Autor Tópico: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT  (Lida 8537 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #50 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 19:20:03 »
Adriano, você sabe o que Karl Popper quer dizer quando usa o termo "sociedade aberta"?
Estou na tentativa de apreender este que é um conceito amplamente estudado na tese intitulada Sociedade Aberta. Tem alguma proposta melhor de me dizer se eu sei ou não o que é a sociedade aberta?

Eu sei que esta foi a sua única influência popperia, pela sua concepção antiga sobre Popper. Mas se tem algo a dizer sobre o que pensa sobre a sociedade aberta, então comente. Tem base para isto. Eu ainda não cheguei a ler o livro, mas tenho aqui.

Não há absolutamente nada de mirabolante, espalhafatoso ou complexo no termo, como você parece dar a entender aqui.

Também não tem nenhuma relação com a Escola Austríaca e demais escolas de economia ultraliberais.

Para Karl Popper, "sociedade aberta" é qualquer sociedade onde seja possível a alternância de poder entre pessoas ou grupos diferentes sem a necessidade de derramamento de sangue.

Simples, não?


Está faltando um ponto importante. A crítica que Popper utiliza para idealizar uma oposição, uma sociedade fechada, é o pensamento Marxista. O diálogo deste autor com Marx tem prosseguimento na escola austríaca.

E sobre este ponto político eu já vi em outra obra de Popper. Ele diz que a pergunta feita, até então, foi errada, não é quem deve governar e sim como deve ser estruturada a sociedade para impedir que o totalitarismo tome conta, sem ser passível de mudança o governo.

O problema é que sociedade soviética comunista ficou como sinônimo de Marxismo no livro A Sociedade Aberta. Na tese o autor comenta essa confusão que Popper faz.

O autor está errado.

Em primeiro lugar: Karl Popper não trata APENAS do marxismo em sua obra. Ele analisa as IDÉIAS totalitárias desde Platão até chegar nas ídéias modernas, representadas pelo nazi-fascismo e pelo comunismo marxista.

Em segundo lugar: a análise do marxismo não se resume a uma crítica à URSS como você dar a entender (na verdade, Popper cita bem pouco a URSS nessa obra, e de forma bem discreta). Ele analisa e destrincha a IDÉIA, a DOUTRINA marxista, e mostra todo o seu componente totalitário, messiânico, evangélico (no sentido de "uma verdade final revelada"), coletivista (tratar as pessoas não como seres humanos concretos de carne e osso, mas apenas como meras partes de grupos) e fatalista/historicista (idéias sobre destinos inexoráveis e coisas do tipo).

Tem muito mais detalhes e racionais na obra, eu apenas citei de forma tosca e superficial (sem a argumentação e a demonstração que há no livro, o que pode soar dogmático). Recomendo a todos que leiam o livro.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #51 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 19:26:40 »
Citação de: Adriano
O problema é que sociedade soviética comunista ficou como sinônimo de Marxismo no livro A Sociedade Aberta

Isso é simpesmenta FALSO.

Pelo contrário, Karl Popper também mostra e afasta as interpretações mal-feitas de Marx que são disseminadas tanto entre os marxistas quanto entre os anti-marxistas.

É costume de Popper "se colocar no lugar" do autor que ele pretende criticar, fazer uma descrição a mais favorável e embasada racionalmente possível que ele puder, para apenas depois criticá-lo. (um espantalho às avessas  :))

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #52 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 19:29:39 »
E aqui encerro o off-topic antes que o bicho pegue pro meu lado...
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 26.899
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #53 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 19:33:47 »
Eu tenho duas teses de doutorado que vejo como importante para o meu posicionamento:

A sociedade aberta e seus amigos.

É um excelente trabalho e demonstra como a escola austríaca fundou essa ideologia anticomunista (no seu sentido atual) através de uma caricatura da sociedade soviética e apontando esta como sendo o Marxismo. Porém este é o grande engodo. O marxismo é esse grande potencial teórico produzido por Karl Marx e que influenciou o mundo de maneira ímpar. Tanto é, que a escola austríaca dialoga com Marx, devido a forva viva de suas idéias.

A grande influência e contribuição prática do socialismo e do marxismo foi na implementação de uma legislação trabalhista, pois de resto, Marx mais se preocupou em apontar as mazelas (no entendimento dele) do capitalismo do que apresentar um modelo detalhado que o substituísse.
Marx é conhecido como um economista, sociólogo e filósofo. Suas análises e contribuições ainda estruturam muitas das ciências humanas.

