Autor Tópico: Surto de gripe suína pode virar pandemia  (Lida 34208 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #125 Online: 29 de Abril de 2009, 23:43:54 »
Ô QUÊ!?

http://mexicanasricas.blogspot.com/

Um colega meu morou no méxico 02 anos e ele disse que bonita mesmo só as das novelas...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline EduardoCFF

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 648
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #126 Online: 30 de Abril de 2009, 00:16:22 »
Citar
OMS diz que pandemia de gripe suína é iminente; Peru confirma primeiro caso

No dia em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou o alerta de pandemia para o segundo nível mais alto, o ministro da Saúde do Peru, Oscar Ugarte, anunciou nesta quarta-feira o primeiro caso de gripe suína no país, no que pode ser a primeira infecção pelo vírus na América Latina fora do México. A paciente é uma argentina que vive na Califórnia e que chegou ao país em um voo vindo do México, local mais afetado pela doença. Ugarte também anunciou a suspensão de todos os voos comerciais que saem do México em direção ao Peru --medidas semelhantes haviam sido anunciadas nesta terça-feira por Cuba e Argentina.

Segundo o balanço mais recente da OMS (Organização Mundial de Saúde), que nesta quarta-feira elevou o alerta de pandemia para o segundo nível mais alto, a gripe suína causou sete mortes no México e uma nos Estados Unidos, e há 148 casos confirmados em nove países de quatro continentes: Estados Unidos (91), México (26), Áustria (1), Canadá (13), Alemanha (3), Israel (2), Nova Zelândia (3), Espanha (4) e Reino Unido (5).

No Brasil, não há confirmação de presença do vírus. O Ministério da Saúde informou que há dois casos suspeitos, e 36 pessoas que apresentaram sintomas de gripe depois de chegarem de países atingidos pela doença estão sendo monitoradas.

O relatório da OMS, divulgado às 15h desta quarta feira não incluiu dois casos que foram confirmados nesta terça-feira pelo governo da Costa Rica e 13 outras mortes inicialmente informadas pelo governo mexicano como comprovadamente causadas pela doença. A diferença se dá pelos critérios técnicos rígidos exigidos pela organização para a identificação do vírus.

A mulher que foi diagnosticada com a gripe suína no Peru estava em um voo da Copa Airlines entre o México e Buenos Aires nesta terça-feira que foi desviado para Lima porque ela apresentou sintomas da doença durante o voo. Ela foi isolada no hospital Daniel A. Carrión, em Callao, a oeste de Lima, e melhorou depois de receber tratamento com antivirais, disse o ministro. Ele informou que três outros casos suspeitos estão sendo avaliados no país.

Nível 5

"Toda a humanidade está sob ameaça em uma pandemia", disse nesta quarta-feira a diretora-geral da OMS, Margaret Chan ao anunciar a elevação do nível de alerta de pandemia "É hora de todos os países ativarem seus planos de prevenção pandêmica."

Conforme Chan, entidades como o Banco Mundial foram acionadas para mover recursos para que as fabricantes de medicamentos antivirais aumentem sua produção, de modo a tentar ajudar o maior número de pessoas possível. "É uma oportunidade de solidariedade, enquanto buscamos respostas que beneficiem todos os países, toda a humanidade."

Ela disse que a OMS vai prestar especial atenção aos países que precisarem de ajuda externa para combater a disseminação do vírus. Segundo ela, uma pandemia seria muito mais devastadora e grave nos países em desenvolvimento e com menos recursos, que devem receber auxílio para combater a disseminação do vírus entre suas populações e evitar que a doença ultrapasse suas fronteiras.

Ela, no entanto, disse que ainda não há necessidade de os fabricantes de vacinas contra gripe pararem de fazer as vacinas já disponíveis para produzir uma específica contra a gripe suína. O processo, que levaria de quatro a seis meses, poderia prejudicar o combate aos vírus que estavam em circulação antes do surgimento da gripe suína que causou o atual alerta, exatamente antes do início da época com mais incidência de gripe no hemisfério sul.

"Neste momento, não temos evidências suficientes [do tamanho de uma eventual pandemia] para dar início à produção de uma vacina contra pandemia", afirmou.

