Forum Clube Cetico

Discussões => Ciência, Tecnologia e Saúde => Tópico iniciado por: uiliníli em 10 de Outubro de 2008, 22:40:58

Título: Experiências científicas caseiras
Enviado por: uiliníli em 10 de Outubro de 2008, 22:40:58
Aos saudosos do Mundo de Beakman, um tópico para experiências científicas simples, daquelas que podem ser feitas em casa (com a supervisão de um adulto, claro!). Se possível postem vídeos e as explicações para os fenômenos! Para começar uma beeem simples:

Implodindo uma latinha

http://www.youtube.com/v/7A9Q_8z5Edo&hl=pt-br&fs=1

O segredo é colocar água para ferver dentro da latinha, só um pouco já basta. Em uma lata aberta, a pressão interna é igual à externa. Durante a fervura, água líquida se transforma em vapor, mas a pressão do ar dentro da lata continua igual à atmosferica, pois há ar quente e vapor escapando para fora. Quando você mergulha subitamente a lata em água gelada, com o furo para baixo, o vapor se condensa e forma-se vácuo no interior dela, daí pela pressão do lado de fora ser maior do que a do lado de dentro a lata "implode".
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Pregador em 13 de Outubro de 2008, 10:23:45
Alguém sabe como fabricar vidro de açucar? Passou no Beakman uma vez, mas eu não lembro mais...
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: SnowRaptor em 13 de Outubro de 2008, 11:42:41
Põe açúcar na forma, manda pro forno e depois deixa esfriar.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Pregador em 13 de Outubro de 2008, 14:18:24
Põe açúcar na forma, manda pro forno e depois deixa esfriar.

Só isso? Não precisa água? de mais nada? Quanto tempo de forno?
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: SnowRaptor em 13 de Outubro de 2008, 14:19:41
Sei lá. Essa foi a aproximação de ordem zero. Se não der certo, a gente vai iterando.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Pregador em 13 de Outubro de 2008, 15:10:06
Sei lá. Essa foi a aproximação de ordem zero. Se não der certo, a gente vai iterando.


 |(
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Andre em 13 de Outubro de 2008, 15:21:02
Não sei não... Acho que isso vai virar caramelo.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Arcanjo Lúcifer em 13 de Outubro de 2008, 15:27:33
http://fisicomaluco.com/experimentos/2008/05/01/como-fazer-vidro-de-mentira-semelhante-aos-utilizados-em-filmes-vidros-de-acucar/

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Antigamente era necessário produzir vidros de mentira para que nos filmes os atores não fossem cortados por esses materiais caso tivessem que quebrá-los. Atualmente com os efeitos especiais isso ficou meio de lado, mas não deixa de ser intrigante esse material conhecido como “vidro de mentirinha”.

METODOLOGIA:
MATERIAL:

- Manteiga
- Assadeira
- Açúcar
- Panela

PROCEDIMENTO:

Você produzirá um material translúcido e de cor amarronzada. Veja como:

Unte com manteiga uma assadeira e deixe-a no refrigerador esfriar. Pegue um copo (250 ml) de açúcar e coloque-o numa panela. Com o fogo baixo, derreta o açúcar, não esquecendo de mexer constantemente até estar fundido.
Ponha o açúcar fundido na assadeira e leve-a de volta ao refrigerador o mais rápido que puder. Deixe esfriar. E pronto.

CONCLUSÃO:

Através dessa simples técnica conseguimos produzir um material translúcido semelhante ao vidro e feito de açúcar. Esse material era usado em filmes quando o vidro comum oferecia risco à saúde do ator.

Categories: Como fazer vidro de açúcar.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Pregador em 13 de Outubro de 2008, 15:33:37
Legal...mas esse vidro derrete não?
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Arcanjo Lúcifer em 13 de Outubro de 2008, 15:34:34
Acho que sim, não deve resistir a calor ou água.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Südenbauer em 15 de Outubro de 2008, 14:55:05
Eu não sei o nome da brincadeira, mas eu fiz uma lata que vai e volta. Tu cruza algum fio elástico por dentro dela e coloca algo no meio da interseção para fazer peso (eu usei chumbada de pesca). Daí a medida que tu jogar a lata para ela rolar no chão o elástico vai enrolando-se e quando ela parar, o elástico irá começar a desenrolar-se e a lata voltará exatamente de onde tu a largou (só funciona para superfícies regulares).

