Autor Tópico: Amador descobre fóssil de nova espécie de pterossauro  (Lida 739 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.324
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Amador descobre fóssil de nova espécie de pterossauro
« Online: 30 de Abril de 2010, 19:49:52 »
Amador descobre fóssil de nova espécie de pterossauro


Representação artística mostra o Aetodactylus halli ao voar nos céus do Texas

Cientistas descobriram que um fóssil descoberto em 2006 próximo a uma estrada no Estado americano do Texas pertence a uma nova espécie de réptil voador, ou pterossauro, chamada de Aetodactylus halli. O nome é uma homenagem ao homem que achou o fóssil, Lance Hall, membro da Sociedade Paleontológica de Dallas e que procura fósseis por hobby. As informações são da Live Science.

De acordo com os cientistas da Universidade Southern Metodist, o animal encontrado tinha cerca de 2,7 m de envergadura e vivia há 95 milhões de anos na região que hoje é o norte do Texas.

Hall afirma à reportagem que acreditava que tinha encontrado uma concha de ostra quando explorava um pequeno vale. "Eu comecei a remover a terra e notei que era a mandíbula de alguma coisa, mas eu não tinha ideia do quê. Estava de cabeça para baixo e quando eu virei e na parte do focinho não tinha nada além de uma longa fila de buracos de dentes", disse Hall.

Mais tarde, cientistas lhe disseram que pertencia a um pterossauro, grupo de animais que dominou os céus por mais de 200 milhões de anos e foi extinto junto com os dinossauros, além de muitas plantas e outros animais.

A mandíbula encontrada tem cerca de 38 cm e restavam apenas dois dos 54 dentes, segundo o paleontólogo Timothy S. Myers, que identificou e nomeou o animal. Os cientistas acreditam que pelo espaçamento entre eles, os dentes superiores e inferiores se cruzavam quando o pterossauro fechava a boca.

Os pesquisadores afirmam que o mais surpreendente nesse animal é justamente o fato de ele ter dentes, já que seus parentes que viviam na América do Norte não costumavam ter dentes, com uma exceção, o Coloborhynchus.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4408693-EI8147,00-Amador+descobre+fossil+de+nova+especie+de+pterossauro.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Lion

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.994
  • Sexo: Masculino
Re: Amador descobre fóssil de nova espécie de pterossauro
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2010, 09:39:39 »
Provavelmente muitos amadores já encontraram fosseis sem falar de pessoas completamente desvinculadas da paleontologia / arqueologia que também encontram fosseis por acaso... Tipo o Zé que estava cavando um poço e de repente... “uai que trem é esse aqui, vo chama a muié”. Pronto mais um fóssil encontrado  :lol:

Saindo um pouco do tópico, me parece que alguns gregos antigos eram “paleontólogos”, mas eles pensavam que os ossos gigantes eram a prova não da existência de dinossauros porque eles não tinham noção disto, mas eram a prova da existência de gigantes e do passado mitológico que para as massas na Grécia não era mito, mas realidade.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!