Autor Tópico: A farsa do aquecimento global causado pelo homem  (Lida 82132 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.758
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #575 Online: 17 de Janeiro de 2018, 11:31:11 »
"Nós somos a primeira geração a começar a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última que pode fazer algo a respeito."

Se a intenção do "velhinho" era causar raiva e desconforto, ele conseguiu. Vídeo incômodo.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.006
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #576 Online: 17 de Janeiro de 2018, 16:56:59 »
Não sei se alguém vai concordar mas, na minha opinião, a maior dificuldade para os negacionistas climáticos é que eles precisam vender suas teses obrigatoriamente como uma teoria da conspiração.

Alguém, empresas, ONGs, ONU, governos, reptlianos... precisa estar por trás de toda essa propaganda, desse enorme esforço para enganar a população mundial e criar uma fantástica ilusão de que o planeta está aquecendo, de que o clima está mudando. Quando na verdade nada estaria acontecendo, e a natureza segue seu curso como há milhões e milhões de anos.

Essa conspiração precisa ser gigante e poderosa. Além de manipular a opinião pública em escala global, precisou ter enorme penetração na mídia, a ponto de se tornar uma crença hegemônica. Precisa manipular governos, organismos internacionais como a ONU, e ainda por cima ter no bolso quase a totalidade dos pesquisadores e da comunidade acadêmica.

Uau!, é muito poder.

Não importam as questões científicas e as filigranas técnicas, que com certeza não estão ao alcance de uma avaliação abalizada da maioria das pessoas, porque se eles não puderem explicar de maneira convincente quem, como e por quê estão fazendo isso, então nada vai fazer sentido.

E é realmente muito difícil, senão impossível, dar uma resposta plausível às indagações subsequentes:

1 - Quem tem o poder e o dinheiro e a influência para orquestrar uma conspiração dessa magnitude?

2 - Existiria motivação ( um ganho proporcional ) suficiente para fazer girar todas as engrenagens dessa máquina?

Essas duas questões são quase mutuamente excludentes, porque quem tem o poder não teria a motivação. E quem teria a motivação certamente não tem o poder.

A indústria do petróleo talvez tivesse o dinheiro e a influência necessária para financiar políticos e, como anunciantes que são, com contas publicitárias bilionárias, poderiam ter também certo poder de influência sobre a mídia. No entanto seria mais difícil marionetar o consenso na comunidade científica global. Além do mais as gigantes dessa indústria existem em um número relativamente pequeno, o que facilitaria um acordo em prol de uma agenda com interesses comuns.

Todavia ocorre que diminuir o consumo (  e consequentemente a comercialização ) de combustíveis fósseis é contrário aos interesses dessa indústria. Então estes que poderiam ter o poder jamais teriam a motivação.

É tão difícil encontrarem um titereiro plausível para manipular a grande conspiração que os negacionistas denunciam, que eles inventam na verdade dezenas de conspirações diferentes.

O cara aí do vídeo agora diz que são os governos. Todo esse esforço seria só para aumentar impostos da gasolina. Mas aqui no Brasil, pelo menos, governo nunca precisou de pretexto, muito menos de conspirações globais para aumentar impostos. Mas além disso, se é uma conspiração do interesse de governos poderosos, por que sucessivas administrações republicanas, no governo mais poderoso de todos, estão sistematicamente do lado dos negacionistas e contra a conspiração?

Mas este mesmo cidadão aí já justificou a suposta conspiração como sendo uma agenda da ONU com o objetivo de reduzir a população mundial.

E eu já vi, da parte dos negacionistas, as tentativas mais tresloucadas: ONGs de ambientalistas é que estariam marionetando toda a mídia, a comunidade científica, a ONU, governos... tudo com o intuito de lucrar com o grande negócio que seria o de receber financiamentos públicos e privados para ajudar na luta pela preservação ambiental.