Edit: Chamam de latinha obediente:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_PC_04.asp

Ou lata vai e vem:
http://www.youtube.com/v/ZZFaiU_8LwQ&hl=pt-br&fs=1
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Eremita em 16 de Outubro de 2008, 18:01:25
Não sei não... Acho que isso vai virar caramelo.
Vidro de açúcar é caramelo, rsrsrs.

Mas eu adicionaria um pouco, só um pouquinho, de água. Pro caso da temperatura acabar ficando maior do que devia - daí a água evapora antes do açúcar começar a escurecer.

Ah, sacarose se funde a 170ºC; acho que tacar o forno no médio (180º) seria o ideal, mais que isso você faz vidro fumê :P



E aproveitando a deixa... experiências que eu já fiz, e deram certo:

Como fazer hidrogênio em casa
Materiais:
Alumínio. Pode ser de qualquer origem: latinha velha, pedaço de antena podre, papel alumínio... só não sugiro o último por ficar meio caro.
Hidróxido de sódio (TCC "soda cáustica"). O que eu uso é aquele de fazer sabão, em lentilhas; mas Diabo Verde serve. Tem gente que substitui por bicarbonato, mas demora muito e você tem que gastar bicarbonato demais.
Água. Qualidade torneiral, mesmo.
Garrafa. Tem que ser de vidro, garrafa PET tem o risco de derreter se esquenta demais.
Balões. É, bexiguinha cretina de aniversário. Opcional, mas se você quiser guardar o hidrogênio, é o modo mais legal :biglol:

Procedimento:
Dissolva 2 colheres de sopa de soda cáustica em 1 xícara de água e taque na garrafa. Daí, pique/corte/moa o alumínio em pedaços que passem na boca da garrafa, espere reagir, vai começar a formar bolhas neles. Se você for guardar o hidrogênio num balão, é só encaixar o balão na garrafa e esperar encher, mas antes veja se a boca não tá suja de soda.

Cuidados necessários:
Soda queima e eu tô falando sério. Quente, queima mais ainda. Se você por acaso encostar a soda na mão, sólida ou já dissolvida, lave em água corrente. Sem desespero. Se quiser se garantir que não há soda na sua mão, esfregue as mãos com duas ou três gotas de vinagre/suco de limão que dá cabo.

Colocar pouca soda faz a reação ficar lenta. Colocar soda demais faz a garrafa esquentar demais, o que além de ser perigoso "contamina" o hidrogênio com vapor d'água. Caso você veja que a reação tá indo lenta demais ou rápida demais, é só tacar mais água/soda.

Coisas legais pra se fazer com hidrogênio
A mais óbvia e mais retardada é você encher o balão e ficar "ooooh ele flutua!".

Outra é usar pra limpar prata, dá um pouco de trabalho mas vale a pena (não agride a prata e ela fica limpinha).

Outra é, seguindo os moldes dos sábios Beavis e Butt-Head: "burn, burn burn!!! Fire!!!!". Hidrogênio dá uma explosão barulhenta e razoavelmente segura, desde que não fique sob pressão.
[Em off, certa vez eu coloquei um balão de H2 na janela do quarto da minha irmã, pelo lado de fora, enquanto ela tava estudando. Coloquei um "pavio" de jornal, acendi e corri pra ela não me ver. Nunca ouvi um grito de susto maior do que aquele... :biglol: ]



Moderadores, posso tacar receita de pólvora caseira aqui? rs



Cristais artificiais
Materiais:
Sais. Quase qualquer sal serve, mas alguns são mais fáceis e interessantes que outros. Sal de cozinha quase nunca dá certo (pena, porque fica bonito). Permanganato, idem. Dicromato é tóxico, nem tentem. Sugiro sulfato de cobre, sulfato de zinco e alúmen: fáceis de arrumar, bonitos e sem complicações. Não precisa ser puro, aliás, cristalização é ótimo modo de purificação.