Marx nunca foi um economista 'puro' e sim um filósofo. Suas influências mais determinantes vieram de Feuerbach, Hegel e Proudhon. Adam Smith exercia nele um grande fascínio, embora dele discordasse em suas teses centrais.

Não menosprezo a influência de Marx em diversos setores da sociedade, mas a sua maior contribuição foi a re-estruturação do capitalismo com os seus empregados.


A outra tese é de história econômica e que aponta, com melhor propriedade, as reais causas do: Colapso da URSS: Um estudo das causas

Vejamos quais são as "verdadeiras" causas e não as propaladas pelo imperialismo capitalista: ::)
Que análise superficial. Faço como eu, se disponha a ler a tese também e não fique apenas na análise superficial do seu resumo.

Uau!!!

Onde voce viu uma "análise superficial", que foi a minha introdução, eu vejo apenas um sarcasmo.


Citação de: Colapso da URSS: Um estudo das causas
Investiga as causas históricas, políticas, sociais e econômicas que mais contribuíram para o colapso e desaparecimento da União Soviética em 1991. Como um esforço de reinterpretação do fenômeno, desde a gênese até o esgotamento da URSS, apóia-se em análises e dados de alguns dos mais conhecidos especialistas no assunto. Considera que um conjunto de elementos se combinou para tal desfecho. Aponta como causas principais:

Espero que não tenham se apoiado também em ideologia.
O conceito de ideologia é mais uma das grandes contribuições de Karl Marx. Se você não tem consciência disto, então não sabe nada sobre ideologia.

E foi justamente o de colocar ênfase no viés ideológico ao analisar uma sociedade, um dos pilares da derrocada dos regimes chamados de "socialismos reais" e da inaplicabilidade da "teoria econômica" marxista.

E eu conheço o livro Ideologia Alemã, pois eu já o li e faz parte do meu acervo.

Mas pode ser que eu não tenha entendido o conteúdo!!!!!!!!!!!!


Citação de: Colapso da URSS: Um estudo das causas
a) o atraso material e cultural da velha Rússia para iniciar a construção do socialismo;

Hummm. Não. Pelo menos não na intensidade que estão afirmando. A Rússia do final do século XIX e início do século XX era, de fato, uma sociedade feudal mas ainda assim forneceu ao mundo uma leva notável de músicos, intelectuais e cientistas, dos quais destaco Tcháikovski, Rachmaninof, Scriabin, Herzen, Chernyshevsky e Tsiolkovsky.

De qualquer modo, os ideólogos russos não conheciam a teoria marxista, que propugnava que a revolução e o socialismo se dariam pelos trabalhadores operários em estados industrializados?
A genialiade de economistas como Karl Marx e Adam Smith, por exemplo, não podem ser esgotadas pela pretenção de uma nação que é influênciada por estas teorias.


E o que é que isto tem a ver com o que eu escrevi?

A minha crítica foi para Lenin et caterva que deveriam saber que o "modelo" propugnado por Marx no O Capital teve como base as condições então reinantes na industrializada Alemanha (e ou a Inglaterra) do segundo meado do século XIX. Não havia como sobrepor o "modelo" para a Rússia feudal do início do século XX.


Citação de: Colapso da URSS: Um estudo das causas
b) o isolamento da Revolução Russa, fruto, entre outros fatores, do reformismo político que paralisou a classe operária no Ocidente;

O reformismo no capitalismo, em especial na parte trabalhista, como eu escrevi anteriormente, foi o único fruto palpável do socialismo.

Esta "causa" é mais uma amostra da incompetência estratégica dos ideólogos comunistas e que, em certa medida, reflete uma crença messiânica de que o materialismo dialético seria um processo inexorável.
Não existem "ideólogos" comunistas. Marx foi um dos principais pensadores e críticos do capitalismo. A sua obra surge como uma análise acadêmica de seu tempo. Ele não foi um propositor político direto, de maneira alguma.


PQP!

Primeiro. Eu não estou tratando (apenas) sobre Marx e sim sobre o socialismo e o comunismo.

Segundo. Um pouco acima voce me chamou de ignorante porque não conheço sobre ideologia e agora voce afirma que não existiram ideólogos comunistas? O que eram então Mikhail Suslov, Antonio Gramsci e Leon Trótski?


