Autor Tópico: Viver entre gente feliz leva ao suicídio  (Lida 2097 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.023
Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Online: 28 de Abril de 2011, 06:48:31 »
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/paises+mais+felizes+tem+maiores+taxas+de+suicidio+diz+estudo/n1300104734990.html

Citar
Países mais 'felizes' têm maiores taxas de suicídio, diz estudo

Segundo pesquisadores, infelicidade de um indivíduo tende a piorar em ambiente onde maior parte da pessoas se sente bem


Países em que as pessoas se sentem mais felizes tendem a apresentar índices mais altos de suicídio, segundo pesquisadores britânicos e americanos.

Os especialistas sugerem que a explicação para o fenômeno estaria na tendência dos seres humanos de se comparar uns aos outros. Sentir-se infeliz em um ambiente onde a maioria das pessoas se sente feliz aumenta a sensação de infelicidade e a probabilidade de que a pessoa infeliz recorra ao suicídio, a equipe concluiu.

O estudo foi feito por especialistas da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, Hamilton College, em Nova York e do Federal Reserve Bank em San Francisco, Califórnia, e será publicado na revista científica Journal of Economic Behavior & Organization. Ele se baseia em dados internacionais e em informações coletadas nos Estados Unidos.

Nos EUA, os pesquisadores compararam dados obtidos a partir de depoimentos de 1,3 milhão de americanos selecionados de forma aleatória com depoimentos sobre suicídio obtidos a partir de uma outra amostra, também aleatória, com um milhão de americanos.

Paradoxo

Os resultados foram desconcertantes: muitos países com altos índices de felicidade têm índices de suicídio altos. Isso já foi observado anteriormente, mas em estudos feitos de forma isolada, como, por exemplo, na Dinamarca. A nova pesquisa concluiu que várias nações - entre elas, Canadá, Estados Unidos, Islândia, Irlanda e Suíça - apresentam índices de felicidade relativamente altos e, também, altos índices de suicídio.

Variações culturais e na forma como as sociedades registram casos de suicídio dificultam a comparação de dados entre países diferentes. Levando isso em conta, os cientistas optaram por comparar dados dentro de uma região geográfica: os Estados Unidos.

Do ponto de vista científico, segundo os pesquisadores, a vantagem de se comparar felicidade e índices de suicídio entre os diferentes Estados americanos é que fatores como formação cultural, instituições nacionais, linguagem e religião são relativamente constantes dentro de um único país.

A equipe disse que, embora haja diferenças entre os Estados, a população americana é mais homogênea do que amostras de nações diferentes.

Utah e Nova York

Os resultados observados nas comparações mais amplas entre os países se repetiram nas comparações entre diferentes Estados americanos. Estados onde a população se declarou mais satisfeita com a vida apresentaram maior tendência a registrar índices mais altos de suicídio do que aqueles com médias menores de satisfação com a vida.

Por exemplo, os dados mostraram que Utah é o primeiro colocado no ranking dos Estados americanos em que as pessoas estão mais satisfeitos com a vida. Porém, ocupa o nono lugar na lista de Estados com maior índice de suicídios. Já Nova York ficou em 45º no ranking da satisfação, mas tem o menor índice de suicídios no país.

Para tornar mais justas e homogêneas as comparações entre os Estados, os pesquisadores levaram em consideração fatores como idade, sexo, raça, nível educacional, renda, estado civil e situação profissional.

Após esses ajustes, a relação entre índice de felicidade e de suicídios se manteve, embora as posições de alguns países tenham se alterado levemente. O Havaí, por exemplo, ficou em segundo lugar no ranking ajustado de satisfação com a vida, mas possui o quinto maior índice de suicídios no país.

Nova Jersey, por outro lado, ocupa a posição 47 no ranking de satisfação com a vida e tem um dos índices mais baixos de suicídio - coincidentemente, ocupa a posição 47 na lista.

"Pessoas descontentes em um lugar feliz podem sentir-se particularmente maltratadas pela vida", disse Andrew Oswald, da University of Warwick, um dos responsáveis pelo estudo. "Esses contrastes sombrios podem aumentar o risco de suicídio. Se seres humanos sofrem mudanças de humor, os períodos de depressão podem ser mais toleráveis em um ambiente no qual outros humanos estão infelizes".

Outro autor do estudo, Stephen Wu, do Hamilton College, acrescentou: "Este resultado é consistente com outras pesquisas que mostram que as pessoas julgam seu bem estar em comparação com outras à sua volta". "Esse mesmo efeito foi demonstrado em relação a renda, desemprego, crime e obesidade".

