Autor Tópico: Açúcar é uma DROGA?  (Lida 15181 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Açúcar é uma DROGA?
« Online: 10 de Julho de 2005, 12:45:26 »
AÇÚCAR É UMA DROGA?
Por Paulo Gibiologica

 
Bem, aqui quem vos fala é simplesmente um cidadão que recebeu um tapa na cara ao ler um livro sobre o nosso tão querido AÇÚCAR - "Sem Açúcar Com Afeto"  / Sônia Hirsch.

O açúcar é uma coisa tão refinada que vai direto para o sangue e causa uma série de alterações físicas e mentais no consumidor.

O açúcar dá uma certa bobeira mental, cientificamente explicada pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranqüilizante natural.  “Madame está nervosa? Dá água com açúcar pra ela que passa.”  Ou não é?

Na Índia, alguns séculos antes de Cristo, os médicos usavam o açúcar como remédio. Foi só ali perto do ano 600 que os persas bolaram a rapadura, daí começou o tráfico. Na Europa não tinha açúcar, era importado e custava muito caro e só os nobres podiam comprar: "Nada de drogas para os pobres."

Em 1532, Martin Afonso de Souza instalou em São Vicente o primeiro engenho de açúcar no Brasil, movido a escravos, é claro: "só 20 milhões de africanos dançaram nessa empreitada".

Em 1665, a Inglaterra já importava 8 milhões de quilos por ano. Nesse mesmo ano a peste bubônica matou 30.000 pessoas em Londres - pessoas que tinham acesso ao açúcar, porque no campo, entre os pobres, ninguém morreu.

Será que ninguém desconfiou da relação da nova doença e o espantoso consumo de açúcar? Já que o açúcar predispõe o corpo a infecções por causa da acidez exagerada que ele provoca. Desconfiaram, mas ficaram calados pois seria um crime de lesa-majestade insinuar que a Coroa enriquecia as custas de um vicio pernicioso. E ai ficou por isso mesmo e está assim até hoje.

É UMA VERGONHA, QUE ATUALMENTE AS AUTORIDADES DE SAÚDE PERMITAM  ISSO !!!

Por volta de 1600, as autoridade inglesas sabendo que o açúcar boa coisa não era, proibiram severamente o uso do açúcar para apressar a fermentação de cerveja, É CLARO, ELES A BEBIAM !!!

EM 1792, os melhores cientistas da Europa fundaram uma sociedade anti-sacarina.

Em 1912, o Dr. Robert Boesler, dentista norte-americano escrevia que " ...a moderna fabricação do açúcar nos trouxe doenças inteiramente novas".

O açúcar comercial nada mais é do que um ácido cristalizado. No passado, com seu alto preço só uma minoria nobre podia utilizá-lo, contudo, agora o seu altíssimo consumo está causando a degeneração nos seres humanos e até em animais. Por exemplo: beija-flores que utilizam bebedouros de água com açúcar.

Mas... e o açúcar mascavo orgânico, o mel, também fazem mal ???

Um exemplo bem simples para podermos entender:

Um certo dia, andando pela mata, uma pessoa descobriu a cana-de-açúcar  "Nossa, que delícia !!! ” e levou para sua casa.

 Bom...o mano consegui chupar 3 paus de cana em meia hora e ficou com a boca cansada. Ele devia ter ingerido aproximadamente 350 ml de um líquido contendo: água, sacarose, sais minerais, vitaminas, fibras, etc... Beleza, ele conseguiu digerir numa boa. Seu pâncreas nem reclamou.

E agora, todo mundo "chupa cana?” Passado algum tempo, eis que: " Pô mano, chupar cana num é mole não...num dá pra espremer o bagaço?"  E deu ... inventaram a garapa. QUE MARAVILHA !!!  Opa! ...”pera” aí, ...mas já era tarde, o mano começou a tomar garapa que nem água - 500 ml a 1 litro em 10 minutos.

Aí o Sr. Pâncreas começou a reclamar porque estava fazendo horas extras todos os dias e insulina no mano !

Um certo dia, alguém resolveu ferver a garapa, e saiu o melado de cana, muito mais concentrado: 10 litros de garapa virou um copo de melado. ”Que delicia! Vamos fazer um bolo?...Que nada vai puro mesmo!” E aí o mano virou o copo pra dentro.

 Imaginando a proporção: 10 litros de garapa dentro de um copo ingeridos em 10 minutos.  É gente..., o pâncreas que se cuide!

Para agravar a situação, os persas bolaram a rapadura, ainda mais concentrada, e logo após as benditas refinações.  Aí "ferrou o jegue” !

Surge então uma doença nova e mortal: a DIABETES MELLITUS que  fazia as pessoas eliminarem açúcar pela urina, ou seja, vazarem pelo ladrão.

Inicia-se a era das novas doenças "a degeneração da raça humana" causada pelo mau uso do açúcar, que causa um STRESS absurdo no organismo e o pâncreas para de produzir insulina.

