Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 134333 vezes)

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1625 Online: 09 de Agosto de 2017, 23:17:09 »
Acho que já foi feita essa pergunta há algum tempo e a resposta é que a energia é ainda "residual" do big-bang.

Ela não* "veio" de algum lugar depois que o átomo se formou; mas está nele desde sua formação, até que se esvaia.

* exceto no que tiver vindo, como de qualquer contato cinético com o mundo, acho.
Não tinha resposta pronta e sempre tive curiosidade visto que a ciência certamente  já terá encontrado a resposta.
Quanto a ser residual, pelo fato de o átomo não estar num sistema isolado com permanente emissão de radiação, a tendência é o decaimento nos níveis de energia, no entanto isto não acontece.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
  • Guerreiros contra o Marxismo Cultural, uni-vos
« Resposta #1626 Online: 10 de Agosto de 2017, 07:55:44 »
Acho que necessariamente acontece, sim.

Seria algo muito absurdo que átomos de hidrogênio fossem motos-perpétuos e ninguém ainda tivesse se dado conta.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #1627 Online: 23 de Março de 2018, 09:37:21 »

1. Quanto do conhecimento sobre o Big Bang "é baseada em uma grande quantidade de suposições não testadas".

2. A velocidade da luz no vácuo pode não ser constante? Já houve medições que refutam a hipótese da velocidade constante da luz?

A razão dessas perguntas é o questionamento de um amigo dado a teorias da conspiração e que sempre fica argumentando que a ciência em muitos casos é dogmática.
enviou-me a seguinte matéria:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=big-bang-ciencia-ou-dogma-cientifico&id=010130180323

Por acaso estou "folheando" Origens, do NdG Tyson (geralmente faço isso antes de ler de verdade), e disse pra esse cara que ele, Tyson, admite que nos primeiros instantes (algo como 10 elevado a -57 de segundo), mas que com relação a algumas fraçoes depois, houve experimentos. E que o artigo não critica o dogmatismo *na ciência*, mas na cosmologia, por supostamente não utilizar os métodos empregados nos demais ramos científicos.

Com relação à velocidade da luz, diz que as previsões do tamanho e velocidade de expansão do universo podem estar erradas, visto que baseadas numa premissa errada, a constância da velocidade da luz.
« Última modificação: 23 de Março de 2018, 09:40:43 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1628 Online: 23 de Março de 2018, 10:14:49 »
1. Quanto do conhecimento sobre o Big Bang "é baseada em uma grande quantidade de suposições não testadas".

O Big Bang me parece muito mais uma conclusão gerada a partir das observações que uma suposição. Na verdade o big bang foi contra as suposições da época.

A opacidade original da criação do universo parece ser algo observável, a radiação cósmica de fundo simétrica e onipresente parece indicar a expansão também. A aceleração do distanciamento das galáxias idem.

2. A velocidade da luz no vácuo pode não ser constante? Já houve medições que refutam a hipótese da velocidade constante da luz?

Se a velocidade da luz não for constante, isso violaria a teoria da relatividade, e com isso muito observações e cálculos cotidianos que usamos estariam invalidados, ou não seriam confiáveis.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!