Autor Tópico: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais  (Lida 9158 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Res Cogitans

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Online: 23 de Maio de 2005, 14:35:32 »
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA966615-4005-305434-0-22052005,00.html

Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais da Aeronáutica


Pela primeira vez na história, uma comissão de ufólogos, gente que pesquisa histórias de discos voadores, é recebida por oficiais da Aeronáutica brasileira.



Oito anos atrás, um oficial da Aeronáutica que pediu para não ser identificado entregou aos repórteres do Fantástico uma gravação capaz de impressionar mesmo aqueles que não acreditam em discos voadores.

São diálogos entre os operadores do Cindacta, em Brasília, e dois pilotos da aviação civil, no exato momento em que estariam sendo perseguidos por supostos objetos voadores não identificados.

O primeiro piloto era da Transbrasil, uma companhia que não existe mais. Leia o que ele diz pelo rádio:

PILOTO 1: Brasília, Transbrasil.

CINDACTA: Na sua escuta, prossiga.

PILOTO 1: Ele, inclusive, agora está mais próximo da gente. Está numa velocidade violenta. Ele está à nossa direita.

CINDACTA: Já há contato visual com alguma forma de aeronave?

PILOTO 1: Negativo, porque a luz é muito violenta.

Minutos depois, outro piloto que voava na mesma área relata: também está sendo perseguido por óvnis.

PILOTO 2: Ela está realmente, aparentemente, me seguindo. É como se estivesse fazendo um vôo de esquadrilha conosco. E para sua informação temos outra aeronave, outro alvo à nossa esquerda, também.

CINDACTA: Estamos verificando dois alvos. São dois alvos que nós verificamos em nosso scope aqui.

Scope é a tela do radar.

PILOTO 2: São duas aeronaves com cores diferentes. Abaixo, é vermelha, e, acima, é branca.

CINDACTA: Positivo. Estamos cientes.

Não se sabe se essa gravação, feita em 1977, está hoje em algum arquivo militar. Mas se você quer descobrir o que as autoridades da Aeronáutica sabem de fato sobre discos voadores, leia esta reportagem.

Pela primeira vez na história, uma comissão de ufólogos, gente que pesquisa histórias de discos voadores, é recebida por oficiais da Aeronáutica brasileira.

Entre eles, Ademar Gevaerd. Foi ele que recentemente lançou a campanha "Ufos - liberdade de informação já!".

"Chega de sigilo sobre ufos, presidente!", pede a campanha.

Deu certo. A Aeronáutica fez o convite e agora os ufólogos vão conhecer o sistema de controle e defesa do espaço aéreo brasileiro. E talvez conseguir descobrir alguma coisa sobre o enigma dos discos voadores.

Os ufólogos chegam ao Cindacta - o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

São recebidos pelo brigadeiro Teles Ribeiro, o chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, que anuncia: o comando determinou que as informações sobre OVNIs fossem liberadas.

Mas antes, todos vão à estação meteorológica, de onde são lançados balões-sondas que transmitem às telas dos computadores informações como pressão, temperatura do ar, umidade. Todos os dias, em dezenas de estações espalhadas no país, a Aeronáutica lança noventa balões como este. E, algumas vezes, eles são confundidos com OVNIs.

Centro de Controle de Área de Brasília. Aqui se trabalha para garantir a segurança dos vôos. Os aviões em trânsito são indicados nas telas dos radares por códigos em laranja - chamados "etiquetas".

Se um OVNI surgisse agora no céu, como ele apareceria nesta tela?

“Ele apareceria como um avião normal, porém sem a etiqueta, que traz o código que o piloto tem”, explica o oficial.

“Uma imagem radar que não esteja seguindo um plano de vôo, que não siga os procedimentos previstos, passa a ser monitorada pela Defesa Área. Em determinado momento, em função de seu comportamento, o piloto de caça pode vir a ser acionado. Se por ventura, ele apenas visualiza um luz, pro piloto de caça a missão é defender o espaço aéreo. Se aquela luz desaparece de uma hora para outra, deixou de ser um tráfego desconhecido, ela passou a não existir mais. O piloto de caça retorna para sua base e a partir daí o papel da Força Aérea se encerra”, explica o oficial.