Não bastando ainda, causa defeitos genéticos. Por exemplo: hoje, a cada 5 crianças que nascem uma será diabética. Quando você decidir ter um filho, junte mais 4 casais e joguem palitinho para sortear qual terá o filho diabético.

Hoje existem 6,5 milhões de diabéticos no Brasil. Morrem 300.000 por ano nos EUA.

Portanto não importa se é açúcar orgânico, mascavo ou mel o problema é a superconcentração de açúcar; que quando ingerida, vai depressa demais para a corrente sanguínea, queimando todas as etapas da digestão, fazendo subir o nível da glicose no sangue, aí o pâncreas é obrigado a produzir uma quantidade extra de insulina. A insulina vai lá e abaixa o nível, aí dá vontade de comer mais açúcar. Sobe o nível e o pâncreas solta insulina, abaixa o nível... E assim por diante, até chegar uma hora que o pâncreas não entende mais nada. Você come um bombom seu pâncreas solta insulina para caixa inteira; é a HIPOGLICEMIA. Entre jovens e adultos, três a cada cinco têm a doença - estágio pré-diabético.

SERÁ VOCÊ O PRÓXIMO?

Como se não bastasse tanto malefício, a acidez causada pela ingestão concentrada de açúcar predispõe o corpo à infecções (como a conjuntivite) e também a vírus e bactérias.

Se você acha isso que leu agora uma questão de opinião, então continue como está! ....Ou então pare enquanto ainda é tempo, por amor à SI PRÓPRIO!

MAS NÃO PARE POR AQUI !!!! Informe-se, discuta, reflita, passe para frente, descubra soluções, alternativas, pesquise ! Afinal fomos "viciados" a centenas de anos, por pessoas inocentes que só queriam dar um gostinho mais doce para aquela vida tão amarga e preconceituosa dos nossos antepassados, que no final, por ganância e falta de escrúpulos de uma minoria, nos fora omitida a verdade sobre tão doce e perigosa  droga".

Mas hoje, basta de omissão! Queremos tudo em pratos limpos, sem demagogias, nossas crianças não podem viver assim !!! Não podem nascer assim!!!  

Precisamos de clareza no cérebro e não de serotonina !

Faço um apelo aos cidadãos:  POR FAVOR, DIVUGUEM!!!!


 :arrow: Taí, fiz a minha parte! 8)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2005, 12:48:25 »
Lenda é? Pois sim.

Contam que o Diabo ficou doente de inveja quando Deus criou Adão e Eva, seus seres mais perfeitos, e resolveu se vingar. Destruindo-os é claro. Mas tinha que ser lentamente, de um jeito bem sutil, bem inocente, pra ninguém desconfiar; e com alguma coisa muito gostosa.

Inventou o açúcar. E logo espalhou um pouco na terra de forma que todos os seus rebentos, tivessem um gostinho ligeiramente doce. Foi aí que aconteceu o episódio da maçã.

Não tinha aquela história do fruto proibido, serpente e coisa e tal? Pois eram as artes do Demo. E Eva não só seduziu Adão, como já na primeira mamada passou pro filho o prazer do doce na boca. Como comia frutas, a Eva!

Deus, que naqueles tempos ainda era sujeito a crises de mau humor, ficou danado. Falou, explicou lá da maneira dele que o amargor da vida é que era o quente, depois esbravejou, e chegou a proibir a coisa, não conseguiu nada e acabou expulsando os três do Paraíso. Eles foram embora tristes que só vendo. Andaram, andaram e finalmente chegaram na Índia, embora também se diga que foi no Egito, e armaram um ranchinho ao lado de um canavial. Claro que o Diabo, esse imoral, estava por trás de tudo; um dia se disfarçou de pedra e esmagou uma vara de cana de um modo que o caldo foi espirrar bem na boca do Adão.

Cana, pra que te quero? Virava caldo, o caldo secava, sobrava umas pedra doces no fundo. Às vezes ficavam cheias de formigas e Adão reclamava um pouco, mas comia do mesmo jeito. Às vezes comia tanto que chegava em casa meio torto e Eva resmungava um bocado, se lembrando nessas horas de Deus e achando que ali tinha coisa.

Deus tudo via e tudo sabia. Só que tinha decidido deixar o barco correr. Não dera a eles o precioso bem da inteligência? Pois eles que se virassem.

- Oh, senhor!, protestavam os anjos - mas assim vai ficar tudo do jeito que o Diabo gosta!

Deus nem te ligo. Se fazia de surdo. Mesmo porque andava muito ocupado planejando a Era de Peixes, por coincidência esta que está terminando agora e que é curiosamente simbolizada por um bicho que morre pela boca.

— Terra à vistaaa! — grita o marujo lá do alto da gávea.

— Ó Manoel, traz as mudinhas de cana! — grita o comandante lá pro fundo do porão.

Andavam com elas a bordo, os portugueses, por volta de 1500. O açúcar importado do Oriente era a droga mais cara e cobiçada da Europa. Tinham que encontrar outros solos tropicais para plantá-la.

Aí descobriram a América.

Só que era preciso preparar a terra, plantar, limpar, cortar, moer, arre. Coisa demais para europeus encalorados. Onde era mesmo que tinha um povo capaz de dar esse duro sem se acabar? Como? Logo ali, na África?

