Autor Tópico: Mecânica Quântica para leigos.  (Lida 37642 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Mecânica Quântica para leigos.
« Resposta #300 Online: 02 de Janeiro de 2015, 00:00:25 »
Tudo que fica insistentemente sem clareza depõe a favor do Panpsiquismo...Será?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #301 Online: 02 de Janeiro de 2015, 03:31:46 »
Não, claro que não! "Panpsiquismo"???...     Mas você sabe bem, não é mesmo? Tás de pandegaria. hahahahahahahah...

Já não me estarreço mais com as coisas que vejo, como as aqui. No final, o único problema é a funcionalidade da mente. Se é crente, enxergará qualquer coisa, menos o óbvio; se não é crente, só enxerga o óbvio. Assim que indivíduos que até "deveriam" saber, cegam-se por autoritaria difusa indefinível, acreditando e propagando o que nunca viu e não verá. Por que alguém acha que, uma certa vez, o Cientista postou comentários aqui?:

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=26388.0

Notadamente o trecho:

"Nada há de extraordinário num experimento como esse, a menos do experimento de per si, como todo e qualquer, sempre muito bem vindo."

É porque, NÃO, jamais se realizou o experimento de dupla fenda com elétrons. Trata-se d(e mais um)a aberração teoristóide genericamente nominada como "experimento mental", como se fosse mesmo algo experimental. Com uma macromolécula haveria, teoricamente, alguma exequibilidade experimental. Mas nem sei se foi realizado mesmo tal experimento, também. Não há exequibilidade para barreiras bifendadas, "sensores" (o que pensam esses que se entende por "sensores", valha-me Proteus!, nessas escalas?) e demais estruturas de um aparato experimental. Tudo é puramente teórico, mas um crente é aquele que crê tanto na sua (ou de outro) teoria, que considera os resultados de suas regurgitações como legítimos resultados experimentais!

Que triste mundo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #302 Online: 02 de Janeiro de 2015, 14:59:34 »
Mas aí Cientista, temos uma afirmação relevante. Não houve esses experimentos?  Eu havia entendido que os colapsos simultâneos remotos eram previstos mas não foram observados.

Os outros casos, como o do emaranhamento e a dupla fenda, dava como certa a existência dessas experiências. No caso dos fótons, foi explicitamente citadas por Feynman.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #303 Online: 02 de Janeiro de 2015, 16:06:37 »
Mas aí Cientista, temos uma afirmação relevante. Não houve esses experimentos?  Eu havia entendido que os colapsos simultâneos remotos eram previstos mas não foram observados.

Os outros casos, como o do emaranhamento e a dupla fenda, dava como certa a existência dessas experiências. No caso dos fótons, foi explicitamente citadas por Feynman.

Esses experimentos foram feitos sim. O Cientista está errado.

outro ponto, como podem afirmar que duas partículas ficam emaranhadas e a informação entre ela é instantânea mesmo se as partículas estivessem a bilhões de quilômetros uma da outra?

Essa é uma questão mais sutil. A existência do emaranhamento pode ser evidenciada pelas correlacões nas medidas. Faz um tempo eu escrevi um post por aqui falando de uma desigualdade de Bell (um sistema clássico satisfaz essa desigualdade, a MQ viola essa desigualdade e os experimentos mostram uma violacão):

(Cheguei no trabalho e descobri que meu volume do Sakurai está em casa! :(. Bem, de qualquer forma, lá vai. Qualquer erro
nessa demonstração é de minha responsabilidade.)

Vamos provar que as propriedades das partículas não são predeterminadas, como no caso da cor da bola. Numa linguagem mais
rebuscada, vamos ver que as teorias de variáveis ocultas locais levam a previsões contrárias às da MQ.

Imagine que, ao contrário da bola, em que você mede uma propriedade (cor), vamos imaginar que você meça 3 propriedades.
Vamos chamá-las a, b e c. As duas partículas (vamos chamá-las P e Q) têm propriedades complementares, descritas como a1e a2, b1 e b2, etc.

Isso quer dizer que medir a propriedade b da partícula P com valor b2 implica que uma medição da propriedade b da partícula Q deve resultar
em b1. Porém, não existe correlação entre as propriedades a, b e c. Ou seja, se eu meço P com b2, eu posso medir Q com a1,a2,c1 ou c2.

