Autor Tópico: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?  (Lida 64272 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcos Arduin

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 147
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #650 Online: 10 de Novembro de 2016, 11:37:32 »
Os espíritas não dispõem de casos recentes das coisas que os médiuns do passado viviam fazendo a torto e a direito. É por isso que sempre voltam no tempo para buscar apoio para suas crenças absurdas.

E fazendo isso passam a acreditar em tudo simplesmente porque está escrito nos anais do espiritualismo. Esquecem que aqueles casos empoeirados, com mais de 100 anos, foram quase todos casos de fraude e que os poucos casos em que a fraude não foi detectada deixaram muitas dúvidas e suspeitas e nenhuma certeza científica sobre a natureza dos fenômenos observados.

Na verdade o fenômeno "real" é apenas uma parte da crença espiritóide, pois não podemos nos esquecer que o folclore que envolve o fenômeno também precisa de muita fé e de repetição ad nauseam. Dentre os mantras principais podemos citar a crença na absoluta seriedade dos "cientistas" envolvidos, na existência e observância de procedimentos de controle perfeitos, no reconhecimento de casos anedóticos como evidências robustas para atestar convenientemente aspectos "científicos" dos fenômenos.

Como o médium não era surpreendido em fraude os espiritualistas devem portanto acreditar que se trata da manifestação de um fenômeno genuíno. A fé folclórica na perfeição dos aparatos experimentais e metodológicos sempre se mostra suficiente para afastar qualquer dúvida ou incerteza sobre a legitimidade do fenômeno, mesmo diante da possibilidade significativa de mais uma fraude bem sucedida realizada por um médium embusteiro costumas.

Esses casos do passado a rigor não servem para nada que não esteja relacionado com a história da fraude no espiritualismo e se pretendem provar alguma coisa só pode ser que o espiritualismo começou e prosperou como fraude.

Pois é. Os céticos não têm qualquer argumento relevante para refutar os ditos experimentos e recorrem ade nausebundo a frases como "na grande maioria dos casos foi detectada fraude e onde não foi deixaram tantas dúvidas..." Mas os céticos não sabem demonstrar seus pontos de vista. Exigem que CREIAMOS nos casos anedóticos que nos apresentam como prova de que o espiritualismo prosperou como fraude... Uma pena.

Offline Alquimista

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.724
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #651 Online: 10 de Novembro de 2016, 13:54:38 »
3 - Ôh! Você não leu os textos para variar. As janelas foram TRANCADAS E LACRADAS, assim como a porta que dava acesso à biblioteca. NÃO TINHA COMO UM CÚMPLICE ENTRAR SEM QUE SUA INTROMISSÃO FICASSE REVELADA.

Peraí!!! Você está me dizendo que seria ÍMPOSSÍVEL destrancar uma porta ou janela do séc. XIX (QUE NÃO TINHAM ALARMES E SISTEMAS DE SEGURANÇA) de uma residência tomada pelo breu??????  Foi isso mesmo que quis dizer???
Ora, nem precisa ter certificado de chaveiro para isso, Arduinho, ainda mais em se tratando de uma expert em trapaças!!!!!  HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...


Citar
4 - Se os céticos não sabem explicar, então usem daquela frase humilhante e constrangedora que é: não sei. Mas quando ficam inventando um monte de mentiras e babaquices na tentativa de nos convencer de fraude, mais obsediado eu fico.

Árduinho, CAI NA REAL!!!!!!!  Ninguém NUNCA irá te convencer.  A única ''''''explicação'''''' que você quer é: ESPÍRITOS!!!!!  Daí fica impossível discutir com... fanáticos!!!!!


Citar
5 - Ah! Então o Home enganou o Crookes com uma minúscula gaita escondida no bigode? Conta melhor essa história. Mas veja bem: tem de ser uma confissão PÚBLICA, feita em pessoa pelo mesmo, publicada em tais e quais jornais, etc e tal. Porque se for outra daquelas suposições céticas... Aliás, a Juliana Hildago escreveu uma tese sobre o assunto que até foi publicada na forma de livro. Sabia você, Alqui, que não foi esse o ÚNICO experimento que Crookes fez com o Home? Outros foram feitos e a Juliana, na impossibilidade de descrever uma fraude, viu-se obrigada a sair com frases como: _ (...) usou de algum truque (desconhecido)... Sorte dela que eu não fui membro da sua banca.