Ora, pois. Foi assim, com os africanos, que os europeus fizeram a América.


(retirado de "Sem Açúcar com Afeto" de Sônia Hirsch)  
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Atheist

  • Visitante
Re: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 01:25:18 »
Citação de: Euzébio
AÇÚCAR É UMA DROGA?
Por Paulo Gibiologica

 
Bem, aqui quem vos fala é simplesmente um cidadão que recebeu um tapa na cara ao ler um livro sobre o nosso tão querido AÇÚCAR - "Sem Açúcar Com Afeto"  / Sônia Hirsch.

O açúcar é uma coisa tão refinada que vai direto para o sangue


O autor deve estar se referindo à sacarose, o açúcar de mesa comum.

A sacarose não é absorvida direto, mas sim é quebrada pela enzima sacarase e absorvida pelo intestino delgado na forma dos carboidratos frutose e glicose (que compõem a sacarose).

Citação de: Euzébio
e causa uma série de alterações físicas e mentais no consumidor.


Sem dúvidas!!!

A oxidação completa da glicose (e da frutose) fornece muita energia que é captada na forma de ATP (adenosina trifosfato), a moeda energética dos organismos vivos. Com ATP inúmeras atividades metabólicas são possíveis, desde a replicação do DNA até a contração muscular.

Por isso, certamente causa alterações, não tenha dúvidas. Mas além de inevitável, é NECESSÁRIO!

Mas não se enganem que a glicose tem como única fonte o açúcar de mesa. A glicose é a unidade básica do amido, principal carboidrato encontrado nos vegetais por ser a forma pela qual os vegetais armazenam a glicose, produzida na fotossíntese.


Citação de: Euzébio
O açúcar dá uma certa bobeira mental, cientificamente explicada pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranqüilizante natural.  “Madame está nervosa? Dá água com açúcar pra ela que passa.”  Ou não é?


A insulina é um hormônio pancreático que é liberado quando o nível de glicose está elevado, ou seja, logo após uma refeição, por exemplo.

A insulina é responsável pela entrada da glicose em certos tecidos dependentes de insulina.

A insulina tem outros efeitos, mas definitivamente, ela não se liga com triptofano... A insulina se liga apenas a receptores específicos de membrana.

A serotonina é um neurotransmissor derivado do aminoácido triptofano pela sua carboxilação e hidroxilação. De fato, a serotonina tem efeito na regulação do humor, assim como do sono, temperatura corporal, entre outros. Não é só uma questão de ser "calmante".


Citação de: Euzébio
Na Índia, alguns séculos antes de Cristo, os médicos usavam o açúcar como remédio. Foi só ali perto do ano 600 que os persas bolaram a rapadura, daí começou o tráfico. Na Europa não tinha açúcar, era importado e custava muito caro e só os nobres podiam comprar: "Nada de drogas para os pobres."

Em 1532, Martin Afonso de Souza instalou em São Vicente o primeiro engenho de açúcar no Brasil, movido a escravos, é claro: "só 20 milhões de africanos dançaram nessa empreitada".


O que é que tem a ver com o tema?

Citação de: Euzébio
Em 1665, a Inglaterra já importava 8 milhões de quilos por ano. Nesse mesmo ano a peste bubônica matou 30.000 pessoas em Londres - pessoas que tinham acesso ao açúcar, porque no campo, entre os pobres, ninguém morreu.

Será que ninguém desconfiou da relação da nova doença e o espantoso consumo de açúcar? Já que o açúcar predispõe o corpo a infecções por causa da acidez exagerada que ele provoca. Desconfiaram, mas ficaram calados pois seria um crime de lesa-majestade insinuar que a Coroa enriquecia as custas de um vicio pernicioso. E ai ficou por isso mesmo e está assim até hoje.


Santa ignorância, batman!

Onde está a fonte da afirmação da "acidez exagerada"? Acidez do quê?

E por que não culparam as batatas, afinal, são amido puro e repletos de glicose!!!

Citação de: Euzébio
É UMA VERGONHA, QUE ATUALMENTE AS AUTORIDADES DE SAÚDE PERMITAM  ISSO !!!


Também acho uma vergonha que emails idiotas como estes se espalhem...


Citação de: Euzébio
Por volta de 1600, as autoridade inglesas sabendo que o açúcar boa coisa não era, proibiram severamente o uso do açúcar para apressar a fermentação de cerveja, É CLARO, ELES A BEBIAM !!!


Não, esperto. Qualquer um aqui sabe que vinho tem gosto particular, cerveja tem gosto particular e cachaça tem outro gosto. Eu é que não gosto de tomar cerveja com cachaça (embora deva haver quem goste).

De qualquer forma, o açúcar é fermentado, ou seja, não vai mais haver açucar na bebida... Ou muito pouco.

Citação de: Euzébio
EM 1792, os melhores cientistas da Europa fundaram uma sociedade anti-sacarina.


Sacarina ou sacarose... São coisas diferentes...