Fio de nylon. Daqueles de pesca. É o ideal porque não "incentiva" mais cristais a nascerem pelo fio.
Água. Torneiral.
Copo. Idealmente, um copo baixo e largo, mas qualquer copo serve.
Tampa de plástico. Só para o caso de você precisar fazer as "sementes", explico abaixo.
Lápis. Ou caneta velha. Ou graveto. Ou qualquer coisa com formato parecido.

Procedimento:
Primeiro, você vai precisar de um cristalzinho qualquer do sal que você quer fazer o cristalzão. Esse cristalzinho é chamado de semente. Se tiver mais ou menos 1/2cm tá ótimo, mas pode ser menor. Dê uma olhada no reagente se você não acha alguns. Se achar, pule a etapa abaixo.

Se precisar fazer, dissolva o máximo de sal que você conseguir em ~5mL de água, taque a solução numa tampa de plástico e deixe secando. Depois de algumas horas (a ~20°C), vão começar a aparecer cristaisinhos minúsculos na tampinha. Se formarem muitos, tire alguns e deixe só meia dúzia. Depois de dois dias, separe os maiores para usar como sementes.

Pegue o fio de nylon, corte uns 25cm, amarre com cuidado uma das pontas na semente, e outra no lápis/caneta/graveto/etc.. Separe.

Agora, pegue uns 150mL de água e dissolva o máximo possível do sal que você deseja nela. Se você não tá a fim de esperar muito, esquente LEVEMENTE a água, e fique mexendo. Você vai notar que a partir de certo ponto, você não consegue mais dissolver o sal nela.

Separe só o líquido saturado de sal, sem o corpo de fundo (sal não dissolvido) e taque num copo. Cuidadosamente, deixe a semente suspensa no meio do líquido, sem encostar no fundo, na borda ou na lateral. Deixe isso tudo num lugar aonde não pegue sol direto, muito pó, ou que não sofra muita vibração. Depois de umas duas semanas, o cristal já vai estar grande, dependendo da temperatura ambiente; mas se quiser deixar mais, ou menos tempo, é a sua escolha.



Coloco mais experiências aqui com o tempo.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Andre em 16 de Outubro de 2008, 18:22:21
Como faz para limpar prata com hidrogênio?

Uma vez um professor falou como fazer algo relativamente parecido com isso que você falou: colocar bicabornato de sódio em água, e enrolar a prata em papel aluminio e fazer furos pra água entrar. Aí colocar a prata na água e colocar pra esquentar. Só que quando eu fiz isso, a prata ficou ainda mais preta. :?
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Eremita em 16 de Outubro de 2008, 18:29:35
Como faz para limpar prata com hidrogênio?

Uma vez um professor falou como fazer algo relativamente parecido com isso que você falou: colocar bicabornato de sódio em água, e enrolar a prata em papel aluminio e fazer furos pra água entrar. Aí colocar a prata na água e colocar pra esquentar. Só que quando eu fiz isso, a prata ficou ainda mais preta. :?
Peraí que eu vou ter que fazer diagraminha :P

EDIT: o diagrama by Kolourpaint ficou uma m.

É assim, você tem que fazer o hidrogênio ficar em contato com a prata por algum tempo. Basta você colocar a prataria dentro de um recipiente qualquer na pia (sem água dentro), colocar uma vasilha grande em cima, virada pra baixo, deixar a pia encher com um pouco dágua (pro hidrogênio não escapar), e direcionar uma mangueirinha com o hidrogênio pra lá dentro. Ah, a prata deve ficar seca dentro disso tudo.

Se achar muito complicado, faz o esquema do papel alumínio mesmo :P só que tem que ter bastaaaaante água, o preto que ficou é por causa do resíduo da reação bicarbonato+alumínio.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: uiliníli em 22 de Dezembro de 2008, 00:21:26
Como fazer gelo quente:

http://www.youtube.com/v/aC-KOYQsIvU&hl=pt-br&fs=1
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Contini em 22 de Dezembro de 2008, 11:14:08
Como fazer uma maquina a vapor em 3 min:

http://lablogatorios.com.br/100nexos/2008/11/24/uma-mquina-a-vapor-em-trs-minutos/
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Nyx em 22 de Dezembro de 2008, 12:36:36
 :|
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Nyx em 22 de Dezembro de 2008, 12:36:55
:P E quero a receita da pólvora.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: JJ em 22 de Dezembro de 2008, 13:07:27
:P E quero a receita da pólvora.