Há um formulário do comando da Aeronáutica que os pilotos que avistam OVNIs e outras testemunhas devem preencher. "Tráfego hotel" é o código que se usa na Aeronáutica para designar esses casos. Houve um contato próximo? Um contato imediato com o objeto? Qual era a forma? A cor? O tamanho? A velocidade? Estava parado no ar? Voou em ziguezague?

Comdabra: Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro. Aqui raramente é permitido o ingresso de câmeras. O repórter do Fantástico entrou e viu o seguinte: sobre uma mesa na sala que é o centro de decisão da defesa aeroespacial brasileira, havia três pastas de documentos, que os ufólogos puderam examinar.

Na primeira pasta, estava o depoimento prestado em 1954 por um comandante da Varig, Nagib Ayub, que relatou ter visto um objeto voador não identificado no Rio Grande do Sul.

A segunda pasta continha os relatos dos pilotos envolvidos na perseguição a 21 OVNIs sobre São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro. O episódio ocorreu em maio de 1986, foi divulgado pelo próprio ministro da Aeronáutica, Otávio Moreira Lima, e apareceu em reportagens do Fantástico.

“A defesa aérea me solicitou naquele instante que eu fosse para cima do alvo e tentasse identificar o que era. Era uma luz muito forte”.

Na terceira pasta estava o relatório do mais impressionante caso da ufologia brasileira: a Operação Prato - uma investigação sobre OVNIs comandada em 1977, no Pará, pelo coronel Uyrangê Hollanda, morto em 1997.

“Nós detectamos, pelo menos, nove formas de objetos. Sondas, naves, forma de disco voador... Todos os relatórios eram encaminhados pelo 1º Comar à Brasília”, declarou Hollanda.

O repórter do Fantástico teve acesso à sala do Comdabra onde estão todos os arquivos secretos a respeito de OVNIs. Eles são guardados num armário de metal, nas últimas duas gavetas, e organizados em pastas - uma para cada ano, desde 1954.
Segundo um regulamento da Aeronáutica, os documentos receberam a classificação de "confidenciais" e ainda não podem ser abertos ao público.

“A gente verifica o acontecido, através dos relatos e das coisas que os nossos radares registram, e se junta tudo numa pasta só e se faz a leitura e não se chega a uma conclusão, não se chega a ter uma investigação completa, porque nós não temos capacidade técnica, cientifica, para chegar a uma conclusão a respeito de uma coisa que não se conhece aprofundadamente”, declara o brigadeiro Atheneu Azambuja, comandante do Comdabra.

“A campanha continua, não encerrou-se por aqui. Nós tivemos hoje apenas um momento mais emocionante, vamos dizer assim, desse processo. Fio quando a Aeronáutica nos recebeu e mostrou: ‘Olha, vocês estão no caminho certo, existem os registros, eles estão aqui, vocês podem vê-los. Nós aguardamos agora que vocês tomem as medidas certas, dentro da lei, para que vocês possam ter acesso efetivo a esses documentos”, comenta Ademar Gevaerd, líder dos ufólogos.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Osias

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 514
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2005, 14:39:56 »
A NASA vai vir abafar...

PS: Isso foi uma referência a uma música de uma banda daqui...

Poindexter

  • Visitante
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2005, 15:13:28 »
UFOs, tudo bem... daí para serem E.T.'s...

Offline Stern

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 55
    • http://www.pesquisapsi.com
Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2005, 15:26:46 »
Este foi o mesmo grupo de ufólogos que se envolveu no "desafio ufológico" afirmando que tinham provas sobre a existência de ETS

"Céticos costumam acusar os ufólogos de não possuírem nenhuma evidência da existência de discos voadores além de fotos toscas, testemunhos suspeitíssimos e montes de teorias de conspiração. Os ufólogos sempre responderam que céticos seriam incapazes de acreditar em discos voadores mesmo que um deles aterrissasse em sua sala de estar. No último mês de setembro a disputa esteve a ponto de ser definida.

