Autor Tópico: Bruxelas inaugura 'maior' exposição de Da Vinci  (Lida 7745 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.329
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Bruxelas inaugura 'maior' exposição de Da Vinci
« Online: 17 de Agosto de 2007, 20:54:15 »
Bruxelas inaugura 'maior' exposição de Da Vinci; veja fotos
 
Bruxelas receberá neste sábado o que está sendo anunciada como "a maior e mais completa exposição já realizada" sobre o ícone do Renascimento italiano, Leonardo da Vinci.

Leonardo da Vinci: o gênio europeu é mais um dos eventos culturais patrocinados em 2007 pela União Européia em comemoração aos 50 anos da assinatura do Tratado de Roma, que lançou as bases para a formação do bloco.

"Da Vinci é uma personalidade que ultrapassa normas e o tempo. Com um espírito que toca a todos e métodos revolucionários, marcou sua época, mas continua a marcar a humanidade com sua modernidade e seu gênio precursor”, afirma Carlo Pedretti, um dos curadores da exposição.

"Será a primeira e única vez que todas as suas maiores obras estarão reunidas em um mesmo lugar."

O lugar em questão é a Basílica de Koekelberg, em Bruxelas, a quinta maior igreja do mundo, onde a mostra poderá ser visitada até 15 de março de 2008.

Exclusividades

Famoso por pinturas como A Última Ceia e Mona Lisa, Leonardo da Vinci foi um gênio multidisciplinar: arquiteto, escultor, inventor, engenheiro, pesquisador da anatomia humana e incansável observador das leis naturais.

"Apresentaremos todas as facetas dessa personalidade fora do comum. A intenção é aprofundar o conhecimento que costuma ser muito superficial sobre ele", diz Pedretti.

Dividida em quatro temas - o homem, o artista, o engenheiro e o humanista - a exposição reunirá em 3 mil metros quadrados obras originais, maquetes e documentos inéditos do célebre italiano.

Pela primeira vez o público poderá ver o original de Maria Madalena, pintura descoberta em 1929 que faz parte de uma coleção privada e até hoje só era acessível a especialistas.

Também será a primeira vez que estarão juntos os códices de Da Vinci, manuscritos que reúnem notas técnicas, desenhos e croquis sobre suas descobertas, pesquisas e invenções.

O destaque será para o original do códice no qual o artista reproduz a técnica de vôo dos pássaros, propriedade da Biblioteca de Turim, na Itália.

A exposição ainda inclui originais assinados por artistas que inspiraram a obra de Da Vinci, como Rafael, Michelangelo, Botticeli e Albrecht Dürer.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/08/070814_leonardoexposicaomb.shtml

-----------------


A partir deste sábado até março de 2008, a Basílica de Koekelberg (acima) recebe o que está sendo anunciado como "a maior e mais completa exposição" sobre o ícone do renacentismo italiano, Leonardo Da Vinci.


"Da Vinci (...) continua a marcar a humanidade, com sua modernidade e seu gênio precursor", disse Carlo Pedretti, um dos curadores. Um exemplo é esta maquete de uma das máquinas voadoras projetadas pelo artista há mais de cinco séculos.


A exposição comemora os 50 anos da assinatura do Tratado de Roma, que lançou as bases para a formação do bloco. Um dos destaques é o único auto-retrato (acima) feito por Leonardo Da Vinci, entre 1515 e 1516.


Pela primeira vez várias obras de Da Vinci estarão reunidas numa mesma exposição. Uma delas será o desenho Homem Vitruviano, baseado nas proporções matemáticas do arquiteto romano Marco Vitruvio Polião, com o qual o artista ilustrou um de seus estudos sobre anatomia.


Da Vinci também foi arquiteto, escultor, inventor, engenheiro, pesquisador da anatomia humana e incansável observador das leis naturais. Considerador uma "herança intelectual", seus códices reúnem anotações, técnicas e desenhos sobre suas descobertas, pesquisas e invenções.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!