Citação de: Euzébio
Em 1912, o Dr. Robert Boesler, dentista norte-americano escrevia que " ...a moderna fabricação do açúcar nos trouxe doenças inteiramente novas".

O açúcar comercial nada mais é do que um ácido cristalizado.


Ai...

Matam a bioquímica...


Citação de: Euzébio
No passado, com seu alto preço só uma minoria nobre podia utilizá-lo, contudo, agora o seu altíssimo consumo está causando a degeneração nos seres humanos e até em animais. Por exemplo: beija-flores que utilizam bebedouros de água com açúcar.


Ai minha vesícula...

O que acontece é que o pessoal costuma deixar a água com açúcar oxidando ao sol (ou na sombra, acontece igual). Isso é que causa problemas aos beija-flores. Caso contrário, se você troca umas duas vezes por dia, não há problema nenhum, pelo contrário, os beija-flores agradecem!!!

Citação de: Euzébio
Mas... e o açúcar mascavo orgânico, o mel, também fazem mal ???

Um exemplo bem simples para podermos entender:

Um certo dia, andando pela mata, uma pessoa descobriu a cana-de-açúcar  "Nossa, que delícia !!! ” e levou para sua casa.

 Bom...o mano consegui chupar 3 paus de cana em meia hora e ficou com a boca cansada. Ele devia ter ingerido aproximadamente 350 ml de um líquido contendo: água, sacarose, sais minerais, vitaminas, fibras, etc... Beleza, ele conseguiu digerir numa boa. Seu pâncreas nem reclamou.


Bom, a digestão, como eu já disse, acontece no intestino delgado e é realizado pela sacarase. Não tem nada a ver com pâncreas.

O pâncreas produz a insulina que é necessária para que a glicose entre em certos tecidos. Mais uma vez, glicose não é obtida apenas da sacarose!!!

Citação de: Euzébio
E agora, todo mundo "chupa cana?” Passado algum tempo, eis que: " Pô mano, chupar cana num é mole não...num dá pra espremer o bagaço?"  E deu ... inventaram a garapa. QUE MARAVILHA !!!  Opa! ...”pera” aí, ...mas já era tarde, o mano começou a tomar garapa que nem água - 500 ml a 1 litro em 10 minutos.

Aí o Sr. Pâncreas começou a reclamar porque estava fazendo horas extras todos os dias e insulina no mano !


Putz...

Citação de: Euzébio
Um certo dia, alguém resolveu ferver a garapa, e saiu o melado de cana, muito mais concentrado: 10 litros de garapa virou um copo de melado. ”Que delicia! Vamos fazer um bolo?...Que nada vai puro mesmo!” E aí o mano virou o copo pra dentro.

 Imaginando a proporção: 10 litros de garapa dentro de um copo ingeridos em 10 minutos.  É gente..., o pâncreas que se cuide!

Para agravar a situação, os persas bolaram a rapadura, ainda mais concentrada, e logo após as benditas refinações.  Aí "ferrou o jegue” !



Muito bem... li esta historinha e ainda aguardo argumento...

Citação de: Euzébio
Surge então uma doença nova e mortal: a DIABETES MELLITUS que  fazia as pessoas eliminarem açúcar pela urina, ou seja, vazarem pelo ladrão.


Provas de que o diabetes surgiu após o surgimento do açúcar de mesa?

Há dois tipos de diabetes.

Um deles é dependente de insulina. Neste tipo de diabetes, a pessoa não consegue produzir ou produz em quantidade insuficiente insulina. Como a insulina é essencial para fazer a glicose entrar nas células, ela não entra. Assim o nível de glicose se eleva. Neste tipo de diabetes, a pessoa precisa tomar injeções de insulina.

O outro tipo de diabetes não é dependente de insulina. O problema está nos receptores.

De qualquer forma, estudos indicam que diabetes tem componente genético, uma vez que insulina é codificada geneticamente, assim como seus receptores.

Citação de: Euzébio
Inicia-se a era das novas doenças "a degeneração da raça humana"


Putz...

Citação de: Euzébio
causada pelo mau uso do açúcar, que causa um STRESS absurdo no organismo e o pâncreas para de produzir insulina.


Errado. No diabetes tipo II, não dependente de insulina, o problema acontece na ligação entre o receptor e a insulina. Este é o diabetes que pode ser controlado pela alimentação, não precisa de injeção de insulina. O pâncreas não pára de produzir...

Citação de: Euzébio
Não bastando ainda, causa defeitos genéticos.


Minha mãe... Pára o mundo que quero descer!!!!

Provas?

Pelo menos cite o mecanismo!!! Adoraria saber como a glicose pode causar defeitos genéticos!

Citação de: Euzébio
Por exemplo: hoje, a cada 5 crianças que nascem uma será diabética. Quando você decidir ter um filho, junte mais 4 casais e joguem palitinho para sortear qual terá o filho diabético.


Isso porque o diabetes sempre teve componente genético!!! É exatamente o inverso do que o autor, sem nenhuma base, sugere.

Citação de: Euzébio
Hoje existem 6,5 milhões de diabéticos no Brasil. Morrem 300.000 por ano nos EUA.