Fizeram cálculos, as estimativas dos recursos recebidos por estas entidades chegariam a trilhões em todo o mundo... Tudo bem, trilhões é muita grana. Mas só faltou explicar como dezenas de milhares de ONGs espalhadas por todo o mundo conseguiram se articular para vender para a opinião pública uma fantasia como essa. Quer dizer, é o pessoal do Green Peace, que mancomunado com o projeto Tamar, mais aquela turma que tenta salvar o mico leão dourado, e mais uns 20 mil outros, que estão trocando emails criptografados e criaram essa onda toda...

Essa é a parte mais difícil pra eles: encontrar um vilão para essa história.

Mas necessariamente uma conspiração tem que existir nisso aí. Porque um dos lados está mentindo deliberadamente, está distorcendo e falsificando dados, está usando de falácias para iludir os leigos.

Ou existe uma conspiração alimentando a fantasia de um aquecimento global, ou há uma conspiração empenhada em desacreditar o que hoje é praticamente um consenso entre os pesquisadores dedicados.

Olhando agora para o outro lado nós vemos uma meia dúzia de super empresas petrolíferas, que, de uma forma muito semelhante a que já se viu por parte da indústria do tabaco, teria todo o interesse preservar e se possível até aumentar, os seus ganhos já estratosféricos. Conspiração por conspiração, a deles, dos negacionistas, vai sempre parecer muito menos factível.

Sem falar dos documentos e depoimentos já vazados comprovando as inciativas nesse sentido por parte dessa indústria.

A outra grande dificuldade para os negacionistas climáticos é que, ao contrário de outras teorias da conspiração populares, a deles precisa contradizer fatos que estão sendo ratificados cotidianamente pelas
experiências diretas, individuais, das pessoas.

Em todo o planeta, de diferentes formas, as pessoas estão sentindo já os efeitos das alterações climáticas. É preciso convencê-las de que elas não estão sentindo o que estão sentindo, que não estão vendo o que estão vendo.

Por exemplo, ninguém vai convencer um ilhéu lá da Polinésia que a sua ilha não está sumindo. Os turistas que procuram Bariloche todos os anos percebem que está cada vez mais difícil esquiar. Na Califórnia, até o governador republicano admite que está assustado com incêndios de ferocidade nunca antes vista. Aqui no Brasil, no nosso cerrado, já começamos a perceber problema semelhante.  A mesma coisa para os moradores da Flórida e toda a América Central, que enfrentam a cada ano furacões mais violentos. Na Suíça, moradores locais e guias relatam que hoje é preciso caminhar muitos quilômetros a mais para encontrar uma pista de esqui. Mais pro norte relatam que a tundra também está retrocedendo, e camada frost cada vez mais fina.

Eu também posso falar da minha experiência pessoal, não só dos verões e invernos que parecem muito mais quentes do que há vinte anos. Porque aí se trata de sensação térmica, e eu poderia estar equivocado, muito embora eu não conheça ninguém não tenha esta mesma impressão. Mas, eu já contei aqui antes, que quando eu era criança e no inverno acordava para ir ao colégio de manhã, não era possível ver o morro do Cavalão que ficava a pouco mais de quarteirões da minha casa. Porque bem cedinho o morro se encontrava totalmente encoberto por uma cerração fechada.

Isso sempre era assim: quase todos os dias, todos os anos. Um detalhe nessa história é que nós morávamos em uma casa que foi construída pelo meu avô, e a minha mãe também tinha passado a própria infância dela nessa casa. E muito antes de mim, durante toda a infância de minha mãe e meus tios, os invernos eram iguais ao invernos do meu tempo.

Mas hoje eu posso dizer que há mais de 20 anos não vejo um único dia de cerração na minha cidade.

Pelo menos aqui alguma coisa mudou no clima.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.422
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #577 Online: 18 de Janeiro de 2018, 09:08:51 »
- Concentram-se na notícia de que aumentou a quantidade de gelo em uma área qualquer da Antártica - ignorando o fato de que o gelo diminuiu muito no resto da região.

- Usam o frio intenso deste inverno no hemisfério norte como evidência de uma nova idade do gelo - sem perceber que o frio anormal é um sinal de que as coisas estão mudando. Ainda mais porque esse frio todo não está impedindo o degelo do Polo Norte (viram o vídeo do urso polar esquelético procurando comida em latas de lixo?). E, se está muito frio no norte, o hemisfério sul enfrenta um verão excepcionalmente quente na Austrália, além de tufões por toda a Ásia.