Tudo começou quando, depois de uma longa troca de mensagens acaloradas, o fundador e editor da revista UFO, fundador e presidente do Centro Brasileiro para Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), Ademar Gevaerd desafiou Kentaro Mori, notório representante da comunidade cética nacional e fundador do site Ceticismo Aberto, a provar que UFOs não existem. Em vez de argumentar que tentar provar que algo não existe poderia ocupar alguém pelo resto da eternidade (se a moda pega, a próxima tarefa seria provar que não existem Klingons ou Vogons), Mori aceitou o desafio, esperando que as regras do desafio fossem fixadas pelo desafiante, e convidou o psicólogo Wellington Zangari, do grupo de estudos InterPsi da PUC de São Paulo, para mediar a contenda.

Acertados os termos do desafio, ambas as partes concordaram que Gevaerd deveria apresentar o mais consistente caso ufológico já ocorrido no Brasil para apreciação de um grupo de cinco cientistas de renomadas universidades brasileiras. Os cientistas, escolhidos por suas credibilidade e isenção, examinariam a documentação e atestariam se o fênomeno UFO pode ser considerado real com base nas evidências apresentadas.

Infelizmente, somente alguns dias depois de aceitar o desafio nas bases propostas, Gevaerd simplesmente desisitiu de todo o caso. "Não me sinto na obrigação de oferecer provas de que os UFOs existem a quem quer que seja", disse Gevaerd em sua mensagem de desistência, acrescentando: "Meu desafio não é para ser levado a sério". Carlos Reis, ombudsman da revista UFO, que segundo Gevaerd o teria desencorajado a ir em frente, foi mais incisivo: "Não podemos afirmar em sã consciência que [o fênomeno de natureza desconhecida com que lidamos] seja extraterrestre, nem podemos falar em "alienígenas", pois são apenas suposições, teorias, hipóteses, elocubrações". Ficou no ar a esquisita sensação de que Carlos Reis acabou por concluir nada mais nada menos do que aquilo que os céticos sempre disseram.

É difícil saber quem mais perdeu com o episódio. Os ufólogos sérios viram escorrer pelo ralo uma bela oportunidade de ver suas investigações apreciadas pela comunidade científica brasileira, o que sem dúvida teria dado projeção internacional à ufologia nacional. Já o editor da revista UFO fazendo que ia quando vinha e bravateando para todos os lados perdeu credibilidade junto aos seus leitores e terminou por fornecer aos críticos da ufologia farta munição na recorrente acusação de que falta ciência à ufologia. No mais, tudo permaneceu como antes."

[ fonte e maiores informações : http://www.projetoockham.org/boletim_01.html]
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2005, 15:51:20 »
Porque não abriram os arquivos para pesquisadores de verdade?  :?:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stern

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 55
    • http://www.pesquisapsi.com
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2005, 16:05:42 »
Citação de: Alenônimo
Porque não abriram os arquivos para pesquisadores de verdade?  :?:


Parece que esta atitude não foi apenas um descuido ou distração, parece ser proposital mesmo. Veja o que diz o Jeferson Martinho (portal Vigilia ) a respeito do incidente  :

"Hoje vai acontecer em Brasília uma reunião de um grupo de auto-intitulados
"ufólogos" com a FAB que pode (ou não) começar a liberar dados de operações
já-não-mais-secretas a respeito do assunto realizadas pela instituição. A
própria FAB fez o convite, depois que o relatório final da Operação Prato foi
divulgado aos quatro cantos na Internet. (Esse história mereceria um comentário mais
demorado, mas fica prá outra oportunidade).

Sei os nomes, horários, e outras informações pertinentes (não precisam
acreditar em mim ;-), mas que vai, vai. E o que "vazou" na IstoÉ foi precipitado e já
deu um pau danado). Mas, infelizmente, não consta na lista de interlocutores
civis nenhum cético, motivo pelo qual explicitei à comissão que negociou a reunião
minhas reservas quanto à eficácia científica da empreitada, e fiz
recomendações (não estou na comissão, e assim só posso recomendar) de tratamento isento de "pré-conceitos pró-hipóteses extraterrestres". Porém, ainda assim, considero
a iniciativa positiva *na condição de que todos possamos ter acesso aos dados*."

