Autor Tópico: Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio  (Lida 13891 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #50 Online: 10 de Outubro de 2013, 20:51:07 »
Nova descoberta pode levar à cura de Alzheimer
Testada apenas em camundongos, uma substância química provou, pela primeira vez, ser possível impedir a morte de células do cérebro.



A descoberta da primeira substância química capaz de prevenir a morte do tecido cerebral em uma doença que causa degeneração dos neurônios foi aclamada como um momento histórico e empolgante para o esforço científico.

Ainda é necessário maior investigação para desenvolver uma droga que possa ser usada por doentes. Mas os cientistas dizem que um medicamento feito a partir da substância poderia tratar doenças como Alzheimer, Mal de Parkinson, Doença de Huntington, entre outras.

Em testes feitos com camundongos, a Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, mostrou que a substância pode prevenir a morte das células cerebrais causada por doenças priônicas, que podem atingir o sistema nervoso tanto de humanos como de animais.

A equipe do Conselho de Pesquisa Médica da Unidade de Toxicologia da universidade focou nos mecanismos naturais de defesa formados em células cerebrais.

Quando um vírus atinge uma célula do cérebro o resultado é um acúmulo de proteínas virais. As células reagem fechando toda a produção de proteínas, a fim de deter a disseminação do vírus.

No entanto, muitas doenças neurodegenerativas implicam na produção de proteínas defeituosas ou 'deformadas'. Estas ativam as mesmas defesas, mas com consequências mais graves.

As proteínas deformadas permanecem por um longo tempo, resultando no desligamento total da produção de proteína pelas células do cérebro, levando a morte destas.

Este processo, que acontece repetidamente em neurônios por todo o cérebro, pode destruir o movimento ou a memória, ou até mesmo matar, dependendo da doença.

'Extraordinário'

Acredita-se que esse processo aconteça em muitas formas de neurodegeneração, por isso, interferir nesse processo de modo seguro pode resultar no tratamento de muitas doenças.

Os pesquisadores usaram um composto que impediu os mecanismos de defesa de se manifestarem, e por sua vez interrompeu o processo de degeneração dos neurônios.

O estudo, divulgado na publicação científica "Science Translational Medicine", mostrou que camundongos com doença de príon desenvolveram problemas graves de memória e de movimento. Eles morreram em um período de 12 semanas.

No entanto, aqueles que receberam o composto não mostraram qualquer sinal de tecido cerebral sendo destruído. A coordenadora da pesquisa, Giovanna Mallucci, disse à BBC: 'Eles estavam muito bem, foi extraordinário.'

'O que é realmente animador é que pela primeira vez um composto impediu completamente a degeneração dos neurônios.'

'Este não é o composto que você usaria em pessoas , mas isso significa que podemos fazê-lo, e já é um começo', disse Mallucci.

Ela disse que o composto oferece um 'novo caminho que pode muito bem resultar em drogas de proteção' e o próximo passo seria empresas farmacêuticas desenvolverem um medicamento para uso em seres humanos.

O laboratório de Mallucci também está testando o composto em outras formas de neurodegeneração em camundongos, mas os resultados ainda não foram publicados.

Os efeitos colaterais são um problema. O composto também atuou no pâncreas, ou seja, os camundongos desenvolveram uma forma leve de diabetes e perda de peso.

Qualquer medicamento humano precisará agir apenas sobre o cérebro. No entanto, o composto dá aos cientistas e empresas farmacêuticas um ponto de partida.

Estudo de referência
Comentando a pesquisa, Roger Morris da King's College London, disse: 'Esta descoberta, eu suspeito, será julgada pela história como um acontecimento importante na busca de medicamentos para controlar e prevenir o Alzheimer.'

Ele disse à BBC que uma cura para a doença de Alzheimer não era iminente, mas disse que está 'muito animado, pois é o primeiro teste feito em um animal vivo que prova ser possível retardar a degeneração de neurônios.'

'O mundo não vai mudar amanhã, mas este é um estudo de referência.'

David Allsop, professor de neurociência da Universidade de Lancaster descreveu os resultados como 'muito impressionante e encorajador', mas advertiu que era necessário mais pesquisas para ver como as descobertas se aplicam a doenças como Alzheimer e Parkinson.