- Muitas das atuais guerras na África, embora oficialmente atribuídas a facções políticas ou religiosas, são consequência da seca crescente, que leva à migração dos atingidos e a conflitos com os vizinhos que não querem recebê-los.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #578 Online: 18 de Janeiro de 2018, 09:26:46 »
- Concentram-se na notícia de que aumentou a quantidade de gelo em uma área qualquer da Antártica - ignorando o fato de que o gelo diminuiu muito no resto da região.

- Usam o frio intenso deste inverno no hemisfério norte como evidência de uma nova idade do gelo - sem perceber que o frio anormal é um sinal de que as coisas estão mudando. Ainda mais porque esse frio todo não está impedindo o degelo do Polo Norte (viram o vídeo do urso polar esquelético procurando comida em latas de lixo?). E, se está muito frio no norte, o hemisfério sul enfrenta um verão excepcionalmente quente na Austrália, além de tufões por toda a Ásia.

- Muitas das atuais guerras na África, embora oficialmente atribuídas a facções políticas ou religiosas, são consequência da seca crescente, que leva à migração dos atingidos e a conflitos com os vizinhos que não querem recebê-los.

O maior problema deles é não entender o conceito de "média". E no caso do gelo, ignoram a perda de massa de gelo, que está sendo constante, para focar num momentâneo aumento da superfície de gelo em um lugar qualquer.

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Nostromo

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Visão Além do Alcance.
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #579 Online: 18 de Janeiro de 2018, 12:40:16 »
Esse é um caso que fico em cima do muro: não tenho como dizer que esse aquecimento ocorre de uma forma homogênea realmente e fico do lado do Pedro Reis, posso somente ficar na observação prática. Pelo menos aqui ainda vejo neblina no inverno, e até alguns momentos de tempo mais fresco como semanas atrás, não saco de meteorologia e tal. Mas também já observei ondas de calor atípicas em meados do ano.  São observações visuais pouco práticas até para a minha autoanálise.

Talvez, talvez se as pessoas envolvidas nesses estudos se desapegassem desse lado ideológico e tivesse um estudo livre disso. Eu fico com um pé atrás, acho que temos que superar o conflito político pra discutir outras pautas. Não necessariamente que implique o abandono desses estudos no atual momento que seja posto a mesa para analise e observação devida.

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.758
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #580 Online: 18 de Janeiro de 2018, 12:57:27 »
Esse é um caso que fico em cima do muro: não tenho como dizer que esse aquecimento ocorre de uma forma homogênea realmente e fico do lado do Pedro Reis, posso somente ficar na observação prática. Pelo menos aqui ainda vejo neblina no inverno, e até alguns momentos de tempo mais fresco como semanas atrás, não saco de meteorologia e tal. Mas também já observei ondas de calor atípicas em meados do ano.  São observações visuais pouco práticas até para a minha autoanálise.

Talvez, talvez se as pessoas envolvidas nesses estudos se desapegassem desse lado ideológico e tivesse um estudo livre disso. Eu fico com um pé atrás, acho que temos que superar o conflito político pra discutir outras pautas. Não necessariamente que implique o abandono desses estudos no atual momento que seja posto a mesa para analise e observação devida.

Qual pesquisador que tem uma visão enviesada ideologicamente sobre o assunto? Qual é esse vies?

Até onde eu sei o vies está na população que escolhe aceitar as recomendações dos cientistas ou não de acordo com suas orientações políticas.

Eu não acredito em aquecimento global, eu não tenho capacidade para argumentar se está havendo ou não o AG. A minha posição sobre o assunto é que devemos escutar o que é consenso entre as pessoas que dedicaram a vida inteira a estudar sobre o clima. Essas pessoas estão dizendo que nós estamos vivendo uma situação crítica.

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.758
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #581 Online: 18 de Janeiro de 2018, 12:59:23 »
E existe uma diferença entre clima e tempo. Um dia mais quente ou uma temporada de frio no inverno não quer dizer muita coisa por si só.