Também quero a receita da pólvora !   ::)
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Ricardo RCB. em 22 de Dezembro de 2008, 13:11:24
:P E quero a receita da pólvora.

:P E quero a receita da pólvora.

Também quero a receita da pólvora !   ::)

Está em inglês : http://www.instructables.com/id/Gunpowder/

Funciona? Não sei. Espero que não.  :)
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Luis Dantas em 22 de Dezembro de 2008, 13:28:10
Ao que parece é genuína.  Só tem dois problemas: conseguir o nitrato de potássio e garantir a segurança do usuário.

Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Hold the Door em 22 de Dezembro de 2008, 14:25:14
Alguém sabe como fabricar vidro de açucar? Passou no Beakman uma vez, mas eu não lembro mais...
A fórmula do Beakman:

1 xícara de açúcar
½ xícara de água
4 colheres de sopa de xarope de milho (karo)
Óleo de cozinha para untar
Assadeira redonda ou um prato ligeiramente fundo e grande.


Ferva a água em uma panela. Adicione o açúcar e o xarope de milho, mexendo bem até ficar dissolver, tampe e espere ferver novamente. Destampe e aumente o fogo. Enquanto isso, unte a assadeira com o óleo. Retire depressa do fogo e coloque a mistura na assadeira. Leve para gelar, por no mínimo uma hora.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Hold the Door em 22 de Dezembro de 2008, 14:39:18
Ao que parece é genuína.  Só tem dois problemas: conseguir o nitrato de potássio e garantir a segurança do usuário.
A fórmula é genuína, é a chamada "pólvora negra". Nitrato de potássio não é tão difícil de conseguir se você souber para que é usado...

Garantir a segurança do usuário é a parte mais difícil. Sempre tem uns cabeça-de-vento que baixam uns "manuais" na internet e tentam fazer explosivos até mais perigosos e em grande quantidade.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Contini em 22 de Dezembro de 2008, 16:17:52
Ao que parece é genuína.  Só tem dois problemas: conseguir o nitrato de potássio e garantir a segurança do usuário.
A fórmula é genuína, é a chamada "pólvora negra". Nitrato de potássio não é tão difícil de conseguir se você souber para que é usado...

Garantir a segurança do usuário é a parte mais difícil. Sempre tem uns cabeça-de-vento que baixam uns "manuais" na internet e tentam fazer explosivos até mais perigosos e em grande quantidade.

nitratos...fertilizante?!
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Fabulous em 22 de Dezembro de 2008, 16:24:08
Ao que parece é genuína.  Só tem dois problemas: conseguir o nitrato de potássio e garantir a segurança do usuário.
A fórmula é genuína, é a chamada "pólvora negra". Nitrato de potássio não é tão difícil de conseguir se você souber para que é usado...

Garantir a segurança do usuário é a parte mais difícil. Sempre tem uns cabeça-de-vento que baixam uns "manuais" na internet e tentam fazer explosivos até mais perigosos e em grande quantidade.

nitratos...fertilizante?!

É fácil comprar nitrato para fazer dinamite.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Hold the Door em 22 de Dezembro de 2008, 17:56:37
nitratos...fertilizante?!
Sim...

Na verdade eu não sei o quão fácil é para comprar alguns desses produtos mais perigosos hoje em dia. Parece que o exército está controlando a venda de vários deles, como o alumínio em pó, por exemplo.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Nyx em 22 de Dezembro de 2008, 18:11:24
Pergunta idiota:


pra conseguir alumínio em pó, não dá pra usar latinhas de bebida?
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Hold the Door em 22 de Dezembro de 2008, 19:23:05
Pergunta idiota:


pra conseguir alumínio em pó, não dá pra usar latinhas de bebida?
Para obter quantidades pequenas dá sim. Também pode ser usado papel alumínio batido no liquidificador. Você pode comprar também purpurina prata na papelaria, que é alumínio em pó.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Zeichner em 23 de Dezembro de 2008, 00:06:53
Já consegui o hidrogênio através do método da latinha e diabo verde.
Mas no começo estava com pouca soda, coloquei mais e ferveu aquela merd@!, eheheheh... Fica quente a bagaça! Cuidado pessoal, façam em local seguro.