Vamos então supor que seja possível dividir as partículas P e Q em 8 populações, cada uma com um valor predeterminado de sua propriedade:

P                                 Q
N1   (a1,b1,c1)                (a2,b2,c2)
N2   (a1,b1,c2)                (a2,b2,c1)
N3   (a1,b2,c1)                (a2,b1,c2)
N4   (a2,b1,c1)                (a1,b2,c2)
N5   (a1,b2,c2)                (a2,b1,c1)
N6   (a2,b1,c2)                (a1,b2,c1)
N7   (a2,b2,c1)                (a1,b1,c2)
N8   (a2,b2,c2)                (a1,b1,c1)

Vou chamar N = N1 + N2 + ... + N8 o total. Assim, a probabilidade de se medir P(a1) e Q(b2) é

Prob(a1,b2) = (N1 + N2)/N

Para P(a1) e Q(c1):

Prob(a1,c1) = (N2 + N5)/N

E para P(c1), Q(b2):

Prob(c1,b2) = (N1 + N4)/N

Daí, como esses números são sempre positivos, podemos chegar na seguinte desigualdade (onde tem < leia-se
menor ou igual):

N1 + N2 < N1 + N2 + N4 + N5

Donde:

Prob(a1,b2) < Prob(a1,c1) + Prob(c1,b2)

Essa é uma desigualdade de Bell. Você pode aplicar isso para medições de spin ao longo de eixos orientados em direções diferentes.
Segundo a MQ, os resultados desse tipo de medição devem violar essa desigualdade.
Esse tipo de medição já foi feita, e de fato, a desigualdade é violada. Portanto, a suposição de que essas propriedades já "saem"
predeterminadas é falsa.

O interessante é que embora haja uma influência a distância, ela não pode ser usada para transmitir uma mensagem.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #304 Online: 02 de Janeiro de 2015, 19:24:58 »
A mensagem seria a própria medição do estado da partícula remota.
Não entendo como fazer esse emaranhado a grandes distâncias, todos os exemplos que vi as partículas interagiam.

O que você achou da pilot wave?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #305 Online: 02 de Janeiro de 2015, 20:04:06 »
A mensagem seria a própria medição do estado da partícula remota.

Exato. E não dá para transmitir uma mensagem com isso. Esse é o tipo de coisa que dá para explicar em 15 minutos com um quadro negro, mas o fato é que existe um teorema que mostra rigorosamente que é impossível. O máximo que você pode saber é que a partícula que você detectou estava emaranhada.

Mas tem uma coisa bacana que dá para fazer com isso: duas pessoas podem usar pares de partículas emaranhadas para trocar uma chave criptográfica de forma segura.

Não entendo como fazer esse emaranhado a grandes distâncias, todos os exemplos que vi as partículas interagiam.

Não é fazer o emaranhamento, é manter. Um exemplo: uma partícula decái emitindo (digamos) dois elétrons em direcões opostas e com spins opostos. Não importa quão afastado estejam um do outro, enquanto eles não interagirem com nada eles estarão emaranhados. Mas você pode dizer que esse emaranhamento resultou de uma interacão.

O que você achou da pilot wave?

Essa interpretacão parece uma forma de tentar casar a MQ com nossas expectativas clássicas. Só que se o objetivo for esse, ela falha, vide o que escrevi acima sobre a funcão de onda. O fato é que essa onda piloto teria que ter umas propriedades bem estranhas. Além disso, você poderia até separar essa onda da "sua" partícula e fazer ela interagir com algum outro sistema (essas seriam as chamadas "ondas vazias") [1]. Só que essas ondas vazias carregariam informacão de carga ou spin (novamente, fácil de explicar com uma lousa). Daí que fica aquela história: cara de palhaćo, boca de palhaćo, nariz de palhaćo, mas não é palhaćo? :)

[1] Quer ver uma coisa bizarra que ilustra isso?  Veja o experimento de Elitzur-Vaidman.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #306 Online: 03 de Janeiro de 2015, 00:31:52 »
outro ponto, como podem afirmar que duas partículas ficam emaranhadas e a informação entre ela é instantânea mesmo se as partículas estivessem a bilhões de quilômetros uma da outra?

Lendo por aí...achei isto como curiosidade.
A proposed experiment would send one photon of the entangled pair to the orbiting International Space Station, a distance of around 310 miles (500 kilometers). This would be the largest distance that has been experimentally tested.

http://www.livescience.com/28550-how-quantum-entanglement-works-infographic.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #307 Online: 03 de Janeiro de 2015, 02:22:27 »
juro que não consigo entender isso muito bem. Como conseguirão medir o estado de um fóton que tem seu estado tão alterado no tempo de modo a ver que eles estão emaranhados? A medida deveria ser feita no exato (exato mesmo) instante nos dois lugares?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #308 Online: 06 de Janeiro de 2015, 23:21:55 »
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 23:34:26 por Gigaview »

Offline SnowRaptor

• Webmaster
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #309 Online: 12 de Janeiro de 2015, 19:08:37 »
<a href="https://www.youtube.com/v/ZuvK-od647c" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/ZuvK-od647c</a>
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #310 Online: 12 de Janeiro de 2015, 19:38:00 »
Sempre arrajam um jeitinho para evitar que Einstein revire na tumba.