Offline Nostromo

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Visão Além do Alcance.
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #582 Online: 18 de Janeiro de 2018, 13:13:03 »



Eu não acredito em aquecimento global, eu não tenho capacidade para argumentar se está havendo ou não o AG. A minha posição sobre o assunto é que devemos escutar o que é consenso entre as pessoas que dedicaram a vida inteira a estudar sobre o clima. Essas pessoas estão dizendo que nós estamos vivendo uma situação crítica.

É isso que estou dizendo existem um problema aqui que dentro desse tema tem uma guerra ideológica que muitos compram. Como disse o assunto teria melhor análise sem isso, mas estamos em espectro de humanos e suas visões de mundo que acaba  até por complicar o entendimento.

Assim como você não tenho como opinar, ao mesmo tempo que visão científica se baseia por estudos com uma certa conclusão que fico com um pé atrás.

E existe uma diferença entre clima e tempo. Um dia mais quente ou uma temporada de frio no inverno não quer dizer muita coisa por si só.

Esse é um dos problemas ao tratar o assunto, eu mesmo tinha uma visão de aquecimento global que provavelmente nem deve ser a mesma de que se trata.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.422
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #583 Online: 18 de Janeiro de 2018, 13:24:26 »
Você pode ser de direita e:

1 - Não gostar do Trump nem do Bolsonaro
2 - Aceitar que está havendo um aquecimento global

Offline Nostromo

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Visão Além do Alcance.
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #584 Online: 18 de Janeiro de 2018, 13:47:04 »
Na verdade sou bem Niilista nesse caso.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #585 Online: 18 de Janeiro de 2018, 17:33:22 »
Você pode ser de direita e:

1 - Não gostar do Trump nem do Bolsonaro
2 - Aceitar que está havendo um aquecimento global

Alguns se acham de direita por ser contra o aborto, gays, e coisa como "globalismo" (apesar de serem "nacionalistas").

Ignoram a defesa da liberdade, do indivíduo, das instituições privadas (afinal, só o Estado para monitorar a bunda alheia).
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Nostromo

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Visão Além do Alcance.
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #586 Online: 18 de Janeiro de 2018, 17:51:30 »
Você pode ser de direita e:

1 - Não gostar do Trump nem do Bolsonaro
2 - Aceitar que está havendo um aquecimento global

Alguns se acham de direita por ser contra o aborto, gays, e coisa como "globalismo" (apesar de serem "nacionalistas").

Ignoram a defesa da liberdade, do indivíduo, das instituições privadas (afinal, só o Estado para monitorar a bunda alheia).

Aí que está: é uma lambança de escolhas que as pessoas fazem que elas se autoconfiguram ou mesmo são taxadas por outros grupos.

O importante é o estudo das ideias a parte de sua origem, mas o problema é que o pessoal se apega a pessoa criadora ou quem afirmou tal ponto é aí fica até difícil chegar a um consenso na maioria das vezes sobre um determinado assunto e isso se torna obscuro ou até um tabu.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.550
  • Sexo: Masculino
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #587 Online: 19 de Janeiro de 2018, 10:21:08 »


Aulas são suspensas após temperaturas chegarem a - 67º C em região da Rússia



Jovens postaram fotos com cílios congelados e termômetros quebraram quando frio passou dos 50 graus negativos na região de Yakutia. Estudantes estão acostumados a ir à escola mesmo quando faz - 40º C.


em os termômetros aguentaram a queda nas temperaturas na remota região russa de Yakutia, que atingiu - 67º C em algumas áreas nesta terça (16).

Nessa região, a cerca de 5.300 km de Moscou e onde vivem 1 milhão de pessoas, os estudantes costumam ir à escola mesmo quando a temperatura chega a - 40º C. Mas nesta terça as aulas foram canceladas e a polícia mandou os pais deixarem seus filhos em casa.


Na vila de Oymyakon, um dos lugares habitados mais frios do planeta, a TV estatal russa mostrou mercúrio vazando de um termômetro que só consegue medir temperaturas até os 50 graus negativos. Em 2013, Oymyakon registrou um recorde histórico de - 71º C.


