Forum Clube Cetico

Discussões => Religiões, Crenças e Mitos => Tópico iniciado por: _Juca_ em 06 de Janeiro de 2011, 16:38:29

Título: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: _Juca_ em 06 de Janeiro de 2011, 16:38:29
Parece que o deus oficial da Igreja católica é o bom e velho Lacunão, o Megaphodão que criou o universo através do Big Bang, Adão e Eva que se explodam.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/855860-deus-e-responsavel-pelo-big-bang-diz-papa-bento-16.shtml
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Spitfire em 06 de Janeiro de 2011, 16:44:00
Deus também é responsável então pelo meu peido.  :zzz:
Título: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Baphomet em 06 de Janeiro de 2011, 17:06:56
Sempre muito teórico...


"Cidade do Vaticano, 6 jan (EFE).- O papa Bento XVI ressaltou nesta quinta-feira que "o Universo não é o resultado da casualidade, como alguns querem fazer acreditar" e ressaltou que contemplá-lo convida-nos a ler nele "a sabedoria do Criador".

A manifestação do pontífice ocorreu durante a homilia da missa do Batismo de Cristo (Epifania) celebrada nesta quinta-feira na Basílica de São Pedro, após anunciar o dia da Páscoa, que neste ano será em 24 de abril.

Bento XVI destacou que Deus não se manifesta na potência deste mundo, mas "na humildade de seu amor" e refletiu que provavelmente se nos fosse perguntado como Deus devia salvar o mundo, a humanidade pediria que ele demonstrasse seu poder com um sistema econômico mais justo no qual todos pudessem ter tudo aquilo que desejassem.

O bispo de Roma considerou que isto representaria "uma espécie de violência contra o homem, porque o privaria dos elementos fundamentais que o caracterizam" como "a liberdade" e "o amor".

Durante a homilia, o papa partiu do Evangelho desta quinta-feira que narra a chegada dos Reis Magos a Belém a partir de seu encontro com Herodes.

Assim, referiu-se à estrela que guiou os Reis Magos a Belém e lembrou que ao longo dos séculos foi motivo de debate científico entre os astrônomos definir que tipo de astro apontou o caminho.

Bento XVI afirmou que esses não são os elementos essenciais para entender essa estrela, e insistiu em que esses homens "buscavam os sinais de Deus" e buscavam "ler sua assinatura na Criação" porque "os céus narram a glória de Deus".

Bento XVI assinalou que é "a palavra de Deus a verdadeira estrela que, na incerteza humana, nos oferece o imenso esplendor da verdade divina" e convidou os homens a se deixarem guiar por ela.

O bispo de Roma falou além das Sagradas Escrituras que, segundo disse, não deve ser considerada como "um objeto para o estudo e a discussão dos especialistas", mas como "um livro que indica o caminho para chegar a vida".

Cidade do Vaticano, 6 jan (EFE).- O papa Bento XVI felicitou nesta quinta-feira os fiéis das Igrejas Orientais que nesta sexta-feira realizam a Santa Natal e pediu que a bondade de Deus "reforce em todos a fé, a esperança, a caridade e console às comunidades que foram colocadas à prova".

A mensagem foi lida pelo papa após a reza do Ângelus na Praça de São Pedro, diante dos milhares de fiéis que assistiam à missa do Batismo de Cristo (Epifania), na qual garantiu que o Universo "não é o resultado da casualidade".

As palavras do papa chegam poucos dias após o atentado perpetrado na véspera do Natal em uma igreja copta de Alexandria (Egito), que causou a morte de 21 pessoas e feridas em outras 79.

No Ângelus, o pontífice, que pediu perdão aos fiéis congregados na Praça de São Pedro pelo atraso com o qual tinha iniciado a reza, se referiu à pergunta que a Igreja quer suscitar nos corações de todos os homens: Quem é Jesus?

Assim, destacou que a "ânsia espiritual" que movimenta a missão da Igreja é a de mostrar Jesus e seu Evangelho para que cada homem "possa descobrir em seu aspecto humano o aspecto de Deus e ser iluminado por seu mistério de amor".

O bispo de Roma destacou que a Epifania anuncia "a abertura universal da Igreja e sua ligação a evangelizar a todas as pessoas" e diz como a Igreja realiza esta missão: "refletindo a luz de Cristo e anunciando sua palavra".

Depois do Ângelus, o papa lembrou que nesta quinta-feira é a Jornada Missionária das crianças e como crianças e jovens "organizados nas paróquias e nas escolas, formando uma rede espiritual de solidariedade para ajudar os que passam dificuldades".

"É importante e lindo que as crianças cresçam com uma mentalidade aberta ao mundo, com sentimentos de amor e de fraternidade, superando o egocentrismo e o consumismo", ressaltou o Pontífice."


(Fonte: http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo.aspx?cp-documentid=27137534&page=0)

Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Erictex em 06 de Janeiro de 2011, 18:04:58
O que fazemos com isso agora??

(http://3.bp.blogspot.com/_RU0hAgagom4/S9Y1uCU2J2I/AAAAAAAAAj8/ZJj4jXQUpfs/s1600/LHC.jpg)
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Spitfire em 06 de Janeiro de 2011, 18:07:34
O que fazemos com isso agora??

Eu tenho uma sugestão, mas não creio que o papa a considere muito confortável.  ::)
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Sparke em 06 de Janeiro de 2011, 18:19:07
No texto fala que a própria Igreja "Católica" - friso - aceita o gênesis como uma alegoria, quem entende do assunto, confere? Eles então aceitam a teoria da evolução?
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: lusitano em 06 de Janeiro de 2011, 18:59:39
Caro - Sparke


Citar
No texto fala que a própria Igreja "Católica" - friso - aceita o gênesis como uma alegoria, quem entende do assunto, confere? Eles então aceitam a teoria da evolução?


Parece-me que sim :!: :arrow: :ideia:

Tem um livro publicado com uma entrevista, em que o papa católico, em conversa com um darwinista, admite a TE, como uma hipótese bastante razoável a considerar...
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Hold the Door em 06 de Janeiro de 2011, 19:20:16
No texto fala que a própria Igreja "Católica" - friso - aceita o gênesis como uma alegoria, quem entende do assunto, confere? Eles então aceitam a teoria da evolução?
Faz tempo. Desde a década de 50 que eles começaram gradativamente a aceitar a evolução.
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Geotecton em 06 de Janeiro de 2011, 20:16:14
Acho que é melhor juntar este tópico com este (http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=24196.0;topicseen).
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Baphomet em 06 de Janeiro de 2011, 20:55:55
... esses não são os elementos essenciais para entender essa estrela, e insistiu em que esses homens "buscavam os sinais de Deus" e buscavam "ler sua assinatura na Criação" porque "os céus narram a glória de Deus"...
... "a palavra de Deus a verdadeira estrela que, na incerteza humana, nos oferece o imenso esplendor da verdade divina"...
... Sagradas Escrituras que [...] não deve ser considerada como "um objeto para o estudo e a discussão dos especialistas", mas como "um livro que indica o caminho para chegar a vida".
... se referiu à pergunta que a Igreja quer suscitar nos corações de todos os homens: Quem é Jesus?...
... a "ânsia espiritual" que movimenta a missão da Igreja é a de mostrar Jesus e seu Evangelho para que cada homem "possa descobrir em seu aspecto humano o aspecto de Deus e ser iluminado por seu mistério de amor".
... diz como a Igreja realiza esta missão: "refletindo a luz de Cristo e anunciando sua palavra".