É isso aí!!! Viu só como você desconhece a biografia dos grandes trapaceiros??!!!
Depois que o Home morreu, encontraram entre seus pertences a tal gaitinha. Vai pesquisar!!!   


Citar
6 - Pena que hoje em dia não existem mais mágicos e mestres de trapaça capazes de ler o que os cientistas publicaram em suas pesquisas com os médiuns e aí demonstrarem que fazendo assim, assado, frito e cozido, poderiam ser reconstruídos os resultados que os ditos cientistas observaram...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

Tá por fora!!! Até hoje existem trapaceiros que se usam de ilusionismo, ou mesmo ilusionistas que ainda apresentam as mesmas bobagens de materializações de ''espíritos'' em cabines.
EU mesmo conseguiria fazer o que a Eva fez nas mesmas condições (ou até melhor!!!!). Minha única exigência seria que na residência não tivessem câmeras, travas e alarmes nas portas e janelas, pra ficar igualzinho ao séc. XIX.

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...   

1 - Conforme está no relatório, a porta e janelas da biblioteca foram lacradas com fitas adesivas e pingos de cera marcadas com anéis de sinete (sabe o que é isso?). Isso NÃO impediria um cúmplice de entrar ou sair dela porém... As fitas seriam rompidas e os pingos de cera também e o intruso NÃO TERIA como refazer esses lacres. Aí quando entrassem na biblioteca, o pessoal perceberia que houve violação e aí o experimento seria declarado INVÁLIDO. Sacou?

2 - Errado: eu quero é que o pessoal cético, que insiste que TUDO era fraude do início ao fim, apresente-me as demonstrações de fraude que seriam possíveis de terem sido feitas na ocasião, em tais e quais experimentos.

3 - Ah é? Então me diga quem fez o levantamento de seus pertences e onde isso está registrado. E me diga como foi que essa gaitinha permitiu a Home fraudar os outros experimentos que o Crookes fez com ele. E cuidado com invenções, viu? O Dickens escrevia um romance, O Mistério de Edwin Drood, mas morreu antes de terminá-lo. Três anos depois um médium americano concluiu a parte complementar do romance. Os críticos vêm com uma historieta de que "foi encontrado entre os papéis de Dickens um capítulo completo que não foi reproduzido pelo médium". Só que a verdade não é nada disso: de fato havia um fragmento de parágrafo, sem as seis primeiras laudas e no final terminava numa frase incompleta. O texto não tem como ser encaixado em parte alguma do romance. Mas isso os céticos não contam...

4 - Certo. Então me descreva como entraria no aposento, com porta e janelas lacradas com fitas adesiva e cera marcada com sinete sem qualquer violação deles.

OK!!!  EU admito que o Crookes era um paraAnormal!!!!!!!!!  :hihi:
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #652 Online: 10 de Novembro de 2016, 14:52:02 »
 :biglol:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Fenrir

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 2.099
  • Sexo: Masculino
  • Cave Canem
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #653 Online: 20 de Outubro de 2018, 12:53:19 »
Ressuscitando mais um topico antigo

Citar
4 - Certo. Então me descreva como entraria no aposento, com porta e janelas lacradas com fitas adesiva e cera marcada com sinete sem qualquer violação deles

Piece of cake.
Levante a fita, entre e ao sair, coloque a fita cuidadosamente no lugar, alisando-a para se fixar bem ou simplesmente jogue fora e cole outra igual no mesmo lugar.
Derreta um pouco a cera, o suficiente para romper o selo, e estando de posse do molde, refaça o selo "carimbando" a cera ainda mole ou melhor ainda: raspe toda a cera e crie um selo novo com o mesmo molde e no mesmo lugar (fácil, pois a marca da cera anterior ainda está lá).
Junte-se a isto a conivência e cumplicidade de outros mais a predisposição de alguns em acreditar e voilá.

Mas nao me admira certas pessoas sejam tão fáceis de enganar - falta imaginação!
Um outro exemplo é o "especialista" (Snelling) que analisou as fotos das fadas de Cottingley e as declarou reais.