[ fonte : Lista Ceticismo Aberto - http://br.groups.yahoo.com/group/ceticismoaberto/message/16727 ]
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2005, 16:14:22 »
Acho que esses dados deviam cair na mão do Kentaro Mori. Quem puder passar-lhe os dados...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stern

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 55
    • http://www.pesquisapsi.com
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2005, 16:38:53 »
Citação de: Alenônimo
Acho que esses dados deviam cair na mão do Kentaro Mori. Quem puder passar-lhe os dados...


O Mori tá no Japão e acessa esporadicamente a internet. Acredito que alguém já enviou a ele email a respeito .. enviarei um só para garantir pois será muito interessante saber o que ele tem a comentar sobre o assunto, após se inteirar dos fatos.
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2005, 17:04:37 »
Alguém tá cuidando do Ceticismo Aberto, não? Manda pra lá!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2005, 17:52:23 »
Achei a gravação da conversa entre os pilotos e os controladores meio frajuta, eles não citam nenhum prefixo das aeronaves, se referem somente como "Transbrasil", como se a companhia só tivesse 1 avião, isso é totalmente fora do regulamento de tráfego aéreo, sem contar que para uma gravação de 1977 obtida clandestinamente a qualidade tava boa demais.

Tá cheirando a mais um teatrinho dos ufólogos.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2005, 17:55:39 »
Citação de: QUASAR
Achei a gravação da conversa entre os pilotos e os controladores meio frajuta, eles não citam nenhum prefixo das aeronaves, se referem somente como "Transbrasil", como se a companhia só tivesse 1 avião, isso é totalmente fora do regulamento de tráfego aéreo, sem contar que para uma gravação de 1977 obtida clandestinamente a qualidade tava boa demais.

Tá cheirando a mais um teatrinho dos ufólogos.


Não duvidaria nada. Precisamos entrar em contato com a FAB então...

PS: Bem vindo QUASAR!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stern

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 55
    • http://www.pesquisapsi.com
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2005, 18:01:10 »
Citação de: Alenônimo
Alguém tá cuidando do Ceticismo Aberto, não? Manda pra lá!


O site está sob os cuidados do Alexandre Taschetto, do Projeto Ockham e a lista está sob os cuidados do Homero Ontoni (oraculo), Andréia e eu.  De todos nós, só a Andreia parece acompanhar de perto a movimentação da comunidade ufológica.
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2005, 18:40:51 »
Citação de: Stern
Citação de: Alenônimo
Alguém tá cuidando do Ceticismo Aberto, não? Manda pra lá!


O site está sob os cuidados do Alexandre Taschetto, do Projeto Ockham e a lista está sob os cuidados do Homero Ontoni (oraculo), Andréia e eu.  De todos nós, só a Andreia parece acompanhar de perto a movimentação da comunidade ufológica.
Então. Dá para fazer uma matéria analisando essa empreitada ufológica? Saber o que tem nos documentos e fazer as devidas críticas?

Se precisarem de ajuda, contem comigo. Adoro pegar no pé dos outros... :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

APODman

  • Visitante
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2005, 19:47:33 »
Citação de: QUASAR
Achei a gravação da conversa entre os pilotos e os controladores meio frajuta, eles não citam nenhum prefixo das aeronaves, se referem somente como "Transbrasil", como se a companhia só tivesse 1 avião, isso é totalmente fora do regulamento de tráfego aéreo, sem contar que para uma gravação de 1977 obtida clandestinamente a qualidade tava boa demais.

Tá cheirando a mais um teatrinho dos ufólogos.


Prazer em revê-lo Quasar !

Tive a mesma impressão , inclsuive meu pai que foi aviador por 30 anos achou estranha comunicação entre a torre e o piloto, um dos pontos que notou foi a  não identificação da aeronave, o não uso da terminologia técnica entre torre e aeronave e a limpidez da trasmissão.