Brasil

No Brasil, de acordo com o ministro José Gomes Temporão (Saúde), os dois casos suspeitos de gripe suína são de um morador de São Paulo e o outro de Minas. Outras 36 pessoas que tiveram sintomas da doença estão sendo monitoradas. São pessoas que chegaram de países onde a doença foi registrada e apresentaram algum dos sintomas da doença.

Há pacientes sendo monitorados no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo o ministro, o Brasil tem matéria-prima para produzir medicamentos para o tratamento de até 9 milhões de pacientes contaminados com o vírus da gripe suína.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u558268.shtml
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Rhyan

  • Visitante
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #127 Online: 30 de Abril de 2009, 02:37:24 »
Como tem gente burra nesse mundo...

Gripe suína, uma farsa
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=2255466&tid=5329812590504798018

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #128 Online: 30 de Abril de 2009, 05:41:11 »
Uma página do São Paulo no orkut?
Num entendi...

Rhyan

  • Visitante
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #129 Online: 30 de Abril de 2009, 06:07:42 »
É um tópico falando que a gripe suína é uma farsa, vou colocar aqui o começo:

Citar
OFF - Gripe suína, uma farsa?

Pessoal, antes de qualquer coisa, gostaria de deixar bem claro que moro na Cidade do México [sou sãopaulino] e estou vivendo toda essa tensão sobre a suposta gripe suína. Hoje recebi um e-mail que está circulando na internet de que a gripe suína [influenza] é uma farsa. Ou seja, esta historia da gripe suína foi inventada pelos governantes dos países para desviarem atenção do povo dos problemas reais. Por isso, decidi traduzir este texto do Espanhol ao Português para que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões. O texto oferece muitas razões para se duvidar desta gripe. 

“No dia 2 de abril, deste ano, durante a reunião do grupo do G7, integrado por USA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Itália e Japão, se concluíram o seguinte: 1) a economia mundial necessitava uma mudança; 2) o FMI destinaria 500,000 milhões de dólares para ajudar às economias emergentes (países pobres dispostos a colaborar). Pois bem, os dados estavam no ar; 3) Logo veio a reunião privada do presidente Obama e Felipe Calderón [presidente do México] no dia 16 e 17 de abril. Coincidentemente, na sexta-feira, dia 23 de abril, o presidente do México, Felipe Calderón, convocou uma reunião de emergência com seu gabinete, e pela noite o secretário de saúde, José Ángel Córdoba Villalobos, anunciava em cadeia nacional a aparição do vírus da influenza, e as medidas imediatas, como, por exemplo, a suspensão das aulas em todos os níveis na Cidade do México e no estado do México.  28 abr (2 dias atrás) Đąиiεℓ βяμиø
No dia 24 de abril, o G7 declarava que a economia mundial deveria estar em marcha este ano, e que se lançariam todas as ações necessárias. Finalmente, segunda-feira, dia 27 de abril, a empresa farmacêutica Sanofi Aventis anuncia que injetaria 100 milhões de euros em uma nova planta de vacinas e doaria 236,000 doses ao México como apoio ao controle da influenza.

De todo o anterior, tiramos as seguintes conclusões:
1)Há 2 anos a indústria farmacêutica [Sanofi Aventis] a nível mundial tinha problemas financeiros pela baixa venta de remédios; 2) Se não se cria guerras, se cria [ou se inventa] doenças [“a economia mundial deveria se por em marcha”]; 3) O México seria um perfeito trampolim para lançar a doença da influenza. Daqui [do México, é óbvio] sairiam turistas a diferentes partes do mundo. E curiosamente, os países que dizem ter doentes infectados pelo vírus da influenza, estiveram no México. E os países que estão reforçando a segurança sanitária são os países que integram o G7. Que curioso, não? O que acontecerá na semana que vem? Muito provável será a suspensão das atividades em todas as empresas da Cidade do México e em algumas outras cidades da República mexicana. Já as aulas estão suspendidas até o dia 06 de maio, onde o governo fará uma análise da farsa e verá [convenientemente] que siga sem aulas; 4) Pare para pensar qual é o assunto mais falado e comentado neste últimos dias: a influenza ou a crise financeira? Isto, de antemão, é um alívio para o Banco Mundial e para as bolsas do mundo. 

Em outras palavras, essa história do vírus da influenza é uma farsa que os governos do mundo inventaram para desviar a atenção do povo dos problemas reais pelos quais a sociedade verdadeiramente está passando. Vocês se lembram das histórias passadas, como, por exemplo, do chupacabras, do fim do mundo e dos óvnis? Pois é, amigos, tudo isso foi invenção dos governos para distrair a atenção de suas populações e encobrir certas coisas para que a sociedade não se interasse.