"Cumpanhêros", há decadas eu ouço e leio essas babozeiras... Alguém aí pode me explicar isso? Porque, até hoje, jamais consegui entender onde querem chegar...
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Gaúcho em 06 de Janeiro de 2011, 21:13:17
Ah, bom. Se o Papa garante...
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: La Liberté em 06 de Janeiro de 2011, 21:29:46
Eu não sei o que é pior... Esse catolicismo atrasado ou essa volta discarada do comunismo no cenário político mundial.

Bom, eles se odeiam e se merecem ao mesmo tempo...
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Enio em 06 de Janeiro de 2011, 21:48:08
Eu não preciso de um velho conservador autoritário rabugento que impõe sua crença a mim. Se fosse ainda católico, nem me atreveria a dizer isso, mas, como não sou mais, então isso não vai me afetar em nada.

Segundo, quando ele fala de um melhor sistema econômico, muitos podem pensar se tratar do comunismo ou socialismo. Me parece que o socialismo funciona bem na Inglaterra, mas não sei se isso será realidade para todos os países. O comunismo não poderia ser, pois é evidente que falhou em todos os países onde se manifestou (talvez pelo seu caráter autoritário). Quando se fala de um sistema econômico maior onde todos possam ter as mesmas oportunidades, penso numa tecnocracia sem caráter autoritário (mais para o anarquismo mesmo).


Citar
Deus não se manifesta na potência deste mundo, mas "na humildade de seu amor"
No ponto de vista espírita, diria que isso é certo, mas, do meu ponto de vista, como esse deus não seria uma entidade consciente, então nada seria fruto de nenhuma humildade. Quanto a este amor, defino como a própria harmonia que há neste deus (pense numa máquina que funciona de forma harmônica, regulada, estável). É assim que defino o amor de Deus, não mais como sentimento, como fazia antes.

Pense nesta humildade como a própria natureza, que independe do poderio humano, assim como o humilde, que não se preocupa em dominar ninguém. Para mim, Deus agir de forma humildade é isso, é a própria natureza que age da forma como sempre agiu, independente do homem. É o homem em si, e não a natureza ao nosso redor, que é egoísta. Já o mistério de amor seria talvez a necessidade de nós mesmos buscarmos, digamos, uma moral mais altruísta. E nós mesmos descobrirmos, por experiência própria, o que é realmente esse altruísmo.


Citar
O bispo de Roma falou além das Sagradas Escrituras que, segundo disse, não deve ser considerada como "um objeto para o estudo e a discussão dos especialistas", mas como "um livro que indica o caminho para chegar a vida".
Se não houvesse incoerências no próprio conteúdo bíblico, até o toleraria, mas vi o contrário. Portanto, não acho seguro seguir às cegas a bíblia. Não é seguro se apegar ao conteúdo bíblico como verdades incontestáveis. Até mesmo, no meio espírita, eu não mais saio acreditando em tudo o que aparece nas psicografias... mas poderia considerar, por exemplo, um relato espiritual, de conteúdo fortemente religioso, como produto de uma mente muito religiosa, mas ainda assim não irei acreditar totalmente nela, pelo tipo de conteúdo, de alto teor religioso, ainda mais quando envolve coisas como salvacionismo, graça ou coisas desse tipo, que envolve muito sentimentalismo.

Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Gaúcho em 06 de Janeiro de 2011, 22:02:54
Citação de: Enio
[...]Me parece que o socialismo funciona bem na Inglaterra[...]

Hein?
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Moro em 06 de Janeiro de 2011, 22:09:29
é foda, Di, é foda
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: _Juca_ em 06 de Janeiro de 2011, 22:19:41
Citação de: Enio
[...]Me parece que o socialismo funciona bem na Inglaterra[...]

Hein?

Será que ele quis dizer estado de bem-estar social?
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Enio em 06 de Janeiro de 2011, 22:21:57
...Ou, por exemplo, quando fala em coisas como Brasil coração do Evangelho... Uma das piores coisas que considero no meio religioso ou espiritualista é essa mistura de sentimentalismo religioso com sentimentalismo patriota... condeno isso!  |(
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Enio em 06 de Janeiro de 2011, 22:28:45
Bem, eu ouvi dizer que a Inglaterra é socialista (mas isso não significa comunismo). Quer dizer, seria um governo feito por ministros (esqueci o nome desse tipo de governo), não por um presidente ou ditador. Também ouvi dizer que na Inglaterra o povo tem mais liberdade para expulsar o ministro ou outros políticos no poder. Eu mesmo já viajei para lá, e o guia da viagem disse (em portunhol), que a Inglaterra não tem um governo verdadeiro como nos outros países, que a população tem maior poder na política.

Também ouvi dizer, de um morador de lá, que o povo não se importa com o fato de haver lá monarquia, pois se fosse uma república, haveria muita corrupção, mas lá, com a monarquia, há uma ordem maior do que, por exemplo, nos EUA. O povo lá parece mesmo fazer questão de respeitar a rainha!
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Mr. Mustard em 06 de Janeiro de 2011, 22:32:10
Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade

Ele é um péssimo representante de deus na Terra. Deveria nos fornecer alguma garantia do que diz.

Ou talvez ele seja resultado de uma casualidade dos seus pais e resultado de uma política católica garantida por voto e fumaça branca.
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Mr. Mustard em 06 de Janeiro de 2011, 22:34:16
Bem, eu ouvi dizer que a Inglaterra é socialista (mas isso não significa comunismo). Quer dizer, seria um governo feito por ministros (esqueci o nome desse tipo de governo), não por um presidente ou ditador. Também ouvi dizer que na Inglaterra o povo tem mais liberdade para expulsar o ministro ou outros políticos no poder. Eu mesmo já viajei para lá, e o guia da viagem disse (em portunhol), que a Inglaterra não tem um governo verdadeiro como nos outros países, que a população tem maior poder na política.

Também ouvi dizer, de um morador de lá, que o povo não se importa com o fato de haver lá monarquia, pois se fosse uma república, haveria muita corrupção, mas lá, com a monarquia, há uma ordem maior do que, por exemplo, nos EUA. O povo lá parece mesmo fazer questão de respeitar a rainha!

