Autor Tópico: Universo Holográfico  (Lida 2474 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.032
Universo Holográfico
« Online: 02 de Maio de 2008, 22:13:51 »
No início dos anos 40, Karl Pribam, um neurofisiologista da Universidade de Stanford, começou a se intessar pela questão de como e onde são armazenadas as recordações no cérebro. Até o momento, acreditava-se que os registros de memória, chamados engramas, ficavam localizados no cérebro, embora ainda houvessem dúvidas se os neurônios ou um tipo especial de molécula fossem responsáveis pela informação arquivada.

No entanto, experiências em laboratório mostravam que a memória estava de algum modo distribuída em todo o cérebro. A remoção cirurgica de porções de diferentes áreas do cérebro de ratos treinados parecia não erradicar a mémoria e a habilidade motora de percorrer labirintos.

A leitura de um artigo publicado na Scientific American, em meados 1960, descrevendo a construção de um holograma, sugiriu a Pribam a solução do seu enigma. Mais especificamente, o fato de um pedaço de um filme holográfico conter toda a informação necessária para criar uma imagem completa sugeria um modelo no qual seria totalmente possível para todas as partes do cérebro conter toda a informação necessária para compor uma memória completa.

No final dos anos 60 e início dos 70, haviam sido descobertas evidências que o sistema visual operava como um tipo analisador de freqüência. Isto sugeria que o cérebro podia funcionar como um holograma. Mas se a imagem  da realidade em nosso cérebro não é de forma alguma uma imagem, mas sim um holograma, então seria um holograma de que? A realidade poderia ser apenas um “domínio de freqüência” que só passou a ter existência de fato depois de ter adentrado nossos sentidos?

Nessa época, entre em cena o físico David Bohn, da Universidade de Londres, um dos mais respeitados físicos quânticos e protegido de Einstein. Bohn, utilizando a metáfora holográfica chegou a afirmar que a realidade tangível é, de fato, uma espécie de ilusão. Subjacente a ela existe um nível de realidade mais fundamental que gera todos os objetos e manifestações do nosso mundo físico. De acordo com Bohn, teríamos uma realidade  de nível mais profundo ou “envolvida” e aquela ao nosso nível de existência como de ordem “exposta” ou revelada. Bohn apontou a existência de uma ordem organizada holograficamente que explica uma existência de uma realidade não-localizada num nível subquântico.

Abro espaço para discussão do modelo do universo holográfico. Sejam bem vindos!!!
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Universo Holográfico
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2008, 00:31:25 »
Giga

Te parece uma explicação ad hoc (explicando a experiencia dos ratos) ou existe mais alguma relacão com o holograma? Nao entendi como o sistema visual pode ser relacionado com o analisador de frequencia
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.032
Re: Universo Holográfico
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2008, 01:49:46 »
Citar
In 1979, researchers Karen and Russell DeValois discovered that the visual cortex of the brain appeared to be functioning like a frequency analyzer and not a digital register. They attached electrodes to subjects in order to read their brain waves and had them look at a simple plaid pattern. When they analyzed the data, they found that the wave forms in the brain matched the Fourier Transform of the plaid pattern. Other researchers went on to discover that the senses of taste, touch, smell and hearing also registered in the brain as a frequency response. This suggests that the brain is functioning and perceiving holographically.
Pribram realized that if the holographic model was taken to its logical conclusions, it opened the door to the possibility that objective reality - the world of coffee cups, mountain vistas, elm trees, and table lamps - might not even exist, or at least might not exist in the way we believe it exists. Was it possible, he wondered, that what the mystics had been saying for centuries was true: Reality was maya - an illusion, and what was out there was really a vast, resonating symphony of wave forms, a "frequency domain" that was transformed into the world as we know it only after it entered our senses?
Pribram, realizing the solution he sought might lie outside his field of expertise, consulted his physicist son. His son recommended that he look into the work of physicist David Bohm. When Pribram did, he found that Bohm had come to the same conclusions about reality. In fact, according to Bohm, the entire universe was a hologram. (http://paradigmaholografico.blogspot.com/2005/11/holographic-brain.html)

Segundo Capra (1993), no modelo holográfico do cérebro, "a percepção visual é obtida através de uma análise de modelos de freqüência e a memória visual é organizada como um holograma. Acrescenta que Pribam acredita que isso explicaria porque a memória visual não pode ser localizada com precisão dentro do cérebro. Tal como um holograma, o todo está codificado em cada parte.