Vemos as notícias nas TVs e vemos como as ventas das farmácias cresceram [remédios e máscaras se vende como nunca]. Imagina como devem estar rindo as pessoas [governantes] que inventaram isso ao verem as pessoas pelas ruas da Cidade do México, amedrontadas com suas máscaras. Alguém pode objetar que a Cidade do México estaria perdendo muito com estas paralisações. Não. Pois, para isso existe o fundo que destinou o FMI. Agora imagine os lucros da farmacêutica a nível mundial. Isso é algo para se pensar. 

O presidente do México sempre está anunciando que tantas pessoas já morreram em decorrência da gripe suína, porém [o autor deste texto que é mexicano, se pergunta] onde estão os mortos e onde estão concentrados os doentes? Estes dados os governo mexicano não menciona.

Coloco os seguintes pontos para que reflitamos: [se pergunta o autor deste texto]

1) Se realmente é tão contagiosa essa gripe, como e onde estão as famílias dos mortos? [ninguém sabe]; 2) Se a influenza suína é uma mutação do vírus original dos porcos, então o início da infecção deveria ter começado no campo não na cidade; 3) Por que não mostram alguma entrevista com algum doente contagiado? [realmente nunca mostraram. Vi que entrevistam a familiares, dizendo que seu familiar está doente e que já está estável graças aos medicamentos; porém, se o familiar esteve em contato direto com o vírus, então, por que não fica doente ou em quarentena?]; 4) Por que até agora não disseram o nome do anti-vírus que está “curando” as pessoas doentes? Alguém conhece algum doente real? [se pergunta outra vez o autor deste texto]”.


Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #130 Online: 30 de Abril de 2009, 06:52:03 »
Em termos de teoria de conspiração o texto é bem fraquinho, sem imaginação. Já tem bobagens conspiratórias mais estruturadas, inclusive no YouTube, vinculando por exemplo a gripe à recentes aparições de ovnis no méxico.

 :histeria:

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #131 Online: 30 de Abril de 2009, 08:05:44 »
Citar

Suíça e Holanda confirmam casos de gripe suína; México suspende serviços públicos

A Suíça e a Holanda confirmaram nesta quinta-feira seus primeiros casos de gripe suína.

Na Suíça, um homem que tinha retornado recentemente de uma viagem ao México foi contaminado, segundo autoridades sanitárias locais.

Você está em alguma área afetada pela gripe suína?

O paciente tinha voltado para casa após um primeiro exame realizado ontem ter apresentado resultado negativo, mas foi hospitalizado novamente depois de um segundo teste dar positivo. Atualmente, 24 pessoas com suspeita de estarem infectadas estão sob observação na Suíça. Todas elas estiveram no México recentemente.

Já na Holanda, uma criança de 3 anos é a primeira pessoa a contrair a doença, disse a agência ANP.

Ontem (29), o ministro da Saúde do Peru, Oscar Ugarte, anunciou o primeiro caso de gripe suína no país, no que pode ser a primeira infecção pelo vírus na América Latina fora do México. A paciente é uma argentina que vive na Califórnia e que chegou ao país em um voo vindo do México, local mais afetado pela doença. Ugarte também anunciou a suspensão de todos os voos comerciais que saem do México em direção ao Peru.

No Brasil, em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explicou que as medidas recomendadas pelo órgão internacionais "já estão sendo tomadas no Brasil desde sábado". Temporão também confirmou que o Brasil tem dois casos suspeitos e monitora o estado de saúde de outras 36 pessoas.

México
Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevar para 5 o nível alerta em relação ao risco de uma pandemia de gripe suína, o ministro da Saúde do México, José Córdova, anunciou, na noite de quarta-feira (29), uma série de medidas para tentar frear o avanço da doença no país. Entre as medidas estão a suspensão das atividades em repartições públicas entre os dias 1 e 5 de maio. O ministro ainda pediu que a iniciativa privada tome iniciativas semelhantes.

Durante coletiva de imprensa, Córdova afirmou que seguirão funcionando os serviços de transporte, bancários, de comunicações, postos de gasolina, supermercados, coleta de lixo, provisão de bens e, evidentemente, de saúde.