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2011, 14:47:26 »
O que esse estudo mostra nada mais é do que a velha e clássica inveja.



Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2011, 16:21:19 »
O que mostra são que pessoas infelizes se suicidam com mais frequência qdo cercadas de pessoas mais felizes.....Novidade :)



Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.216
Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2011, 17:01:53 »
Não é o acontecimento da presença de gente feliz que leva ao suicídio, mas as crenças sobre o que esse fato significa. Isso pode ter relação com o que já diz a teoria da depressão de Martin Seligman. Na maioria das vezes, depressão é uma distorção do pensamento consciente. No caso de haver muita gente feliz onde o depressivo vive, isso pode ajudar a levar a pessoa acreditar que sua melancolia é algo 100% intrínseco a ela - estilo explicativo personalizado (ou interno). Algo que brota com um pensamento do tipo “se quase todos conseguem, mas eu não, então o problema só se encontra em mim, e não em quaisquer circunstâncias externas”. Usualmente, para ela, isso significa também que se trata de um defeito perene de sua personalidade que sempre a acompanhará - estilo explicativo permanente. Pessoas com estilo explicativo mais externo e temporário tende a evitar com mais facilidade a depressão e/ou o suicídio.
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, 17:08:07 por -Huxley- »

Offline Mahul

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 486
  • Sexo: Masculino
Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2011, 17:39:14 »
O que esse estudo mostra nada mais é do que a velha e clássica inveja.
:umm: DDV, aqui em minha cidade há uns 8 anos + ou - uma moça, feia de dar dó, se matou. Essa infeliz tinha uma irmã belíssima (já foi belíssima, hoje já está meio baranga). Conclusão do "júri popular": se matou porque era muito feia e tinha uma irmão muito linda! :o Até onde eu sei, elas se davam muito bem, aliás era a irmã linda que vivia cuidando da feia, que até parecia (não tenho certeza disso) ter algum distúrbio mental. Pô, meu caro, como é possível falar em inveja diante dessa crueldade da madrasta natureza? :no: Ninguém pede para nascer feio, certo? Assim como ninguém pede para nascer burro! Eu sei sim que existe inveja, e muita, infelizmente. :'( Mas, venhamos e convenhamos, a natureza humana é uma :merda: A propósito, ninguém pede para nascer invejoso, ou pede?
Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.574
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2011, 23:22:42 »
O que esse estudo mostra nada mais é do que a velha e clássica inveja.






Acho que isso é reducionismo.

Offline gogorongon

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.834
  • Sexo: Masculino
  • Não.
Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2011, 23:26:01 »
Boa explicação, -Huxley-. É o que acontece comigo em boa parte do tempo, e o motivo pelo qual odeio festas e lugares alegres demais aonde eu deveria relaxar.


Offline Zen

  • Nível 06
  • *
  • Mensagens: 60
  • Sexo: Masculino
Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2011, 03:03:25 »
Agora imagina como deve ser difícil ser a Xuxa!?  :chorao: :'(

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2015, 15:19:22 »
Irônico nessas coisas e levando em consideração suicídio como uma espécie de indicador, as pessoas de países mais "bem de vida" se suicidam mais do que os mais ferrados, e acho que o mesmo ocorre mesmo dentro de uma mesma cultura.

Mas não sei se nesse tipo de comparação eles conseguem de alguma forma descontar matematicamente algo como "suicidas que morreram de outras causas, associadas à pior qualidade de vida, antes que pudessem ter se matado".

David Lester, professor de psicologia no Richard Schockton College em Nova Jersey, provavelmente pensou mais tempo, com mais profundidade e dos mais diferentes ângulos sobre o suicídio que qualquer outro ser humano. Em mais de 2.500 publicações acadêmicas, ele explorou a relação entre o suicídio e, entre outras coisas, abuso de drogas, depressão, felicidade, tipos de personalidade, doenças mentais, enxaquecas, etc. Ele tem uma teoria do suicídio que poderia ser chamada de "não posso botar a culpa em ninguém". No livro Pense Como Um Freak de Steven Levitt e Stephen Dubner, tem uma citação dele muito interessante sobre esse assunto:

"Quando uma pessoa está infeliz e pode culpar alguém ou alguma coisa - o governo, a economia ou algo mais -, fica mais ou menos imunizada contra o suicídio. É quando a pessoa não tem nenhuma causa externa para culpar pela própria infelicidade que o suicídio se torna mais provável. Tenho usado essa ideia para explicar por que as taxas de suicídio entre os afro-americanos são mais baixas, por que os cegos que recuperam a visão muitas vezes se tornam suicidas e porque as taxas de suicídio de adolescentes com frequência aumentam à medida que sua qualidade de vida melhoram."



http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/05/crescem-as-mortes-em-acidentes-de-transito-homicidios-e-suicidios-4511668.html

Rhyan

  • Visitante
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2015, 15:23:05 »
A primeira coluna é o que?