Tive que esvaziar o balão com a garrafa ( de vidro, extremamente necessário ) borbulhando... Perigoso e extremamente divertido! hehehehehe.
Depois consegui um balão meia bomba que não voou, mas deu uma explosão muito legal.

Já tomei uma cerveja hoje para fornecer matéria-prima pra experiência de amanhã.

Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Arcanjo Lúcifer em 23 de Dezembro de 2008, 21:11:17
Citar
Na verdade eu não sei o quão fácil é para comprar alguns desses produtos mais perigosos hoje em dia. Parece que o exército está controlando a venda de vários deles, como o alumínio em pó, por exemplo.

Citar
Você pode comprar também purpurina prata na papelaria, que é alumínio em pó.

Não deixa de ser engraçado, o exército controlando a venda de alumínio em pó e o cara faz uma bomba gay com purpurina colorida comprada na lojinha da esquina. :lol:
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: uiliníli em 23 de Dezembro de 2008, 23:21:38
Algo melhor que bombas: mísseis  :hihi: - e bem mais seguros:

http://www.youtube.com/v/pg0ixuc5GHg&hl=pt-br&fs=1

Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Andre em 24 de Dezembro de 2008, 09:09:45
Seguro pra quem? :lol:
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Fabulous em 24 de Dezembro de 2008, 10:24:23
Aquela experiência de fazer um water rocket é legal!
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Zeichner em 24 de Dezembro de 2008, 12:38:06
Hehehehe. Consegui um balão voador com uma latinha de cerveja e um pouco de Diabo Verde.

me senti o próprio MacGiver!

Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Fabulous em 24 de Dezembro de 2008, 13:28:47
O que é diabo verde?
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Andre em 24 de Dezembro de 2008, 13:51:55
use o google. (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060820125309AAZCsVP)
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Arcanjo Lúcifer em 24 de Dezembro de 2008, 17:42:34
O que é diabo verde?

Desentupidor de pia.

É um troço verde a base de algum ácido ou coisa do tipo.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Hold the Door em 24 de Dezembro de 2008, 19:07:11
Citar
Na verdade eu não sei o quão fácil é para comprar alguns desses produtos mais perigosos hoje em dia. Parece que o exército está controlando a venda de vários deles, como o alumínio em pó, por exemplo.

Citar
Você pode comprar também purpurina prata na papelaria, que é alumínio em pó.

Não deixa de ser engraçado, o exército controlando a venda de alumínio em pó e o cara faz uma bomba gay com purpurina colorida comprada na lojinha da esquina. :lol:
É uma bomba que literalmente não mata, transforma em purpurina.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Prometeu em 24 de Dezembro de 2008, 19:13:58
Eu já fiz termita seguindo um tutorial do Metacafe. Nada seguro!

Purpurina prata (papelaria), Tinta xadrez (loja de tintas) e eletrodo de sacrifício (casa de piscinas). Hoje em dia a Internet transforma qualquer um em terrorista em potencial...
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Arcanjo Lúcifer em 24 de Dezembro de 2008, 19:23:54
De vez em quando algum pivete tb perde os dedos.

Já aconteceu.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Andre em 24 de Dezembro de 2008, 19:44:29
Eu já fiz termita seguindo um tutorial do Metacafe. Nada seguro!

Purpurina prata (papelaria), Tinta xadrez (loja de tintas) e eletrodo de sacrifício (casa de piscinas). Hoje em dia a Internet transforma qualquer um em terrorista em potencial...
Na verdade, nem precisa de internet. Se os alunos prestassem mais atenção nas aulas de química do colegial, só com a parte de eletrólise tem bastante coisa que dá para fazer.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: uiliníli em 25 de Dezembro de 2008, 16:13:40
O que é diabo verde?

Desentupidor de pia.

É um troço verde a base de algum ácido ou coisa do tipo.

Pelo contrário, diabo verde é feito à base de soda cáustica (hidróxido de sódio) que é uma base fortíssima.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Arcanjo Lúcifer em 25 de Dezembro de 2008, 20:40:31
Pela cor verde pensei que era ácido.

