Autor Tópico: Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??  (Lida 17422 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??
« Resposta #100 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:30:32 »
Pois é, e todos eles costumam freqüentar coincidentemente os centros de macumba por aí afora.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #101 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:31:45 »
No centro que eu frequentava havia mais mulheres também. Mas o médium principal e seus assessores eram todos homens.

Pai José então ficava tagarelando a noite inteira e os outros médiuns não falavam nada e ficavam dançando os pontos que eram cantados. A única coisa que me chamava atenção era uma mulher que girava o tempo todo sem parar.

Pois é, essa coisa de girar a noite inteira, beber litros de cachaça e andar em cima de caco de vidro sem se prejudicar é difícil de explicar não acha?

Você tem mesmo certeza que essas coisas são verdadeiras?

Os cacos de vidro podem ser truque (assim como as brasas) mas a cachaça e o rodopio são muito estranhos.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #102 Online: 23 de Janeiro de 2010, 23:35:51 »
Já fui em centro espírita e em candomblé (nem sei exatamente qual é a realação disso com umbanda e tô com preguiça de pesquisar) não senti nada que as outras pessoas ali sentiram (presenças, arrepios, etc) e o fato das pessoas incorporarem (ou acharem que estão) não me pareceu mais "especial", verossímel ou surpreendente que as pessoas nas igrejas evangélicas que gritam/falam coisas do tipo shilibimmagabitutelafa e acham que estão "falando línguas", como elas dizem.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #103 Online: 28 de Janeiro de 2010, 14:09:25 »
Essse do falando em linguas é uma vergonha alheia cruel... pqp... hahuah

Quando ia na igreja eu ficava olhando as pessoas orarem em vez de orar (isso mais pra quando ja era adolescente...), e ficava tentando imaginar se era possivel e por que não acontecia comigo...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #104 Online: 28 de Janeiro de 2010, 17:37:41 »
- la na mata tem a folha da Jurema, a lei de umbanda quem não pode não a tema.. (é assim mesmo)

e a do viramundo
Ô, cadê Vira Mundo, Pemba?
Ta na terrêra, Pemba
Com seu cambono, Pemba
Veado no mato corredor
Cadê meu mano caçador?
Cadê caboclo Ventania?
Oxóssi na mata é vencedor

Caboclo Ventania , Viramundo , Sete-flechas ,Arranca-toco , tem nome de caboclo para todos os gostos.
Nome de preto-velho então... è um monte de Pai e Mãe que não acaba mais.

Os dois tão se empolgando, daqui a pouco um grita eparei meu pai, e o outro canta pra baixar! :histeria: :histeria: :histeria:
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:03:32 »
Tanto na Umbanda quanto no Candomblé a participação feminina é grande , mas raramente vi homossexuais como médiuns já que na Umbanda tradicional há um preconceito contra eles. Possivelmente pela herança cristã/espírita o homossexualismo explícito era visto como desviante , não me lembro de nenhum dos médiuns homens dos centros que frequentei serem homossexuais. Enquanto as mulheres "incorporavam" tanto entidades masculinas e femininas os homens só incorporavam entidades masculinas.

Talvez seja uma característica regional, então.  Os terreiros umbandistas aqui em Curitiba são bastante abertos a homossexuais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 28 de Janeiro de 2010, 22:21:14 »
Ué, até onde eu sei é bastante comum os "pai de santo" serem "santas".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 29 de Janeiro de 2010, 07:09:22 »
E é, mas não estamos discordando nesse ponto.  Pais-de-santo (ou pais-no-santo, creio) são algo que se encontra no Candomblé, não na Umbanda.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #108 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 23:54:50 »
Ué, até onde eu sei é bastante comum os "pai de santo" serem "santas".

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Um tal de tião, pai de santo aqui na minha cidade, tem um salão de cabelo com o nome de 'Santinha'...
Nos cartazes que são encontrados pregados nos postes pode-se ver:

[Pai tião: faz e desfaz... bla bla bla... contato pelo cel: xyz ou no 'santinha's hair fashion']

:histeria:
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
  • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
    • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
« Resposta #109 Online: 24 de Outubro de 2018, 11:52:39 »
Famado, então mais uma opinião...

Eu era espírita e achava que entrava em contato com espíritos. Eu também ouvia vozes e ucas.

A explicação é bem simples: Auto-engano.
Tá bom.

A explicação que não explica nada.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, 12:04:25 por Pasqually »
Elus Cohen

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??
« Resposta #110 Online: 24 de Outubro de 2018, 12:27:30 »
Famado, então mais uma opinião...

Eu era espírita e achava que entrava em contato com espíritos. Eu também ouvia vozes e ucas.

A explicação é bem simples: Auto-engano.
Tá bom.

A explicação que não explica nada.

Se esses espíritos e vozes só existem para ele, na mente dele, o autoengano não é uma explicação satisfatória para o que não exige muita explicação, é um diagnóstico, no caso pessoal e consciente, do ato de estar sendo ludibriado pelos seus próprios pensamentos.

Tudo é maya, meu caro. Admitir o auto engano é ter consciência disso. Buscar explicações, justificativas, possibilidades, seja lá o que for, é parte do maya. É como buscar sentido e significado no rorschach das nuvens que se formam no céu.

Offline Gorducho

• Nível 28
  • *
Re:Centros Kardecistas e de Umbanda:Quem já foi ??
« Resposta #111 Online: 24 de Outubro de 2018, 14:43:33 »
É... essas alegações existem desde sempre mas até hoje não temos como saber o que de fato "sejam". O que podemos dizer é que a diversidade das formas, muito dependentes de contexto cultural — um adepto espírita brasileiro dificilmente enxergaria um espírito da forma como a médium de En Dor lobrigou o espírito do Samuel, por exemplo...— descartam serem seres extra-paciente.
Poderia ser as tais "formas-pensamento" construídas pelo próprio ou pelo grupo; construções do inconsciente que se apresentam no consciente; [you name it]...
Menos "espíritos" espíritas.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, 14:46:17 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!