Enio,

Não esqueça de ler livros de história.
Vão lhe fazer entender a Inglaterra e quanto foi espetacular o Fab Four.
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Enio em 06 de Janeiro de 2011, 22:45:54
Citar
Ele é um péssimo representante de deus na Terra. Deveria nos fornecer alguma garantia do que diz. Ou talvez ele seja resultado de uma casualidade dos seus pais e resultado de uma política católica garantida por voto e fumaça branca.
Concordo!  :hihi:  E sou contra todas as autoridades religiosas que ficam impondo verdades nos fiéis. Seria mais interessante apenas limitar-se a inspirar fiéis, ao invés de impor todo aquele semblante romano-autoritário.


Citar
Ou talvez ele seja resultado de uma casualidade dos seus pais e resultado de uma política católica garantida por voto e fumaça branca.
E acho isso mais provável!  :lol:


Pelo menos acho que temos algumas coisas em comum!  :biglol:  ::)
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: _Juca_ em 06 de Janeiro de 2011, 22:49:13
Li num blog agora:

"Ei, vc que é criacionista, saiba que vc é mais bitolado que o papa! Parabéns, campeão! "

 :histeria:

Edit: foi no twitter
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Geotecton em 06 de Janeiro de 2011, 23:32:07
Bem, eu ouvi dizer que a Inglaterra é socialista (mas isso não significa comunismo).

O sistema econômico é capitalista. A forma de governo é a democracia parlamentarista, em que há alternância de poder entre os diversos partidos do espectro político.

Quer dizer, seria um governo feito por ministros (esqueci o nome desse tipo de governo), não por um presidente ou ditador.

Parlamentarismo.


Também ouvi dizer que na Inglaterra o povo tem mais liberdade para expulsar o ministro ou outros políticos no poder. Eu mesmo já viajei para lá, e o guia da viagem disse (em portunhol), que a Inglaterra não tem um governo verdadeiro como nos outros países, que a população tem maior poder na política.

Expulsar não é a melhor palavra. Substituir é mais satisfatório.


Também ouvi dizer, de um morador de lá, que o povo não se importa com o fato de haver lá monarquia, pois se fosse uma república, haveria muita corrupção, mas lá, com a monarquia, há uma ordem maior do que, por exemplo, nos EUA. O povo lá parece mesmo fazer questão de respeitar a rainha!

A monarquia é meramente figurativa, no qual a rainha é chefe de Estado mas não de governo, prerrogativa que pertence ao Primeiro-Ministro.
Título: Re: Papa garante que o Universo não é o resultado da casualidade
Enviado por: Moro em 06 de Janeiro de 2011, 23:33:55
vê se a quantidade de livros e jornais que o Enio lê
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Contini em 07 de Janeiro de 2011, 09:53:57
No texto fala que a própria Igreja "Católica" - friso - aceita o gênesis como uma alegoria, quem entende do assunto, confere? Eles então aceitam a teoria da evolução?
Na época que eu fui católico, nenhum padre que eu conhecia contextava a TE. De uma maneira geral a educação de um padre é de melhor nível que a de um pastor. Nunca senti que eles ficassem desconfortáveis com essa e outras teorias científicas e no catecismo, tudo que era mais obviamente impossível na biblia era passado como uma alegoria.
Um padre me disse uma vez, não importando o que a ciencia descobrisse que deus estava por traz de tudo no final.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: André Luiz em 07 de Janeiro de 2011, 11:14:00
E quem esta por traz de deus?

 :hihi:
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Contini em 07 de Janeiro de 2011, 11:16:29
E quem esta por traz de deus?

 :hihi:
O Lusitano...
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Moro em 07 de Janeiro de 2011, 12:14:58
Se o papa disse que deus é responsável, está dito. Ele é infalível.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: EuSouOqueSou em 07 de Janeiro de 2011, 12:59:59
Sinceramente, acho que os céticos dão mais audiência ao papito do que os próprios cirstãos. Eu aposto que se qualquer um aqui perguntar a algum católico sobre o assunto desse tópico a resposta seria: o papa disse isso foi?
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: lusitano em 07 de Janeiro de 2011, 13:40:58
Caro - Contini

Citar
E quem esta por traz de deus?

++++++++++++++++++++++++++++

O Lusitano... :hihi:

Caríssimo: :arrow: Não me leve a mal, mas parece-me que você está a exagerar um bom bocado :!: :arrow: :)

Eu não sou o único deus, a bordo deste magnífico fórum: você também é, assim como todos os outros notáveis e divinos foristas, frequentadores e fãns deste extraordinário "clube céptico".

Não esqueça de um importantíssimo pormenor... Depois de Espinosa, e d'outros filósofos como ele, todos os naturalistas, "ateus" ou não, são absolutamente divinos.

Ademais, todos os descendentes de Alexandre & Hipácia, "Remo & Rómulo", César & Cleóptara, também o são... Isto em termos de paralogismo comparado e sócio-político-religiosa, mais ou menos filosófica, à boa maneira ocidental. :ideia:



 
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Contini em 07 de Janeiro de 2011, 13:53:37
Citar
Não me leve a mal, mas parece-me que você está a exagerar um bom bocado

Lusitano, eu estava só brincando com a sua definição de deus, mas de uma maneira simplista. Se te incomodou eu me desculpo.

Apesar de não gostar de discutir esses assuntos com voce, pelo que eu julgo ser uma certa falta de objetividade que eu preso em uma conversa, tenho que elogiar sua polidez e correção ao escrever.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: gilberto em 07 de Janeiro de 2011, 14:07:04
Na época que eu fui católico ...
Puxa Contini, vc já foi católico !?!?
Mas vc acreditava em deus mesmo? Ou era um católico mais por tradição familiar?
E a sua "conversão" para o satanismo, digo ateísmo, foi tranquila, ou vc teve que queimar muito neurônios?
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Geotecton em 07 de Janeiro de 2011, 14:08:43
Na época que eu fui católico ...
Puxa Contini, vc já foi católico !?!?
Mas vc acreditava em deus mesmo? Ou era um católico mais por tradição familiar?
E a sua "conversão" para o satanismo, digo ateísmo, foi tranquila, ou vc teve que queimar muito neurônios?

Acho que foi muito tranquila. Bastou queimar alguns padres e freiras. :biglol:
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Dragão Invisível em 07 de Janeiro de 2011, 14:12:21
Na época que eu fui católico ...
Puxa Contini, vc já foi católico !?!?
Mas vc acreditava em deus mesmo? Ou era um católico mais por tradição familiar?
E a sua "conversão" para o satanismo, digo ateísmo, foi tranquila, ou vc teve que queimar muito neurônios?