Continuo depois, pois agora preciso me retirar.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, 21:14:44 por Geotecton »
Foto USGS

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #54 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 19:47:26 »
Citação de: Geotecton
Não menosprezo a influência de Marx em diversos setores da sociedade, mas a sua maior contribuição foi a re-estruturação do capitalismo com os seus empregados.

Eu não acho que o marxismo tenha sido fundamental para a melhoria das relações trabalhistas*, acho que as melhorias ocorreram por uma combinação de desenvolvimento econômico (mais empregos, produtos mais baratos, etc) com manifestações trabalhistas PRAGMÁTICAS, não relacionadas á ideologia marxista.


*Vou mais longe: não só o marxismo teve pouca influência na melhoria do padrão de vida dos trabalhadores, como ATRAPALHOU e ATRASOU essa melhora.


Explicações? Depois...  :)


Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #55 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 19:48:34 »
O keynesianismo teve um impacto na relação do governo com a economia que está anos-luz acima de qualquer impacto do marxismo.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #56 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 19:55:11 »
E aqui encerro o off-topic antes que o bicho pegue pro meu lado...
Eu é que tenho que me retirar, estamos saindo de mais do assunto, embora a análise do socialismo contribua para o tópico.

Eu tenho duas teses de doutorado que vejo como importante para o meu posicionamento:

A sociedade aberta e seus amigos.

É um excelente trabalho e demonstra como a escola austríaca fundou essa ideologia anticomunista (no seu sentido atual) através de uma caricatura da sociedade soviética e apontando esta como sendo o Marxismo. Porém este é o grande engodo. O marxismo é esse grande potencial teórico produzido por Karl Marx e que influenciou o mundo de maneira ímpar. Tanto é, que a escola austríaca dialoga com Marx, devido a forva viva de suas idéias.

A grande influência e contribuição prática do socialismo e do marxismo foi na implementação de uma legislação trabalhista, pois de resto, Marx mais se preocupou em apontar as mazelas (no entendimento dele) do capitalismo do que apresentar um modelo detalhado que o substituísse.
Marx é conhecido como um economista, sociólogo e filósofo. Suas análises e contribuições ainda estruturam muitas das ciências humanas.

Marx nunca foi um economista 'puro' e sim um filósofo. Suas influências mais determinantes vieram de Feuerbach, Hegel e Proudhon. Adam Smith exercia nele um grande fascínio, embora dele discordasse em suas teses centrais.

Não menosprezo a influência de Marx em diversos setores da sociedade, mas a sua maior contribuição foi a re-estruturação do capitalismo com os seus empregados.
Idealiar um tipo de perfil para classificar Marx como economista de verdade ou não é equivocado. Essa reestruturação do capitismo, através de leis trabalhistas e sindicais, é sem dúvida um legado marxista e de viés econômico puro. Pois age no estabelecimento da estrutura do mercado de trabalho, tornando mais digna a atividade proletária.


A outra tese é de história econômica e que aponta, com melhor propriedade, as reais causas do: Colapso da URSS: Um estudo das causas

Vejamos quais são as "verdadeiras" causas e não as propaladas pelo imperialismo capitalista: ::)
Que análise superficial. Faço como eu, se disponha a ler a tese também e não fique apenas na análise superficial do seu resumo.

Uau!!!

Onde voce viu uma "análise superficial", que foi a mkinha introdução, eu vejo apenas um sarcasmo.
Mas eu entendo a ideologia como uma crítica ao idealismo e por isso o seu nome. O materialismo histórico é apresentado como uma alternativa mais coerente. Popper posteriormente analisa o historicismo através do livro A miséria do historicismo, que é uma obra complementar a Sociedade Aberta, escrita na mesma época.

Citação de: Colapso da URSS: Um estudo das causas
Investiga as causas históricas, políticas, sociais e econômicas que mais contribuíram para o colapso e desaparecimento da União Soviética em 1991. Como um esforço de reinterpretação do fenômeno, desde a gênese até o esgotamento da URSS, apóia-se em análises e dados de alguns dos mais conhecidos especialistas no assunto. Considera que um conjunto de elementos se combinou para tal desfecho. Aponta como causas principais:

Espero que não tenham se apoiado também em ideologia.
O conceito de ideologia é mais uma das grandes contribuições de Karl Marx. Se você não tem consciência disto, então não sabe nada sobre ideologia.

