Autor Tópico: Blogueiro é condenado a 14 anos de cadeia no Irã  (Lida 905 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Unbedeutend_F_Organisch

  • Visitante
Blogueiro é condenado a 14 anos de cadeia no Irã
« Online: 24 de Fevereiro de 2005, 09:47:03 »
Citar
Blogueiro é condenado a 14 anos de cadeia no Irã

Um blogueiro iraniano foi condenado a 14 anos de prisão por um tribunal no Irã, depois de ter sido considerado culpado de acusações de espionagem e ajuda a "contra-revolucionários" estrangeiros.
Arash Sigarchi foi preso no mês passado depois de usar o seu blog para criticar a prisão de outros jornalistas de internet.

A sentença de Sigarchi, que também é editor de um jornal no norte do Irã, foi criticada pela organização Repórteres Sem Fronteiras, e é anunciada apesar de uma campanha online pela sua libertação realizada nesta terça-feira.

As autoridades iranianas vêm combatendo recentemente a crescente popularidade dos weblogs, restringindo acesso a grandes sites que lidam com o gênero dentro do Irã.

Um segundo blogueiro iraniano, Motjaba Saminejad, que também usou o seu site para noticiar a prisão de blogueiros, ainda está detido.

Sentença "severa"

Um porta-voz da Repórteres Sem Fronteiras, que monitora a liberdade de expressão no mundo, disse que a sentença imposta a Sigarchi é "severa" e pediu ao presidente iraniano, Mohammed Khatami, para trabalhar para garantir a sua libertação imediata.

"As autoridades estão tentando fazer dele um exemplo", disse uma declaração da organização.

"Ao impor esta sentença severa contra um blogueiro, o objetivo deles é dissuadir jornalistas e usuários de internet a se expressarem online ou a contactarem mídia estrangeira."

Dias antes de ser preso, Sigarchi deu entrevistas ao Serviço Persa da BBC e à Rádio Farda, financiada pelos Estados Unidos.

Autoridades iranianas prenderam cerca de 20 jornalistas de internet na atual onda de repressão.

Elas acusaram Sigarchi de praticar uma série de crimes contra o Estado iraniano, inclusive de espionagem, insulto ao fundador da República Islâmica do Irã, aiatolá Ruhollah Khomenei, e ao atual líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei.

O advogado de Sigarchi disse que o tribunal revolucionário, como é chamado o órgão que emitiu a sentença, é "ilegal e incompetente" e pediu um novo julgamento em um tribunal público.

Campanha

Sigarchi foi condenado um dia depois que uma campanha online destacou seu caso em um dia de ação em defesa aos blogueiros de todo o mundo.

Cerca de 10 mil pessoas visitaram o website da campanha durante a data. Cerca de 12% dos internautas estavam no Irã, disse o diretor da campanha à BBC.

Curt Hopkins disse que a sentença de Sigarchi vai ajudar a campanha a propagar a sua mensagem.

"Os olhos de 8 milhões de blogueiros vão prestar mais atenção ao Irã depois da sentença de Sigarchi, não menos."

"Os mulás não poderão tomar uma decisão sem que ela se espalhe pela esfera dos blogueiros."



http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/02/050223_bloggerg.shtml

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re.: Blogueiro é condenado a 14 anos de cadeia no Irã
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2005, 00:23:41 »
:o

Mas sério, a internet tem sido um meio fantástico para os iranianos, no orkut tem vários. Até ateus!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!