Acho que foi muito tranquila. Bastou queimar alguns padres e freiras. :biglol:

Uia, igual a minha! :biglol:

Quanto ao Papa, acho que vocês estão sendo maldosos com o velhinho de saia. Para os padrões da ICAR, ele foi até rápido em aceitar (em termos) a Teoria do Big Bang, se lembrarmos do tanto de tempo que a ICAR levou para perdoar Galileu, meros 400 anos...
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: gilberto em 07 de Janeiro de 2011, 14:22:26
Acho que foi muito tranquila. Bastou queimar alguns padres e freiras. :biglol:
Uia, igual a minha! :biglol:
Vcs não perdoam mesmo ...
É que me parece que ateus que já foram católicos tem mais motivos para não gostar da religião do que eu que sou ateu desde criancinha ... será que as crianças católicas tem alguma lembrança traumática dos tempos em que iam para a igreja ??? (desculpe mas não resisti a piadinha infame)
Mas falando sério agora, realmente me parece que ex religiosos dão mais ênfase nos erros das religiões do que ateus que nunca foram religiosos. O que vcs acham?
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Dragão Invisível em 07 de Janeiro de 2011, 14:29:34
Fui católico do tipo batizado apenas, nunca frequentei igreja ou fiz aquele montão de coisas que católicos fazem: crisma, catequese, etc. Então, acho que não posso falar que fui religioso algum dia.
De qualquer forma, não gosto de religiões e gosto de pegar no pé delas devido aos seus erros (deve ser por que não tenho deus no coração  :diabo:).
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: lusitano em 07 de Janeiro de 2011, 14:38:12
Caro - Contini

Citar
CitarNão me leve a mal, mas parece-me que você está a exagerar um bom bocado.

***********************************************************

Lusitano, eu estava só brincando com a sua definição de deus, mas de uma maneira simplista. Se te incomodou eu me desculpo.

Apesar de não gostar de discutir esses assuntos com voce, pelo que eu julgo ser uma certa falta de objetividade que eu preso em uma conversa, tenho que elogiar sua polidez e correção ao escrever.

Não estou nada aborrecido :!: :arrow: :) Antes pelo contrário... :ok: Só desejo relembrar-lhe, que somos todos divinos sem excepção alguma :!: :arrow: :ideia: Claro... Em termos de realismo fantástico e paralogismo comparado. :)
 
 
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Contini em 07 de Janeiro de 2011, 14:41:20
Na época que eu fui católico ...
Puxa Contini, vc já foi católico !?!?
Mas vc acreditava em deus mesmo? Ou era um católico mais por tradição familiar?
E a sua "conversão" para o satanismo, digo ateísmo, foi tranquila, ou vc teve que queimar muito neurônios?
Fui criado católico, Geo...
Mas eu sempre gostei de ciencias, e ia relativisando e caindo no deus das lacunas. Mas eu tambem gosto de geologia e história das civilizações... Então as lacunas foram se reduzindo. Passei um período entre a ciencia e a pseudo-ciencia, para não abrir mão de alguns conceitos pré-estipulados, "modifiquei" esses conceitos para não abandoná-los, foi uma fase Enio.
Daí foi o caminho, ate suave para quem sempre questionou: teísta para deísta, deísta para agnostico, agnóstico em transição... No fundo mudaram os questionamentos!
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: gilberto em 07 de Janeiro de 2011, 14:47:11
E vcs que são mais antigos aqui, sabem de algum caso de um religioso fervoroso que virou ateu?
Todos os ateus ex-religiosos que eu já conheci ou ouvi falar sempre foram mais questionadores e racionais como vcs.
Agora estou curioso, será que algum beato já virou ateu?  :diabo:
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Contini em 07 de Janeiro de 2011, 14:55:15
E vcs que são mais antigos aqui, sabem de algum caso de um religioso fervoroso que virou ateu?
Todos os ateus ex-religiosos que eu já conheci ou ouvi falar sempre foram mais questionadores e racionais como vcs.
Agora estou curioso, será que algum beato já virou ateu?  :diabo:

O gilberto, eu respondi sua pergunta como se fosse para o Geo, desculpe.

Quanto a sua questão, sei de pelo menos um que não era propriamente de uma religião formal, mas "se converteu", que é o Adriano.

Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: hymenoptera em 07 de Janeiro de 2011, 15:27:56
O que a igreja não faz para tentar não perder o seu poder,o papa nada mais é que senão um político.Isso é mais uma prova de deus não existe, sei que o argumento é velho mas se deus existisse o ser humano já saberia dessa e de outras teorias há mais de dois mil anos.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Enio em 07 de Janeiro de 2011, 21:44:19
Citar
Se o papa disse que deus é responsável, está dito. Ele é infalível.
Não, devemos questionar sim! Devemos questionar autoridades!  :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Enio em 07 de Janeiro de 2011, 21:47:49
Citar
Mas eu sempre gostei de ciencias, e ia relativisando e caindo no deus das lacunas. Mas eu tambem gosto de geologia e história das civilizações... Então as lacunas foram se reduzindo. Passei um período entre a ciencia e a pseudo-ciencia, para não abrir mão de alguns conceitos pré-estipulados, "modifiquei" esses conceitos para não abandoná-los, foi uma fase Enio. Daí foi o caminho, ate suave para quem sempre questionou: teísta para deísta, deísta para agnostico, agnóstico em transição... No fundo mudaram os questionamentos!
Depende. Talvez para você isso tenha sido uma fase... Mas pode ser que para mim seja o fim. Cada um com seus conceitos!

Essa fase de teísta para deísta, este para agnóstico e assim para ateu não é regra geral, e isso nem tem a ver com o grau de inteligência. É mais uma questão de cada indivíduo buscar para si o sentido das coisas, além disso ter também influência social. Mas na maioria das vezes torna-se ateu ou religioso por opção pessoal, e não à força pelo próximo.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Enio em 08 de Janeiro de 2011, 10:52:42
Citar
O que a igreja não faz para tentar não perder o seu poder,o papa nada mais é que senão um político. Isso é mais uma prova de deus não existe, sei que o argumento é velho mas se deus existisse o ser humano já saberia dessa e de outras teorias há mais de dois mil anos.
Isso está só mais para um argumento do que prova propriamente dita. Pode ser que este deus seja nada mais do que uma força desconhecida, não uma entidade. No sentido de deus ser entidade religiosa, percebi que este não poderia existir, mas como uma força primária, é bem provável.

Argumentos com base no antropocentrismo (na realidade do homem) sobre a existência de deus não me são válidos. Ou seja, não me importa se as religiões são criação da mente humana, isso não me diz nada sobre a existência de uma força primária. Nem sobre a existência da alma. Dizer que a alma é uma idéia inventada pelo homem não me diz respeito à real existência dela.