No final de semana, dois homens morreram congelados quando tentaram caminhar até uma fazenda depois que o carro deles quebrou. Outros três homens que estavam com eles sobreviveram porque estavam usando roupas mais quentes, segundo policiais.


Mas a assessoria de imprensa do governo de Yakutia disse nesta terça que todas as casas e estabelecimentos da região tem aquecimento central em funcionamento e acesso a geradores de energia para casos de emergência.


Os moradores do local estão acostumados com o frio e a onda desta semana sequer dominou as manchetes desta terça.



https://g1.globo.com/mundo/noticia/aulas-sao-suspensas-apos-temperaturas-chegarem-a-67-c-em-regiao-da-russia.ghtml



Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.311
  • Sexo: Masculino
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #588 Online: 19 de Janeiro de 2018, 11:13:24 »


Aulas são suspensas após temperaturas chegarem a - 67º C em região da Rússia



Jovens postaram fotos com cílios congelados e termômetros quebraram quando frio passou dos 50 graus negativos na região de Yakutia. Estudantes estão acostumados a ir à escola mesmo quando faz - 40º C.


em os termômetros aguentaram a queda nas temperaturas na remota região russa de Yakutia, que atingiu - 67º C em algumas áreas nesta terça (16).

Nessa região, a cerca de 5.300 km de Moscou e onde vivem 1 milhão de pessoas, os estudantes costumam ir à escola mesmo quando a temperatura chega a - 40º C. Mas nesta terça as aulas foram canceladas e a polícia mandou os pais deixarem seus filhos em casa.


Na vila de Oymyakon, um dos lugares habitados mais frios do planeta, a TV estatal russa mostrou mercúrio vazando de um termômetro que só consegue medir temperaturas até os 50 graus negativos. Em 2013, Oymyakon registrou um recorde histórico de - 71º C.


No final de semana, dois homens morreram congelados quando tentaram caminhar até uma fazenda depois que o carro deles quebrou. Outros três homens que estavam com eles sobreviveram porque estavam usando roupas mais quentes, segundo policiais.


Mas a assessoria de imprensa do governo de Yakutia disse nesta terça que todas as casas e estabelecimentos da região tem aquecimento central em funcionamento e acesso a geradores de energia para casos de emergência.


Os moradores do local estão acostumados com o frio e a onda desta semana sequer dominou as manchetes desta terça.



https://g1.globo.com/mundo/noticia/aulas-sao-suspensas-apos-temperaturas-chegarem-a-67-c-em-regiao-da-russia.ghtml




Geração mimimi, qualquer coisinha à toa, um friozinho de nada, já é motivo para não estudar.
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #589 Online: 19 de Janeiro de 2018, 12:41:38 »


Aulas são suspensas após temperaturas chegarem a - 67º C em região da Rússia



Aquecimento global refutado.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gauss

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.232
  • Sexo: Masculino
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #590 Online: 19 de Janeiro de 2018, 22:20:52 »


Aulas são suspensas após temperaturas chegarem a - 67º C em região da Rússia



Aquecimento global refutado.
Aqui no RS ninguém sentiu as mudanças climáticas. Tudo mentira da Globo.

Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.006
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #591 Online: 20 de Janeiro de 2018, 11:35:20 »




Aqui no RS ninguém sentiu as mudanças climáticas. Tudo mentira da Globo.



Agora me bateu uma curiosidade: em Porto Alegre a população realmente não tem a impressão de ter havido alguma mudança no clima nos últimos 20 ou 25 anos?

Onde eu moro, a maioria das pessoas ( obviamente com mais de 30 anos ) parece achar que hoje em dia é mais quente.

Eu tinha vontade de fazer uma enquete aqui no fórum, pegando depoimento de foristas de toda as partes do país, para ter um apanhado se esta seria uma impressão generalizada. Se pessoas do Sul, de Minas, do Centro Oeste, no Norte, no nordeste, no sudeste... têm essa sensação de ter havido uma mudança no comportamento do clima nas últimas décadas. Ou se pessoas mais velhas com quem conversam têm essa sensação...