E foi justamente o de colocar ênfase no viés ideológico ao analisar uma sociedade, um dos pilares da derrocada dos regimes chamados de "socialismos reais" e da inaplicabilidade da "teoria econômica" marxista.

E eu conheço o livro Ideologia Alemã, pois eu já o li e faz parte do meu acervo.

Mas pode ser que eu não tenha entendido o conteúdo!!!!!!!!!!!!
Pode ser mesmo, e isto sempre é passível de crítica. Popper ainda é o mair crítico de Marx.

Citação de: Colapso da URSS: Um estudo das causas
a) o atraso material e cultural da velha Rússia para iniciar a construção do socialismo;

Hummm. Não. Pelo menos não na intensidade que estão afirmando. A Rússia do final do século XIX e início do século XX era, de fato, uma sociedade feudal mas ainda assim forneceu ao mundo uma leva notável de músicos, intelectuais e cientistas, dos quais destaco Tcháikovski, Rachmaninof, Scriabin, Herzen, Chernyshevsky e Tsiolkovsky.

De qualquer modo, os ideólogos russos não conheciam a teoria marxista, que propugnava que a revolução e o socialismo se dariam pelos trabalhadores operários em estados industrializados?
A genialiade de economistas como Karl Marx e Adam Smith, por exemplo, não podem ser esgotadas pela pretenção de uma nação que é influênciada por estas teorias.


E o que é que isto tem a ver com o que eu escrevi?

A minha crítica foi para Lenin et caterva que deveriam saber que o "modelo" propugnado por Marx no O Capital teve como base as condições então reinantes na industrializada Alemanha (e ou a Inglaterra) do segundo meado do século XIX. Não havia como sobrepor o "modelo" para a Rússia feudal do início do século XX.
Querer que as atividades políticas desta nação fosse seguidas a risca sobre as teorizações acadêmicas e militantes de Marx é um tanto ingênuo. Existem muitos outros fatores culturais e relacionados ao poder político que podem influenciar esta condição.

Citação de: Colapso da URSS: Um estudo das causas
b) o isolamento da Revolução Russa, fruto, entre outros fatores, do reformismo político que paralisou a classe operária no Ocidente;

O reformismo no capitalismo, em especial na parte trabalhista, como eu escrevi anteriormente, foi o único fruto palpável do socialismo.

Esta "causa" é mais uma amostra da incompetência estratégica dos ideólogos comunistas e que, em certa medida, reflete uma crença messiânica de que o materialismo dialético seria um processo inexorável.
Não existem "ideólogos" comunistas. Marx foi um dos principais pensadores e críticos do capitalismo. A sua obra surge como uma análise acadêmica de seu tempo. Ele não foi um propositor político direto, de maneira alguma.


PQP!

Primeiro. Eu não estou tratando (apenas) sobre Marx e sim sobre o socialismo e o comunismo.

Segundo. Um pouco acima voce me chamou de ignorante porque não conheço sobre ideologia e agora voce afirma que não existiram ideólogos comunistas? O que eram então Mikhail Suslov, Antonio Gramsci e Leon Trótski?


Continuo depois, pois agora preciso me retirar.
Não te chamei de ignorante, apenas achei muito estranho o uso que faz do termo ideologia. Na minha opinião, não tem nada a ver com a proposta materialista e contra o idealismo de Marx e Engels, nesta obra. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #57 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:04:49 »
E aqui encerro o off-topic antes que o bicho pegue pro meu lado...
Eu é que tenho que me retirar, estamos saindo de mais do assunto, embora a análise do socialismo contribua para o tópico.

A minha deixa foi bem conveniente, serviu para você justificar a ausência de respostas porque seria offtopic, e não por uma falta real de respostas.  :lol:

Sinta-se à vontade para respondê-las de quiser ou tiver respostas.




Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #58 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:07:20 »
Citação de: Adriano
Popper ainda é o mair crítico de Marx.

Não é.

Popper pode até ser considerado, quando muito, o melhor crítico de Marx, e mesmo assim dividindo essa posição com muitos economistas e filósofos. Mas o "maior" ele não é.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.133
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #59 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:11:44 »
Nossa. MAIS um tópico completamente desvirtuado do tema original pelas viagens de definições de Marx e sua turma.