O autor referido esclarece que a validade do holograma como modelo para a percepção visual não está bem estabelecida, mas que é útil pelo menos como metáfora. Reconhece, no entanto, sua importância pela ênfase dada ao fato de que o cérebro não armazena localmente informação mas a distribui amplamente, e, de um ponto de vista mais amplo, no deslocamento conceitual das estruturas para as freqüências.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.032
Re: Universo Holográfico
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2008, 00:29:58 »
Citar

O mundo visual que nos rodeia é uma ilusão? É verdade que as cores não existem na natureza? Nosso cérebro reflete fielmente a realidade exterior? As respostas a essas perguntas demonstram que a realidade é um conceito bastante subjetivo, já que muitas das coisas que observamos não existem ou, pelo menos, não são como as enxergamos.

O coquetel de estímulos provenientes do interior e do exterior de nosso corpo e que captamos por meio dos cinco sentidos varia sutilmente de uma pessoa para outra, já que a estrutura, as diferenças e as alterações dos órgãos sensoriais de cada um fazem com que, por exemplo, vejamos e escutemos de forma diferente, tanto que não exitem duas percepções iguais do real.

Se essa percepção objetiva, por sua vez, é alterada pela interpretação subjetiva do que somos, acontece e nos rodeia, com base em nossa bagagem de aprendizados e experiências, podemos concluir que a realidade é algo tão pessoal e único como as impressões digitais.

Segundo o neurocientista Francisco J. Rubia, autor do livro "¿Qué sabes de tu cerebro?" ("O que seu cérebro sabe"), "antigamente se achava que o cérebro refletia de forma fidedigna o mundo exterior, mas, a cada dia, parece mais evidente que o cérebro é um mundo fechado que traduz os estímulos externos para a linguagem disponibilizada pelas estruturas cerebrais, dando uma versão interna ou uma representação da realidade exterior".

O mundo visual é uma ilusão?

É o que parece. As imagens, que se formam nas duas retinas dos olhos, são distorcidas, pequenas e invertidas. Além disso, o poder de resolução do olho é limitado e disforme, já que, fora do ponto de maior acuidade, é baixo e a retina é praticamente cega para as cores.

O olho, além disso, se movimenta constantemente de um ponto para outro do campo visual, de três a quatro vezes por segundo, o que faz o órgão criar um montão de novas imagens.

Por outro lado, é conhecida a importância da atenção para a percepção de qualquer sensação: por exemplo, se não temos atenção, não vemos.

Além disso, o cérebro "completa" a percepção das coisas que não são vistas, como a visão de um cachorro inteiro atrás de uma cerca, embora só vejamos partes do animal.

Mas, talvez o mais importante, seja constatar que muitas das coisas que vemos são criações do cérebro. As chamadas "ilusões óticas" são inúmeras e dizem "a gritos que o cérebro vê o que quer ver, por isso somos incapazes de captar o que costumamos chamar de 'realidade'".

As cores não existem. A natureza não tem mais que diferentes comprimentos de onda. A audição, a visão, a percepção da cor ou do som... Tudo depende do nosso cérebro e da organização espacial das estruturas que processam esses estímulos.

Além disso, o processamento cerebral das características ou propriedades dos diferentes estímulos do ambiente, como a qualidade, a intensidade, sua estrutura temporária e local de procedência, podem variar, devido às estruturas e células nervosas que os recebem e transportam.

Na visão cromática, intervêm receptores que captam os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético (azul-violeta, verde, e amarelo-vermelho) e células que produzem as sensação de contraste entre as cores.

No final de todo o processo, o cérebro atribui uma determinada cor à atividade dos receptores e de todas as células que há até a informação chegar a um região denominada córtex visual. Mas um comprimento de onda não se transforma no cérebro em uma determinada cor. Não há uma correlação clara entre as duas coisas.

Presos dentro de nós mesmos

Nosso cérebro, então, reflete a realidade exterior? Para Rubia, esta pergunta tem um categórico "NÃO" como resposta.

"Existe uma realidade exterior, mas tudo o que vemos, ouvimos, cheiramos, sentimos está dentro de nós mesmos. É o próprio cérebro que está sempre falando com a gente", destaca.