Eric Karran, diretor de pesquisa da organização sem fins lucrativos Alzheimer's Research UK, disse: 'Focar em um mecanismo relevante para uma série de doenças neurodegenerativas poderia render um único medicamento com benefícios de grande alcance, mas este composto ainda está em uma fase inicial.'

'É importante que estes resultados sejam repetidos e testados em outras doenças neurodegenerativas, incluindo o mal de Alzheimer.'

Fonte

eu sou a lenda
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lion

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.994
  • Sexo: Masculino
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #51 Online: 16 de Outubro de 2013, 10:24:25 »
Não é uma notícia científica supimpa, mas enfim......

Citar
Concurso cultural: Conte a história do gêmeo do Sol!

Estrelas são identificadas na comunidade científica com códigos adotados em catálogos internacionais. Mas que tal criar um nome bem brasileiro para uma estrela parecida com o nosso Sol?
 
O IAG está procurando um nome informal para a estrela HIP 102152. Essa estrela é considerada um “gêmeo solar” porque possui massa e composição parecidas com a do nosso Sol. Com 8,2 bilhões de anos, ela é o gêmeo solar mais velho já identificado até agora. Estrelas como ela ajudam a entender mais sobre a história e evolução do Sol.
 
Para participar do concurso, envie para nós sua sugestão com um nome e uma história (real ou fictícia) para a estrela HIP 102152. Serão aceitos os nomes enviados até as 23h59min do dia 18/10/2013.
 
Prêmios
1º lugar – Vencedor: Certificado de Vencedor do Concurso Cultural e um tablet 3.G, Android 4.0, 16GB, Câmera 5MP, Wi-Fi, Bluetooth;
2º lugar – Menção Honrosa: um telescópio amador de 60 mm; e
3º lugar – Menção Honrosa: um conjunto de livros de Astronomia.

http://www.iag.usp.br/astronomia/gemeosolar
Porque você deve acreditar em Deus --->

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.537
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.119
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #53 Online: 18 de Outubro de 2013, 07:05:23 »
Só faltou uma Sindrome da China no Japāo.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 23.682
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #54 Online: 18 de Outubro de 2013, 09:16:29 »

Bem alarmista, embora algumas coisas sejam certas:


https://osbastidoresdoplaneta.wordpress.com/2013/10/14/fukushima-dentro-de-um-mes-e-meio-podera-ser-palco-do-momento-mais-perigoso-para-a-humanidade/

Vou dizer o mesmo que disse pra uma amiga minha no Facebook...

"Você está preocupada com Fukushima enquanto este mesmo blog afirma que "LEIS GAYS ABREM CAMINHO PARA “DIREITOS” DOS PEDÓFILOS!" e que "CUMPREM-SE OS DEZ PASSOS PARA A DESTRUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS PROFETIZADOS HÁ 55 ANOS!"

Ao contrário do que o blog afirma, dinheiro e especialistas trabalhando ali é o que não faltam.

O site pra acompanhar em tempo real o que rola em Fukushima: http://www.iaea.org/newscenter/focus/fukushima/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.537
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 23.682
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #56 Online: 20 de Outubro de 2013, 12:10:22 »
Tem esse aqui também: https://osbastidoresdoplaneta.wordpress.com/category/evolucionismo/

Faz sentido. Se eles não acreditarem em mágica, 2/3 do blog podem ir pro lixo. O 1/3 restante ainda pode servir pra boas risadas...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.333
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #57 Online: 01 de Novembro de 2013, 18:05:42 »
Lockheed Martin revelou o sucessor do SR-71. Num arroubo de criatividade, ele se chamará... SR-72. Deverá ser capaz de cruzeiro a Mach 6 (!):

Citar



Lockheed Martin’s famed Skunk Works has finally unveiled the long-awaited successor to the SR-71 Blackbird. Aviation Week and Space Technology’s Guy Norris pulled the covers off the project that Lockheed Martin is simply calling the SR-72. The new airplane will be roughly the same size as the record-setting Blackbird, but will be able to fly twice as fast as the jet that still holds the speed records.

