Mensagens Recentes

Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 ... 10
11
Laicismo, Política e Economia / Re:Por que NÃO VOTAR no Ciro Gomes?
« Última Mensagem: por Gauss Online Ontem às 22:38:41 »
Sobre o termo fascismo, que termo seria mais adequado para se referir a ditaduras anti-comunistas da guerra fria, como a ditadura militar brasileira, Pinochet, Salazar e outras?
Salazar subiu ao poder bem antes da Guerra Fria e é claramente um governo fascista.

Pinochet tinha um regime autoritário e militarista no campo político, mas era extremamente liberal no âmbito econômico, com poucas manifestações nacionalistas neste campo, e também não era etnocêntrico, o que seriam características cruciais do Fascismo.

O Regime Militar Brasileiro era nacionalista em todos os campos e relativamente autoritário, mas é exagero chamar de "Fascismo".

Um governo autoritário de Direita não é necessariamente Fascista. Na maior parte das vezes não o são.

O correto seria considerar Fascistas regimes e movimentos que claramente os são.

Mussolini na Itália, Hitler na Alemanha, Salazar em Portugal, Franco na Espanha. E o 'Fascismo Light' de Perón e Vargas na AL, Chiang Kai-Shek na China nacionalista.... Le Pen, Berlusconi...

Mas o termo "fascismo" é utilizado de maneria pejorativa, como "comunismo" também o é, o que tira a credibilidade de um debate sério.
12
Laicismo, Política e Economia / Re:Por que NÃO VOTAR no Ciro Gomes?
« Última Mensagem: por Buckaroo Banzai Online Ontem às 22:38:24 »
Citar
https://en.wikipedia.org/wiki/Augusto_Pinochet#Accusations_of_fascism

[...]

However, he and his government are generally excluded from academic typologies of fascism.[96][97][98][99] Roger Griffin included Pinochet in a group of pseudo-populist despots distinct from fascism and including the likes of Saddam Hussein, Suharto, and Ferdinand Marcos. He argues that such regimes may be considered populist ultra-nationalism but lack the rhetoric of national rebirth, or palingenesis, necessary to make them conform to the model of palingenetic ultranationalism.[96] Robert Paxton meanwhile compared Pinochet's regime to that of Mobutu Sese Seko in the former Zaire (now Democratic Republic of the Congo), arguing that both were merely client states that lacked popular acclaim and the ability to expand. He further argued that had Pinochet attempted to build true fascism, the regime would likely have been toppled or at least been forced to alter its relationship to the United States.[97] Anna Cento Bull also excluded Pinochet from fascism, although she has argued that his regime belongs to a strand of Cold War anti-communism that was happy to accommodate neo-fascist elements within its activity.[98]

World Fascism: a Historical Encyclopedia notes that "Although he was authoritarian and ruled dictatorially, Pinochet's support of neoliberal economic policies and his unwillingness to support national businesses distinguished him from classical fascists."[100]

Historian Gabriel Salazar stated that Pinochet's establishment cult of personality around him was a fascist tactic:

Citar
It is notable that in all the declarations of Pinochet's men, nobody has mentioned the creators of the new Chilean society and state, I haven't heard anybody mention Jaime Guzmán, Carlos Cáceres, Hernán Büchi, Sergio de Castro. There is no mention of the true brains, or that the whole of the armed forces were involved in this, in dirty and symbolic tasks. Everything is embodied in Pinochet, it's very curious that figures of the stature of Büchi are immolated before the figure of Pinochet, in what is to me a fascist rite, give everything to the Führer, "I did it, but ultimately it was him".[90]



Então, quando esquerdistas acusarem Bolsonaro de fascista, lembrem-se de corrigi-los lembrando que sua posição como subordinado aos EUA descaracteriza essa classificação.



13
A pesquisa pode ser absolutamente perfeita e ainda assim "errar", já que não é literalmente a previsão dos votos, que podem ainda mudar.

