Autor Tópico: Culinária Cetica - Receitas e Dicas  (Lida 158107 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re:Culinária Cetica - Receitas e Dicas
« Resposta #1550 Online: 09 de Abril de 2019, 15:41:44 »
Bom, mais apetitosos com certeza, mas nem a pau que são mais rápidos.

Tive a doideira de fazer as contas dos gastos:

Um microondas típico tem potência de 1kW. Supondo R$0,50/kWh, gasta R$0,50/h. Ligado por 1min, dá R$0,008.
Um botijão de gás de 13kg sai uns R$80, sem contar o casco; sai R$6,15/kg. O gasto com fogo médio é de 0,225kg/h, ou R$1,38/h. Ligado por 3min, dá R$0,07.

Ou seja, bizarramente o ovo de microondas sai mais barato. Só que a diferença é pouca pra dois ovos, que saem um real.
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1551 Online: 09 de Abril de 2019, 17:23:00 »
Bem, as minhas experiências são de precisar de usar o microondas por mais tempo (trocando, chuto, para 3 min de microondas e ~1 de frigideira), e o preço do gás também é algo mais barato (R$ 8 a menos da ultima vez que comprei). O microondas deve ter mais de vinte anos então também é capaz de consumir mais.

Por outro lado, para ovos estritamente cozidos talvez seja o contrário mesmo, uma vez fiz experimentalmente no microondas, acho que o aquecimento por microondas deve ser inerentemente mais rápido ao ovo do que o de panela > água > ovo. Preciso fazer mais experimentos. Mas disperso sobre a frigideira, sem água, então a vantagem parece ser indisputavelmente do fogão.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #1552 Online: 10 de Abril de 2019, 06:10:52 »
Você tem razão, as contas dependem de vários fatores. Usei valores pra gás e eletricidade que fazem sentido aqui em Curitiba, mas esse tipo de coisa flutua bastante. A potência efetiva do microondas também faz diferença.

Agora... se eu for pegar uma frigideira pra fazer isso, vai virar omelete à francesa mesmo. Um dia ainda faço omeletes feito este cara:
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1553 Online: 10 de Abril de 2019, 13:01:15 »
Omelete para mim é todo redondo e mais plano e fino, sem essa dobrada para ficar grosso e cremoso/semi-cru por dentro.

Existe algum termo chique de cozinha para o resultado se misturar ovo batido com coisas como arroz (cozido), aveia, farinha, leite, temperos aleatórios, talvez fermento químico, e então fritar? Meio como a bebida do Schwarzenegger em "fim dos dias", mas frita e solidificada em vez de bebida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1554 Online: 10 de Abril de 2019, 22:52:23 »
Omelete para mim é todo redondo e mais plano e fino, sem essa dobrada para ficar grosso e cremoso/semi-cru por dentro.

Existe algum termo chique de cozinha para o resultado se misturar ovo batido com coisas como arroz (cozido), aveia, farinha, leite, temperos aleatórios, talvez fermento químico, e então fritar? Meio como a bebida do Schwarzenegger em "fim dos dias", mas frita e solidificada em vez de bebida.

mélange d'oeuf au hasard
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1556 Online: 15 de Abril de 2019, 16:00:20 »
Você tem razão, as contas dependem de vários fatores. Usei valores pra gás e eletricidade que fazem sentido aqui em Curitiba, mas esse tipo de coisa flutua bastante. A potência efetiva do microondas também faz diferença.

Agora... se eu for pegar uma frigideira pra fazer isso, vai virar omelete à francesa mesmo. Um dia ainda faço omeletes feito este cara:

Eu só quero uma frigideira dessas... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1557 Online: 22 de Maio de 2019, 23:13:11 »
Bolinhos de espinafre

Meio maço de espinafre picadinho
Oleo para fritar os bolinhos o suficiente para boiarem
3 ovos grandes
Massa de alho e sal bem processada, a gosto
Trigo com fermento
1 tomate medio maduro sem sementes bem picadinho

Só misturar a massa de alho aos ovos e tomate e depois ao espinafre e por fim o trigo até ficar tudo com consistência de massa de bolinho de chuva e é só ir fritanto ate dourar levemente. Salsinha opcional na mistura.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1558 Online: 07 de Junho de 2019, 17:07:14 »
Bolinho de Chuva  Ético

3 ovos
500 mg de sal
4 colheres de sopa de açúcar cristal
trigo com fermento
Fubá
500mg erva doce
Óleo suficiente pra o bolinho boiar

Misture os ovos, o sal, o açucar é a erva doce até o açúcar dissolcer bem, depois acrecente trigo até ficar consistência de mingau então complete com o fubá até ficar com consistência pastosa. Com a ajuda de uma colher vá formatando e pingando empurrando com o dedo no óleo batante quente deixando dourar bem.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1559 Online: 07 de Junho de 2019, 18:55:47 »
La grande cuisine. Ingredientes: doizovo, sau, teco de óleo. Ferramentas necessárias: micro, garfs, tidjera.

Quebra ovo na tigela, coloca sal e umas gotas de óleo, fura a gema, põe no microondas por 15s, desliga, mexe gentilmente os ovos, repete até ficarem cozidos.

Não é apetitoso, mas mata a fome e demora menos de um minuto. Tipo a pasta de nutrientes do Matrix.

Por falar em ovo e microondas, me lembrei de uma experiência culinária que aconteceu comigo...

Mas antes de tudo aviso que se algum cético incréu duvidar e tiver a curiosidade de reproduzir, que use um óculos de proteção e leve o microondas para o quintal. Num tô brincando, a coisa é perigosa.

Um dos primeiros microondas que eu vi funcionando foi a minha mãe que comprou. Eu, sem ler manual nem nada, só para experimentar, resolvi fazer um ovo cozido. Mas fiz do mesmo jeito que fazia no fogão: botei no microondas em uma vasilha com água.

Não me lembro quantos minutos deixei, mas quando abri o aparelho e fui descascar (sim, cozinhei o ovo com a casca!) na primeira batidinha com a colher o ovo simplesmente explodiu. Mas explodiu igual uma granada!

Uma explosão tão violenta que pulverizou o ovo. Foi um estrondo e de repente não havia mais ovo na minha frente, só minúsculos fragmentos espalhados por toda a cozinha. Até no teto.

Não tentem fazer em casa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1560 Online: 26 de Junho de 2019, 19:32:50 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1561 Online: 26 de Junho de 2019, 19:41:51 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!