O ministro tentou dissociar as novas ações do alerta da OMS, e disse que muitas das medidas recomendadas para o nível 5 já vinham sendo adotadas. "No México a situação não muda (com o anúncio da OMS)", disse. "Todos os países devem maximizar as ações para evitar uma pandemia." Questionado sobre o controle da situação, Córdoba disse que "nada está escapando das mãos", do governo.

A mudança nos números de casos e mortes divulgados nos últimos dias foi justificada pelo ministro por causa da dificuldade em "estabelecer uma técnica" para confirmar as infecções pela doença. Segundo ele, os exames e o diagnóstico para este vírus são muito especiais e não podem ser feitos "no laboratório da esquina". Graças aos novos métodos, foram detectados 99 casos confirmados e 8 mortes causadas pela gripe no país.

"As cifras subirão à medida que vão saindo os resultados.Córdoba ressaltou que, em muitos dos casos analisados, se detectou um padrão de "atendimento (médico) tardio" aos pacientes. O ministro garantiu ainda que a capacidade nos hospitais até agora é suficiente e que o governo está pedindo aos profissionais do setor que não abandonem os serviços. "O profissional da saúde tem riscos, é quem lida com o paciente, mas tem que ter responsabilidade."

Impacto econômico

Na mesma entrevista coletiva, o ministro da Fazenda, Agustín Carstens, garantiu que o surto de gripe suína terá um impacto na economia, mas disse que não há forma de ter medi-lo diariamente e a nível nacional. "A magnitude do evento vai depender, certamente, da duração e propagação da epidemia."

O titular da Fazenda disse que é possível usar o conhecimento de outras economias que passaram por casos similares, como as asiáticas, e aplicá-lo à realidade mexicana. "Em um caso como o que se apresentou na Ásia, o impacto poderia ser de 0,3% a 0,5% do PIB, considerando que possa durar até 3 meses."

A recuperação da economia, disse Carstens, será rápida e imediata, já que, em um caso como este, não há destruição da infraestrutura, como em um desastre natural, por exemplo. Carstens destacou ainda que, no momento, "não há restrição de orçamento para atender a este evento" e que o governo tem os recursos financeiros necessários para combater a doença.

Mais três casos na Alemanha

A ministra da Saúde, a social-democrata Ulla Schmidt, anunciou hoje que foram registrados na Alemanha três novos casos de suspeita de gripe suína.

"Temos três novos casos suspeitos, aumentando o número atualmente para dez", assinalou a responsável da Saúde alemã em entrevista à emissora de TV pública "ARD".

Além disso, assinalou que continua sendo três o número de casos confirmado da doença.

OMS confirma 148 casos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou hoje seu número oficial de casos confirmados da gripe suína para 148, em nove países diferentes.

Estes são os casos detectados em laboratórios do vírus A/H1N1 e reportados à OMS pelos Governos.

De acordo com a contagem da OMS, foram confirmados até o momento 91 casos nos EUA; 26 no México; 13 no Canadá; 5 no Reino Unido; 4 na Espanha; 3 na Alemanha; 3 na Nova Zelândia; 2 em Israel, e 1 na Áustria.

A OMS não leva em conta em sua apuração os casos confirmados em laboratórios que não lhe foram notificados oficialmente, e por isso os números da organização sempre são menores que os dados divulgados pelos Governos.

Primeira morte nos EUA

Ainda ontem, autoridades sanitárias dos Estados Unidos confirmaram que um bebê mexicano de 23 meses morreu no Texas vítima de gripe suína, o que configura a primeira morte causada pela doença fora do México.

Kathy Barton, porta-voz do departamento de Saúde de Houston, afirmou que a criança havia viajado para a cidade para fazer tratamentos médicos.

Brasil
O Ministério da Saúde confirmou existência de dois casos suspeitos de contaminação por gripe suína no Brasil. De acordo com o ministro José Gomes Temporão (Saúde), um deles é morador de São Paulo e o outro de Minas Gerais. Outras 36 pessoas que apresentaram sintomas da doença estão sendo monitoradas no Brasil. São pessoas que chegaram de países onde a doença foi registrada e apresentaram algum dos sintomas da doença.

O ministro alertou, no entanto, que não há confirmação de contaminação da doença no país. Os dois pacientes cujos casos são considerados suspeitos passam por tratamento médico.

