Autor Tópico: Representações culturais da relação consciência natural e artificial  (Lida 1177 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Representações culturais da relação consciência natural e artificial
« Online: 09 de Fevereiro de 2011, 11:16:44 »
Porém podemos fazer um uso consciente do skyhook, que é uma alternativa a abordagem insconciente (a falsa idéia de experiência pessoal isolada do mundo externo) de uma cultura acadêmica e da psicologia popular já há muito refutada por Popper. A análise que proponho, e poderia até ser em outro tópico, seria da avaliação cultural (e portanto memética) das representações da AI. No cinema temos Matrix com a idéia de uma dominação totalitária pelas máquinas e a A.I., onde um ser artificial consciênte tem dificuldades de inserção na sociedade humana devido ao preconceito de sua origem industrial. Na literatura temos Douglas Adams e Isaac Asimov.

Confronto entre o natural e o totalitarismo artificial


A inversão. Seres artificiais aflitos perante o totalitarismo biológico





Falando um pouco sobre Issac Asimov e o artificial em sua literatura. Foi ele quem disseminou o desejo de uma relação mais ampla com a tecnologia. Trata muito bem da problemática política de seres artificiais humanóides. As leis da robótica demonstram essa submissão que os robos devem ter para com os humanos.





Douglas Adams. Autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias demonstra a fascinação que temos com as máquinas e a sua mobilidade no espaço sideral. As representações da estrutura social e política são transferidas para uma dimensão geográfica maior, todo o universo. Porém os seres artificiais são amplamente antropomorficos, com os defeitos existenciais que os humanos costumam ter na sua relação com o universo.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, 05:43:50 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!