Portanto argumentos sobre a existência ou não, de qualquer coisa que seja, unicamente pela realidade do homem, não significa nada para mim. Pode significar quanto à forma do que o homem acredita, mas não da essência do que este acredita.

Por exemplo, se alguém chega e me diz que Deus é uma entidade pensante porque nós somos assim, isso não me diz nada. Aliás, acho que é o contrário do que muitos espiritualistas afirmam por aí!

Não sabemos nada sobre este deus. Não percebem que tudo está só envolto de argumentos? Até eu mesmo tenho os meus argumentos sobre o que seria isso, com base no meu entendimento sobre tal (sobre o que as pessoas falam sobre isso, comparando com os diversos conceitos científicos). Mas não um verdadeiro saber oculto ou especial, nada disso! É tudo questão de interpretação!

Não podemos dizer com certeza se esse deus existe ou não. Só podemos argumentar no máximo. Nesse aspecto, sou agnóstico. Os meus argumentos apontam para a existência de tal, porém de uma forma bem menos religiosa, e com base no que sabemos sobre o universo. Mas são só argumentos, não um saber definitivo obtido por "revelação". Até eu mesmo de vez em quando digo: Se este deus existir...

Eu nunca tive experiência mediúnica, portanto, quanto à existência da vida pós morte, só posso argumentar, e não determinar. Já, no caso de premonição, isso já determino, pois tive tal experiência de verdade. E até me baseio na experiência para explicar a essência da premonição.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Moro em 08 de Janeiro de 2011, 10:54:57
vou tentar resumir de novo..

não falou nada essa vez.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Adriano em 08 de Janeiro de 2011, 11:06:05
Eu nunca tive experiência mediúnica, portanto, quanto à existência da vida pós morte, só posso argumentar, e não determinar. Já, no caso de premonição, isso já determino, pois tive tal experiência de verdade. E até me baseio na experiência para explicar a essência da premonição.

Ele disse novamente que fez uma premonição e que teve esta "experiência de verdade" e é com certeza, baseado neste fanatismo dogmático que ele desenvolve o proselitismo dele  :biglol:

O que tem a ver a evidência anedótica com o assunto do tópico?  :confuso:
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Enio em 08 de Janeiro de 2011, 12:18:04
Não é fanatismo dogmático, é produto de uma experiência.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Moro em 08 de Janeiro de 2011, 12:23:01
se você tivesse lido algo do que foi postado, iria entender porque não podemos levar a experiência em consideração nessas questões. Como você não lê e é apenas um troll verborrágico, vai ficar falando a mesma merda por mais 2.000 posts.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Adriano em 09 de Janeiro de 2011, 19:20:53
Não é fanatismo dogmático, é produto de uma experiência.
Com certeza é uma grande experiência de alto valor significativo para a sua vida pessoal. Isto está claro. Mas o que esta experiência produziu para além da sua subjetividade pessoal é o que podemos determinar como o nada absoluto. A não ser na viagem de outros recantos cibernéticos com baixa performance em críticidade, como os que você participa.   :histeria:
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Enio em 09 de Janeiro de 2011, 19:37:25
Não lhe significa nada se muitas pessoas tivessem esta experiência? E se todos tivessem estas experiências, isso seria considerado no meio acadêmico? Será que o fato de, pelo motivo de nem todo ser humano poder vivenciar estas experiências, que elas tenham que ser descartadas? Poderia-se sim questionar a forma como o indivíduo percebe a experiência, mas, como elas ocorrem em certas pessoas, então, em essência, elas existem, apesar de não para todos.

Nem todo ser humano é igual em certos aspectos. Cada indivíduo é único em certos aspectos.

Por exemplo, no caso de uma vidência, cada um vai experimentá-la de uma forma diferente, porém haveria algo de comum em todas estas pessoas que tem tais vidências. Seja isso uma doença ou um dom ou mutação dada pela natureza (genes).

(Talvez para o Agnóstico este seja o primeiro dos 2000 futuros posts de merda verborrágica).  ::)  :hehe:
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Contini em 10 de Janeiro de 2011, 09:31:55
Citar
Não é fanatismo dogmático, é produto de uma experiência.
Fanatismos dogmáticos geralmente são a interpretação equivocada de uma "experiencia", baseada em uma pré-comcepção e falta de um método de análise, exatamente como no seu caso.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Contini em 10 de Janeiro de 2011, 09:38:17
Citar
Não lhe significa nada se muitas pessoas tivessem esta experiência? E se todos tivessem estas experiências, isso seria considerado no meio acadêmico?
Não, continuaria sendo evidencia anedótica. Voce está cometendo a falácia do apelo ao numero. Se milhões acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa não vai deixar de ser estúpida.

Será que o fato de, pelo motivo de nem todo ser humano poder vivenciar estas experiências, que elas tenham que ser descartadas? Poderia-se sim questionar a forma como o indivíduo percebe a experiência, mas, como elas ocorrem em certas pessoas, então, em essência, elas existem, apesar de não para todos.

Citar
Nem todo ser humano é igual em certos aspectos. Cada indivíduo é único em certos aspectos.
Por isso a importancia de um métoido imparcial, e não o seu "método" de ignorar fatos e não deixar de acreditar em bobagens místicas.

Citar
Por exemplo, no caso de uma vidência, cada um vai experimentá-la de uma forma diferente, porém haveria algo de comum em todas estas pessoas que tem tais vidências. Seja isso uma doença ou um dom ou mutação dada pela natureza (genes).
Putz... que confuso! Bom, de qualquer forma voce está confundindo evidencia com experiencia, erro muito comum em quem não entende o básico do processo científico

Citar
(Talvez para o Agnóstico este seja o primeiro dos 2000 futuros posts de merda verborrágica).
O Agnostico usou um tom um tanto ácido, mas ele está partindo da observação do histórico de seus posts. E realmente, até agora foram só posts muito prolixos, sem conteúdo e carregados de achismos...
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Enio em 10 de Janeiro de 2011, 10:48:44
Eu não estou falando aqui de ciência, mas a respeito das experiências evidenciadas por cada indivíduo. A ciência não se baseia em experiências, mas em análises, evidências tangíveis. Como assim, ignorar fatos? Eu não ignoro os fatos científicos, apenas a forma como o ateu ou cético vê o mundo, mas não as descobertas científicas. Só ignoro a forma como certas pessoas vêem estes fatos por uma visão reducionista das coisas.


Citar
Voce está cometendo a falácia do apelo ao numero. Se milhões acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa não vai deixar de ser estúpida.
Eu não estou afirmando que quanto mais pessoas acreditam em algo, mais isso se torna verdade. Eu perguntei se, pelo fato de todo ser humano ver tal experiência como uma verdade incontestável, assim como as coisas que percebe no ambiente, se isso já não seria automaticamente aceito como verdadeiro.