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.491
  • Sexo: Masculino
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #592 Online: 22 de Janeiro de 2018, 17:11:01 »
A sensação das pessoas simplesmente não importa porque simplesmente não temos essa impressão geral de algo tão minucioso com qualquer validade estatística. Mesmo ao longo de uma década, é algo como menos de um quinto de grau Célsius.

As pessoas lembrarão não da "média" milimétrica de temperaturas pelos 365 dias do ano, mas de ter havido mais extremos de frio ou calor.

Isso vai dizer mais sobre o quanto as pessoas acreditam em aquecimento global ou duvidam.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.006
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #593 Online: 22 de Janeiro de 2018, 17:38:10 »
A sensação das pessoas simplesmente não importa porque simplesmente não temos essa impressão geral de algo tão minucioso com qualquer validade estatística. Mesmo ao longo de uma década, é algo como menos de um quinto de grau Célsius.

As pessoas lembrarão não da "média" milimétrica de temperaturas pelos 365 dias do ano, mas de ter havido mais extremos de frio ou calor.

Isso vai dizer mais sobre o quanto as pessoas acreditam em aquecimento global ou duvidam.

Não, você está equivocado. Esta pequena variação de temperatura é referente a uma média global, porém mesmo uma pequena variação nesta média tem expressivo impacto sobre o clima.

Previsões conservadoras apostam em uma elevação de 4ºc bem depois da metade do século, e embora 4 graus pareçam pouco se você pensar na temperatura média na sua cidade, há consenso entre especialistas que este aumento trará consequências seríssimas para o clima.

O aumento deste média parece pequeno se comparado aos dados existentes desde que se começou a coletar dados sistematicamente sobre a temperatura no planeta, no entanto os efeitos já percebidos sobre o clima não são.

Exemplo: serviços de meteorologia norte-americanos previram a possibilidade de formação de furacões no Atlântico sul. Em 2004, depois da previsão, um furacão ou ciclone atingiu o litoral de Santa Catarina. Sendo até então o primeiro registro histórico de um furacão no Atlântico sul.

Como eu disse, não falei sobre sensação térmica, algo que considerei que possa ser ilusório, mas em variações persistentes do clima.

Por exemplo, em Niterói-RJ, não se vê mais cerração no inverno desde o final da década de 90.  Essa cerração era característica no inverno e ocorria praticamente todos os anos.


Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.006
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #594 Online: 22 de Janeiro de 2018, 17:47:24 »

[...]
Em todo o planeta, de diferentes formas, as pessoas estão sentindo já os efeitos das alterações climáticas. É preciso convencê-las de que elas não estão sentindo o que estão sentindo, que não estão vendo o que estão vendo.

Por exemplo, ninguém vai convencer um ilhéu lá da Polinésia que a sua ilha não está sumindo. Os turistas que procuram Bariloche todos os anos percebem que está cada vez mais difícil esquiar. Na Califórnia, até o governador republicano admite que está assustado com incêndios de ferocidade nunca antes vista. Aqui no Brasil, no nosso cerrado, já começamos a perceber problema semelhante.  A mesma coisa para os moradores da Flórida e toda a América Central, que enfrentam a cada ano furacões mais violentos. Na Suíça, moradores locais e guias relatam que hoje é preciso caminhar muitos quilômetros a mais para encontrar uma pista de esqui. Mais pro norte relatam que a tundra também está retrocedendo, e camada frost cada vez mais fina.

Eu também posso falar da minha experiência pessoal, não só dos verões e invernos que parecem muito mais quentes do que há vinte anos. Porque aí se trata de sensação térmica, e eu poderia estar equivocado, muito embora eu não conheça ninguém não tenha esta mesma impressão. Mas, eu já contei aqui antes, que quando eu era criança e no inverno acordava para ir ao colégio de manhã, não era possível ver o morro do Cavalão que ficava a pouco mais de quarteirões da minha casa. Porque bem cedinho o morro se encontrava totalmente encoberto por uma cerração fechada.