 :!: A propósito:  Seja bem vindo Stern !  :D


[ ]´s

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2005, 21:22:06 »
Citação de: APODman
Citação de: QUASAR
Achei a gravação da conversa entre os pilotos e os controladores meio frajuta, eles não citam nenhum prefixo das aeronaves, se referem somente como "Transbrasil", como se a companhia só tivesse 1 avião, isso é totalmente fora do regulamento de tráfego aéreo, sem contar que para uma gravação de 1977 obtida clandestinamente a qualidade tava boa demais.

Tá cheirando a mais um teatrinho dos ufólogos.


Prazer em revê-lo Quasar !

Tive a mesma impressão , inclsuive meu pai que foi aviador por 30 anos achou estranha comunicação entre a torre e o piloto, um dos pontos que notou foi a  não identificação da aeronave, o não uso da terminologia técnica entre torre e aeronave e a limpidez da trasmissão.


 :!: A propósito:  Seja bem vindo Stern !  :D


[ ]´s
Então é isso. É falso...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

APODman

  • Visitante
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2005, 21:30:41 »
Citação de: Alenônimo
Citação de: APODman
Citação de: QUASAR
Achei a gravação da conversa entre os pilotos e os controladores meio frajuta, eles não citam nenhum prefixo das aeronaves, se referem somente como "Transbrasil", como se a companhia só tivesse 1 avião, isso é totalmente fora do regulamento de tráfego aéreo, sem contar que para uma gravação de 1977 obtida clandestinamente a qualidade tava boa demais.

Tá cheirando a mais um teatrinho dos ufólogos.


Prazer em revê-lo Quasar !

Tive a mesma impressão , inclsuive meu pai que foi aviador por 30 anos achou estranha comunicação entre a torre e o piloto, um dos pontos que notou foi a  não identificação da aeronave, o não uso da terminologia técnica entre torre e aeronave e a limpidez da trasmissão.


 :!: A propósito:  Seja bem vindo Stern !  :D


[ ]´s
Então é isso. É falso...



Acho que somente tendo acesso aos arquivos originais e oficiais poderiamos assegurar algo.

[ ]´s

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2005, 22:11:56 »
Citação de: APODman
Citação de: Alenônimo
Citação de: APODman
Citação de: QUASAR
Achei a gravação da conversa entre os pilotos e os controladores meio frajuta, eles não citam nenhum prefixo das aeronaves, se referem somente como "Transbrasil", como se a companhia só tivesse 1 avião, isso é totalmente fora do regulamento de tráfego aéreo, sem contar que para uma gravação de 1977 obtida clandestinamente a qualidade tava boa demais.

Tá cheirando a mais um teatrinho dos ufólogos.


Prazer em revê-lo Quasar !

Tive a mesma impressão , inclsuive meu pai que foi aviador por 30 anos achou estranha comunicação entre a torre e o piloto, um dos pontos que notou foi a  não identificação da aeronave, o não uso da terminologia técnica entre torre e aeronave e a limpidez da trasmissão.


 :!: A propósito:  Seja bem vindo Stern !  :D


[ ]´s
Então é isso. É falso...



Acho que somente tendo acesso aos arquivos originais e oficiais poderiamos assegurar algo.

[ ]´s
Não precisa. É falso. É porque eu digo que é. E se eu disse, tá falado!  :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Stern

  • Nível 05
  • *
  • Mensagens: 55
    • http://www.pesquisapsi.com
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2005, 22:18:46 »
Citação de: Alenônimo
Citação de: Stern
Citação de: Alenônimo
Alguém tá cuidando do Ceticismo Aberto, não? Manda pra lá!


O site está sob os cuidados do Alexandre Taschetto, do Projeto Ockham e a lista está sob os cuidados do Homero Ontoni (oraculo), Andréia e eu.  De todos nós, só a Andreia parece acompanhar de perto a movimentação da comunidade ufológica.
Então. Dá para fazer uma matéria analisando essa empreitada ufológica? Saber o que tem nos documentos e fazer as devidas críticas?

