Autor Tópico: Hydra: a descoberta do gene bastardo  (Lida 788 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Hydra: a descoberta do gene bastardo
« Online: 23 de Julho de 2007, 17:53:26 »
Estou com medo !  Será que crias vão dizer que este gene "surgido do nada" é uma prova da interferência de deus, uma prova do ID ????  :o  :chorao: 


Citar

"Gene de mosca-das-frutas originado de "lugar nenhum" pode mudar a idéia sobre como novos genes são formados"

Cientistas acreditam que a maioria dos novos genes são formados a partir de genes já existentes, mas pesquisadores da Cornell descobriram um gene em mosca-das-frutas que parece ser não-relacionado a outros genes em qualquer tipo de genoma.
 
O novo gene (chamado tb de NOVO ), chamado Hydra, existe somente em um pequeno número de espécies de Drosophila, o que sugere que surgiu por volta de 13 milhões de anos atrás, quando este subgrupo de espécies de melanogaster divergiram de seu ancestral comum.

Evidências recentes indicam que o novo gene é funcional ( o oposto do DNA "lixo" ) e está provavelmente envolvido na expressão de um proteina envolvida nos últimos estágios do desenvolvimento do espermatozóide. Este achado é consistente com o trabalho de outros cientistas que descobriram que muitos da maioria de genes funcionais recentemente formados em qualquer espécie são tb relacionados a espermatogênese.

"Este é um gene novo -- 'provindo de parte alguma" disse Hsiao-Pei Yang, um pesquisador senior associado ao Cornell's Department of Molecular Biology and Genetics e autor senior do paper publicado em 6 de julho do jornal online PLoS Genetics (Public Library of Science Genetics). "As pessoas costumam pensar que novos genes sempre são formados de genes já existentes porém este gene não possui nenhum homólogo ( genes com estrutura similar ).  Vc não irá encontrar nenhum outro gene relacionado no genoma das moscas ou em qualquer outro genoma e isto é o que o faz único".

Yang conducted part of this research while at the National Yang-Ming University in Taiwan and part of the work in collaboration with Cornell's Daniel Barbash, assistant professor of molecular biology and genetics.

Os pesquisadores não sabem ainda como o gene hydra foi criado, mas eles especulam que o gene pode ter se desenvolvido de um pedaço de DNA-lixo chamado elemento transposavel ( tb conhecido como "gene saltador" ), o qual pode ter sido inserido no genoma por um vírus.

Estes transposons são conhecidos por copiar e inserir a sí mesmos em sequências de DNA. Por exemplo, uma teoria é que quando os transposons situam-se próximo a um gene e então saltam para um novo local ele carrega parte da sequência gênica de que estava próximo e insere ela em um novo local. Muitas vezes elementos transposáveis parecem não ter nenhuma função ou ser até mesmo ser prejudicial sendo eliminado pela seleção natural. Mas os pesquisadores começam a pensar que os transposons podem ser uma fonte para criar novos genes funcionais..

O gene hydra é noemado em homenagem a besta mitológica que tinha nove cabeças de serpente pq ele tem os nove primeiros exons duplicados (seções de um gene que contém informação para codificar proteinas ). Cada um destes exons pode servir como uma posição alternativa para o gene ativar-se. Os pesquisadores encontraram que a maioria destes exons tinham sequências para um elemento transposável locado a direita deles. sequências duplicadas geradas por transposons pode ser parte de um mecanismo para se criar novos genes, assim cmo a duplicação provê mais chances para um gene evoluir.



fonte: http://www.news.cornell.edu/stories/July07/hydraEvolution.kr.html

O paper completo pode ser lido free em:
"Evolution of hydra, a Recently Evolved Testis-Expressed Gene with Nine Alternative First Exons in Drosophila melanogaster"

[ ]´s
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 17:57:29 por APODman »

Offline Worf

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.272
  • Sexo: Masculino
  • libertas
Re: Hydra: a descoberta do gene bastardo
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2007, 02:48:46 »
Então os genes são as máquinas de deus? :D

Máquinas da evolução... Que reviravolta, eles sempre foram tratados como parasitas.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!