que nos impede de entender a vida real, como ela é. Daí sim, a partir do momento que você conhece de fato a realidade, pode então modificá-la ou se adaptar a ela para que seja menos densa, mais aprazível. O niilismo não seria simplesmente não ter motivo pra existir, mas é a constatação de que, como não há sentido, cada um é que deve dar este sentido.

O super homem é o ser humano que entende que a realidade está em constante mudança, portanto não faz sentido se apegar a moralismos dogmáticos, petrificados. Segundo ele, este seria o humano ideal, que se reinventa e reinventa seus valores constantemente conforme a realidade muda, de forma a se adaptar a ela e também modificá-la conforme achar conveniente, assim tornando a existência mais florescente.
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente."

Offline Freya

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Feminino
Re:Nietzsche
« Resposta #101 Online: 17 de Novembro de 2016, 16:08:29 »
[...]entende que a realidade está em constante mudança, portanto não faz sentido se apegar a moralismos dogmáticos, petrificados. Segundo ele, este seria o humano ideal, que se reinventa e reinventa seus valores constantemente conforme a realidade muda, de forma a se adaptar a ela e também modificá-la conforme achar conveniente, assim tornando a existência mais florescente.

Sim, entendo e concordo em parte. O problema é a extrema relativização moral.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!