Mágicos profissionais fazem coisas muito mais impressionantes que entrar e sair de janelas ou portas com selos e fitas adesivas
Houdini teria rido desta "impossibilidade"
« Última modificação: 20 de Outubro de 2018, 13:29:56 por Fenrir »
"Heaven and Earth are not benevolent; They treat the myriad of creatures as straw dogs"
― Laozi

"No testimony is sufficient to establish a miracle, unless the testimony be of such a kind, that its falsehood would be more miraculous, than the fact, which it endeavors to establish"
― David Hume

“Never argue with an idiot. They will drag you down to their level and beat you with experience.”
― Mark Twain

Offline Undertaker

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #654 Online: 06 de Agosto de 2019, 08:25:01 »
kkkkkkkkkk Ateu querendo usar trecho psicografado para atacar o espiritismo kkkkkkkkkk ué se vocês não acreditam em psicografia não podem usar trecho psicografado para atcatar a DE, caso contrário estão a tornando verdadeira kkk

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.288
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #655 Online: 06 de Agosto de 2019, 09:49:01 »
Meio difícil imaginar um homem dentre tantos que se tornam sinônimo do que fazem tenham esse ponto de retorno de se arrepender do que exalam por todos os seus poros epidérmicos.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.181
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #656 Online: 06 de Agosto de 2019, 10:09:39 »
"Kardec" é nome artístico/mediúnico, do fantasma que representava/"baixava." O nome do cara que poderia ter se arrependido é Hipólito Leão Denizardo Rivail, na versão aportuguesada do francês.

Igual Ramtha e J. Z. Knight.


Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #657 Online: 06 de Agosto de 2019, 11:00:06 »
"Kardec" é nome artístico/mediúnico, do fantasma que representava/"baixava."
:no: TERIA SIDO o nome do próprio em pretérita encarnação ali mesmo na Gália.

Obs: esse encanto pelos druidas provém essencialmente das teses popularizadas pelo Jean Reynaud, e.g. na Encyclopédie nouvelle.
Era ainda um símbolo de nacionalismo gaulês em contraponto à dominação religiosa de Roma...
Veja (se tem algum interesse no Espiritismo, claro...) esse trecho dele no verbete respectivo:
Telle était dans son essence la doctrine des druides, et voilà pourquoi ceux qui la partageaient se trouvaient aussi délivrés que possible du mal de la mort. L’homme détaché des organes dont il s’était servi durant la période terrestre ne devenait point une ombre comme dans le dogme du paganisme et de l’Église romaine, l’âme reprenait aussitôt possession d’une nouvelle enveloppe, et sans entrer dans le fabuleux empire de Pluton, ni dans celui de Satan, pas plus que dans les mystiques rayons de l’empirée, elle allait tout simplement chercher sa résidence sur un autre astre que celui-ci. Ainsi, la mort en réalité ne formait qu’un point de division dans une série d’existences périodiques. C’est ce que décident les vers de Lucain, dans la brièveté desquels sont amassées tant de lumières. Selon vous (dit-il en s’adressaut aux druides), les ombres ne se rendent pas dans les domaines silencieux de l’Erèbe et dans les pâles royaumes de Pluton ; le même esprit régit dans un autre monde d’autres membres. La mort, si ce que contiennent vos hymnes est certain, n’est qu’un milieu dans une longue vie.   

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #658 Online: 06 de Agosto de 2019, 11:42:18 »
kkkkkkkkkk Ateu querendo usar trecho psicografado para atacar o espiritismo kkkkkkkkkk ué se vocês não acreditam em psicografia não podem usar trecho psicografado para atcatar a DE, caso contrário estão a tornando verdadeira kkk
:?
:?: :?: :?:
Besides, ¿a que psicografia se refere?

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.243
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #659 Online: 06 de Agosto de 2019, 12:08:21 »
kkkkkkkkkk Ateu querendo usar trecho psicografado para atacar o espiritismo kkkkkkkkkk ué se vocês não acreditam em psicografia não podem usar trecho psicografado para atcatar a DE, caso contrário estão a tornando verdadeira kkk
:?
:?: :?: :?:
Besides, ¿a que psicografia se refere?