Portanto não importa se é açúcar orgânico, mascavo ou mel o problema é a superconcentração de açúcar;


Não. O problema é genético!

Citação de: Euzébio
que quando ingerida, vai depressa demais para a corrente sanguínea, queimando todas as etapas da digestão,


Ai...

Citação de: Euzébio
fazendo subir o nível da glicose no sangue, aí o pâncreas é obrigado a produzir uma quantidade extra de insulina. A insulina vai lá e abaixa o nível, aí dá vontade de comer mais açúcar. Sobe o nível e o pâncreas solta insulina, abaixa o nível...


Parabéns... E assim funciona o nosso organismo. Você se alimenta e seu organismo dá resposta.

A glicose é obtida a partir de várias fontes e é absorvida como monossacarídeos (glicose, frutose ou galactose, principalmente) pelo intestino. Através da corrente sanguínea (não importa a fonte da glicose) é transportado ao fígado e aos tecidos para ser utilizada como fonte de energia. Para que alguns tecidos utilizem a glicose, é necessário que insulina se ligue aos receptores destas células, como se fosse a chave de uma porta que permite a entrada de glicose na célula. Assim, certamente, quando o nível de glicose aumenta, insulina será liberada pelo pâncreas. A insulina, desta forma, promove a quebra da glicose, e seu armazenamento na forma de glicogênio no fígado, para usos posteriores.

 
Citação de: Euzébio
E assim por diante, até chegar uma hora que o pâncreas não entende mais nada.


Ledo engano...

Citação de: Euzébio
Você come um bombom seu pâncreas solta insulina para caixa inteira;


Fontes?

A insulina é liberada pelo aumento no nível de glicose no sangue. Quando a glicose entra nos tecidos e o nível de glicose diminui, a insulina tem sua liberação reduzida.

Citação de: Euzébio
é a HIPOGLICEMIA.


Hipoglicemia é quando o nível de glicose no sangue está baixo, não alto.

Citação de: Euzébio
Entre jovens e adultos, três a cada cinco têm a doença - estágio pré-diabético.


E?

Citação de: Euzébio
SERÁ VOCÊ O PRÓXIMO?

Como se não bastasse tanto malefício, a acidez causada pela ingestão concentrada de açúcar predispõe o corpo à infecções (como a conjuntivite) e também a vírus e bactérias.


Fontes???

Citação de: Euzébio
Se você acha isso que leu agora uma questão de opinião, então continue como está! ....Ou então pare enquanto ainda é tempo, por amor à SI PRÓPRIO!


Não só é uma questão de opinião, como é uma opinião sem base alguma, sem conhecimento do mínimo de biologia...

Citação de: Euzébio
MAS NÃO PARE POR AQUI !!!! Informe-se, discuta, reflita, passe para frente, descubra soluções, alternativas, pesquise ! Afinal fomos "viciados" a centenas de anos, por pessoas inocentes que só queriam dar um gostinho mais doce para aquela vida tão amarga e preconceituosa dos nossos antepassados, que no final, por ganância e falta de escrúpulos de uma minoria, nos fora omitida a verdade sobre tão doce e perigosa  droga".

Mas hoje, basta de omissão! Queremos tudo em pratos limpos, sem demagogias, nossas crianças não podem viver assim !!! Não podem nascer assim!!!  

Precisamos de clareza no cérebro e não de serotonina !


Olha, pessoas que tem baixos níveis de serotonina em geral sofrem de depressão...

Serotonina é um neurotransmissor necessário!!!

Citação de: Euzébio
Faço um apelo aos cidadãos:  POR FAVOR, DIVUGUEM!!!![/color]

 :arrow: Taí, fiz a minha parte! 8)


Pelo bem da humanidade, não espalhem esta bosta!

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2005, 04:55:59 »
vou escrever uma carta para o autor do texto falando dos malefícios do lsd.... garanto que os efeitos são piores do que os do açúcar  :lol:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Snake

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.049
  • Sexo: Masculino
Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 10:20:01 »
Citar
Faço um apelo aos cidadãos: POR FAVOR, DIVUGUEM!!!!


Só por essa linha, provavelmente é hoax.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2005, 11:14:58 »
deve ter sido escrito por um fabricante de adoçante  :lol:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

  • Visitante
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2005, 11:51:42 »
Alguém aqui conhece o livro chamado Sugar Blues, de William Dufty? É um livro basicamente dizendo que devemos evitar o açúcar refinado o máximo que pudermos.

É mesmo verdade, Atheist, que 3 entre cada 5 jovens e adultos estão em estágio pré-diabético? Se sim, por quê isso? Por comermos açúcar demais?

É verdade que o açúcar refinado é um anti-nutriente, no sentido em que, quando o ingerimos, além de ele não nos alimentar, ele ainda suga minerais de nosso corpo para poder ser digerido?

E, finalmente, a dúvida final: se eu tiver "genes bons", posso comer açúcar "p/ ca*alho", o quanto eu quiser, que não terei diabetes?