Segundo o cientista, "graças às transformações que os receptores dos estímulos externos realizam, graças à tradução dos estímulos físicos para a linguagem cerebral dos impulsos nervosos, fazemos com que surja essa realidade, esse mundo que não está fora, mas dentro do cérebro".

A tradução deve ser boa, porque, caso contrário, não teríamos nos adaptado tão satisfatoriamente ao nosso entorno. Porém, estamos presos dentro do nosso cérebro, e qualquer pensamento sobre a captação da realidade é pura ilusão, diz o especialista.

Omar Segura---http://br.noticias.yahoo.com/s/080502/48/gjn2li.html
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.939
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Universo Holográfico
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2008, 08:23:45 »
Citar
"Existe uma realidade exterior, mas tudo o que vemos, ouvimos, cheiramos, sentimos está dentro de nós mesmos. É o próprio cérebro que está sempre falando com a gente", destaca.

Eu chamaria esta frase de 'sensacionalismo quântico-cognitivo'. Soa moderno, e acadêmico. Uau !  :hihi:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.939
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Universo Holográfico
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2008, 08:25:38 »
Citar
As cores não existem. A natureza não tem mais que diferentes comprimentos de onda.

Ah, certo. E o que é uma cor ? Dã.

Careca vestido de branco : "Existem inclusive cores que não vemos. "

Platéia: "Ooooooooooooooooooohhhhhh !"
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.032
Re: Universo Holográfico
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2008, 10:29:27 »
Pegando carona...

Citar
Caminante, no hay camino, se hace camino al andar

Observador, não existem cores, as cores se criam com o olhar.  :ok:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Universo Holográfico
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2008, 11:08:04 »
Citar
As cores não existem. A natureza não tem mais que diferentes comprimentos de onda.

Essa me tinha passado. Cara, esse tipo de frase me deixa doido   :stunned:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.032
Re: Universo Holográfico
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2008, 13:47:11 »
A frase é, de fato estranha. Richard Dawkins em, Desvendando o Arco-Íris, pode esclarecer um pouco com o seguinte:

Citar
As cores que realmente experimentamos, as sensações subjetivas da qualidade de vermelho e de azul, são rótulos arbitrários que nossos cérebros ligam à luz de diferentes comprimentos de onda. Não há nada intrinsicamente "longo" sobre o vermelho. Conhecer o vermelho e o azul não nos ajuda a lembrar qual dos dois tem o comprimento de onda mais longo. Regularmente tenho de consultar para ficar sabendo, ao passo que nunca esqueço que os sons sopranos têm comprimento de onda mais curto que os baixos. O cérebro precisa de rótulos internos convenientes para as diferentes partes do arco-íris físico. Ninguém sabe se a minha sensação do vermelho corresponde à de outra pessoa, mas podemos facilmente concordar que a luz a que dou o nome de vermelho, e que, se um físico a mede, vai descobrir que ela tem um comprimento de onda longo. O meu julgamento subjetivo é que o violeta parece mais vermelho do que o azul, mesmo que esteja mais afastado do vermelho no espectro. Você provavelmente condorda com isso. O aparente tom avermelhado no violeta é um fato dos sistemas nervosos, e não um fato da física dos espectros.

Em nota de rodapé, Dawkins diz:

Citar
A cor é uma rica fonte de especulação filosófica, a qual freqüentemente possui pouco embasamento científico. Uma tentativa louvável de corrigir essa carência é o livro de 1988 de C.L. Hardin, Color for Philosophers: Unweaving the Rainbow. É embaraçoso confessar que só descobri esse livro, e em particular seu excelente subtítulo, depois de já ter enviado o meu para os editores.

Achei esse vídeo onde o ilusionista Derren Brown brinca um pouco com o assunto utilizando uma técnica de sugestão hipnótica para "trocar" esses rótulos de cores mencionados no texto por Dawkins.

<a href="http://www.youtube.com/v/i9NLEbCR57M" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/i9NLEbCR57M</a>

Concordo que o texto está no limite das bobagens "quântico-cognitivas", conforme o JCatino mencionou muito bem, por isso é preciso cautela para não cair em armadilhas.

Grato pelos comentários.




Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.939
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Universo Holográfico
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2008, 07:14:08 »
Pegando carona...

Citar
Caminante, no hay camino, se hace camino al andar

Observador, não existem cores, as cores se criam com o olhar.  :ok:

Hahahaha

Ese 'caminante, no hay camino, se hace camino al andar' é de um poema de Antonio Machado, um poeta espanhol.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Universo Holográfico
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2009, 15:13:09 »
Boa tarde caro "Gigaview" e restantes foristas.