Isso sempre era assim: quase todos os dias, todos os anos. Um detalhe nessa história é que nós morávamos em uma casa que foi construída pelo meu avô, e a minha mãe também tinha passado a própria infância dela nessa casa. E muito antes de mim, durante toda a infância de minha mãe e meus tios, os invernos eram iguais ao invernos do meu tempo.

Mas hoje eu posso dizer que há mais de 20 anos não vejo um único dia de cerração na minha cidade.

Pelo menos aqui alguma coisa mudou no clima.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.491
  • Sexo: Masculino
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #595 Online: 22 de Janeiro de 2018, 17:49:14 »
Ah, sim, "mudanças climáticas", além da temperatura média, as pessoas provavelmente vão dizer notar. Sejam elas confirmáveis por estudos mais cuidadosos ou não.

Mas isso talvez seja até menos comum do que as pessoas acharem que simplesmente ficou mais quente ou mais frio com memória seletiva de extremos. Ou não.

Offline Gauss

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.232
  • Sexo: Masculino
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #596 Online: 23 de Janeiro de 2018, 18:30:52 »




Aqui no RS ninguém sentiu as mudanças climáticas. Tudo mentira da Globo.



Agora me bateu uma curiosidade: em Porto Alegre a população realmente não tem a impressão de ter havido alguma mudança no clima nos últimos 20 ou 25 anos?

Onde eu moro, a maioria das pessoas ( obviamente com mais de 30 anos ) parece achar que hoje em dia é mais quente.

Eu tinha vontade de fazer uma enquete aqui no fórum, pegando depoimento de foristas de toda as partes do país, para ter um apanhado se esta seria uma impressão generalizada. Se pessoas do Sul, de Minas, do Centro Oeste, no Norte, no nordeste, no sudeste... têm essa sensação de ter havido uma mudança no comportamento do clima nas últimas décadas. Ou se pessoas mais velhas com quem conversam têm essa sensação...
Bem, eu tenho a impressão que os invernos gaúchos estão cada vez com menos ondas de frio intensos. E isso de uns 10 anos para cá. Me lembro que no final dos anos 1990, e nos anos 2000, que eu já tinha idade para lembrar disso, houveram invernos realmente muito frios, como em 2000, 2006, 2009. Nessa década, eu me lembro que 2013 foi muito frio. Eu trabalhei durante um tempo naquele ano na Serra Gaúcha e nevou muito por lá. Depois disso, acho que 2016 foi um pouco mais frio, mas nada comparado aos outros anos.

Eu diria que minha impressão geral é que o verão continua quente como sempre foi, mas o inverno está tendo menos ondas de frio intenso como já teve.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.534
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #597 Online: 23 de Janeiro de 2018, 18:37:20 »
Citar
Por exemplo, em Niterói-RJ, não se vê mais cerração no inverno desde o final da década de 90.  Essa cerração era característica no inverno e ocorria praticamente todos os anos.

https://www.google.com.br/search?q=cerra%C3%A7%C3%A3o+niter%C3%B3i&oq=cerra%C3%A7%C3%A3o+niter%C3%B3i&aqs=chrome..69i57.6679j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Céticos?  ::)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #598 Online: 23 de Janeiro de 2018, 18:41:47 »




Aqui no RS ninguém sentiu as mudanças climáticas. Tudo mentira da Globo.



Agora me bateu uma curiosidade: em Porto Alegre a população realmente não tem a impressão de ter havido alguma mudança no clima nos últimos 20 ou 25 anos?

Onde eu moro, a maioria das pessoas ( obviamente com mais de 30 anos ) parece achar que hoje em dia é mais quente.

