Autor Tópico: A nova F1  (Lida 1279 vezes)

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A nova F1
« Online: 19 de Junho de 2009, 21:32:27 »
A nova F1



Senhoras e senhores, de hoje até não sei quando, vamos publicar aqui, em primeira mão, os projetos das equipes para a temporada 2010. Visto que a F-1 no ano que vem será mais, digamos, barata, exigindo veículos mais resistentes e robustos, os engenheiros e projetistas partiram para uma linha mais convencional ao desenhar seus carros.

Começamos com a Renault. O carro incorpora soluções interessantes, como a utilização de um único radiador frontal e faróis para os GPs da Malásia e da Austrália que podem ser usados em Cingapura, também. A partida será dada na frente, onde também foi colocado o motor, para melhor distribuição de peso. O KERS (em vermelho, na foto) foi colocado do lado de fora para remoção mais fácil em caso de incêndio.

Foram eliminadas, para reduzir o arrasto, a tomada de ar sobre a cabeça do piloto e todas as asas. O escapamento tem saída única para o alto e a suspensão traseira é o consagrado feixe de molas. Não foram usadas calotas.



Seguindo com nossa série exclusiva dos projetos da F-1 para o ano que vem, apresentamos o protótipo do carro da US F1. Como se percebe, a tendência é mesmo pela eliminação das asas traseiras, com pequenos apêndices aerodinâmicos laterais. O uso de faróis também está se disseminando, por conta dos horários de certas corridas.

A grande novidade no projeto de Peter Windsor (a equipe não contratou nenhum engenheiro, para reduzir seus custos) é a asa dianteira em forma de pára-choque (ou seria parachoque, ou paraxoque?) modelo “pinus”. Tal configuração será usada para facilitar as ultrapassagens, cutucando o carro da frente. O volante na horizontal é algo tido como revolucionário, segundo os especialistas.

Como se vê, o protótipo usa pneus com ranhuras na frente, o que prova que no ano passado já estava pronto. Os pneus traseiros são para chuva extrema. Motor Cosworth, mas o time está negociando com a Ford para batizá-lo. O uso das bandeiras, embora pareça apenas estético, tem função aerodinâmica.



Em nosso terrível esforço de reportagem para desvendar os projetos da F-1 popular de 2010, conseguimos hoje um esboço do novo carro da Toro Rosso.

Equipe de parcos recursos, a simpática filial da Red Bull optou por um modelo robusto, é verdade, mas que traz algumas inovações que poderão ser seguidas pela concorrência no ano que vem.

Nota-se, por exemplo, o arrojo no desenho dos defletores traseiros, que acompanham mais uma novidade: o uso de quatro pneus atrás para evitar que o carro fique muito “oversteering”, reclamação que Buemi e Bourdais têm feito nesta temporada. O KERS de tamanho avantajado, de acordo com Adrian Newey (colocado do lado esquerdo), serve para aprimorar a distribuição de peso e abaixar o centro de gravidade. Nas pistas anti-horárias, será instalado do outro lado.

O escapamento em forma de chaminé é outra bossa do projeto da Toro Rosso, que incorpora as câmeras on-board. A suspensão dianteira é um primor, com amortecedores centrais. O uso das calotas apenas nas rodas dianteiras não foi muito bem explicado pelo projetista.



Este talvez seja o carro mais esperado de 2010. E foi um tremendo esforço de reportagem conseguir a foto do protótipo, porque a Brawn GP tentou disfarçar usando vermelho em vez de amarelo marca-texto nos testes estáticos. Mas deixou-se trair pela ingênua troca de nomes, como fazia Piquet quando corria escondido da família, pintando “Piket” no capacete. Bobinhos…

Bem, numa análise inicial, nota-se que o BGP002 é bem diferente dos já apresentados aqui, a começar pela inclinação negativa do bico, com a colocação dos faróis na parte inferior, com claras funções aerodinâmicas, uma espécie de difusor dianteiro. Já os difusores traseiros foram retirados do assoalho e colocados sobre as asas duplas, em formato de varal.