Citar
Fanatismos dogmáticos geralmente são a interpretação equivocada de uma "experiencia", baseada em uma pré-comcepção e falta de um método de análise, exatamente como no seu caso.
Mas, no caso da premonição, de fato eu já tinha em mente certos fatos que coincidiram perfeitamente com os fatos ocorridos. Não teria como o meu cérebro poder saber de um acontecimento futuro, mas isto de fato aconteceu, só falta saber explicar como. E achei uma forma de explicar mas sem isto aniquilar o livre arbítrio.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Contini em 10 de Janeiro de 2011, 10:57:32
Citar
Eu não estou falando aqui de ciência, mas a respeito das experiências evidenciadas por cada indivíduo
 A ciência não se baseia em experiências, mas em análises, evidências tangíveis. Como assim, ignorar fatos?
Voce ignora, quando eles não corroboram sua visão mistica das coisas.

Citar
Eu não ignoro os fatos científicos, apenas a forma como o ateu ou cético vê o mundo,
A ciencia é cética, então voce ignora a ciencia.
Citar
mas não as descobertas científicas.
apenas força a interpretação quemais lhe agrada, mesmo ela não tendo lugar, e esqueçe da ciencia quando ela não colabora com sua crença.

Citar
Só ignoro a forma como certas pessoas vêem estes fatos por uma visão reducionista das coisas.
Faz bem, mas voce deveria rever então sua visão, ela é reducionista, haja visto que é baseada em dogmas.
O método científico seria um bom modo de voce não cair nessa cilada.


Citar
Eu não estou afirmando que quanto mais pessoas acreditam em algo, mais isso se torna verdade. Eu perguntei se, pelo fato de todo ser humano ver tal experiência como uma verdade incontestável, assim como as coisas que percebe no ambiente, se isso já não seria automaticamente aceito como verdadeiro.
Não, cogitar isso seria um apelo ao numero. Se milhões de pessoas acreditam em uma bobagem ela continua sendo uma bobagem.

Citar
Mas, no caso da premonição, de fato eu já tinha em mente certos fatos que coincidiram perfeitamente com os fatos ocorridos. Não teria como o meu cérebro poder saber de um acontecimento futuro, mas isto de fato aconteceu, só falta saber explicar como.
Fácil, esse tipo de ilusão já foi discutido aqui. Pesquise por premonição e verá exelentes contribuições de vários foristas, principalmente o Gigaview, desmistificando essa crença.

Citar
E achei uma forma de explicar mas sem isto aniquilar o livre arbítrio.
Essa ilusão de livre-arbítreo tambem já foi discutida aqui. E sua forma de explicar  é tão boa quanto a de qualquer um, desde que tenha evidencias de verdade, e não aquele papo exotérico que comprovadamente não leva a nada.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Geotecton em 10 de Janeiro de 2011, 10:59:09
Eu não estou falando aqui de ciência, mas a respeito das experiências evidenciadas por cada indivíduo. A ciência não se baseia em experiências, mas em análises, evidências tangíveis. Como assim, ignorar fatos? Eu não ignoro os fatos científicos, apenas a forma como o ateu ou cético vê o mundo, mas não as descobertas científicas. Só ignoro a forma como certas pessoas vêem estes fatos por uma visão reducionista das coisas.

Uma das funções do método científico é a de eliminar a influência da "experiência pessoal" e substituí-la por um processo que seja reproduzível por todos em qualquer lugar. Ou seja, aumenta a confiabilidade no resultado.

Se o uso do método científico não lhe apraz, então ignore-o, mas se voce quer manter um diálogo proveitoso com esta comunidade, não substitua-o por sua visão de mundo e suas experiências, pois elas não tem validade como realidade objetiva.


Citação de: Contini
Voce está cometendo a falácia do apelo ao numero. Se milhões acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa não vai deixar de ser estúpida.
Eu não estou afirmando que quanto mais pessoas acreditam em algo, mais isso se torna verdade. Eu perguntei se, pelo fato de todo ser humano ver tal experiência como uma verdade incontestável, assim como as coisas que percebe no ambiente, se isso já não seria automaticamente aceito como verdadeiro.

É uma "verdade pessoal". Somente isto.

Ela não tem validade para ser estendida como uma "verdade" da realidade objetiva, pois para isto tem de passar pelo crivo da Ciência.


Citação de: Contini
Fanatismos dogmáticos geralmente são a interpretação equivocada de uma "experiencia", baseada em uma pré-concepção e falta de um método de análise, exatamente como no seu caso.
Mas, no caso da premonição, de fato eu já tinha em mente certos fatos que coincidiram perfeitamente com os fatos ocorridos. Não teria como o meu cérebro poder saber de um acontecimento futuro, mas isto de fato aconteceu, só falta saber explicar como. E achei uma forma de explicar mas sem isto aniquilar o livre arbítrio.

Voce acha que aconteceu. Assim como centenas de outros que já relataram experiência semelhante.

Mas ninguém conseguiu evidenciar este "fato" perante a Ciência.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: uiliníli em 10 de Janeiro de 2011, 13:29:30
Deus é responsável pelo Big Bang? Interessante, Herr Ratzinger, mas no momento eu estou mais interessado que o senhor diga quem é responsável pelo estupro de crianças por membros da Igreja.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Spitfire em 10 de Janeiro de 2011, 14:49:37
Deus é responsável pelo Big Bang? Interessante, Herr Ratzinger, mas no momento eu estou mais interessado que o senhor diga quem é responsável pelo estupro de crianças por membros da Igreja.

Segundo o próprio a culpa é do secularismo...  ::)
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Adriano em 10 de Janeiro de 2011, 22:23:30
Eu não estou falando aqui de ciência, mas a respeito das experiências evidenciadas por cada indivíduo.
O ceticismo é justamente para duvidar destes casos individuais (evidências anedóticas) e coletivos (religiões) que exigem respeito apenas por acreditarem que estão com a razão.

Citar
Voce está cometendo a falácia do apelo ao numero. Se milhões acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa não vai deixar de ser estúpida.
Eu não estou afirmando que quanto mais pessoas acreditam em algo, mais isso se torna verdade. Eu perguntei se, pelo fato de todo ser humano ver tal experiência como uma verdade incontestável, assim como as coisas que percebe no ambiente, se isso já não seria automaticamente aceito como verdadeiro.
Isso é chamado de pseudo-ciência, de religiosidade, mesmo que a crença compartilhada seja pela internet, livros ou instituições (ongs pseudo-ciêntíficas, igrejas).