Congrats, galera. :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #60 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:17:23 »
Nossa. MAIS um tópico completamente desvirtuado do tema original pelas viagens de definições de Marx e sua turma.


Congrats, galera. :ok:

Divida o tópico então.

Se formos nos abster de responder ou comentar QUALQUER fagulha de idéia que fuja ao assunto principal do tópico, o fCC terá redução severa nos debates...

E pior: pelo título do tópico, nem é um desvio tão escabroso assim. Falar de discurso socialista remete a Marx.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, 20:23:07 por DDV »
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #61 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:19:25 »
E aqui encerro o off-topic antes que o bicho pegue pro meu lado...

PSI   :'(
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.133
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #62 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:26:28 »
Nossa. MAIS um tópico completamente desvirtuado do tema original pelas viagens de definições de Marx e sua turma.


Congrats, galera. :ok:

Divida o tópico então.

Se formos nos abster de responder ou comentar QUALQUER fagulha de idéia que fuja ao assunto principal do tópico, o fCC terá redução severa nos debates...

Vocês não comentaram uma fagulha.  Vocês transformaram a fagulha no tema principal do tópico. Por duas páginas acho que o nome "Dilma" sequer deve ter sido citado.

OU vocês mesmos podem abrir tópicos para discutir temas que desviem COMPLETAMENTE do tema original.

Além do que, já devem existir 400 tópicos com essa mesma argumentação. Se vocês se dessem ao trabalho de usar a pesquisa, sequer precisariam abrir um novo e poderiam ter mantido o tema sem precisar alimentar as viagens do Adriano.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #63 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:42:46 »
A questão é que a Dilma é filha do socialismo petista, criatura política de Lula. Mas que fiquem pensando que houve algum rompimento real então. Agora que o verdadeiro socialismo, a gêrencia efetiva e eficaz do estado, tem a possibilidade de se concretizar. Apenas a minha opinião política, para retomar o assunto e voltar o tópico aos trilhos.

Até porquê, a discussão sobre o socialismo petista e a sua ligação com o socialismo histórico estão ligadas culturalmente.

E eu ouvi no rádio esses dias o Lula dizer: Se fosse para ela ser igual a mim eu teria pleiteado o terceiro mandado. Eu a escolhi (mais ou menos isso) por ela ser melhor do que eu, e isso o Brasil vai ver. Estamos ligados num plano político maior (não essas palavras mas nesse sentido).
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, 20:45:43 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #64 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 20:44:06 »
Nossa. MAIS um tópico completamente desvirtuado do tema original pelas viagens de definições de Marx e sua turma.


Congrats, galera. :ok:

Divida o tópico então.

Se formos nos abster de responder ou comentar QUALQUER fagulha de idéia que fuja ao assunto principal do tópico, o fCC terá redução severa nos debates...

Vocês não comentaram uma fagulha.  Vocês transformaram a fagulha no tema principal do tópico. Por duas páginas acho que o nome "Dilma" sequer deve ter sido citado.

Se o debate tomou essa direção é porque os participantes INTERESSADOS no tópico (os que participam, postando) preferiram, talvez por acharem o outro assunto "esgotado" e consensual. É algo de um grau ofensivo tão grande assim?


Citar
OU vocês mesmos podem abrir tópicos para discutir temas que desviem COMPLETAMENTE do tema original.

É a idéia. Porém não podemos transferir os posts já feitos para o outro tópico para manter o "fio da meada" e ofender menos o tópico original.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #65 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 21:24:38 »
No blog de onde foi retirado o texto, tem uma pesquisa sobre os votos na última campanha. O voto contra o PT está em primeiro lugar   :biglol:

Anti-petismo? Jamais, deve ser algum candidato que eu desconheça, esse tal de contra o PT  :histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 26.899
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #66 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 21:33:41 »
A questão é que a Dilma é filha do socialismo petista, criatura política de Lula. Mas que fiquem pensando que houve algum rompimento real então. Agora que o verdadeiro socialismo, a gêrencia efetiva e eficaz do estado, tem a possibilidade de se concretizar. Apenas a minha opinião política, para retomar o assunto e voltar o tópico aos trilhos.
[...]