O que tenho certeza é que é um produto  perigoso demais para usar em  brincadeira.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Zeichner em 25 de Dezembro de 2008, 21:23:08
Pela cor verde pensei que era ácido.

O que tenho certeza é que é um produto  perigoso demais para usar em  brincadeira.

é... em termos
soda sempre foi usado na fabricação se sabão. lembro que minha avó produzia seu sabão usando sebo de animais da criação e soda.
Muitos localidades do interior ainda tem este costume.

O que não se pode fazer com a soda é brincar com ela. A brincadeira tem que usar o produto, mas com muita responsabilidades.
Aliás, o balão de hidrogênio produz uma grande explosão. Não deve ser dado para as crianças brincarem, apesar de ter mostrado para minha filha, demonstrando como química pode ser divertido.

Nada como explodir as coisas em família.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: uiliníli em 25 de Dezembro de 2008, 21:33:01
Engraçado que a cor que eu associo a ácidos é o laranja, mais para ocre. É de brincar com solução de dicromato, que leva ácido sulfúrico :lol:
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Arcanjo Lúcifer em 26 de Dezembro de 2008, 08:08:02
Pela cor verde pensei que era ácido.

O que tenho certeza é que é um produto  perigoso demais para usar em  brincadeira.

é... em termos
soda sempre foi usado na fabricação se sabão. lembro que minha avó produzia seu sabão usando sebo de animais da criação e soda.
Muitos localidades do interior ainda tem este costume.

O que não se pode fazer com a soda é brincar com ela. A brincadeira tem que usar o produto, mas com muita responsabilidades.
Aliás, o balão de hidrogênio produz uma grande explosão. Não deve ser dado para as crianças brincarem, apesar de ter mostrado para minha filha, demonstrando como química pode ser divertido.

Nada como explodir as coisas em família.

Quando eu era criança (Com uns 10 anos) desmanchava bombas para usar a pólvora em uma bomba bem maior.

Tinha uma diretora na escola que era extremamente grossa e FDP* apelidada de "Maria Lúcifer", então chegamos a fazer (Eu a amigos da escola) uma bomba com uma lata de cerveja cheia de pólvora e colocamos sob o tanque de gasolina do carro dela.

Desistimos de explodir a coisa na hora por causa do risco de acertar alguém que estivesse passando na rua sem ter nada a ver com aquilo.

Falta de noção de risco de nossa parte, uma bomba daquela podia detonar as mãos de alguém.

Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Guardião em 26 de Dezembro de 2008, 09:22:20
Ei e aquelas bombas de fumaças dos ninjas, sempre tive curiosidade de saber como que eles faziam aquelas coisas, levando em conta que é uma bolinha pequena mas que solta uma fumaçeira danada...

Algum ninja de plantão sabe como faz elas?
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Nyx em 26 de Dezembro de 2008, 11:34:40
Não sei, mas quando eu era criança e brincávamos de ninja, jogávamos farinha na cara um do outro. :P
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Andre em 26 de Dezembro de 2008, 11:35:32
É com pó de arroz, mas não sei como funciona o mecanismo. Não cheguei a aprender.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Gaúcho em 26 de Dezembro de 2008, 12:45:37
Não sei, mas quando eu era criança e brincávamos de ninja, jogávamos farinha na cara um do outro. :P

E eu que pensava que as meninas brincavam de bonecas quando crianças...  :o
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Guardião em 26 de Dezembro de 2008, 12:56:18
Não sei, mas quando eu era criança e brincávamos de ninja, jogávamos farinha na cara um do outro. :P
:p Brigado Lela, mas sei não, quando perguntei a mecanica eu esperava algo, bem, menos direto :P algo um pouco mais científico rsrs
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Fabulous em 26 de Dezembro de 2008, 13:31:09
use o google. (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060820125309AAZCsVP)