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #11 Online: 26 de Maio de 2015, 16:12:35 »
Acidentes de trânsito. Acrescentei a fonte da imagem no post original.

Surpreendente que SP esteja tão bem nesse quesito. Se não for o tipo de coisa que dão um jeitinho de enquadrar como morte natural. "Morreu de infarto e bateu o carro a 200 km/h".

Offline NandoR

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 167
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2015, 12:31:01 »
É um indicador importante, mas muito subjetivo! Afinal o que para uns é ser feliz para outros é infelicidade.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Rhyan

  • Visitante
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2015, 12:53:58 »
Tem algumas pesquisas dizendo que usar rede sociais, e ficar vendo fotos de viagens, comentários otimistas e tudo que as pessoas felizes de facebook colocam, deixa as pessoas deprimidas.

Não creio que seja inveja, mas comparar sua vida com uma pessoa que aparentemente está melhor é deprimente mesmo.


Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.728
  • Sexo: Masculino
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2015, 13:46:56 »
Tem algumas pesquisas dizendo que usar rede sociais, e ficar vendo fotos de viagens, comentários otimistas e tudo que as pessoas felizes de facebook colocam, deixa as pessoas deprimidas.

Não creio que seja inveja, mas comparar sua vida com uma pessoa que aparentemente está melhor é deprimente mesmo.



Isso seria a explicação de tanta gente gostar de ver tragédia na TV? Pra ficar feliz?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 27.575
  • Sexo: Masculino
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #15 Online: 28 de Maio de 2015, 14:59:44 »
Tem algumas pesquisas dizendo que usar rede sociais, e ficar vendo fotos de viagens, comentários otimistas e tudo que as pessoas felizes de facebook colocam, deixa as pessoas deprimidas.
[...]

Deprimida fica qualquer pessoa pelo espetáculo de futilidade que se observa nestas "redes sociais".
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #16 Online: 28 de Maio de 2015, 16:04:34 »
Tem algumas pesquisas dizendo que usar rede sociais, e ficar vendo fotos de viagens, comentários otimistas e tudo que as pessoas felizes de facebook colocam, deixa as pessoas deprimidas.

Foi feito um experimento de ética questionada justametne com o facebook:

http://www.slate.com/articles/health_and_science/science/2014/06/facebook_unethical_experiment_it_made_news_feeds_happier_or_sadder_to_manipulate.html


A conclusão dos autores é mais do contrário disso, de "contágio emocional", mas também existe a possibilidade de parte da aparência de contágio emocional ser só isso, uma aparência justamente para manter as aparências. "Keeping up with the Joneses".

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.425
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #17 Online: 28 de Maio de 2015, 20:02:30 »
Tem algumas pesquisas dizendo que usar rede sociais, e ficar vendo fotos de viagens, comentários otimistas e tudo que as pessoas felizes de facebook colocam, deixa as pessoas deprimidas.
[...]


Deprimida fica qualquer pessoa pelo espetáculo de futilidade que se observa nestas "redes sociais".

Não sei porque esses "gênios"  da internet não criam redes anti-sociais que sirvam para alguma coisa útil para acabar com a nossa depressão.

Offline Zero

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 383
  • Sexo: Masculino
Re: Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #18 Online: 02 de Dezembro de 2018, 22:50:33 »
Não é o acontecimento da presença de gente feliz que leva ao suicídio, mas as crenças sobre o que esse fato significa. Isso pode ter relação com o que já diz a teoria da depressão de Martin Seligman. Na maioria das vezes, depressão é uma distorção do pensamento consciente. No caso de haver muita gente feliz onde o depressivo vive, isso pode ajudar a levar a pessoa acreditar que sua melancolia é algo 100% intrínseco a ela - estilo explicativo personalizado (ou interno). Algo que brota com um pensamento do tipo “se quase todos conseguem, mas eu não, então o problema só se encontra em mim, e não em quaisquer circunstâncias externas”. Usualmente, para ela, isso significa também que se trata de um defeito perene de sua personalidade que sempre a acompanhará - estilo explicativo permanente. Pessoas com estilo explicativo mais externo e temporário tende a evitar com mais facilidade a depressão e/ou o suicídio.