Citar
Fanatismos dogmáticos geralmente são a interpretação equivocada de uma "experiencia", baseada em uma pré-comcepção e falta de um método de análise, exatamente como no seu caso.
Mas, no caso da premonição, de fato eu já tinha em mente certos fatos que coincidiram perfeitamente com os fatos ocorridos. Não teria como o meu cérebro poder saber de um acontecimento futuro, mas isto de fato aconteceu, só falta saber explicar como. E achei uma forma de explicar mas sem isto aniquilar o livre arbítrio.
Você não entende nada de cérebro e apenas achou uma maneira de se enganar. Mas não insista em enganar os outros apenas por acreditar que está correto. Estude mais sobre cérebro e neurociêncas e vai encontrar termos e explicações mais precisas do que ocorreu. Ou então permaneça no presídio-arbítrio no qual está condenado.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Irracionalista em 11 de Janeiro de 2011, 00:55:31
Citar
Faz tempo. Desde a década de 50 que eles começaram gradativamente a aceitar a evolução.

Antes, na verdade. É possível ver em um artigo da Old Catholic Encyclopedia (http://www.newadvent.org/cathen/05654a.htm) de 1913 que a Igreja Católica (na verdade, autores ligados à Igreja) não tinha lá muitos problemas com tal idéia - ela aceitava quase todo o "pacote darwinista", excetuando aquilo que se espera como Deus "criou a vida" e a alma humana foi dada por Deus. Levando em conta o cenário da época (isso foi antes da(s) "Síntese Darwinista" entre Genética, Ecologia e Biologia Evolutiva), era uma postura incrivelmente avançada (e que se manteve assim, salvo um ou outro flerte com o Design Inteligente).
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: uiliníli em 14 de Janeiro de 2011, 18:51:44
Estou surpreso pelo resultado provisório desta enquete que vi na Folha.com (http://polls.folha.com.br/poll/1100601/results):

Citar
06/01/2011 - 15h16
Religião x Ciência
Você concorda com as declarações recentes feitas pelo papa Bento 16 sobre a origem do Universo?

    * O seu voto foi registrado. Obrigado pela participação.
   
46%                           Sim
1.897 votos
       
54%                           Não 
2.183 votos

Total: 4.080 votos   
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Baphomet em 14 de Janeiro de 2011, 20:04:34
Citar
Estou surpreso pelo resultado provisório desta enquete que vi na Folha.com (http://polls.folha.com.br/poll/1100601/results):
...
Você concorda com as declarações recentes feitas pelo papa Bento 16 sobre a origem do Universo?

46%                           Sim
1.897 votos
       
54%                           Não 
2.183 votos

É... As fantasias estão perdendo espaço aos poucos... Eu já não fico surpreso.
Um dia, essa gente vai acabar falando para as paredes... Dando bom dia aos cavalos, como se diz por aqui...
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Mister B em 14 de Janeiro de 2011, 20:42:09
E vcs que são mais antigos aqui, sabem de algum caso de um religioso fervoroso que virou ateu?
Todos os ateus ex-religiosos que eu já conheci ou ouvi falar sempre foram mais questionadores e racionais como vcs.
Agora estou curioso, será que algum beato já virou ateu?  :diabo:
Gilberto, eu fui religioso fervoroso (vade-retro :D). Ia em Encontro de Jovens com Cristo, acreditava muito, ia na missa, Treinamento de Liderança Cristã, trabalhei em pastoral... Era o típico jovem que todos admiravam na Igreja. Mas meus pais erraram numa coisa: compraram livros de ciência.

Brincadeiras à parte, eu cheguei a defender o criacionismo nas aulas (tá, eu tinha 10 anos), e isso me dá muito vergonha hoje em dia. Por volta dos 20 e poucos comecei a ler e estudar cada vez mais. Fiz faculdade de jornalismo (antro de ateus) e as perguntas eram tão contundentes quanto a fé e a religião que não teve como. Tinha um professor de ética que detonou o livre arbítrio em uma das aulas. Não deu, não tinha como acreditar mais naquilo.

Passei pelas fases que o Contini fala também. Fui um cristão ecumênico (daqueles que diz: "o Deus de todas as religiões é o mesmo, só muda a maneira que ele se expressa para os diferentes povos), deísta, agnóstico e ateu.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Geotecton em 14 de Janeiro de 2011, 21:36:53
[...]
Brincadeiras à parte, eu cheguei a defender o criacionismo nas aulas (tá, eu tinha 10 anos), e isso me dá muito vergonha hoje em dia.
[...]

Isto não é motivo de vergonha por dois motivos.

O primeiro é por causa da tenra idade, voce não tinha conhecimento e nem espírito crítico para defender outra posição.

O segundo é que apesar da sua tenra idade voce já era capaz de defender uma idéia, ainda que fosse baseada em doutrinação e ideologia, sem base empírica.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Mister B em 14 de Janeiro de 2011, 22:29:54
[...]
Brincadeiras à parte, eu cheguei a defender o criacionismo nas aulas (tá, eu tinha 10 anos), e isso me dá muito vergonha hoje em dia.
[...]

Isto não é motivo de vergonha por dois motivos.

O primeiro é por causa da tenra idade, voce não tinha conhecimento e nem espírito crítico para defender outra posição.

O segundo é que apesar da sua tenra idade voce já era capaz de defender uma idéia, ainda que fosse baseada em doutrinação e ideologia, sem base empírica.

Obrigado Geotecton. Sinto-me realmente melhor depois de ler sua resposta. :)
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Hold the Door em 14 de Janeiro de 2011, 22:36:35
Citar
Faz tempo. Desde a década de 50 que eles começaram gradativamente a aceitar a evolução.

Antes, na verdade. É possível ver em um artigo da Old Catholic Encyclopedia (http://www.newadvent.org/cathen/05654a.htm) de 1913 que a Igreja Católica (na verdade, autores ligados à Igreja) não tinha lá muitos problemas com tal idéia - ela aceitava quase todo o "pacote darwinista", excetuando aquilo que se espera como Deus "criou a vida" e a alma humana foi dada por Deus. Levando em conta o cenário da época (isso foi antes da(s) "Síntese Darwinista" entre Genética, Ecologia e Biologia Evolutiva), era uma postura incrivelmente avançada (e que se manteve assim, salvo um ou outro flerte com o Design Inteligente).
Interessante, não conhecia essa referência.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Geotecton em 14 de Janeiro de 2011, 22:44:57
[...]
Brincadeiras à parte, eu cheguei a defender o criacionismo nas aulas (tá, eu tinha 10 anos), e isso me dá muito vergonha hoje em dia.
[...]

Isto não é motivo de vergonha por dois motivos.

O primeiro é por causa da tenra idade, voce não tinha conhecimento e nem espírito crítico para defender outra posição.

O segundo é que apesar da sua tenra idade voce já era capaz de defender uma idéia, ainda que fosse baseada em doutrinação e ideologia, sem base empírica.