Reparem que o automóvel tem dois escapamentos diferentes. As informações de que dispomos dão conta de que um será usado no carro de Button; o outro, no de Barrichello. A pedidos do brasileiro, a embreagem voltou a ser acionada por um pedal (vejam o acelerador e o freio juntos, ao pé do banco). A suspensão carenada na frente esconde segredos que devem fazer a diferença em 2010. Vamos aguardar os primeiros testes.



Não sei se isso vai dar certo, não. Mas a McLaren, diante do fracasso do carro deste ano, resolveu inovar para 2010. Repararam que as asas-paralamas traseiros não aparecem no projeto do ano que vem? “Nosso carro era muito lento nas curvas de alta. Arrancamos tudo”, garantiu uma fonte de Woking. “No túnel de vento, deu certo. Estragou até o penteado do Kovalainen dentro do capacete.”

Outra novidade: o piloto vai de pé, e não sentado. Dispensa-se, assim, o cinto de segurança. Como a Loctite é patrocinadora da equipe, as sapatilhas serão coladas no assoalho com Super Bonder. Agora observem a lateral: dois KERS, um grande e um portátil, de bolso. Nada de faróis para as corridas noturnas, como em algumas outras equipes. Na frente, bem abaixo do emblema retrô da Mercedes, há um canhão de luz.

O tanque de combustível fica à frente do cockpit, mais uma inovação. Sobre o escapamento, a equipe instalou uma tampa de panela. Sua função ainda não é muito clara.



Mais uma foto secretíssima acaba de pingar na minha caixa postal. Ainda os projetos das equipes para 2010. Minha fonte, pelo jeito, conseguiu todos.

Não se espere grande coisa da Red Bull no ano que vem. Adrian Newey estava cansado quando terminou o desenho do novo Toro Rosso e rabiscou qualquer coisa para a matriz. Sinal, mais um, de que as latinhas estão cada vez mais próximas do futebol. Eu bem que avisei.

O novo Red Bull é de uma simplicidade desconcertante. Como maior novidade, os pneus de perfil baixo, mais duros, que permitirão aos seus pilotos disputarem as corridas sem nenhum pit stop. Não tem KERS. Não tem farol. Não tem calota. Não tem nenhuma manha aerodinâmica visível, exceto os defletores laterais que vão do bico até o fim do… do cofre, digamos.

Partida na manivela. Motor exposto para facilitar o trabalho dos mecânicos (”eles vão ter só dois mecânicos”, me garantiu a fonte). Rodas estreitas para reduzir o arrasto. É o que dá para dizer por enquanto. Mas é by Newey. Então, melhor esperar. Quando for para a pista a gente fala mais.



Primeiro, não se espantem com a cor. Se aproximarem a imagem, embora a resolução da foto não seja a ideal, está ali, na lateral: “Ferrari”. Posso garantir.

Este carro aí do lado é o verdadeiro motivo da briga entre a FIA e a FOTA. Max Chicotinho, que é bem informado, teve acesso a todos os projetos que temos apresentado aqui para 2010. E quando viu o de Maranello, quase caiu da cadeira. “Esses caras gastam os tubos!”, gritou, brandindo as algemas.

Tem razão, o velho Max. É um disparate a diferença entre a F-Thor (nome provisório) e os demais protótipos para a F-1 “maxista-leninista” do ano que vem. Claro que tem a ver com o orçamento ilimitado da Ferrari, uma covardia. Reparem no conjunto ótico. É duplo! E embutido! E o santantonio duplo? Um para o piloto, outro para o cameraman, que a equipe sugeriu à FIA que seja levado no carro para as filmagens on-board. “Para dar mais emprego, é nossa contribuição para diminuir a crise”, me contou uma fonte ferrarista, e não foi Gola Profonda.