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2005, 12:01:21 »
não sei se causa diabetes, depois de um tempo...
mas relacionar o açúcar à peste bubônica já é viagem demais....

sugar blues:
"Sugar Blues is a book by William Dufty that was released in 1975 to somewhat surprising commercial success. In the book, Dufty argues that sugar is an addictive drug, that sugar is extemely harmful to the human body, and that the sugar industry conspires to keep Americans addicted to sugar."
http://en.wikipedia.org/wiki/Sugar_blues
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

  • Visitante
Re: Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2005, 12:14:14 »
Citação de: Poindexter
Alguém aqui conhece o livro chamado Sugar Blues, de William Dufty? É um livro basicamente dizendo que devemos evitar o açúcar refinado o máximo que pudermos.


Não conheço por completo o processo de refinação do açúcar, mas não acho que seja motivo para alarde.

Citação de: Poindexter
É mesmo verdade, Atheist, que 3 entre cada 5 jovens e adultos estão em estágio pré-diabético? Se sim, por quê isso? Por comermos açúcar demais?


Não tenho os dados precisos da OMS, mas um fator que poderia auxiliar nisso é que este tipo de diabetes não mata antes da pessoa se reproduzir, ou seja, a parte genética da doença se propaga na população descontroladamente.

Citação de: Poindexter
É verdade que o açúcar refinado é um anti-nutriente, no sentido em que, quando o ingerimos, além de ele não nos alimentar, ele ainda suga minerais de nosso corpo para poder ser digerido?


Nada a ver. A não ser que reste do processo de refinação algum subproduto, o açúcar é sacarose. Sacarose é um dissacarídeo de glicose e frutose.

Digestão é o processo de quebra de macromoléculas em moléculas menores e acontece no trato digestivo. A sacarose é degradada no intestino por uma enzima chamada sacarase. A maioria das enzimas utiliza cofatores para desenvolver sua atividade. Alguns destes cofatores são inorgânicos, como magnésio, etc. Mas é para isso que necessitamos de mineirais, para atuarem como cofatores enzimáticos, ou seja, nada de novidade nem de algo para se preocupar.

Citação de: Poindexter
E, finalmente, a dúvida final: se eu tiver "genes bons", posso comer açúcar "p/ ca*alho", o quanto eu quiser, que não terei diabetes?


Diabetes não é exclusivamente genética. É multifatorial, o que significa que há interação complexa entre a parte genética e a parte ambiental (hábitos). Você deve até conhecer muitas pessoas que comem muito açúcar e nunca tiveram diabetes. Eu sou chocólatra e não tenho diabetes.

O problema do açúcar disponível que temos, é que é uma fonte muito fácil de energia. Associe isso ao sedentarismo dos tempos modernos, stress e tudo mais, juntamente com problemas genéticos e temos o quadro complicado para a saúde que estamos vendo.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2005, 14:53:43 »
Citação de: Atheist
Citação de: Poindexter
E, finalmente, a dúvida final: se eu tiver "genes bons", posso comer açúcar "p/ ca*alho", o quanto eu quiser, que não terei diabetes?


Diabetes não é exclusivamente genética. É multifatorial, o que significa que há interação complexa entre a parte genética e a parte ambiental (hábitos). Você deve até conhecer muitas pessoas que comem muito açúcar e nunca tiveram diabetes. Eu sou chocólatra e não tenho diabetes.

O problema do açúcar disponível que temos, é que é uma fonte muito fácil de energia. Associe isso ao sedentarismo dos tempos modernos, stress e tudo mais, juntamente com problemas genéticos e temos o quadro complicado para a saúde que estamos vendo.
Na verdade o diabetes tipo 2 não está associado ao consumo de açucar, e sim, a obesidade. Mais especificamente naquelas pessoas em que a gordura tende a se acumular na região do abdômen formando a "barriga de chopp", que aumenta enormemente os riscos de síndrome metabólica, resistência a insulina e diabetes.

O aumento da obesidade na população por sua vez, resulta da mudança de hábitos. Hoje em dia é muito fácil obter alimentação calórica em grandes quantidades e nos exercitamos muito menos do que deveríamos. Não evoluímos milhares de anos à base de big macs, mas caçando para sobreviver. O corpo não está adaptado para essa combinação de calorias+ócio, se você ingere muito mais do que gasta, o resultado é óbvio.

O texto parece todo baseado em acusações infundadas, como a relação açucar-peste negra, e idéias errôneas a respeito de nutrição, como a idéia de que o açucar vai direto para a corrente sangüínea. Ele sequer é o carboidrato mais rapidamente absorvido pelo corpo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline ExPastorX

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 257
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2005, 14:56:43 »
Açúcar faz muito bem, o que faz mal é a química que é misturada nele.....

e nos adocantes também, pois não fazem nada bem....    :wink:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Atheist

  • Visitante
Re: Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2005, 16:55:13 »
Citação de: expastorx
Açúcar faz muito bem, o que faz mal é a química que é misturada nele.....

e nos adocantes também, pois não fazem nada bem....    :wink:


Depende do adoçante. A stévia, por exemplo, que é um steviosídeo, não é absorvido pelo intestino, logo não tem efeito algum.