Mas já esta um saco esse fórum em que todas as coisas que perguntamos pedem para procurarmos no google. E são vários foristas daqui que agem dessa maneira, isso aqui é um fórum poxa, aqui também devemos trocar informações... nem tudo é google, e quando se pergunta e responde aqui no fórum acrescentamos maior número de informações aqui. Então quem responde dizendo para procurar no google, já que perde tempo pedindo para procurar no google, seria melhor perder tempo colocando a resposta no postreply.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Luis Dantas em 26 de Dezembro de 2008, 13:33:28
Não sei, mas quando eu era criança e brincávamos de ninja, jogávamos farinha na cara um do outro. :P
:p Brigado Lela, mas sei não, quando perguntei a mecanica eu esperava algo, bem, menos direto :P algo um pouco mais científico rsrs

http://chemistry.about.com/od/demonstrationsexperiments/ss/smokebomb.htm

http://scitoys.com/board/messages/9/2861.html?1216682410
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Nyx em 26 de Dezembro de 2008, 13:33:55
Acontece Fabulous, que certas perguntas é muito fácil achar respostas completas no google e, caso tu não tenha reparado, o André te deu a resposta, é só clicar no link.

Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Guardião em 26 de Dezembro de 2008, 13:39:42
Não sei, mas quando eu era criança e brincávamos de ninja, jogávamos farinha na cara um do outro. :P
:p Brigado Lela, mas sei não, quando perguntei a mecanica eu esperava algo, bem, menos direto :P algo um pouco mais científico rsrs

http://chemistry.about.com/od/demonstrationsexperiments/ss/smokebomb.htm

http://scitoys.com/board/messages/9/2861.html?1216682410
Valeu Dantas, obrigado :ok:
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Fabulous em 26 de Dezembro de 2008, 13:52:33
Acontece Fabulous, que certas perguntas é muito fácil achar respostas completas no google e, caso tu não tenha reparado, o André te deu a resposta, é só clicar no link.



Eu vi o link. Acontece que isso não serve diretamente só para ele, mas também muito outros foristas adotam desse argumento de mandar o outro procurar no google independente de que a pergunta é muito fácil ou difícil, ao invés de fazer a gentileza de colocar já a resposta.

É como eu postei, muitos perdem tempo escrevendo para mandar procurar no google, do que já colocar a resposta. Isso acrescentaria mais informações ao fórum, como foi dito.

Se acha que a pergunta é muito fácil de ser respondida, então responda e não mande procurar no google... ou então não perda tempo respondendo, já que é tão chato ficar respondendo para os outros, por que pelo visto um fórum é para trocar conhecimentos e não para ficar mandando os outros procurarem no google.

E isso não serve diretamente para você Andre, mas sim para muitos outros que acham graça (deve ser) e preferem mandar procurar o google.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Guardião em 26 de Dezembro de 2008, 14:01:57
Acontece Fabulous, que certas perguntas é muito fácil achar respostas completas no google e, caso tu não tenha reparado, o André te deu a resposta, é só clicar no link.



Eu vi o link. Acontece que isso não serve diretamente só para ele, mas também muito outros foristas adotam desse argumento de mandar o outro procurar no google independente de que a pergunta é muito fácil ou difícil, ao invés de fazer a gentileza de colocar já a resposta.

É como eu postei, muitos perdem tempo escrevendo para mandar procurar no google, do que já colocar a resposta. Isso acrescentaria mais informações ao fórum, como foi dito.

Se acha que a pergunta é muito fácil de ser respondida, então responda e não mande procurar no google... ou então não perda tempo respondendo, já que é tão chato ficar respondendo para os outros, por que pelo visto um fórum é para trocar conhecimentos e não para ficar mandando os outros procurarem no google.

E isso não serve diretamente para você Andre, mas sim para muitos outros que acham graça (deve ser) e preferem mandar procurar o google.
Faço minhas as palavras do Fabulous
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Nyx em 26 de Dezembro de 2008, 14:07:09
Melhor editar sua mensagem Guardião, sua escrita ficou dentro do quote do fabulous.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Guardião em 26 de Dezembro de 2008, 14:16:18
eita... brigado Lela rsrsrs
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Pregador em 26 de Dezembro de 2008, 14:47:24
Também acho que o Fabulous tem certa razão...
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Andre em 26 de Dezembro de 2008, 15:08:02
use o google. (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060820125309AAZCsVP)

Mas já esta um saco esse fórum em que todas as coisas que perguntamos pedem para procurarmos no google. E são vários foristas daqui que agem dessa maneira, isso aqui é um fórum poxa, aqui também devemos trocar informações... nem tudo é google, e quando se pergunta e responde aqui no fórum acrescentamos maior número de informações aqui. Então quem responde dizendo para procurar no google, já que perde tempo pedindo para procurar no google, seria melhor perder tempo colocando a resposta no postreply.