 :hmph: Primeiro post deste tópico by myself.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.243
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #660 Online: 06 de Agosto de 2019, 12:11:45 »
kkkkkkkkkk Ateu querendo usar trecho psicografado para atacar o espiritismo kkkkkkkkkk ué se vocês não acreditam em psicografia não podem usar trecho psicografado para atcatar a DE, caso contrário estão a tornando verdadeira kkk

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=21473.msg480601#msg480601
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #661 Online: 06 de Agosto de 2019, 12:32:38 »
Peguei o elétrico andando e quis sentar à janela :vergonha:
Perfeita a rubrica: se tratou de usar "psicografias" pra perguntar pros espíritas se de fato o Kardec se arrependeu do que pos na doutrina e de como procedeu :ok:
Não "acreditar" nas :no:
Eu ainda consegui pegar, + Undertaker parece-me ter perdido o carro ::)
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 12:47:44 por Gorducho »

Offline Andarilho-terrestre

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #662 Online: 06 de Agosto de 2019, 13:23:13 »
Peguei o elétrico andando e quis sentar à janela :vergonha:
Perfeita a rubrica: se tratou de usar "psicografias" pra perguntar pros espíritas se de fato o Kardec se arrependeu do que pos na doutrina e de como procedeu :ok:
Não "acreditar" nas :no:
Eu ainda consegui pegar, + Undertaker parece-me ter perdido o carro ::)

Parece-me que se trata daquela suposta mensagem de DD HOME, donde evocou-se KARDEC, e dentre alguns choramingos diz ter se arrependido de ter criado a doutrina (algo assim).

Sabe se DD HOME tinha algo contra Kardec? ou vice-versa?

https://www.geec.org.br/portal/images/pdf-pauloneto/Kardec%20suicidou-se%20-%20renegou%20a%20reencarnacaoo%20e%20arrependeu-se%20do%20Espiritismo.pdf
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 13:25:40 por Andarilho-terrestre »

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.243
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #663 Online: 06 de Agosto de 2019, 13:51:42 »
Peguei o elétrico andando e quis sentar à janela :vergonha:
Perfeita a rubrica: se tratou de usar "psicografias" pra perguntar pros espíritas se de fato o Kardec se arrependeu do que pos na doutrina e de como procedeu :ok:
Não "acreditar" nas :no:
Eu ainda consegui pegar, + Undertaker parece-me ter perdido o carro ::)

Parece-me que se trata daquela suposta mensagem de DD HOME, donde evocou-se KARDEC, e dentre alguns choramingos diz ter se arrependido de ter criado a doutrina (algo assim).

Sabe se DD HOME tinha algo contra Kardec? ou vice-versa?

https://www.geec.org.br/portal/images/pdf-pauloneto/Kardec%20suicidou-se%20-%20renegou%20a%20reencarnacaoo%20e%20arrependeu-se%20do%20Espiritismo.pdf

 :contrato2:

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=21473.msg480319#msg480319

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.288
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #664 Online: 06 de Agosto de 2019, 14:15:28 »
Sim, claro. Kardec tinha o monopólio absoluto das comunicações com os espíritos. Só se faziam comunicações com a sua autorização e todos os que ele porventura não simpatizasse estavam a partir de então impedidos de tentarem comunicações com os espíritos e tirarem conclusões independentes. Por isso são bastante pertinentes as comunicações acima. Quantos homens positivos não teriam sido afastados das investigações... Afff...

Seguem algumas palavras de Kardec, em vida, e comparem se haveria possibilidade de terem provindo da mesma fonte:

Deveremos incluir também entre os desertores do Espiritismo os que se retiram porque a nossa maneira de ver não lhes satisfaz; os que, por acharem muito lento ou muito rápido o nosso método, pretendem alcançar mais depressa e em melhores condições a meta a que visamos? Certamente que não, se têm por guia a sinceridade e o desejo de propagar a verdade. — Sim, se seus esforços tendem unicamente a se porem eles em evidência e a chamar sobre si a atenção pública, para satisfação do amor-próprio e de interesses pessoais!...

Tendes um modo de ver diferente do nosso, não simpatizais com os princípios que admitimos! Nada prova que estais mais próximos da verdade do que nós. Pode-se divergir de opinião em matéria de ciência; investigai do vosso lado, como nós investigamos do nosso; o futuro dará a ver qual de nós está em erro ou com a razão. Não pretendemos ser os únicos a reunir as condições fora das quais não são possíveis estudos sérios e úteis; o que temos feito podem outros, sem dúvida, fazer. Que os homens inteligentes se agreguem a nós, ou se congreguem longe de nós, pouco importa!... Se os centros de estudos se multiplicarem, tanto melhor; será um sinal de incontestável progresso, que aplaudiremos com todas as nossas forças.
(Allan Kardec (em vida) em Obras Póstumas - Os desertores)

