Autor Tópico: 'Maior fotografia do mundo' é exposta na Califórnia; veja  (Lida 1330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.329
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
'Maior fotografia do mundo' é exposta na Califórnia; veja
« Online: 11 de Setembro de 2007, 13:18:54 »
'Maior fotografia do mundo' é exposta na Califórnia; veja
 
Uma fotografia em preto e branco de dez metros de altura por 33 de comprimento está em exposição no Art Center College of Design, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Segundo os seis artistas responsáveis pelo projeto, a obra batizada de "The Great Picture" (ou "A Grande Fotografia", em tradução livre) é a maior fotografia já tirada no mundo. O recorde já foi pré-aprovado pelo Livro Guinness dos Recordes, mas ainda aguarda confirmação.

Para realizar a façanha, um hangar de jatos F-18 foi transformado em uma gigante camera escura, uma câmera fotográfica primitiva, e foram gastos US$ 65 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 127 mil.

O conceito do mecanismo é conhecido há milhares de anos. O uso de uma caixa escura para projetar ou captar imagens teria sido descoberto pelos chineses, mencionado por Aristóteles e usado por Leonardo Da Vinci, mas nunca tinha sido colocado em prática numa escala como esta, segundo os fotógrafos do "The Legacy Project".

Passo a passo

Para impedir a entrada de luz no hangar, foram usados dois quilômetros quadrados de plástico preto e 40 latas de tinta, além de muita espuma e fita adesiva.

Através de um minúsculo furo de 6 milímetros feito em uma das paredes do hangar, a luz que entrou no local projetou sobre uma enorme tela, feita sob medida na Alemanha, a imagem invertida da paisagem do lado de fora: a torre de controle da estação aérea de El Toro e as pistas de decolagem.

Num processo artesanal e depois de muitos testes, a tela foi sensibilizada usando uma emulsão fotográfica de haleto de prata, aplicada à mão.

O material foi então colocado em uma bacia de revelação do tamanho de uma piscina olímpica com a ajuda de cem voluntários. Bombas de alta pressão foram usadas para movimentar milhares de litros de química de processamento em preto e branco.

Segundo os criadores do projeto, durante a revelação o hangar se tornou "uma mistura do laboratório fotográfico de Ansel Adams (famoso fotógrafo americano) e o inferno de Dante".

Mas, apesar das dificuldades, o resultado final agradou os realizadores.

Segundo um documento divulgado pelo grupo, "toda a discussão gerada sobre o significado da 'Great Picture' é um sinal de que a importância desta fotografia única vai além de sua escala sem precedentes, de sua estranha beleza e de seu apelo popular".

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/09/070911_greatpicture_is.shtml

--------------------------

Foto gigante


A foto, que tem três andares de altura por onze de comprimento, é fruto de nove meses de trabalho de seis fotógrafos, que fazem parte do 'Legacy Project'.


Um hangar de jatos F-18 no sul da Califórnia foi transformado numa camera obscura gigante, usando os princípios das primeiras câmeras fotográficas. A transformação levou dois meses.


Para impedir a entrada de luz no hangar, foram usados dois quilômetros quadrados de plástico preto e 40 latas de tinta, além de muita espuma e fita adesiva.


Centenas de voluntários trabalharam no projeto. Na foto acima, a equipe aparece dentro do hangar alçando a tela, uma peça única, feita sob medida na Alemanha.


Com o hangar escurecido e o minúsculo furo para a entrada da luz providenciado, a imagem invertida da torre de controle e das pistas brilha na tela já suspensa, mas ainda não sensibilizada.


Um dos artistas testa o tempo de exposição certo para criar a fotografia. Devido à escala do trabalho e à falta de consenso entre especialistas, a fase de testes foi fundamental para o sucesso do projeto.


Durante a fase da revelação da foto, cem voluntários operaram bombas que movimentavam milhares de litros de química de processamento em preto e branco.


A fotografia gigante foi revelada usando o método tradicional. A bacia de revelação era um tanque gigante feito sob medida por um fabricante de piscinas.


Os seis artistas do projeto e uma equipe de voluntários enrolaram a fotografia final para que ela pudesse ser transportada para um local de armazenamento climatizado.


O processo usando emulsão fotográfica de haleto de prata aplicada à mão remonta às origens da fotografia. Acima, "The Great Picture" nas formas positiva e negativa.

Editado para acrescentar fotos.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2007, 13:31:55 por Unknown »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Jeanioz

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.501
  • Sexo: Masculino
Re: 'Maior fotografia do mundo' é exposta na Califórnia; veja
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2007, 13:26:42 »
Poste a foto aqui!!! :biglol:

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: 'Maior fotografia do mundo' é exposta na Califórnia; veja
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2007, 10:01:17 »
Só não quebre a formatação da página.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!