E você perde tempo perguntando aqui o que é ao invés de ir procurar.

Além disso, esse tipo de conteúdo não incrementa muito o fórum. Primeiro, porque o objetivo do fórum não é ter o maior número possível de informações, mas sim ser um local de discussões. Segundo, porque esse tipo de pergunta pode até atrapalhar o andamento do tópico.

Não foi esse o caso aqui, pois apesar do tópico estar no sub-fórum Ciência, ele tem um ar de brincadeira. Mas imaginem um tópico sobre, sei lá, dialética hegeliana. Se for parar para explicar o que é dialética e quem foi Hegel, o tópico não começa.

Sem contar que eu considero o hábito de pesquisar antes de fazer qualquer pergunta um hábito saudável; mas se vocês discordam, sem problemas. :)
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Nyx em 26 de Dezembro de 2008, 17:08:04
 :ok: Isso aí Dézinho.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Eleitor de Mário Oliveira em 26 de Dezembro de 2008, 17:11:15
Tópico legal.
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Barata Tenno em 27 de Dezembro de 2008, 04:21:39
use o google. (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060820125309AAZCsVP)

Mas já esta um saco esse fórum em que todas as coisas que perguntamos pedem para procurarmos no google. E são vários foristas daqui que agem dessa maneira, isso aqui é um fórum poxa, aqui também devemos trocar informações... nem tudo é google, e quando se pergunta e responde aqui no fórum acrescentamos maior número de informações aqui. Então quem responde dizendo para procurar no google, já que perde tempo pedindo para procurar no google, seria melhor perder tempo colocando a resposta no postreply.

E você perde tempo perguntando aqui o que é ao invés de ir procurar.

Além disso, esse tipo de conteúdo não incrementa muito o fórum. Primeiro, porque o objetivo do fórum não é ter o maior número possível de informações, mas sim ser um local de discussões. Segundo, porque esse tipo de pergunta pode até atrapalhar o andamento do tópico.

Não foi esse o caso aqui, pois apesar do tópico estar no sub-fórum Ciência, ele tem um ar de brincadeira. Mas imaginem um tópico sobre, sei lá, dialética hegeliana. Se for parar para explicar o que é dialética e quem foi Hegel, o tópico não começa.

Sem contar que eu considero o hábito de pesquisar antes de fazer qualquer pergunta um hábito saudável; mas se vocês discordam, sem problemas. :)

 :ok:

Isso aqui não é o Yahoo respostas, se quer fazer pesquisa, use o google, se não achar, ou a resposta for insuficiente use o fórum....
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Gilson em 08 de Fevereiro de 2009, 01:56:21
Grow Your Own Bioluminescent Algae

http://www.instructables.com/id/Grow-Your-Own-Bioluminescent-Algae/
Título: Re: Experiências científicas caseiras
Enviado por: Lion em 16 de Outubro de 2010, 13:01:01
Para crianças
Ano passado eu e minha sobrinha fizemos essa experiência. Ela achou o maior barato. :) Principalmente porque fizemos a maior bagunça com o barro. Fizemos até uma floresta que foi invadida pela “lava”.  :P Vacilei, deveria ter tirado algumas fotos, nosso vulcão ficou muito melhor do que esse feito por esses moleques --> http://www.eb1-santana-n2.rcts.pt/ciencia.htm

Citar
Vulcão em erupção

Material necessário:
1 frasco
barro
bicarbonato de sódio
corantes
vinagre

Como procedemos:
+Pusemos um frasco em cima de um prato e fizemos as encostas do vulcão moldando o barro.
+Enchemos, até meio, o frasco com bicarbonato de sódio e acrescentámos um pouco de corante alimentar.
+Depois deitámos vinagre.
+A mistura começou a fervilhar derramando-se pelas encostas do vulcão.

Conclusão:
A mistura do ácido do vinagre e do alcali do bicarbonato de sódio produz bolhas de gás. Os milhares de bolhinhas que se formam são muito leves e, por issso, a mistura faz efervescência. A erupção das bolhas é semelhante à lava que irrompe de um vulcão.