O artigo que você colocou à nossa apreciação, "O Universo Holográfico", parece-me  razoavelmente plausível.

É absolutamente espectacular e fantástico; o suficiente, para ser uma hipótese verdadeiramente notável, capaz de competir em pé de igualdade com a moderna versão revista e aperfeiçoada do "Desenho Inteligente".

De facto a mim parece-me evidente - que é uma proposta "científica", compatível com a existência de um Demiurgo Universal - à maneira de Platão, que se inspirou na dimensão das formas ideais e "perfeitas", para arquitectar e construir um Cosmos, onde um ser que a si mesmo se auto intitula "Homo Sapiens", evolui na Natureza imitando mais ou menos bem, um Génio "divino".

Saliento, "que de facto" existem na Natureza determinadas, formas naturais, que de certo modo satisfazem as exigências de "perfeição" formal propostas por Platão: Os extraordinários sólidos geométricos regulares, representados pelas preciosidades minerais, em que uma das mais exigentes características é apresentada pelo diamante. Um octaedro da mais formidável regularidade e beleza, que automaticamente infere a "perfeição" cúbica.

-------------------------------------------------------

Especulando - realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2009, 16:20:02 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Universo Holográfico
« Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2009, 15:45:44 »
Caros foristas - mais uma vez boa tarde.

Se efectivamente existe uma realidade natural exterior à nossa
consciência, mas ela não é exactamente como nós a percepcionamos, mas antes é um artificialismo gerado pelo nosso genial cérebro, que pegando habilmente nos diversos comprimentos de onda que lhe chegam pelos diversos sentidos, os modela e transforma nas formas aparentes do universo exterior, então eu creio que o "ateu" Richard Dawkins, está a levar-nos de volta ao "irrealismo" de Berkley e Descartes, e a abrir inadvertidamente um portal para a dimensão "metafísica", que tão veementemente parece tentar refutar.!?!.

------------------------------------------------------------------------

Especulando - realismo fantástico em termos de paralogismo comparado - artur. 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.939
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Universo Holográfico
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2009, 11:08:51 »
lusitano, o importante é não confundir a explicação foto-elétrica das cores com a capacidade de interpretação 'prática' do cérebro.

O cérebro reúne impressões de seus sensores e os interpreta, sim. Mas isso não quer dizer que seja o gerador dessas impressões. Isto é, o fato de estar 'vendo' a mesa marrom e que 'marrom' seja mais uma convenção do que algo real, mesmo assim a mesa é real e o fato de uma mosca pousar nela deve nos fazer pensar que, embora a mosca pudesse descrever a mesa de forma completamente diferente da nossa, mesmo assim haveria uma mesa e a mosca nela.

As minhas críticas foram mais no autor do texto, que tergiversou e confundiu conceitos na tentativa de explicar para o leigo os elementos congnitivos presentes em algo simples que seria visualizar cores.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline lusitano

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.886
  • Sexo: Masculino
Re: Universo Holográfico
« Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 11:28:30 »
Caro JCatino- bom dia.

Citar
As minhas críticas foram mais no autor do texto, que tergiversou e confundiu conceitos na tentativa de explicar para o leigo os elementos congnitivos presentes em algo simples que seria visualizar cores.

Concordo... De qualquer modo, a realidade exterior à nossa consciência, realmente corresponde empiricamente, à nossa experiência prática. A única diferença, é que primeiro, deve ser filtrada e reconstituída pelo nosso nobre cérebro.

-------------------------
especulativamente - artur 
 
 
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

_______________________________________
Especulando realismo fantástico, em termos de
__________________________
paralogismo comparado - artur.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 37.815
  • Sexo: Masculino
Re:Universo Holográfico
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2019, 00:43:02 »
<a href="https://www.youtube.com/v/klpDHn8viX8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/klpDHn8viX8</a>

A playlist mencionada, caso tenha ficado alguma dúvida:

<a href="https://www.youtube.com/v/qPKj0YnKANw&amp;list=PLsPUh22kYmNCHVpiXDJyAcRJ8gluQtOJR" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/qPKj0YnKANw&amp;list=PLsPUh22kYmNCHVpiXDJyAcRJ8gluQtOJR</a>

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!