Um abraço.
Mas tem aquela estória do espírito desencarnado lembrar de tudo, vai ver o espírito do homem na sua integralidade espiritual tenha além de uma compreensão real dos fatos, também um estilo modificado a ponto de ser irreconhecível do de quando estava encarnado... ::)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #665 Online: 06 de Agosto de 2019, 14:26:00 »
Sr. Gigaview está a querer dizer quiéra pro Sr. 1° ter olhado cá, Companheiro
Andarilho
::)
Citar
Sabe se DD HOME tinha algo contra Kardec? ou vice-versa?
A antipatia do DD Home com o Kardec é evidente da leitura do Luzes & Sombras. Se foi causada pela/só pela insistência do Kardec no dogma da reencarnação não sei.
Da parte do Kardec, QUE EU ME LEMBRE, só fez elogios a ele — que ele não canalizada recitações "morais" & similares como era predileção do Kardec não pode ser tomado como alfinetada capaz de causar mágoa pois era FATO :ok:
Eles se conheceram relativamente bem, então não sei se terão trocado farpas en privé ( :?: provável...).
Kardec: Basta, aliás, haver conversado algumas vezes com o Sr. Home para ver que, com a sua timidez e a sua simplicidade de caráter, seria o mais desajeitado de todos os intrigantes; insistimos nesse ponto pela moralidade da causa.
DDH: I knew well the founder, or rather the reviver, of this phase of paganism. His entire honesty of purpose I do not for a moment doubt. He was perfectly convinced[...]

By the way... veja que a mensagem recebida pelo DDH apesar de notável por acusar o óbito do Kardec, não tem nexo intrínseco. O Kardec faleceu ~14:00[heure légale à Paris bien sûr]. SUPONDO que estivessem em Londres e tenha recebido ela ~ hora-do-chá
the interval between the two was found so short as utterly to preclude the idea that even a telegram could have reached me, regarding his departure from earth
como o espírito do Kardec ia já ter descoberto que a doutrina dele era essencialmente falsa em tão pouco tempo — c/o atordoamento pós desencarne & tals que nós estudiosos sabemos se suceder...
:?:
No máximo ele poderia ter se lembrado do DDH, localizado ele c/algum peri-GPS emprestado e corrido pra avisar que... ESPÍRITOS EXISTEM  :!:
Ele taria constatando isso por si próprio e pelos co-espíritos que lhe ajudassem a localizar o DDH na crosta que a crença deles ambos era essencialmente (dogmazinhos & sutilidades provincianas à parte...) vera :!: Não teria tempo pra + nada :x
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 16:17:23 por Gorducho »

Offline Marciano

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 929
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #666 Online: 06 de Agosto de 2019, 18:16:07 »
Na verdade ele não se arrependeu porque não teve tempo. Morreu antes. :mrgreen:
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #667 Online: 06 de Agosto de 2019, 19:44:36 »
LITERALMENTE :ok: 1½ ano :!:
Depois da guerra a "doutrina" dele tava superada :!:
Ele desencarnou dia 31/3/69 e a guerra começou dia 19/7/70.
Os espíritas brasileiros "culpam" o Leymarie + é que ele percebeu que quiçá a única forma de salvar a "doutrina" era fotografar as almas :|
+ não em 3 ~ 4h como alegou o DDH :hihi:
« Última modificação: 06 de Agosto de 2019, 20:04:07 por Gorducho »

Offline Andarilho-terrestre

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #668 Online: 07 de Agosto de 2019, 09:06:15 »
seria o mais desajeitado de todos os intrigantes;
:?:

De fato, não faz sentido, em tão pouco tempo, se arrepender de tudo   |(

No trecho acima Kardec chama DD HOME de intrigante, é isto?

Acho interessante como se operam algumas "psicografias ou psicofonias" : alguns se utilizam delas para "trocar farpas" , "aplicar sermões" e botar na culpa dos espiritos. Quantas reuniões já participei em que os "dirigentes encarnados" diziam ter recebido recados dos "mentores do trabalho" e aplicando sermões nos médiuns e demais trabalhadores  :(

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #669 Online: 07 de Agosto de 2019, 10:12:14 »
No trecho acima Kardec chama DD HOME de intrigante, é isto?
:no: :no: :no:
Kardec deixa claro que o perfil do DDH NÃO CORRESPONDE ao dum intrigante.
Il suffit d'ailleurs d'avoir causé quelquefois avec M. Home, pour voir qu'avec sa timidité et la simplicité de son caractère, il serait le plus maladroit de tous les intrigants ; nous insistons sur ce point pour la moralité de la cause.
[Larousse]
intrigant, intrigante

Qui recourt à l'intrigue pour arriver à ses fins.
intrigue
1° sentido – Machination secrète ou déloyale pour obtenir quelque avantage ou pour nuire à quelqu'un : Déjouer une intrigue.
SYNONYMES :
•   arriviste - aventurier - faisan (familier) - faiseur
faiseur
3° sentido – Personne qui cherche à se faire valoir par des moyens peu scrupuleux ; prétentieux, hâbleur.