Interessantes colocações.

O livro "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade -Yuval Harari", em um de seus capítulos faz uma interessante colocação sobre a bioquímica do cérebro.

Foi relatado estudos que indicam que pessoas tem propensão a serem felizes mesmo havendo problemas e outras mesmo que não haja demasiados problemas, possuem um humor neutro, por vezes depressivo.

Havia uma escala, de 1 a 10, no qual quanto maior, mais feliz a pessoa seria.

Há quem seja propenso a ter um humor entre 5 a 9, estando geralmente em um 8.
Por outro lado, quem tem a bioquímica cerebral que influencia em uma comportamento mais fechado, depressivo, ficaria nessa escala entre 3 e 7, ficando geralmente em um 5.

Sei que a avaliação do quanto cada nível vale é subjetiva, mas foi utilizado para demonstrar que temos tendências a sentir-nos de determinada forma e, mesmo que tentemos melhorar, a tendência é permanecer no patamar comumente associado ao indivíduo que é consequência da predisposição bioquímica dele.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.829
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #19 Online: 02 de Dezembro de 2018, 22:58:45 »
 Resumindo; o que leva ao suicídio é a química cerebral, química essa que não pode ser muito remediada.

Offline Flautista de Hamelin

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 209
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #20 Online: 03 de Dezembro de 2018, 02:52:57 »
Tem algumas pesquisas dizendo que usar rede sociais, e ficar vendo fotos de viagens, comentários otimistas e tudo que as pessoas felizes de facebook colocam, deixa as pessoas deprimidas.

Não creio que seja inveja, mas comparar sua vida com uma pessoa que aparentemente está melhor é deprimente mesmo.

Esta é a Síndrome da Branca de Neve que só serve para atrapalhar...

''Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que eu?''
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2018, 02:58:41 por Flautista de Hamelin »
Churi Churin Fun Flais

Offline Zero

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 383
  • Sexo: Masculino
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #21 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:59:06 »
Resumindo; o que leva ao suicídio é a química cerebral, química essa que não pode ser muito remediada.

A química cerebral pode ter muito peso sobre isso, mas deve-se ficar atento que não somente ela pode ocasionar o ato.

Até mesmo uma pessoa com uma bioquímica cerebral favorável à felicidade tem a tendência de cometer suicídio, isso, considerando um forte fator externo.

Podemos considerá-la menos propensa, mas ainda há boas chances.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.829
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #22 Online: 03 de Dezembro de 2018, 13:35:22 »
Resumindo; o que leva ao suicídio é a química cerebral, química essa que não pode ser muito remediada.

A química cerebral pode ter muito peso sobre isso, mas deve-se ficar atento que não somente ela pode ocasionar o ato.

Até mesmo uma pessoa com uma bioquímica cerebral favorável à felicidade tem a tendência de cometer suicídio, isso, considerando um forte fator externo.

Podemos considerá-la menos propensa, mas ainda há boas chances.
Oh, sim, motivo de força maior. A razão!

Offline Brienne of Tarth

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.269
  • Sexo: Feminino
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2018, 13:31:40 »
Esta é a Síndrome da Branca de Neve que só serve para atrapalhar...

''Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que eu?''

Uai, mas não era a Rainha que falava isso???  :vergonha:
Seria então Síndrome da Rainha da Branca de Neve...mas concordo que assim ia ficar grande demais.  :biglol:
GNOSE

Offline Flautista de Hamelin

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 209
Re:Viver entre gente feliz leva ao suicídio
« Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2018, 13:43:14 »
Esta é a Síndrome da Branca de Neve que só serve para atrapalhar...

''Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que eu?''

Uai, mas não era a Rainha que falava isso???  :vergonha:
Seria então Síndrome da Rainha da Branca de Neve...mas concordo que assim ia ficar grande demais.  :biglol:

 :histeria: :ok:

Seria como chamar a Síndrome de Estocolmo de Síndrome das vítimas do Assalto de Norrmalmstorg, já que seria imprudente incluir todos os habitantes da capital sueca que nada tem a ver com isso.   

Mas... como Branca de Neve é o nome do conto de onde vem a fala, daí o nome da Síndrome, como a de Estocolmo.
Churi Churin Fun Flais

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!