A suspensão traseira é revolucionária e está colocada debaixo do banco, em forma de sanfona. No meio do volante, um joy-stick esférico que comanda toda a eletrônica embarcada que outros times jamais teriam dinheiro para desenvolver. E a grande novidade: viram a pequena peça metálica que parece uma torneira junto ao motor? Pois é uma torneira. Raikkonen mandou colocar ali, para o caso de quebras em pontos distantes dos boxes. Ela é ligada a uma serpentina.

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Re: A nova F1
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2009, 02:21:33 »
A NOVA F-1 (8)



Agora que está tudo azul e em paz, posso revelar os demais projetos de 2010 que chegaram às minhas mãos. Damos sequência aos projetos secretos com o novo BMW Sauber (a casinha alemã lá atrás não deixa dúvidas de que a foto foi tirada na periferia de Munique).

De todos, até agora, é o único com asa-capota, novidade que a FIA talvez não aprove, mas agora que se dane. A FIA não manda mais nada. Foi um pedido de Heidfeld, que andava reclamando que o vento desgrenhava seu penteado emo.

Nota-se uma interessante concepção pneumática, com os dianteiros diferentes entre si. As duas escotilhas servem para o piloto observar o desgaste em cada um deles, já que a FOTA decidiu, para cortar os gastos, abolir sensores de borracha (custam 4 euros cada). A BMW tentou disfarçar a grade colocando frisos horizontais no radiador, mas foi em vão. Está na cara que o design é o tradicional da marca bávara.

Nota-se abaixo do radiador o minúsculo difusor dianteiro, mais uma novidade da BMW Sauber para o ano que vem. A folha de papel à esquerda foi concebida para que a câmera on-board possa “bater o branco” sem interferência humana.

No carro de Kubica, não haverá parabrisa, por conta das dimensões nasais do polonês.

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/06/24/a-nova-f-1-8/

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Re: A nova F1
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2009, 10:07:44 »
:histeria:

Deviam mandar isso para o presidente da FIA.

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Re: A nova F1
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2009, 21:32:31 »
A NOVA F-1 (9)



Demorou um tempinho para retomar a série que apresenta os novos F-1 para 2010, dentro da linha popular proposta por Max Mosley.

Demorou porque a Force India ainda estava decidindo a pintura que vai usar no ano que vem. O laranja será predominante, com detalhes em verde.

De novidade, um escapamento voltado para baixo num acordo de cooperação técnica com a Volkswagen (o silencioso é de Gol 1983).

Nas asas sobre as rodas traseiras, foram instaladas luzes indicativas das bandeiras que o piloto poderá observar pelo retrovisor, quando ele for colocado (a posição está sendo estudada em túnel de sopro).

A toalha sobre o banco é acessório exclusivo para Fisichella, “porque velho sua muito”, me disse uma fonte da equipe. O carro tem uma interessante suspensão dianteira, “eixo rígido linear”, de acordo com a mesma fonte. Acho que vai andar atrás.

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/07/02/a-nova-f-1-9/

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Re: A nova F1
« Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2009, 03:03:52 »
A NOVA F-1 (10)



Seguindo com os projetos das equipes de F-1 para o ano que vem, exclusividade deste blog, hoje apresentamos o protótipo da Toyota para a categoria popular de Max Chicotinho. Protótipo mesmo, porque não se sabe se a montadora japonesa vai seguir nas pistas. Por isso, talvez, pareça meio mal-acabado.

Mas isso não significa que não tenha algumas soluções inovadoras, longe disso. A bitola do eixo dianteiro, por exemplo, é uma grande sacada. “Usaremos apenas um pneu cortado no meio”, informou uma fonte da fábrica de Colônia. “Vai acabar com a tendência de sair de frente.”

É possível. Porque de acordo com a mesma fonte, os pequenos furos laterais funcionarão como difusores, dando equilíbrio ao carro.

As três alavancas na coluna de direção são ainda um mistério.

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/07/13/a-nova-f-1-10/

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