Se precisarem de ajuda, contem comigo. Adoro pegar no pé dos outros... :P


Estou com pouco tempo livre, não posso me comprometer com uma nova atividade, por enquanto. Sugiro que alguém envie um email para o Ceticismo Aberto delineando a proposta do artigo. O grupo recebe mensagens de não-membros, é só enviar que eu aprovo e envio uma cópia para o Mori.

ceticismoaberto@yahoogrupos.com.br

PS : Obrigado pelas boas vindas APODMAN :P  , acabei de te enviar um email para o endereço que aparece no Orkut, é esse que devo utilizar    :?:
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #18 Online: 24 de Maio de 2005, 08:23:57 »
Os verdadeiros arquivos confidenciais, os ufólogos nem puderam se aproximar...

Ridículo, conversa para boi dormir.

 |(
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #19 Online: 24 de Maio de 2005, 09:19:36 »
Citação de: Euzébio
Os verdadeiros arquivos confidenciais, os ufólogos nem puderam se aproximar...

Ridículo, conversa para boi dormir.

 |(
Não, Euzébio. Esses ufólogos já são conhecidos nossos. O duro é que esses arquivos que chegaram na mão deles (se chegaram) não é o mesmo que estão divulgando. Pode ver que o texto sobre a gravação de uma conversa com uma aeronave com a torre é falsa.

Deve ser só para aparecer mesmo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #20 Online: 24 de Maio de 2005, 13:05:23 »
Obrigado pelas boas vindas :D  , estava a um tempão afastado e agora que voltei para Curitiba estou de volta aos foruns.

Quanto a requisitar os originais dos srquivos do CINDACTA, dificilmente teria como pois não existe nenhum tipo de identificação das aeronaves, da hora, do dia, de nada . . . resumindo , não há o  que requisitar para a FAB.

Tá com cheiro forte de mais um entre tantos embustes ufológicos, é começar a fazer perguntas que as penas das galinhas em fuga começarão a voar.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #21 Online: 24 de Maio de 2005, 13:08:22 »
A Força Aérea não é brinquedo que qualquer escursão de colégio pode ir à sua sede para dar uma olhada nos arquivos deles. Há sigilo, há responsabilidade, só porque um grupo de pessoas acham que os ET's estão voando sobre nossas cabeças isso não quer dizer que eles tenham direito ao acesso restrito da Força Aérea. Isso também não os dá direito de sabero porquê de não poderem  teracesso aos arquivos confidenciais.

Daí, os ufólogos se aproveitam para lançar suas teorias conspiratórias.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #22 Online: 24 de Maio de 2005, 13:12:03 »
Citação de: Stern
Estou com pouco tempo livre, não posso me comprometer com uma nova atividade, por enquanto. Sugiro que alguém envie um email para o Ceticismo Aberto delineando a proposta do artigo. O grupo recebe mensagens de não-membros, é só enviar que eu aprovo e envio uma cópia para o Mori.

ceticismoaberto@yahoogrupos.com.br


Não se preocupe. Sou membro da lista. Quando eu pensar em algo melhor, eu mando algo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Flytronix

  • Visitante
Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2005, 01:25:54 »
Por que a Aeronáutica não abre o arquivo para pessoas sérias, qualificadas? Ao invés de mostrar para charlatões brincando de Arquivo X? Deveriam colocar o material à disposição de físicos, metereologistas, astrônomos, etc. De que vale a avaliação desse pessoal da Revista UFO, já que a análise destes não passa de crendice "I want to believe" (como ficou comprovado no episódio do desafio cético, que fugiram)?

Offline Quasar

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.088
  • Sexo: Masculino
Re.: Ufólogos têm acesso a documentos confidenciais
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2005, 09:32:44 »
Talvez nem existam informações sobre o tema nos arquivos da FAB, o que tiver provavelmente é um amontoado de dúvidas e liberar isso para charlatões como o Gevaerd só vai aumentar as especulações, se não derem para eles um cadáver de um ET eles sempre vão dizer que o governo está escondendo algo.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!