QUE EU ME LEMBRE o Kardec só fala respeitosamente acerca dele. Reconhece a mediunidade dele e tudo.
O único ponto que poderia quiçá ser interpretado como leve alfinetada é
Todo efeito que revela a ação de uma vontade livre é, por isso mesmo, inteligente, ou seja, não é puramente mecânico e nem poderia ser atribuído a um agente exclusivamente material; mas, daí às comunicações instrutivas de elevado alcance moral e filosófico há uma distância muito grande, e não é de nosso conhecimento que o Sr. Home as obtenha de tal natureza. Não sendo médium escrevente, a maior parte das respostas é dada por pancadas, indicativas das letras do alfabeto, meio sempre imperfeito e bastante lento, que dificilmente se presta a desenvolvimentos de uma certa extensão.
+ não pode ser tomado como pois que vero. A mediunidade dele era basicamente de efeitos físicos — até onde consegui ir na história do espiritismo, aparentemente terá sido ele quem 1° produziu as mesas girantes...— e não voltada pra ditados de caráter teológico ou moral.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2019, 10:30:00 por Gorducho »

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.243
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #670 Online: 07 de Agosto de 2019, 19:36:59 »
William Crookes conheceu e "pesquisou" D.D.Home. Alguém sabe informar se Kardec conheceu/teve algum envolvimento com Crookes?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #671 Online: 07 de Agosto de 2019, 20:15:10 »
ACHO que :no:
Claro que ele começa a se interessar a fundo pelo espiritismo com a morte do Philip em '67. Então provavelmente terá lido ao menos o LE, + veja o que ele diz pro Prof. Tyndall dia 22/12/69 — sempre lembrando que o Codificador desencarnara 31 de março...
This is how I stand with regard to Spiritualism. Some six months ago, having no knowledge of the subject beyond what I had derived from sundry published letters and replies, a friend told me of some very extraordinary occurrences which had happened within his own[...]

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.243
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #672 Online: 08 de Agosto de 2019, 00:36:55 »
Achei a resposta. O livro "William Crookes (1832–1919) and the Commercialization of Science" diz que Crookes esteve em Paris em 1868 onde se encontrou com Kardec e Eliphas Levi. Não tive acesso à nota de rodapé que faz referência à informação (o google books não disponibiliza todas as páginas).

https://books.google.com.br/books?id=J-64DQAAQBAJ&pg=PT198&lpg=PT198&dq=william+crookes+kardec+meeting+paris&source=bl&ots=6JiLzZ7qt3&sig=ACfU3U3MaJHO7ljUmMiGnPuqgHAVLzqZxA&hl=en&sa=X&ved=2ahUKEwiJhYHbqfLjAhUwheAKHff5BIUQ6AEwDnoECAgQAQ#v=onepage&q=william%20crookes%20kardec%20meeting%20paris&f=false
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gorducho

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Re:Kardec arrependeu-se do Espiritismo?
« Resposta #673 Online: 08 de Agosto de 2019, 07:58:34 »
:ok:
CE DEVRAIT ÊTRE
MCINTOSH, Christopher. Eliphas Lévi and the French Occult Revival. London: Rider, 1972.

E como ele resenha a tradução do C&E certamente leu todo Pentateuco (não ia deixar de ler La G justo posta a lume em '68 :!:).
E então o conhecimento dele acerca do espiritismo ia BEM além do que ele dá a entender na carta |(

LE PROBLÈME EST QUE
Procurando:
Kardec em o documento atual
Resultados:
1 documento(s) com 9 instância(s)
:ok:
Procurando:
Crookes em o documento atual
Resultados:
0 documento(s) com 0 instância(s)
 :? :?: :?: :?:
« Última modificação: 08 de Agosto de 2019, 11:27:02 por Gorducho »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!