The new spy plane will be capable of Mach 6 cruise speeds, making it the first hypersonic aircraft to enter service should it be produced. Only the rocket-powered North American X-15 was able to regularly fly those speeds, and the three examples built were used for research. The SR-71 Blackbird is legendary in aviation circles for its Mach 3 capabilities, and different iterations served as a spy plane for 35 years until its retirement in 1998. It still holds several records, including a flight from Los Angeles to Washington D.C. in 64 minutes, 20 seconds.

The new SR-72 has long been rumored and debated, and is part of the U.S. Air Force’s plan for hypersonic capabilities that will allow fast reaction for gathering intelligence around the world. A Mach 6 airplane fills the gap between current surveillance aircraft that can loiter for long periods of time, but don’t have the ability to transit to a new area quickly. The SR-72 is also expected to have optional strike capabilities, according to Aviation Week.




mais em fonte: http://www.wired.com/autopia/2013/11/lockheed-martin-sr-72/

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.847
  • Sexo: Masculino
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #58 Online: 02 de Novembro de 2013, 08:59:08 »
Acho que SR-72 é a designação.  O nome deve vir depois, como Blackbird.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.157
  • Sexo: Masculino
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #59 Online: 02 de Novembro de 2013, 10:19:47 »
Bela máquina.

Nessa ilustração não aparecem janelas, é um avião não tripulado para reconhecimento?

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.739
  • Sexo: Masculino
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #60 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:45:59 »
Acho que SR-72 é a designação.  O nome deve vir depois, como Blackbird.

Exatamente.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.739
  • Sexo: Masculino
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #61 Online: 11 de Novembro de 2013, 23:46:42 »
Bela máquina.

Nessa ilustração não aparecem janelas, é um avião não tripulado para reconhecimento?

No caso este seria um protótipo para teste de tecnologia.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 31.576
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #62 Online: 01 de Dezembro de 2013, 19:36:48 »
Poderia ser tripulado, mas ou não ter janela alguma e ter telas alimentadas por microcâmeras/outros instrumentos, ou talvez algum tipo de janela "invisível" (como que por um "insul film" da mesma cor e opacidade do que há ao redor), o que acho menos provável por não conhecer algo assim e não imaginar utilidade.

Ou talvez por ser só um desenho, achavam que não precisavam se preocupar com isso.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 31.576
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #63 Online: 10 de Dezembro de 2013, 16:49:04 »
Não é algo recente, mas achei interessante.

http://mbe.oxfordjournals.org/content/17/9/1326.full

Cervos do gênero Muntiacus diferem drasticamente no número de cromossomos, de 46 a a apenas 7/6.

A redução em número se deu por fusões de cromossomos menores, como ocorreu com o cromossomo humano "a menos" em comparação aos outros hominídeos.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.333
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #64 Online: 10 de Dezembro de 2013, 17:26:04 »
Não é algo recente, mas achei interessante.

http://mbe.oxfordjournals.org/content/17/9/1326.full

Cervos do gênero Muntiacus diferem drasticamente no número de cromossomos, de 46 a a apenas 7/6.

A redução em número se deu por fusões de cromossomos menores, como ocorreu com o cromossomo humano "a menos" em comparação aos outros hominídeos.

É por isso que acho a genética uma das áreas da Biologia mais contraintuitivas. Tem coisas que a gente estuda no colégio, só para descobrir depois que se tratam apenas de regras aproximadas e com inúmeras exceções...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

  • Webmaster
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.934
  • Sexo: Masculino
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #65 Online: 10 de Dezembro de 2013, 17:50:02 »
Tem coisas que a gente estuda no colégio, só para descobrir depois que se tratam apenas de regras aproximadas e com inúmeras exceções...

Eu acho que quase tudo que a gente aprendia no colégio é assim.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997


Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 23.682
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #68 Online: 17 de Dezembro de 2013, 19:59:56 »
There's no evidence antibacterial soap is more effective

Li no Cracked que ele causa brocheza... Nesse caso, ele atrapalha a reprodução de alguma coisa...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #69 Online: 17 de Dezembro de 2013, 23:16:28 »
kkkkk

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 31.576
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #70 Online: 28 de Dezembro de 2013, 21:16:02 »
Crustáceo parasita de peixe substitui a língua deles.

Citar
Cymothoa exigua, or the tongue-eating louse, is a parasitic crustacean of the family Cymothoidae. This parasite enters fish through the gills, and then attaches itself at the base of the fish's tongue. The female attaches to the tongue and the male attaches on the gill arches beneath and behind the female.  [...]

Cymothoa exigua extracts blood through the claws on its front, causing the tongue to atrophy from lack of blood. The parasite then replaces the fish's tongue by attaching its own body to the muscles of the tongue stub. The fish is able to use the parasite just like a normal tongue. It appears that the parasite does not cause any other damage to the host fish.[2] Once C. exigua replaces the tongue, some feed on the host's blood and many others feed on fish mucus. This is the only known case of a parasite functionally replacing a host organ.[2] There are many species of Cymothoa,[3] but only C. exigua is known to consume and replace its host's tongue.

[...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Cymothoa_exigua

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 31.576
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #71 Online: 30 de Dezembro de 2013, 15:33:25 »
Notícia de 10 anos atrás ou mais, mas ainda interessante.

Citar
Alcohol and disinhibition.
Källmén H, Gustafson R.
Author information
Abstract
This review investigates research evaluating the disinhibition hypothesis. This hypothesis postulates that in a sober state behavior is inhibited. When people are influenced by alcohol the inhibitions are supposed to be weakened and the motivating drives are postulated to become disinhibited and potent to influence behavior. This report reviews the effect of alcohol on nerve functions, on human sexuality, aggression, eating behavior, psychological conflicts, fluency in talk, social anxiety, violent crimes and the interaction of alcohol and social norms. It has been shown that individual subjective experiences sometimes indicate disinhibition (reduction of the forces holding back impulses) and objective behavior in some respects was different when the subject was intoxicated, but the mechanism that mediates behavior is not clear. It seems to be difficult to measure independently the forces restraining (inhibiting) the driving forces (uncontrolled impulses) at the same time as measuring these driving forces. The review concludes that there is no unambiguous support of the disinhibition hypothesis. An alternative hypothesis that seems to explain many behaviors in an inebriated individual is the 'time out' hypothesis which states that drunken behavior is influenced more by norms about what it should be than by the pharmacological effect of alcohol.



Citar
Absolut memory distortions: alcohol placebos influence the misinformation effect.
Assefi SL, Garry M.
Author information
Abstract
Can the simple suggestion that you have consumed alcohol affect your memory for an event? Alcohol placebos affect social behaviors but not nonsocial ones, and have not previously been shown to affect memory. We investigated the effect of alcohol placebos using materials that revealed both the social and the nonsocial influences of memory Subjects drank plain tonic water, but half were told it was a vodka and tonic; then all subjects took part in an eyewitness memory experiment. Subjects who were told they drank alcohol were more swayed by misleading postevent information than were those who were told they drank tonic water, and were also more confident about the accuracy of their responses. Our results show that the mere suggestion of alcohol consumption may make subjects more susceptible to misleading information and inappropriately confident. These results also provide additional confirmation that eyewitness memory is influenced by both nonsocial and social factors.

Citar
[...] "We found people who thought they were intoxicated were more suggestible and made worse eyewitnesses compared with those who thought they were sober," Seema Assefi says.

"In fact the 'vodka and tonic' students acted drunk, some even showing physical signs of intoxication," she adds.

Giggling girls

When told, the sober students reacted with disbelief.

"When students were told the true nature of the experiment at the completion of the study, many were amazed that they had only received plain tonic, insisting that they had felt drunk at the time," she comments.

Dr Garry concludes: "It showed that even thinking you've been drinking affects your behaviour.

"Even on plain tonic water, the male students flirted with Seema as she conducted the experiment and the girls giggled a lot."

The serious point behind the research is that it demonstrates that memory is not just about filing away information like a computer does. It is what we use to understand and remember events in a social setting, such as witnessing a crime.

The research is published in Psychological Science, published by the American Psychological Association.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/3035442.stm

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.537
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa


Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.739
  • Sexo: Masculino
Re:Notícias científicas supimpas que não merecem um tópico próprio
« Resposta #74 Online: 25 de Janeiro de 2014, 18:11:39 »
O que vem a ser um "cometa brasileiro"?  :)
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!