Segundo o ministro, há pacientes sendo monitorados no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. Após exames, a secretaria da Saúde de Minas Gerais descartou como caso de gripe suína duas pessoas - um casal que vinha sendo acompanhado pelos médicos.

O ministro reforçou, no entanto, que o Brasil está preparado para combater a doença, e que possui matéria prima para produzir medicamentos para tratar até 9 milhões de pacientes de influenza.

"Em 2000, o Brasil começou a instalar uma rede de vigilância para a Influenza e, em 2003, elaborou um plano de preparação para o enfrentamento da doença", disse. Até esta terça-feira (27), 300 mil folders alertando sobre a doença foram distribuídos em 46 aeroportos do país.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/04/30/ult1859u931.jhtm


Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.921
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #132 Online: 30 de Abril de 2009, 08:07:03 »
Em termos de teoria de conspiração o texto é bem fraquinho, sem imaginação. Já tem bobagens conspiratórias mais estruturadas, inclusive no YouTube, vinculando por exemplo a gripe à recentes aparições de ovnis no méxico.

 :histeria:

"Paranóias, unidas, jamais serão vencidas !"
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #133 Online: 30 de Abril de 2009, 12:32:21 »
 ........... :rip: ..............
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #134 Online: 30 de Abril de 2009, 14:24:23 »
Citar

EUA confirmam 109 casos de gripe suína

Na quarta-feira, autoridades sanitárias dos Estados Unidos confirmaram que um bebê mexicano de 23 meses morreu no Texas vítima de gripe suína, o que configura a primeira morte causada pela doença fora do México. Kathy Barton, porta-voz do departamento de Saúde de Houston, afirmou que a criança havia viajado para a cidade para fazer tratamentos médicos.

O governador do Texas, Rick Perry, suspendeu todas as competições esportivas nos colégios do Estado até 11 de maio. As escolas foram fechadas e isso afetou 130.000 crianças. Algumas escolas estão fechadas em Illinois, Nova York, Califórnia, Carolina do Sul, Connecticut, Minnesota, Wisconsin, Arizona e Ohio.

Novos casos
Hoje, a Suíça e a Holanda confirmaram seus primeiros casos de gripe suína e a Espanha subiu o número de casos confirmados para 13 pessoas e o de possíveis contágios sob observação para 87.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também aumentou hoje seu número oficial de casos confirmados da gripe suína para 210, em nove países diferentes: até o momento são 109 casos nos EUA; 49 no México; 19 no Canadá; 8 no Reino Unido; 13 na Espanha; 3 na Alemanha; 3 na Nova Zelândia; 2 em Israel, 1 no Peru, 1 na Áustria, 1 na Suíça e 1 na Holanda. Já são 176 mortes no México (oito confirmadas e 160 suspeitas) e uma nos Estados Unidos.

Em sua apuração, a OMS não leva em conta os casos confirmados em laboratórios que não lhe foram notificados oficialmente, e por isso os números da organização sempre são menores que os dados divulgados pelos governos.

No Brasil, o Ministério da Saúde considera a existência de dois casos suspeitos, um em Minas Gerais e outro em São Paulo. Na manhã desta quinta-feira, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais informou que, das duas pessoas que estão internadas no hospital, uma está no momento sem sintomas e outra ainda se queixa de dores de cabeça e de dores musculares, mas não apresenta febre e tem quadro clínico estável.

Ainda segundo o hospital, "nenhum dos dois pacientes está sendo submetidos a antivirais". O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ontem, afirmou que os dois casos suspeitos estavam sendo tratados como se tivessem a doença.

Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira, o ministro da Saúde, José Temporão, disse que as medidas recomendadas pelos órgãos internacionais "já estão sendo tomadas no Brasil desde sábado" e que o país está preparado para combater a doença, pois já possui matéria-prima para produzir medicamentos para tratar até 9 milhões de pacientes de influenza.

Ele também confirmou que o Brasil monitora o estado de saúde de 36 pessoas, além dos dois casos considerados suspeitos. Todos os casos são de pessoas que chegaram de países onde a doença foi registrada e apresentaram algum dos sintomas da doença. Há pacientes sendo monitorados no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo. Três casos inicialmente acompanhados em Minas Gerais já foram descartados, e os pacientes, liberados

Suíça
Segundo autoridades sanitárias suíças, um jovem que retornou recentemente de uma viagem ao México carrega o vírus. O paciente chegou a voltar para casa depois que um primeiro exame, realizado ontem, deu negativo. O segundo teste deu positivo e ele foi hospitalizado. Já são 24 casos suspeitos e em observação na Suíça. Todas as pessoas hospitalizadas estiveram no México recentemente.

