Autor Tópico: Astros recebiam fortunas para promover fumo  (Lida 438 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Astros recebiam fortunas para promover fumo
« Online: 26 de Setembro de 2008, 16:09:28 »
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger247781,0.htm


Clark Gable, Cary Grant, Spencer Tracy, Joan Crawford, John Wayne, Bette Davis e Betty Grable receberam dinheiro para promover o tabagismo, de acordo com pesquisadores da Universidade de Nova York. As fabricantes de cigarro pagavam altas somas para que astros e estrelas dos "Anos de Ouro" de Hollywood promovessem seus produtos. Documentos liberados pela indústria depois de processos judiciais de grupos de combate ao tabagismo revelam a extensão da relação entre estas empresas e os estúdios de produção cinematográfica. Uma empresa pagou mais de US$ 3 milhões (em valores de hoje) em um ano para as estrelas. Em artigo na revista Tobacco Control, pesquisadores disseram que filmes "clássicos" das décadas de 30, 40 e 50 ainda ajudam a promover o fumo hoje.

Praticamente todos os grandes nomes da época estavam envolvidos no merchandising de cigarros, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Nova York. Eles tiveram acesso a contratos de merchandising assinados na época para ajudá-los no cálculo do montante de dinheiro envolvido. ...

No total, foram pagos aos atores o equivalente, hoje, a US$ 3,2 milhões. Em alguns casos, os fabricantes de cigarro pagaram os estúdios para criar programas de rádio que incluíam a promoção feita por suas estrelas. ...

Os pesquisadores, liderados por Stanton Glantz, disseram que os efeitos dos milhões investidos pela indústria do tabaco em Hollywood ainda podem ser sentidos hoje, apesar de uma recente proibição imposta pela própria indústria do cinema à promoção do tabagismo em filmes.

Eles disseram que as imagens ligadas ao ato de fumar incluídas nos filmes podem influenciar os jovens fazendo-os adotar o hábito. "Como na década de 30, nada impede hoje que a indústria global do tabaco influencie a indústria do cinema de várias formas."

Filmes "clássicos" com cenas de fumo, tais como "Casablanca" e "Estranha Passageira" (Now, Voyager), e imagens glamurosas de publicidade ajudaram a "perpetuar a tolerância pública" do tabagismo na tela, disseram os pesquisadores.

A ONG britânica contra o tabagismo, ASH, disse que imagens ligadas ao hábito de fumar não podem ser excluídas totalmente, mas podem haver alertas mais claros antes da exibição dos filmes.

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Astros recebiam fortunas para promover fumo
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2008, 16:43:50 »
Nenhuma novidade. Celebridades sempre receberam fortunas de empresas para promover suas marcas.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 37.538
  • Sexo: Masculino
Re: Astros recebiam fortunas para promover fumo
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2008, 17:17:29 »
<a href="http://www.youtube.com/watch/v/NAExoSozc2c" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/watch/v/NAExoSozc2c</a>



Hey Fred - how about a Winston break? Winston's the one filtered cigarette that delivers flavor twenty times a pack. Filtered blend makes the big taste difference - and only Winston has it! 

Yeah, Barn - up front where it counts, in front of the pure white filter. Winston packs rich tobaccos specially selected and specially processed for good flavor and filtered smoking. Winston tastes good... like a cigarette should!

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Astros recebiam fortunas para promover fumo
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2008, 17:38:19 »



 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!