Obrigado Geotecton. Sinto-me realmente melhor depois de ler sua resposta. :)

Eu presenciei muitos casos de crianças em condições semelhantes, resultado de uma intensa doutrinação por parte de membros de igrejas e sob total conhecimento e consentimento dos pais.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Geotecton em 14 de Janeiro de 2011, 22:57:41
Citação de: Angelo Melo
Faz tempo. Desde a década de 50 que eles começaram gradativamente a aceitar a evolução.
Antes, na verdade. É possível ver em um artigo da Old Catholic Encyclopedia (http://www.newadvent.org/cathen/05654a.htm) de 1913 que a Igreja Católica (na verdade, autores ligados à Igreja) não tinha lá muitos problemas com tal idéia - ela aceitava quase todo o "pacote darwinista", excetuando aquilo que se espera como Deus "criou a vida" e a alma humana foi dada por Deus. Levando em conta o cenário da época (isso foi antes da(s) "Síntese Darwinista" entre Genética, Ecologia e Biologia Evolutiva), era uma postura incrivelmente avançada (e que se manteve assim, salvo um ou outro flerte com o Design Inteligente).
Interessante, não conhecia essa referência.

O "segredo" do suposto avanço da ICAR está na parte em negrito. A TE foi acolhida por uma parte significativa do meio pensante católico, científico ou não, mas sem apoio oficial da ICAR. Isto veio a ocorrer somente a partir dos anos 50 (eu não lembro o nome da encíclica), deixando claro que a alma era colocada diretamente nos homens por deus.

Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Hold the Door em 14 de Janeiro de 2011, 23:42:57
Isto veio a ocorrer somente a partir dos anos 50 (eu não lembro o nome da encíclica), deixando claro que a alma era colocada diretamente nos homens por deus.
O nome da encíclica é Humanis Generis, promulgada pelo papa Pio XII em 1950.
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Geotecton em 14 de Janeiro de 2011, 23:46:14
Isto veio a ocorrer somente a partir dos anos 50 (eu não lembro o nome da encíclica), deixando claro que a alma era colocada diretamente nos homens por deus.
O nome da encíclica é Humanis Generis, promulgada pelo papa Pio XII em 1950.

 :ok:
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Baphomet em 15 de Janeiro de 2011, 11:24:58
Obrigado Geotecton. Sinto-me realmente melhor depois de ler sua resposta. :)
Fique tranquilo!
Muitos aqui, como eu por exemplo, tiveram uma trajetória muito parecida com a sua. Isso não é vergonha nenhuma. São as circunstâncias...
Título: Re: Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Irracionalista em 15 de Janeiro de 2011, 11:46:38
Citar
O "segredo" do suposto avanço da ICAR está na parte em negrito. A TE foi acolhida por uma parte significativa do meio pensante católico, científico ou não, mas sem apoio oficial da ICAR. Isto veio a ocorrer somente a partir dos anos 50 (eu não lembro o nome da encíclica), deixando claro que a alma era colocada diretamente nos homens por deus.

O que não há nada de estranho em não haver "apoio oficial" ou "endosso" já que ao redor de 1900 até 1920,  a explicação darwinista da evolução era contestada por pesquisadores hoje chamados chamados "mutacionistas" (a primeira geração de geneticistas, como DeVrie e Bateson), além de haver objeções vindas tanto de embriologistas e mesmo químicos vitalistas - e demorou um bom tempo até que a maioria das objeçõs fosse satisfatoriamente respondidas por biólogos evolutivos. Curiosamente, a Humanis Generis foi publicada não muito depois do final da(s) Síntese(s) Darwinista(s), que aconteceram no começo dos anos 40.
Título: Re:Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Geotecton em 10 de Julho de 2018, 18:54:17
Citar
Faz tempo. Desde a década de 50 que eles começaram gradativamente a aceitar a evolução.
Antes, na verdade. É possível ver em um artigo da Old Catholic Encyclopedia (http://www.newadvent.org/cathen/05654a.htm) de 1913 que a Igreja Católica (na verdade, autores ligados à Igreja) não tinha lá muitos problemas com tal idéia - ela aceitava quase todo o "pacote darwinista", excetuando aquilo que se espera como Deus "criou a vida" e a alma humana foi dada por Deus. Levando em conta o cenário da época (isso foi antes da(s) "Síntese Darwinista" entre Genética, Ecologia e Biologia Evolutiva), era uma postura incrivelmente avançada (e que se manteve assim, salvo um ou outro flerte com o Design Inteligente).

Revendo este tópico, deparei-me com esta postagem do forista Irracionalista, que infelizmente 'sumiu' do fórum.

No link indicado por ele, percebe-se claramente que o autor, um católico, tenta 'fracionar' a TE para acomoda-la com os dogmas de sua crença, e acaba por trazer argumentos ridículos como este:

Citar
[...]
Natural science, moreover, has proved that spontaneous generation—i.e. the independent genesis of a living being from non-living matter—contradicts the facts of observation. For this reason the theistic theory of evolution postulates an intervention on the part of the Creator in the production of the first organisms. When and how the first seeds of life were implanted in matter, we, indeed, do not know. The Christian theory of evolution also demands a creative act for the origin of the human soul, since the soul cannot have its origin in matter. The atheistic theory of evolution, on the contrary, rejects the assumption of a soul separate from matter, and thereby sinks into blank materialism.

acusando os ateus de adaptarem a TSE para sustentar uma base filosófica materialista, com o fim de negar a "origem da alma humana" e a "existência e necessidade de um criador sobrenatural".

E ainda afirma que a "ciência natural (sic) provou que a geração espontânea contradiz os fatos da observação". Isto é um claro sinal de ignorância ou mau-caratismo, dado que a hipótese da "geração espontânea", tal qual foi concebida, já foi a muito abandonada (mais de 130 anos).

Mas a abiogênese química continua sendo a única hipótese científica plausível.
Título: Re:Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Enviado por: Fernando Silva em 11 de Julho de 2018, 07:13:35
E ainda afirma que a "ciência natural (sic) provou que a geração espontânea contradiz os fatos da observação". Isto é um claro sinal de ignorância ou mau-caratismo, dado que a hipótese da "geração espontânea", tal qual foi concebida, já foi a muito abandonada (mais de 130 anos).
Os crentes adoram citar Pasteur como prova de que a vida não surge do nada, esquecendo-se de que não se pode comparar o que aconteceu dentro de um frasco selado e esterilizado, durante um período de algumas semanas ou meses, com o que aconteceu num planeta vagando pelo espaço, ao longo de bilhões de anos.

Seleção de fatos isolados e convenientes enquanto ignora um universo de fatos.

Cada milímetro que a ciência avança é um milímetro que a religião tem que recuar. A crença sobrevive no espaço ainda não explorado pela ciência.