Holanda
Na Holanda, uma criança de três anos é a primeira pessoa a contrair a doença. Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde holandês, Ab Klink não informou detalhes sobre a criança nem sobre o local de residência do paciente, mas explicou que ela retornou do México no último dia 27 de abril, sem apresentar sintomas.

Os pais da criança, que não estão infectados com o vírus da gripe, segundo o ministro, receberão tratamento preventivo. O governo holandês anunciou também que adquiriu 34 milhões de vacinas contra a gripe suína para utilizá-las caso seja necessário.

Espanha
Ao comentar os novos casos na Espanha, a ministra da Saúde, Trinidad Jiménez, limitou-se a dizer que "não há conhecimento sobre se aconteceu mais algum contágio indireto". Em uma semana, foram 17 casos suspeitos a mais no país. O Ministério da Saúde indicou que os pacientes estão distribuídos por diversas regiões espanholas.

Alemanha
Já ministra da Saúde alemã, Ulla Schmidt, anunciou hoje que foram registrados três novas suspeitas de gripe suína no país . "Temos três novos casos suspeitos, aumentando o número atualmente para dez", disse em entrevista à emissora de TV pública "ARD". Ela confirmou que são três os casos confirmados da doença.

Japão
Uma japonesa que chegou hoje ao aeroporto internacional de Tóquio em um voo procedente de Los Angeles pode ser o primeiro caso de gripe suína no Japão, informou a agência local "Kyodo".

O exame preliminar dela, que foi feito ainda dentro do avião da companhia americana Northwest Airlines, deu positivo para a gripe.

Cerca de pessoas que estavam perto dela no avião também serão examinadas pelas autoridades sanitárias japonesas, que tinham mobilizado intensas medidas nos últimos dias para evitar a chegada da gripe suína ao Japão.

Bahamas
O governo das Bahamas anunciou hoje que dez estudantes e dois professores se submeteram na ilha a uma "quarentena voluntária" e observação médica, após terem passado um fim de semana no México. Atualmente, 12 pessoas estão sob vigilância das autoridades sanitárias no país.

Panamá
Os exames de cinco de nove casos suspeitos de gripe suína detectados até agora no Panamá deram negativo, enquanto os outros estão em estudo, informou hoje o diretor nacional de Saúde, Cirilo Dawson.

A chefe de Epidemiologia do Ministério da Saúde do Panamá, Gladys Guerrero, disse na terça-feira que o Panamá, por ser um país de passagem, registrará muitos casos suspeitos da gripe suína.

Peru
Ontem (29), o ministro da Saúde do Peru, Oscar Ugarte, anunciou o primeiro caso de gripe suína no país, no que pode ser a primeira infecção pelo vírus na América Latina fora do México. A paciente é uma argentina que vive na Califórnia e que chegou ao país em um voo vindo do México, local mais afetado pela doença. Ugarte também anunciou a suspensão de todos os voos comerciais que saem do México em direção ao Peru.

México
Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevar para 5 o nível alerta em relação ao risco de uma pandemia de gripe suína, o ministro da Saúde do México, José Córdova, anunciou na noite de ontem uma série de medidas para tentar frear o avanço da doença no país. Entre as medidas estão a suspensão das atividades em repartições públicas entre os dias 1 e 5 de maio. O ministro ainda pediu que a iniciativa privada tome iniciativas semelhantes.

Durante coletiva de imprensa, Córdova afirmou que seguirão funcionando os serviços de transporte, bancários, de comunicações, postos de gasolina, supermercados, coleta de lixo, provisão de bens e, evidentemente, de saúde.

O ministro tentou dissociar as novas ações do alerta da OMS, e disse que muitas das medidas recomendadas para o nível 5 já vinham sendo adotadas. "No México a situação não muda (com o anúncio da OMS)", disse. "Todos os países devem maximizar as ações para evitar uma pandemia", completou. Questionado sobre o controle da situação, Córdoba defendeu que "nada está escapando das mãos" do governo.

