Autor Tópico: Britânicas usam hipnose para evitar dor no parto  (Lida 896 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Britânicas usam hipnose para evitar dor no parto
« Online: 02 de Junho de 2005, 18:41:37 »
Britânicas usam hipnose para evitar dor no parto

Hipnonascimento é baseado na crença de que a dor e o desconforto na hora de dar à luz não são naturais     

Londres - Mulheres prestes a dar à luz estão recorrendo à hipnose, na Grã-Bretanha, para ter um parto menos doloroso.

O Hipnonascimento - como vem sendo chamada a técnica - é baseado na crença de que a dor e o desconforto que acompanham a mãe na hora de dar à luz não são naturais.

As mulheres estão aprendendo a se hipnotizar, além de técnicas de relaxamento e respiração para ajudar na hora do parto.

Em 2001, um estudo mostrou que cerca de 80% das grávidas britânicas dão à luz de forma natural, em geral com a assistência de parteiras. No Brasil, este número era de pouco mais de 60% em 1999, segundo dados do Sistema de Informações dos Nascidos Vivos (Sinasc).

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a taxa de cesarianas não seja maior do que 15% em nenhum país.

Na Escócia, foi criado um curso de técnicas de Hipnonascimento para as parteiras, que poderão ensiná-las às jovens mães.

"Muitas mulheres têm medo de parto natural", diz Renee Buchanan, a hipnoterapeuta que vai dar o curso na Escócia em setembro.

"Elas ouvem histórias de partos dramáticos e dolorosos. Isso causa tensão que se transforma em dor e não permite que o parto ocorra da maneira como deveria", completa.

"O Hipnonascimento não garante um parto sem dor, mas argumenta que ele pode ser muito mais confortável."

O curso será uma extensão no treinamento das parteiras. "Se trata de trazer bebês ao mundo de uma maneira mais calma e pacífica. A mãe é treinada para se envolver com os movimentos do bebê e trabalhar em harmonia com o corpo", diz Buchanan.

O Hipnonascimento foi desenvolvido nos Estados Unidos há 15 anos e é baseado no trabalho do obstetra inglês Grantly Dick-Read.

Ele percebeu que mulheres que estavam calmas e tinham expectativas positivas em relação ao parto sentiam menos dor do que as que estavam com medo.


fonte: http://www13.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/jun/02/115.htm


[ ]´s

Offline Esperto

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.154
Re.: Britânicas usam hipnose para evitar dor no parto
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2005, 19:06:25 »
já vi no discovery há um tempo o caso de uma mulher que teve 3 ou quatro filhos de cesária (não lembro se todos, mas o primeiro com certeza), em que ofereceram pra ela essa técnica pois ela tinha alergia aos anestésicos da época (isso era 1970 eu acho)...
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!