"Aloprados", "mensalão", "oi e a cia do filho do cara", "cartões corporativos", "desmantelamento das agências reguladoras", "caos aéreo", "inauguração de obras inexistentes", "aparelhamento sindical do estado", "apagão, técnico é claro", "aumento explosivo da dívida interna", entre outros casos, são bons exemplos da "gerência efetiva e eficaz do estado" feitos pelo "verdadeiro socialismo petista".
Foto USGS

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #67 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 21:35:34 »
A questão é que a Dilma é filha do socialismo petista, criatura política de Lula. Mas que fiquem pensando que houve algum rompimento real então. Agora que o verdadeiro socialismo, a gêrencia efetiva e eficaz do estado, tem a possibilidade de se concretizar. Apenas a minha opinião política, para retomar o assunto e voltar o tópico aos trilhos.
[...]

"Aloprados", "mensalão", "oi e a cia do filho do cara", "cartões corporativos", "desmantelamento das agências reguladoras", "caos aéreo", "inauguração de obras inexistentes", "aparelhamento sindical do estado", "apagão, técnico é claro", "aumento explosivo da dívida interna", entre outros casos, são bons exemplos da "gerência efetiva e eficaz do estado" feitos pelo "verdadeiro socialismo petista".
Agora as coisas vão melhorar. Este é o trabalho que o Lula fez. Até ele mesmo sabe que a Dilma é melhor que ele. É só aguardar. Como disseram, ainda é cedo para avaliar e comparar com o governo anterior.

E outra coisa que eu me lembrei, mais ou menos, agora que o ex-predisente falou no rádio: para aqueles que a chamavam de poste, agora ela vai mostrar os resultados.

Seria interessante obter essas falas no rádio, não sei se tem disponível na interntet  :?
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2011, 21:40:20 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.133
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #68 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 21:40:10 »
Nossa. MAIS um tópico completamente desvirtuado do tema original pelas viagens de definições de Marx e sua turma.


Congrats, galera. :ok:

Divida o tópico então.

Se formos nos abster de responder ou comentar QUALQUER fagulha de idéia que fuja ao assunto principal do tópico, o fCC terá redução severa nos debates...

Vocês não comentaram uma fagulha.  Vocês transformaram a fagulha no tema principal do tópico. Por duas páginas acho que o nome "Dilma" sequer deve ter sido citado.

Se o debate tomou essa direção é porque os participantes INTERESSADOS no tópico (os que participam, postando) preferiram, talvez por acharem o outro assunto "esgotado" e consensual. É algo de um grau ofensivo tão grande assim?

Curiosamente, antes de vocês começarem com o Off, vários foristas estavas contribuindo, depois que começaram, passou a ser monopolizado por 3 foristas.

Você pode achar que o assunto havia se esgotado. Eu já penso que as demais pessoas que gostariam de contribuir aqui viram o que ocorreu e pensaram: "Putz! Mas de novo?!" e desistiram de continuar aqui.

É a idéia. Porém não podemos transferir os posts já feitos para o outro tópico para manter o "fio da meada" e ofender menos o tópico original.
Quando tiver tempo pra pesquisar um tópico onde já exista essa linha de conversa, farei isso. Ou vocês mesmos podem indicar um local assim.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 26.899
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #69 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 21:59:32 »
[...]
E outra coisa que eu me lembrei, mais ou menos, agora que o ex-predisente falou no rádio: para aqueles que a chamavam de poste, agora ela vai mostrar os resultados.
[...]

Sem dúvida.

Vão trocar a lâmpada e ela começará a iluminar! :histeria:
Foto USGS

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #70 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 22:15:21 »
Nossa. MAIS um tópico completamente desvirtuado do tema original pelas viagens de definições de Marx e sua turma.


Congrats, galera. :ok:

Divida o tópico então.

Se formos nos abster de responder ou comentar QUALQUER fagulha de idéia que fuja ao assunto principal do tópico, o fCC terá redução severa nos debates...

Vocês não comentaram uma fagulha.  Vocês transformaram a fagulha no tema principal do tópico. Por duas páginas acho que o nome "Dilma" sequer deve ter sido citado.

Se o debate tomou essa direção é porque os participantes INTERESSADOS no tópico (os que participam, postando) preferiram, talvez por acharem o outro assunto "esgotado" e consensual. É algo de um grau ofensivo tão grande assim?