Nos EUA ainda teve a particularidade de ter sido a quarta de quatro instâncias históricas de perda de eleição apesar da maioria devotos, um número bem pequeno poderia ter alterado isso. E lá ainda há o problema de políticas de supressão de votos.
14
Papo Furado / Re:Melhores Vídeos da Internet
« Última Mensagem: por Buckaroo Banzai Online Ontem às 22:21:31 »
https://youtu.be/zhG1dvcJ6Ew

Muito bom o trabalho de pe. Quevedo desmistisficando os falsos milagres, de maneira entretiva.
15
Laicismo, Política e Economia / Re:Imagens políticas
« Última Mensagem: por Buckaroo Banzai Online Ontem às 22:17:48 »
16
Laicismo, Política e Economia / Re:Bolsonaro
« Última Mensagem: por Buckaroo Banzai Online Ontem às 22:10:40 »
Porque o Paulo Guedes está correndo de sabatinas? Especialmente aquelas onde há os outros economistas dos outros candidatos? Recomendacao do Bolsonaro, ou algum despreparo para lidar com as certas críticas que serao feitas?

No MyNews comentaram algo nas linhas de que querem evitar vir a tona mais divergências entre Bolsolula e Guedes.
17
Laicismo, Política e Economia / Re:Por que NÃO VOTAR no Ciro Gomes?
« Última Mensagem: por Chico Online Ontem às 22:05:14 »
O sistema sindical brasileiro de fato está ficando cada vez menos corporativista. A Reforma Trabalhista é um exemplo disso, que pôs fim ao imposto sindical obrigatório (algo que não existe na maioria dos outros países). Mas ainda existe a unicidade sindical, por exemplo.

https://osvaldoeliasmigueis.jusbrasil.com.br/artigos/340373785/influencias-do-corporativismo-no-direito-sindical-brasileiro-no-decorrer-da-historia-e-nos-dias-atuais

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7951
Pois é, ainda tem algumas coisas para resolver.
Um problema grande que vejo é sindicatos apoiando partido político e sem transparência (não presta conta). Isso faz a corrupção rolar solta.

Em relação aos pontos da reforma trabalhista que fala de negociação entre patão e trabalhador, eu não tenho opinião a respeito. O problema é que uma lei universal não é adequada a todos os casos. Existem empresas boas e empresas ruins e essa reforma beneficia trabalhadores em algumas empresas e prejudica trabalhadores de outras empresas. Talvez o fortalecimento de sindicatos ajude as negociações ficarem favoráveis ao trabalhador, mas com corrupção fica difícil.



Sobre o termo fascismo, que termo seria mais adequado para se referir a ditaduras anti-comunistas da guerra fria, como a ditadura militar brasileira, Pinochet, Salazar e outras?



Outra coisa boa que vejo no Ciro é a preocupação que ele tem com a educação e com a industrialização. Naturalmente educação é o pré-requisito. E industrialização é o que é necessário para combater a pobreza, porque a prosperidade vem da tecnologia. O problema é a falta de um ambientalista para moderar, porque a vice dele é terrível.
18
Laicismo, Política e Economia / Re:Bolsonaro
« Última Mensagem: por Arcanjo Lúcifer Online Ontem às 22:03:26 »
E então vem a ministra dizendo que em 22 anos de uso nunca houve uma fraude comprovada, mas comprovar fraude como se não existe um registro físico para comparação com os dados digitais e número de eleitores inscritos na seção?

Tenho 250 eleitores na seção no dia da votação ,  então tenho que ter 250 registros digitais, 250 votos impressos e 250 assinaturas no livro de presença.

Simples assim.



19
Ao contrário do que normalmente se critica, o maior problema de pesquisas eleitorais é mais metodológico do que do tamanho das amostras. 2000-3000 mil pessoas é visto como "pouco" e é usado como argumento, mas esse número é estatisticamente razoável. Instabilidade da opniao pública e problemas nas perguntas e demografia consultada como diz o vídeo do Átila sao realmente problemas que as pesquisas tem. Além do mais, no caso dos Estados Unidos, onde há voto facultativo, pesquisar podem causar distorcoes na populacao ativa para votar. Como eu disse em outro tópico, é possível argumentar que as estimativas de vitória de 98% da Hillary criou uma sensacao de falsa calmaria para os eleitores dela, podendo ficar desmotivadas a votar.
20
Papo Furado / Re:Melhores Vídeos da Internet
« Última Mensagem: por Arcanjo Lúcifer Online Ontem às 21:38:03 »
O cara do segundo vídeo é bom no negócio, não é qualquer um que consegue fazer um trabalho assim.
Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 ... 10
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!