Eu tinha vontade de fazer uma enquete aqui no fórum, pegando depoimento de foristas de toda as partes do país, para ter um apanhado se esta seria uma impressão generalizada. Se pessoas do Sul, de Minas, do Centro Oeste, no Norte, no nordeste, no sudeste... têm essa sensação de ter havido uma mudança no comportamento do clima nas últimas décadas. Ou se pessoas mais velhas com quem conversam têm essa sensação...
Bem, eu tenho a impressão que os invernos gaúchos estão cada vez com menos ondas de frio intensos. E isso de uns 10 anos para cá. Me lembro que no final dos anos 1990, e nos anos 2000, que eu já tinha idade para lembrar disso, houveram invernos realmente muito frios, como em 2000, 2006, 2009. Nessa década, eu me lembro que 2013 foi muito frio. Eu trabalhei durante um tempo naquele ano na Serra Gaúcha e nevou muito por lá. Depois disso, acho que 2016 foi um pouco mais frio, mas nada comparado aos outros anos.

Eu diria que minha impressão geral é que o verão continua quente como sempre foi, mas o inverno está tendo menos ondas de frio intenso como já teve.

As ondas de frio estão sendo menos frequentes em vários lugares do mundo. Lugares que nevavam anualmente agora só neva após alguns anos. Mas cada vez que neva, aparecem os negacionistas refutando o aquecimento global.

Esses dias nevou no Sahara e os negacionistas "conservadores" que eu ainda tenho paciência de seguir já saíram compartilhando a notícia, sem nem entender o que é esse fenômeno, qual sua frequência, etc. Vários inclusive ficavam espantados com o fato de nevar no deserto, sem entender que se trata de um fenômeno conhecido.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gauss

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.232
  • Sexo: Masculino
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:A farsa do aquecimento global causado pelo homem
« Resposta #599 Online: 23 de Janeiro de 2018, 19:44:07 »




Aqui no RS ninguém sentiu as mudanças climáticas. Tudo mentira da Globo.



Agora me bateu uma curiosidade: em Porto Alegre a população realmente não tem a impressão de ter havido alguma mudança no clima nos últimos 20 ou 25 anos?

Onde eu moro, a maioria das pessoas ( obviamente com mais de 30 anos ) parece achar que hoje em dia é mais quente.

Eu tinha vontade de fazer uma enquete aqui no fórum, pegando depoimento de foristas de toda as partes do país, para ter um apanhado se esta seria uma impressão generalizada. Se pessoas do Sul, de Minas, do Centro Oeste, no Norte, no nordeste, no sudeste... têm essa sensação de ter havido uma mudança no comportamento do clima nas últimas décadas. Ou se pessoas mais velhas com quem conversam têm essa sensação...
Bem, eu tenho a impressão que os invernos gaúchos estão cada vez com menos ondas de frio intensos. E isso de uns 10 anos para cá. Me lembro que no final dos anos 1990, e nos anos 2000, que eu já tinha idade para lembrar disso, houveram invernos realmente muito frios, como em 2000, 2006, 2009. Nessa década, eu me lembro que 2013 foi muito frio. Eu trabalhei durante um tempo naquele ano na Serra Gaúcha e nevou muito por lá. Depois disso, acho que 2016 foi um pouco mais frio, mas nada comparado aos outros anos.

Eu diria que minha impressão geral é que o verão continua quente como sempre foi, mas o inverno está tendo menos ondas de frio intenso como já teve.

As ondas de frio estão sendo menos frequentes em vários lugares do mundo. Lugares que nevavam anualmente agora só neva após alguns anos. Mas cada vez que neva, aparecem os negacionistas refutando o aquecimento global.

Esses dias nevou no Sahara e os negacionistas "conservadores" que eu ainda tenho paciência de seguir já saíram compartilhando a notícia, sem nem entender o que é esse fenômeno, qual sua frequência, etc. Vários inclusive ficavam espantados com o fato de nevar no deserto, sem entender que se trata de um fenômeno conhecido.

Estava pesquisando sobre o assunto, mas não consegui encontrar artigos mais detalhados sobre o rareamento de ondas de frio em certos lugares antes comuns.

Mas achei sobre a onda de frio de 2000, como eu falei antes. Inclusive, falam nas reportagens sobre a nevada em POA e Região Metropolitana, em 2000.

Em 2006 e 2013 me lembro que foi parecido, mas não tão intenso.


Achei boas informações neste fórum de meteorologia:
http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6497-onda-de-frio-de-julho-de-2000/
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2018, 19:50:00 por Gauss »
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!