Autor Tópico: 'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'  (Lida 3536 vezes)

Offline Feynman

• Conselheiros
  • Nível 31
  • *
Re:'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'
« Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2011, 23:36:04 »
PauloH, não se preocupe em não ser ateu, você vive em uma realidade onde deus não existe, e, mesmo sendo crente, a natureza continua funcionando sem deus.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2011, 23:47:33 »
Não precisa se preocupar em seguir Deus, mesmo sendo ateu, você segue as leis de Deus, que estão na natureza e na sua consciência, você sabe o que é errado e certo, pois nascemos com isso, tudo que é contra a vida vai lhe causar sensações ruins, você não consegue ver alguém sofrendo, ou morrendo. São instintos naturais de preservação da vida.
[...]

:o
Foto USGS

Offline Codex

• Nível 10
  • *
  • Salve-me quem puder.
« Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2011, 00:59:49 »
O mundo é ruim por isso Deus não existe: faça meu favor ,me pergunto se alguém aqui não procura entender as filosofias teístas, se eu fosse ateu me envergonharia. É o mínimo que deveriam fazer antes de atacar crenças.

É possível um crente ser cético? Sim, aqui estou eu.

Tão cético a ponto de não entender ironias.  :oba:
Codex, prazer.

Offline Contini

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2011, 09:50:23 »

Opa! Claro que é! Os seguidores de Ganesh, por exemplo, são céticos com essa estorinha de um deus que vira homem e morre para perdoar os pecados que ele mesmo inventou...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pagão

• Nível 30
  • *
  • O Sol e a Terra
« Resposta #29 Online: 29 de Dezembro de 2011, 10:20:24 »
[ Não precisa se preocupar em seguir Deus, mesmo sendo ateu, você segue as leis de Deus, que estão na natureza e na sua consciência, você sabe o que é errado e certo, pois nascemos com isso, tudo que é contra a vida vai lhe causar sensações ruins, você não consegue ver alguém sofrendo, ou morrendo. São instintos naturais de preservação da vida.

A não ser claro, que você tenha alguma doença, como é o caso dos psicopatas. Que não sentem culpa.

É como você diz São instintos naturais de preservação da vida. Ou seja, não é necessário recorrer a uma entidade sobrenatural... Deus ou é tudo (panteísmo) ou não é nada (ateísmo) e não há meio termo... segundo julgo... sem certeza.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional - K.Popper

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #30 Online: 01 de Janeiro de 2012, 16:28:48 »
O mundo é ruim por isso Deus não existe: faça meu favor ,me pergunto se alguém aqui não procura entender as filosofias teístas, se eu fosse ateu me envergonharia. É o mínimo que deveriam fazer antes de atacar crenças.

Essa foi violenta.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansasdos, pararemos num bar, enquanto a chuva cai

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Janeiro de 2012, 06:19:28 »
Não precisa se preocupar em seguir Deus, mesmo sendo ateu, você segue as leis de Deus, que estão na natureza e na sua consciência, você sabe o que é errado e certo, pois nascemos com isso, tudo que é contra a vida vai lhe causar sensações ruins, você não consegue ver alguém sofrendo, ou morrendo. São instintos naturais de preservação da vida.

É um argumento razoável esse (se eu tivesse nascido antes de 1950, eu provavelmente me converteria devido a esse argumento) ecoa a Lei Natural Moral (“Natural Law”), citada por Paulo de Tarso em Romanos 2:14 e que era usada por jesuítas e dominicanos para defender os indígenas americanos dos abusos portugueses e espanhóis e foi um dos ancestrais do conceito dos Direitos Humanos.

Contudo, esse argumento perde muito do seu valor dado que é possível explicar muito do que ele explicava usando o que conhecemos hoje sobre antropologia comparativa, sobre psicologia moral e mesmo etologia e primatologia – sem ter que recorrer a nenhum agente metafísico para que esse “senso moral natural” (meio defeituoso, capaz de ser suprimido, mas existente e parte da nossa herança evolutiva) exista, seja aplicado e analisado.

Concordo.  :)
"Make Money, Not War."

Offline Pagão

• Nível 30
  • *
  • O Sol e a Terra
« Resposta #32 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 20:47:51 »

]....Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton): na Natureza, na História, na Ciência, na Dinamarca, em Si Mesmo. Essa última crença, eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona. 

http://www.paulopes.com.br/2009/12/nao-ha-nenhuma-grande-inteligencia-em.html
[/quote]

Sim, é necessário acreditar em algo..., não percebo é porque lhe chama "besteira".  :o
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional - K.Popper

Online Agnóstico

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 00:30:07 »

Não, deus não existe porque não há sequer uma evidência que comprove sua existência
Cartões de visita para ideologias

Cristianismo: Eu te amo incondicionalmente mas se você não acreditar em mim vai queimar no fogo do inferno

Marxismo: Adote-o. Questões práticas como 100% fracasso em 100% ditaduras com 100% países falidos e uma soma de 100M de mortos são 100% secundárias.

Estado mínimo: Sem controles, o operador saberia que não pode se sobre-alavancar, os empresários seriam éticos para proteger o sistema, e você, rico . É contra-intuitivo, mas somos espúrios por causa das regras.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #34 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 10:40:52 »

Se você dissesse que era deísta ou pantéista,até levaria à serio à ideia de que você é cético . Se com crente,você quis dizer teísta,então eu tenho inúmeras razões para questionar seu teísmo ou seu próprio ceticismo .

Não, deus não existe porque não há sequer uma evidência que comprove sua existência

Apelo à ignorância nem deveria ser usado como argumento para sustentar uma crença ou uma descrença .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé