Autor Tópico: Neandertal se tratava com ervas medicinais, diz estudo  (Lida 668 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline 4 Ton Mantis

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
Neandertal se tratava com ervas medicinais, diz estudo
« Online: 21 de Julho de 2012, 19:41:55 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1123219-neandertal-se-tratava-com-ervas-medicinais-diz-estudo.shtml







A espécie de humanos distinta do Homo sapiens que habitou a Europa até 30 mil anos atrás -- os neandertais -- tinham uma cultura tão sofisticada que incluía até conhecimento sobre ervas medicinais. Pesquisadores analisaram a composição química do tártaro acumulado em dentes fossilizados de um indivíduo da espécie e encontraram traços de camomila, mil-folhas e outras plantas que não puderam ser identificadas.

"Acreditamos que ele estivesse consumindo essas folhas para automedicação, porque o gosto delas, amargo, não é muito bom", disse à Folha Karen Hardy, arqueóloga da Universidade de York (Reino Unido), que fez a descoberta. "As plantas que identificamos também têm valor nutricional muito baixo, e certamente eles não as estavam comendo para obter energia."

Em estudo na edição desta semana da revista alemã de ciências naturais "Naturwissenschaften", Hardy descreve com seus colegas como a descoberta foi feita em fósseis de neandertais de 50 mil anos atrás. Os fósseis saíram de um sítio arqueológico aberto em 1994 na caverna de El Sidrón, em Astúrias, no norte da Espanha.

Para identificar os diferentes componentes de plantas que estavam aprisionados no tártaro dos hominídeos, os cientistas combinaram a espectrometria de massa (técnica para revelar a composição química de materiais) com a análise de imagens de microscópio eletrônico, que revelou grãos minúsculos de plantas fósseis trituradas.

"A camomila, claro, é conhecida hoje como chá para acalmar os nervos, às vezes usado contra indigestão", diz Hardy, que afirma detestar o sabor da planta. "Já o mil-folhas é um adstringente -- causa aumento localizado da circulação de sangue -- e às vezes é receitado contra resfriado."

VEGETARIANISMO?

Para fazer o estudo, a arqueóloga analisou dentes de dez indivíduos, no total, e encontrou evidências de consumo de plantas com amido em todos. Três deles exibiam traços de carboidratos sugerindo que os vegetais haviam sido cozidos antes de ser ingeridos. Um dos fósseis -- o mesmo que consumira ervas medicinais -- não apresentou traços químicos relacionados ao consumo de carne. Foi uma surpresa para os cientistas, pois neandertais até agora vêm sendo considerados uma espécie carnívora.

"Não sabemos como interpretar isso, ainda", diz Hardy. "Temos que fazer mais estudos antes de dizer se esse indivíduo pertencia a uma cultura vegetariana totalmente alternativa."

Segundo Hardy, ainda é difícil saber quais seriam as fontes do amido que os neandertais de El Sidrón estavam comendo, pois ainda não existem estudos suficientes sobre como era a vegetação da região há 50 mil anos. Os indícios de que esses hominídeos também sabiam cozinhar foram reforçados por partículas de fumaça de madeira queimada encontradas grudadas em seus dentes.

A variedade de moléculas encontradas no tártaro fossilizado dos hominídeos sugere que eles consumiam ainda muitas outras plantas diferentes, ainda que os cientistas só tenham conseguido identificar duas com precisão. "Provavelmente os neandertais conheciam seu ambiente muito bem, e nós vínhamos subestimando essa capacidade de entendimento que eles tinham", diz Hardy.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.309
  • Sexo: Masculino
Re:Neandertal se tratava com ervas medicinais, diz estudo
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2012, 21:09:39 »
Eu não vejo o porque da surpresa em saber que os neandertais tinham uma dieta que incluía vegetais.
Foto USGS

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Neandertal se tratava com ervas medicinais, diz estudo
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2012, 10:35:05 »
O que eles especulam é que eles comiam com conhecimento de suas qualidades medicinais por não terem bom sabor. Eles não comiam porque era bom, mas porque conheciam suas propriedades...

Supostamente.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Neandertal se tratava com ervas medicinais, diz estudo
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2012, 19:41:32 »
Muitos animais ingerem ervas instintivamente quando estão doentes. Seria uma surpresa se o Neanderthal, que possuía uma capacidade cognitiva bem sofisticada (ao contrário do que se supunha antigamente), não fosse capaz de observar e catalogar os efeitos das ervas medicinais.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.660
  • Sexo: Masculino
Re:Neandertal se tratava com ervas medicinais, diz estudo
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2012, 19:54:53 »
Imagino que eles viviam como uma daquelas tribos de índios do Amazônas que não têm contato com brancos, a tribo tem UM índio que passeia pela floresta comendo um pedacinho por dia de cada planta desconhecida até perceber o efeito dela e saber se tem algum veneno ou propriedade medicinal.

O conhecimento deles não era conseguido ao acaso.

Não tenho a fonte, mas vi um daqueles indigenistas (Já falecido) afirmando isso em uma entrevista.


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!