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Re: Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2005, 17:11:35 »
Citação de: Atheist
Não conheço por completo o processo de refinação do açúcar, mas não acho que seja motivo para alarde.


Que beleza, hein, Atheist? Não conhece e ainda defende?

Vamos pesquisar um pouco mais...

Já ouvi dizer que tudo o que é refinado (incluindo gente!) é prejudicial à saúde.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2005, 17:19:03 »
Quais as diferenças entre açúcar cristal, refinado, demerara e mascavo?
Por Suzana Paquete

As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento, que a gente explica direitinho no fim do texto. Apesar de esses aditivos deixarem o produto bonitão, eles também "roubam" a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. A matéria-prima do nosso açúcar, você sabe, é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Primeiro, ela é moída para extrair o caldo doce. Depois, começa a purificação, em que o caldo é aquecido a 105 ºC e filtrado para barrar as impurezas. Em seguida, o caldo é evaporado, vira um xarope e segue para o cozimento, onde aparecem os cristais de açúcar que a gente conhece. Por último, os tipos mais brancos de açúcar ainda passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto. O resultado final é o açúcar em cristais, mas, se você moldar e comprimir os cristais com xarope de açúcar, dá para fabricar açúcar em torrões. Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose) e no leite (a lactose). A beterraba é outra fonte de açúcar, mas tem um processo de extração diferente. Ela é popular na Europa: como lá não tem cana, a beterraba entrou na dança.

Doces delícias
Tipos claros recebem tratamento químico e possuem menos nutrientes

DE CONFEITEIRO
Tem cristais tão finos que mais parece talco de bebê. Excelente para fazer glacês e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais se juntem novamente

ORGÂNICO
É diferente de todos os outros tipos porque não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder adoçante

LIGHT
Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Um cafezinho só precisa de 2 gramas de açúcar light para ficar doce, contra 6 gramas de açúcar comum. Por isso, quem consome açúcar light ingere menos calorias

LÍQUIDO
É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces, o açúcar líquido não é vendido em supermercados. Uma das vantagens é que ele não precisa ser estocado em sacos, diminuindo os riscos de contaminação com poeira ou microorganismos

FRUTOSE
É o açúcar extraído das frutas e do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, a frutose é cerca de 30% mais doce que o açúcar comum, mas ela engorda sem oferecer uma vitaminazinha sequer. A maior parte da frutose vendida no Brasil é importada e tem preços meio amargos

REFINADO
Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes)

MASCAVO
É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas

CRISTAL
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira "só" 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces

DEMERARA
Também usado no preparo de doces, esse açúcar de nome estranho é um dos tipos mais caros. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2005, 17:23:12 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Atheist
Não conheço por completo o processo de refinação do açúcar, mas não acho que seja motivo para alarde.


Que beleza, hein, Atheist? Não conhece e ainda defende?

Sabes a diferença entre não conhecer algo e não conhecer por completo?
Citação de: Euzébio
Já ouvi dizer que tudo o que é refinado (incluindo gente!) é prejudicial à saúde.

Isso me soa a falácia naturalista. Duvido muito que seja verdade. Lembremos também que muitas coisas naturais fazem mal, e que algumas só fazem bem se refinadas.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 37.261
  • Sexo: Masculino
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2005, 17:26:28 »
Citar
É verdade que o açúcar refinado é um anti-nutriente, no sentido em que, quando o ingerimos, além de ele não nos alimentar, ele ainda suga minerais de nosso corpo para poder ser digerido?

Se fosse assim, ele não emagreceria, ao invés de engordar?

Offline Euzébio

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.311
  • Sexo: Masculino
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2005, 17:30:24 »
Segundo o INMETRO:

A princípio, o açúcar era empregado, quase que exclusivamente, na Medicina. Mais tarde comprovaram-se suas qualidades de alimento fundamental, inteiramente digestível pelo organismo humano, proporcionador de calor e energia, constituindo ingrediente básico na formação de gordura.

O açúcar contribui para nutrir as plantas que o armazena em determinados tecidos, para consumí-lo durante seu crescimento para formação de fibras, sementes, etc.

Entretanto, a diversidade de posicionamentos sobre a extensão dos efeitos no organismo humano em relação ao consumo de açúcar é grande. Cientistas americanos o consideram como um dos produtos responsáveis pelo aumento do colesterol e de doenças cardiovasculares. Médicos brasileiros, porém, não concordam totalmente com essa teoria e afirmam que o consumo de gordura é mais prejudicial que o de açúcar.

Segundo os especialistas, o açúcar estimula a produção de insulina, um hormônio liberado pelo pâncreas e que faz as células usarem a glicose como fonte de energia para as suas atividades. A grande quantidade de insulina impede o emagrecimento, independente do rigor da dieta e da freqüência dos exercícios físicos.

De acordo com nutricionistas americanos, os efeitos do açúcar são ainda mais profundos, chegando a afetar até mesmo a performance sexual, pois aumenta o desejo sexual da mulher e diminui a potência do homem, porque eleva a produção de estrogênio (grupo de hormônios sexuais femininos), e a atividade mental, em função da deficiência de ácido glutâmico no organismo.