Ele justificou a mudança nos números de casos e mortes divulgados nos últimos dias ressaltando uma dificuldade em "estabelecer uma técnica" para confirmar as infecções pela doença. Segundo o ministro, os exames e o diagnóstico para este vírus são muito especiais e não podem ser feitos "no laboratório da esquina". Graças aos novos métodos, foram confirmados 99 doentes e 8 mortes causadas pela gripe no país. As cifras devem subir à medida que saírem os resultados.

Córdoba ressaltou que em muitos dos casos analisados se detectou um padrão de "atendimento (médico) tardio" aos pacientes. O ministro garantiu ainda que a capacidade nos hospitais até agora é suficiente e que o governo está pedindo aos profissionais do setor que não abandonem os serviços. "O profissional da saúde tem riscos, é quem lida com o paciente, mas tem que ter responsabilidade."


http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/04/30/ult7402u3.jhtm



Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.325
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #135 Online: 30 de Abril de 2009, 18:09:11 »
Já que reclamaram do nome...
Citar
OMS decide mudar nome da gripe suína

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu nesta quinta-feira mudar o nome da até então chamada gripe suína para gripe A H1N1. Também nesta quinta-feira, a Irlanda confirmou seu primeiro caso de gripe A H1N1 no país.

"Trocamos a denominação de gripe suína pela de gripe A H1N1 porque o vírus é cada vez mais humano e cada vez tem menos a ver com o animal", explicou Dick Thomson, porta-voz da instituição.

"Recebemos muitas consultas de associações de animais e produtores questionando o nome, e finalmente decidimos trocá-lo", completou Thomson.

A OMS afirmou repetidas vezes que a doença não pode ser contraída ao se comer carne de porco assada, mas o nome da gripe levou vários países a decretarem proibições a importação de carne de porco do México e dos Estados Unidos, onde a epidemia apareceu. O governo do Egito ordenou o abate de porcos por temores da gripe.

A mudança vem de encontro com o desejo do México, que rejeitava o uso da denominação "gripe mexicana" para referir-se ao vírus H1N1 que provoca a doença conhecida como "gripe suína", ao considerar que este termo pode ser discriminatório e afeta a imagem do país.

Transmissão em hospitais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também recomendou nesta quinta-feira atenção redobrada ao novo vírus, com o monitoramento de casos suspeitos e cuidados para que profissionais da saúde não espalhem a doença.

Médicos e demais funcionários de hospitais devem usar máscaras e luvas e lavar as mãos com frequência, de modo a reduzir o risco de contágio entre eles e para os pacientes, disse a agência da ONU em um novo boletim de orientação sobre a doença.

"Todos os países devem ativar imediatamente seus planos de preparação para pandemias. Os países devem ficar em alerta elevado para surtos não-usuais de doenças semelhantes à gripe e pneumonia severa", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Nível de alerta elevado

A OMS elevou para 5 (numa escala de 1 a 6) o seu nível de alerta contra pandemias, o que significa que a epidemia global é iminente.

"Neste estágio, medidas efetivas e essenciais incluem a vigilância reforçada, detecção e tratamento precoce de casos e controle de infecções em todas as instalações sanitárias", disse Chan em entrevista coletiva na noite de quarta-feira.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html

Infográfico: http://images.ig.com.br/infograficos/GripeAPT3004/index1.html

Edit: por algum motivo o infográfico não carregava no fórum, então vai só o link.
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 18:17:49 por Unknown »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #136 Online: 30 de Abril de 2009, 18:51:29 »
:feliz: Agora sim.... Gripe HXJNOP é muito melhor que gripe suína...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Nina

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.805
  • Sexo: Feminino
    • Biociência.org
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #137 Online: 30 de Abril de 2009, 19:05:24 »
Influenza A melhrou muito!

:D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Online Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.413
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #138 Online: 30 de Abril de 2009, 19:09:04 »
Citar
Agora sim.... Gripe HXJNOP é muito melhor que gripe suína...

O engraçado da coisa é que estão dizendo que um vírus humano passou aos porcos e voltou modificado e mais forte aos humanos...

Se for verdade nós é que passamos germes aos porcos.... :lol:

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #139 Online: 30 de Abril de 2009, 22:19:07 »
O Jornal Nacional não gostou do nome Gripe A HGHDJV... E disse que vai continuar chamando de gripe suína....
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Online Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.413
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #140 Online: 30 de Abril de 2009, 22:24:30 »
E será como continuarão chamando nas ruas.

