Autor Tópico: Artista britânico expõe obras inspiradas na guerra do Iraque  (Lida 1632 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.329
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Artista britânico expõe obras inspiradas na guerra do Iraque
« Online: 03 de Outubro de 2007, 18:30:01 »
Artista britânico expõe obras inspiradas na guerra do Iraque
 
A galeria Old Truman Brewery inaugurou em Londres a exposição Arte da Guerra, que traz pinturas do artista pop britânico Gerald Laing, inspiradas na guerra do Iraque.

A última série de trabalhos do artista retrata diferentes estágios do conflito, como a invasão de Bagdá, em 2003, e as denúncias de tortura na prisão de Abu Ghraib no ano seguinte.

As pinturas reproduzem imagens que correram o mundo depois dos primeiros bombardeios na capital iraquiana e da divulgação de fotos que mostravam soldados americanos torturando e humilhando presos iraquianos em Abu Ghraib.

Após dedicar-se durante anos a esculturas, Laing decidiu colocar a política no centro de sua obra.

"É claro que a arte não pode mudar a política, mas pode agir como um lembrete eterno de ações infames. Quem se lembraria de Guernica se não fosse por Picasso?", indaga Gerald Laing.

"Eu espero que essas pinturas sobre o Iraque sejam um memorial permanente das recentes atrocidades. Se não registrarmos esses eventos, corremos o risco de repeti-los indefinidamente".

Laing, que foi fuzileiro antes de ingressar numa escola de artes do início da década de 60, mudou-se para Nova York, onde conviveu com artistas como Andy Warhol.

Em 1969, desiludido com a guerra do Vietnã, retornou para a Escócia, onde nos últimos 30 anos trabalhou como escultor.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071001_exposicaoiraque_fp.shtml

-----------------

Iraque


Os últimos trabalhos de Gerald Laing tiveram como inspiração a invasão do Iraque, em 2003. Na pintura, uma alusão ao triunfo do Ocidente e às bombas que caíram sob Bagdá.


As denúncias de tortura na prisão de Abu Ghraib também influenciaram as obras de Laing. Neste quadro, o artista reproduz uma das imagens mais conhecidas sobre o caso.


Os heróis e outros personagens do "sonho americano", que fizeram parte das primeiras obras do artista, na década de 60, hoje deram lugar a cenas de violência provocadas pela guerra.


Depois de dedicar-se durante anos às esculturas, Gerald Laing colocou a política no centro de suas obras. Neste quadro, outra alusão às torturas cometidas no Iraque.


Outra imagem que correu o mundo na época das denúncias de tortura em Abu Ghraib é retratada por Laing. O artista reconhece que "a arte não pode mudar a política, mas registra as ações infames".


A exposição Arte da Guerra também inclui uma reprodução do original Lincoln conversível, que retrata a morte do presidente americano John Kennedy, em 1963.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Artista britânico expõe obras inspiradas na guerra do Iraque
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2007, 19:16:16 »
que lixo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Artista britânico expõe obras inspiradas na guerra do Iraque
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2007, 15:57:40 »
A primeira até é legal.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!