O único ponto em que todos parecem concordar refere-se ao fato de que, para aquelas pessoas que precisam emagrecer e manter o nível aceitável de colesterol, é necessário, além de eliminar o açúcar da dieta, tomar outros cuidados, principalmente, em relação aos hábitos alimentares.

Dada a importância do produto para a alimentação e, portanto, para a saúde da população, o Inmetro decidiu realizar análise de conformidade em amostras de 09 (nove) diferentes marcas de açúcar refinado, que foram submetidas a ensaios sensoriais, microbiológicos, microscópicos e físico-químicos.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #17 Online: 11 de Julho de 2005, 17:36:35 »
Citar
REFINADO
Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre tornam o produto branco e delicioso. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes)

não faz bem, mas também não faz mal.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.126
  • Sexo: Masculino
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2005, 17:40:18 »
Não teria uma referência melhor que o inmetro não? Pelo texto parece que eles não entendem muito de biologia, achei muito superficial em comparação com o nível dos argumentos colocados pelo Atheist.

Offline Marcelo Terra

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.126
  • Sexo: Masculino
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2005, 17:43:21 »
Gordura x açucar? Em excesso ambos fazem mal. Para sedentários ambos fazem mal em uma quantidade que não faria mal a quem pratica atividades físicas. Tão simples. A dualidade gordura x açucar não existe.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2005, 18:05:39 »
Citação de: Euzébio
Segundo o INMETRO:
Segundo os especialistas, o açúcar estimula a produção de insulina, um hormônio liberado pelo pâncreas e que faz as células usarem a glicose como fonte de energia para as suas atividades. A grande quantidade de insulina impede o emagrecimento, independente do rigor da dieta e da freqüência dos exercícios físicos.

Qualquer carboidrato estimula a produção de insulina, sendo a sua velocidade de absorção que determina a quantidade de insulina liberada. As tabelas de índice glicêmico foram feitas baseadas nisso, quanto maior o índice glicêmico do alimento, mais rápido ele será absorvido e maior será o pico de insulina liberado.
Acontece que determinados amidos, como o presente no pão e no cornflakes (o seu amado sucrilhos), possuem índice glicêmico maior do que os açucares, ou seja, liberam mais insulina no organismo.

Então não tem sentido demonizar o açucar por liberar muita insulina no organismo e continuar comendo o seu sucrilhos de cada dia.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

  • Visitante
Re: Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #21 Online: 11 de Julho de 2005, 18:27:00 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Atheist
Não conheço por completo o processo de refinação do açúcar, mas não acho que seja motivo para alarde.


Que beleza, hein, Atheist? Não conhece e ainda defende?

Vamos pesquisar um pouco mais...

Já ouvi dizer que tudo o que é refinado (incluindo gente!) é prejudicial à saúde.


Euzébio, você não quer que eu refute igualmente este texto ridículo, não é?

Só por citar sacarose como sem nutrientes já é um bom motivo para jogar o texto no lixo.

E qual o problema com o enxofre? Muitas proteínas têm enxofre, sabia?

Bah.. Por que é que eu perco meu tempo...

Atheist

  • Visitante
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #22 Online: 11 de Julho de 2005, 18:30:04 »
Citação de: texto esdrúxulo do Euzébio
Além da cana, há açúcar nas frutas e no milho (a frutose) e no leite (a lactose).


Daqui a pouco posto aqui umas imagens... talvez o Euzébio possa depois ensinar bioquímica para a fulana...

Atheist

  • Visitante
Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #23 Online: 11 de Julho de 2005, 18:58:49 »
Citação de: INMETRO?!
O açúcar contribui para nutrir as plantas que o armazena em determinados tecidos, para consumí-lo durante seu crescimento para formação de fibras, sementes, etc.


Sinto que o INMETRO precisa urgentemente de um biólogo para dar assessoria... será que pagariam bem?

Quer dizer que planta não é mais autótrofa, ela se nutre de açúcar... Ah... então pra que diabos a planta faz fotossíntese, se não é para conseguir energia na fase clara para utilizá-la para sintetizar carboidratos complexos a partir de CO2?

Francamente...

P.S. Vou sair agora, mais tarde continuo com a aula de bioquímica... adoro bioquímica!

Unbedeutend_F_Organisch

  • Visitante
Re: Re.: Açúcar é uma DROGA?
« Resposta #24 Online: 11 de Julho de 2005, 19:21:00 »
Citação de: Euzébio
Citação de: Atheist
Não conheço por completo o processo de refinação do açúcar, mas não acho que seja motivo para alarde.


Que beleza, hein, Atheist? Não conhece e ainda defende?

Vamos pesquisar um pouco mais...

Já ouvi dizer que tudo o que é refinado (incluindo gente!) é prejudicial à saúde.


Sei que você não vai dar bola, porque o seu negócio é carnaval, mas ele estava defendendo o que achava ser besteira no texto, defendendo o açúcar?Não, defendendo os fatos.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!