Curiosamente, antes de vocês começarem com o Off, vários foristas estavas contribuindo, depois que começaram, passou a ser monopolizado por 3 foristas.
Devido ao aprofundamento do assunto. O mesmo acontece em muitos tópicos sobre física que eu fico boiando e os físicos dominam. Nós somos forista bem interessados pelo assunto e a nossa interasse deve ser considerado também.

Você pode achar que o assunto havia se esgotado. Eu já penso que as demais pessoas que gostariam de contribuir aqui viram o que ocorreu e pensaram: "Putz! Mas de novo?!" e desistiram de continuar aqui.
Porém o que aconteceu foi um aprofuntamento sobre muitas divergências políticas, de cunho teórico, embasado por material bibliográfico mais específico. Eu entendo que não dá para todos acompanharem este aprofundamento mesmo. O Geotecton, que se sentiu ofendido com um comentário meu*, se mostrou para mim, um profundo conhecedor de política e de grandes obras políticas, como a citada sobre a ideologia. É o mesmo tipo de admiração que eu nutro pelo Buckaroo no outro tópico, devido a sua profundidade do seu conhecimento e o respeito de interagir num nível mais profundo de metodologia de pesquisa.


*Demostrando o seu grau de envolvimento e de interresse na discussão.


E o que você arbitrariamente chama de viagens do Adriano, foram considerações importantes que suscitaram no envolvimento destes outros dois brilhantes forístas na análise política  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #71 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 22:18:21 »
Nossa. MAIS um tópico completamente desvirtuado do tema original pelas viagens de definições de Marx e sua turma.


Congrats, galera. :ok:

Divida o tópico então.

Se formos nos abster de responder ou comentar QUALQUER fagulha de idéia que fuja ao assunto principal do tópico, o fCC terá redução severa nos debates...

Vocês não comentaram uma fagulha.  Vocês transformaram a fagulha no tema principal do tópico. Por duas páginas acho que o nome "Dilma" sequer deve ter sido citado.

Se o debate tomou essa direção é porque os participantes INTERESSADOS no tópico (os que participam, postando) preferiram, talvez por acharem o outro assunto "esgotado" e consensual. É algo de um grau ofensivo tão grande assim?

Curiosamente, antes de vocês começarem com o Off, vários foristas estavas contribuindo, depois que começaram, passou a ser monopolizado por 3 foristas.

Você pode achar que o assunto havia se esgotado. Eu já penso que as demais pessoas que gostariam de contribuir aqui viram o que ocorreu e pensaram: "Putz! Mas de novo?!" e desistiram de continuar aqui


Corta essa! Ninguém deixou de postar algo que QUERIA postar por causa de uma discussão offtopic iniciada há menos de 4 horas atrás...e ninguém é IMPEDIDO de postar.


É a idéia. Porém não podemos transferir os posts já feitos para o outro tópico para manter o "fio da meada" e ofender menos o tópico original.
Citar
Quando tiver tempo pra pesquisar um tópico onde já exista essa linha de conversa, farei isso. Ou vocês mesmos podem indicar um local assim.

Se é tão fácil, prático e automático pesquisar tópicos que tenham exatamente a mesma "linha de conversa" pra cada assunto surgir no tópico, você poderia fazer sem comprometer seu tempo.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #72 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 22:19:28 »
Coisa chata isso....credo.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #73 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 22:28:02 »
 
Citação de: DiegoJaf
passou a ser monopolizado por 3 foristas.

Deveríamos então criar cotas de participação em tópicos.

Cada forista teria direito a postar uma determinada cota máxima e esperar que outros postem para ter direito a mais postagens.   ::)

 

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dilma acaba oficialmente com o discurso socialista do PT
« Resposta #74 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 23:14:04 »
A questão é que a Dilma é filha do socialismo petista, criatura política de Lula. Mas que fiquem pensando que houve algum rompimento real então. Agora que o verdadeiro socialismo, a gêrencia efetiva e eficaz do estado, tem a possibilidade de se concretizar. Apenas a minha opinião política, para retomar o assunto e voltar o tópico aos trilhos.
[...]

"Aloprados", "mensalão", "oi e a cia do filho do cara", "cartões corporativos", "desmantelamento das agências reguladoras", "caos aéreo", "inauguração de obras inexistentes", "aparelhamento sindical do estado", "apagão, técnico é claro", "aumento explosivo da dívida interna", entre outros casos, são bons exemplos da "gerência efetiva e eficaz do estado" feitos pelo "verdadeiro socialismo petista".

hehehe
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!