Não imagino um fulano falando "Peguei a gripe A H1N1 quando estava no trabalho!", acho mais provável um "Peguei as gripe dus porcu!" :lol:

Offline Lion

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.994
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #141 Online: 01 de Maio de 2009, 08:25:27 »
Das daus uma: ou vocês vão rir do meu comentário ou vão me chamar de morto de fome.

O preço da carne de porco ainda não caiu.

Caiu não, mas ontem eu comi umas costelinhas de porco.... :dedos:

Skorpios

  • Visitante
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #142 Online: 01 de Maio de 2009, 08:42:54 »
E eu bistequinhas, bem passadas..... :janta:

Offline Stéfano

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.779
  • Sexo: Masculino
    • Hepcentro
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #143 Online: 01 de Maio de 2009, 09:52:17 »
Vamos aproveitar a oportunidade, tomar a "única atitude ética", parar de consumir carne de porco e abater todos os porcos do mundo ! Assim resolveremos a gripe Mxyzptlk !  :biglol:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Renato T

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.486
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #144 Online: 01 de Maio de 2009, 17:46:23 »
Vamos aproveitar a oportunidade, tomar a "única atitude ética", parar de consumir carne de porco e abater todos os porcos do mundo ! Assim resolveremos a gripe Mxyzptlk !  :biglol:

Isso inclui abater os palmeirenses também?

Online Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.413
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #145 Online: 01 de Maio de 2009, 17:53:04 »
Acho que descobri a origem da doença  :lol:


Offline N3RD

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.493
  • Sexo: Masculino
  • O tal do "não querer"
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #146 Online: 01 de Maio de 2009, 20:14:44 »
Espírito Santo confirma caso suspeito de gripe suína


SÃO PAULO - A Secretaria da Saúde do Espírito Santo confirmou no começo da noite, por meio da sua assessoria de imprensa, a notificação do caso com suspeita de gripe suína (influenza A H1N1) no Estado, conforme divulgou o Ministério da Saúde. Trata-se de uma mulher de 19 anos, residente em Vitória e que teria passado três semanas nos Estados Unidos. Ela permanece internada no Vitória Apart Hospital, tido como referência na capital capixaba.



Os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a definição de um caso suspeito são: "Febre repentina acima de 38 graus acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações; e ter como procedência as áreas afetadas, nos últimos 10 dias".



Em nota distribuída hoje à tarde, o Ministério da Saúde informou que subiu para sete o número de casos que se enquadram na classificação de suspeitos no Brasil. Segundo o Ministério, outros 41 pacientes estão sob monitoramento. Ontem, o último boletim do dia informava quatro casos suspeitos de contaminação no País e 42 em investigação. Os novos casos suspeitos surgiram no Espírito Santo, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Permanecem ainda como casos suspeitos três pacientes de Minas Gerais e um de São Paulo.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,espirito-santo-confirma-caso-suspeito-de-gripe-suina,364125,0.htm
Não deseje.

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #147 Online: 01 de Maio de 2009, 20:36:25 »
Putz, quase 300KM aí minha cidade.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.059
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #148 Online: 01 de Maio de 2009, 20:59:25 »
Por questões pessoais tenho acompanhado o plano de contingência implantado no Reino Unido e estou impressionado com o despreparo do Brasil em relação à uma possível epidemia por aqui. O governo brasileiro anunciou que dispõe de 12.500 tratamentos imediatos de casos de gripe podendo chegar a 9 milhões quando as fabricas estiverem produzindo em escala total. O Reino Unido dispõe de 33 milhões de tratamentos imediatos, podendo multiplicar esse número várias vezes em caso de necessidade.

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Surto de gripe suína pode virar pandemia
« Resposta #149 Online: 02 de Maio de 2009, 00:02:31 »
Por questões pessoais tenho acompanhado o plano de contingência implantado no Reino Unido e estou impressionado com o despreparo do Brasil em relação à uma possível epidemia por aqui. O governo brasileiro anunciou que dispõe de 12.500 tratamentos imediatos de casos de gripe podendo chegar a 9 milhões quando as fabricas estiverem produzindo em escala total. O Reino Unido dispõe de 33 milhões de tratamentos imediatos, podendo multiplicar esse número várias vezes em caso de necessidade.

Já eu estaria impressionado se ele estivesse preparado
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!