Mas que continua spooky, continua. Para mim ficou creepy.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re: Mecânica Quântica para leigos.
« Resposta #311 Online: 18 de Setembro de 2015, 21:39:02 »
Essas histórias de duas cosias ao mesmo tempo, dois lugares ao mesmo tempo etc. vêm da falta de precisão na escolha das palavras por parte de quem escreve. Não leve isso ao pé da letra e tente entender sob o ponto de vista de probabilidades.
Mas "ser duas coisas ao mesmo tempo" é exatamente sinônimo de imprecisão. "Ser duas coisas ao mesmo tempo" também é "não ser duas coisas ao mesmo tempo"!

Aproveitando o ensejo, onda x partícula seriam o caso.

Offline Pereira12

• Nível 01
  • *
« Resposta #312 Online: 25 de Janeiro de 2016, 00:55:14 »
Desculpem-me se estiver fora do tópico, mas nao achei nenhum que entre no assunto.
A gravidade vem do corpo como um todo ou da matéria do corpo?
Acredito que venha de cada átomo. Sendo assim, pense comigo: um corpo celeste é composto por quantidade de matéria gigante. Cada porção ou cada átomo exerce sua gravidade sobre o outro, mantendo-o perto.  Sendo assim, juntando a gravidade da matéria da parte mais exterior do corpo celeste, teria uma gravidade grande o suficiente para atrair a parte interior do corpo, ou seja, o interior estaria oco.
Sei que é totalmente estranho, mas tive essa ideia e gostaria de um respaldo.
obrigado !  :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
  • ...
« Resposta #313 Online: 25 de Janeiro de 2016, 14:16:53 »
Só aconteceria algo assim se os atómos do exterior/superfície estivessem sendo presos ou atraídos a alguma outra coisa que não aqueles vizinhos do interior, e com força maior. Algo como um corpo estar no ponto exato entre dois outros corpos mais massivos a ponto de ser rasgado no meio. Mas talvez nem mesmo isso "funcionasse" sem algumas condições muito improváveis de movimento, para evitar que todos os três se fundissem num só.

Ao mesmo tempo, acho que ainda que a massa de cada partícula esteja "causando" a gravidade, ela é ao mesmo tempo meio "desprezível", como gravidade, é mais a massa somada que tem efeito gravitacional apreciável. Ou, talvez melhor dizendo. Uma parte de um corpo grande não está constintuindo a ele tanto por sua própria atração gravitacional, mas incomparavelmente mais pela atração do restante do corpo, sobre ela.

Aquela analogia de colchão/cama elástica com bolas de boliche e fubeca talvez seja uma boa ilustração disso.

Mas eu talvez não devesse me meter a falar disso, só tenho a impressão de que não falei nenhuma besteira muito grotesca.

Offline Enjolras

• Nível 30
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #314 Online: 25 de Janeiro de 2016, 15:37:18 »
Desculpem-me se estiver fora do tópico, mas nao achei nenhum que entre no assunto.
A gravidade vem do corpo como um todo ou da matéria do corpo?
Acredito que venha de cada átomo. Sendo assim, pense comigo: um corpo celeste é composto por quantidade de matéria gigante. Cada porção ou cada átomo exerce sua gravidade sobre o outro, mantendo-o perto.  Sendo assim, juntando a gravidade da matéria da parte mais exterior do corpo celeste, teria uma gravidade grande o suficiente para atrair a parte interior do corpo, ou seja, o interior estaria oco.
Sei que é totalmente estranho, mas tive essa ideia e gostaria de um respaldo.
obrigado !  :lol:

No auge do meu conhecimento de Física do ensino médio e leitor de wikipedia, a resposta é: ainda não se sabe de onde vem a gravidade.

Sobre a interação da matéria, ela é regida pelas 4 interações* fundamentais: força nuclear fraca, força nuclear forte, eletromagnetismo e gravidade. A gravidade é a mais fraca das interações, e em nível de partículas ela é irrelevante. Veja o quadro no link > https://en.wikipedia.org/wiki/Fundamental_interaction

*em portugues o termo é 4 forças fundamentais, mas conforme postula a teoria da relatividade, a gravidade nao é uma força, ela é originada da deformação do espaço tempo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!