Autor Tópico: Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes  (Lida 80735 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #50 Online: 08 de Maio de 2013, 11:36:11 »
TExto no globo de hoje:

"Exame reprova 89% de médicos formados no ensino cubano

André de Souza

BRASÍLIA De cada nove médicos formados em Cuba, cubanos ou não, que tentaram revalidar seu diploma no Brasil, apenas um conseguiu passar pelo exame em 2012. Foram 182 inscritos no Revalida, exame pelo qual os formados no exterior precisam passar, mas apenas 20 aprovados (10,9%). Os números são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foram usados ontem pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para rechaçar medidas que facilitem a contratação de médicos formados no exterior. Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o governo brasileiro poderá trazer seis mil médicos de Cuba para minimizar o déficit desses profissionais no país, principalmente nas regiões mais carentes.

 

Ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, descartou algumas medidas, como a revalidação automática do diploma e a atração de médicos de países em que esses profissionais sejam mais escassos do que aqui, como é o caso da Bolívia e do Paraguai. Mas voltou a defender a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil como forma de suprir a carência de profissionais. Segundo ele, países desenvolvidos têm políticas de atração de médicos formados no exterior - no Reino Unido, por exemplo, eles seriam 40% do total. No Brasil, disse Padilha, apenas 1% dos médicos veio de outros países.

 

O ministro chamou atenção em especial para Espanha e Portugal, países que passam por uma grave crise econômica, com alto desemprego, e que já estavam na mira do governo como possível fonte de médicos. Padilha disse que concorda quando o CFM prega a necessidade de ter médicos com qualidade. Mas destacou que o Brasil não pode ficar preso a tabus.

 

- Não vamos deixar serem transformadas em tabu, como foram transformadas ao longo dos anos, duas questões. A primeira: dizer que no Brasil há muitos médicos. Faltam médicos no Brasil e faltam mais médicos perto da população. E segundo: em outros países não é tabu ter políticas de atração de médicos estrangeiros, e não permitiremos que seja tabu no Brasil. Não vamos ficar assistindo a Portugal e Espanha com a taxa de desemprego que têm hoje, sem poder pensar em alternativas de trazer médicos para o Brasil - disse Padilha.

 

Cuba foi o segundo país com maior número de médicos formados inscritos no Revalida nos últimos dois anos, ficando atrás apenas da Bolívia. O desempenho dos médicos formados no país vizinho foi ainda pior: de 411 que tentaram no ano passado, apenas 15 passaram, ou 3,65% do total. O presidente em exercício do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, atacou duramente ontem a qualidade da formação de médicos em Cuba.

 

- Sempre existiu e continua existindo uma propaganda falaciosa, enganosa, de caráter ideológico e político, mas totalmente inconsistente. E falamos isso não porque estamos baseados em conceitos ou informações de terceiros. O CFM esteve em Cuba em 2002 e 2003, fez toda uma avaliação, e o status quo não mudou até hoje - afirmou Vital. - Não há formação e não há Medicina no nível que está sendo propagandeado em Cuba.

 

Em 2012, os percentuais de aprovação no Revalida de médicos com diploma da Espanha e de Portugal também foram baixos, 19,23% e 37,5%, respectivamente. Mas, segundo o próprio CFM, não é possível fazer uma avaliação geral da qualidade dos formados nesses dois países, uma vez que o número de médicos que se submeteram ao Revalida foi baixo e, portanto, insuficiente para tirar conclusões.

 

A professora livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) Laura Feuerwerker, especialista em Saúde Pública, lembra que a base do sistema de Saúde de Cuba é o serviço de atendimento primário, o que tornou o país uma das referências nessa área. Nos últimos anos, segundo ela, Portugal e Espanha também têm ganhado destaque nessa área:

 

- Há países no mundo que apostam na atenção primária, atenção básica, como o lugar mais importante do sistema de Saúde, que constrói um vínculo, uma relação importante com o paciente. No caso do Brasil, para a vinda de profissionais, há a questão da língua, obstáculo que pode ser superado.

 

O Globo"

O negrito foi meu só para ressaltar um dos aspectos problema.  Existem diversos estudantes que fazem faculdade de medicia fora do brasil, principalmente em Cuba e Bolívia.
Para Cuba são indicados através de "organizações sociais do campo popular" como MST, CUT, etc..
Para Bolívia vai quem quiser, não há processo seletivo e o número de vagas é ilimitado (juro), os cursos são muita mais baratos ( no máximo U$300,00 ao mês), mesmo considerando moradia e alimentação.  Para quem tive interesse tem matéria a respeito no CREMESP http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Revista&id=636 e se não me engano o Fantástico fez outra há alguns anos.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #51 Online: 08 de Maio de 2013, 13:17:49 »
Citar
O presidente em exercício do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, atacou duramente ontem a qualidade da formação de médicos em Cuba.

 

- Sempre existiu e continua existindo uma propaganda falaciosa, enganosa, de caráter ideológico e político, mas totalmente inconsistente. E falamos isso não porque estamos baseados em conceitos ou informações de terceiros. O CFM esteve em Cuba em 2002 e 2003, fez toda uma avaliação, e o status quo não mudou até hoje - afirmou Vital. - Não há formação e não há Medicina no nível que está sendo propagandeado em Cuba.

Existem coisas que não podem fugir à lógica e quando divulgam um resultado não esperado, sempre fico com o pé atrás.

Esse é um exemplo. Você tem um país pobre, mal administrado e socialista. Você espera que a medicina desse país seja uma das melhores do mundo ou uma porcaria.
Uma porcaria, é claro. O que dizem? Que é uma das melhores do mundo. Não bate. Salvo uma aberração.

É como dizer que o SUS (que possui administração política, índices altíssimos de corrupção e não possui gestão profissional) possa do nada mostrar um trabalho decente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #52 Online: 08 de Maio de 2013, 13:31:58 »
Citar
CFM faz críticas severas a importação de médicos sem revalidação do diploma   
Seg, 06 de Maio de 2013 19:22

O Conselho Federal de Medicina (CFM) considerou eleitoreira, irresponsável e desrespeitosa a proposta anunciada nesta segunda-feira (6) pelo Governo Federal de trazer 6.000 médicos cubanos para trabalharem no Brasil. Em nota, a entidade condenou veementemente a entrada de médicos estrangeiros ou de brasileiros que obtiveram diplomas em cursos no exterior e que não tiveram sua respectiva revalidação como solução para a cobertura assistencial nas áreas de difícil provimento.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

NOTA DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONTRA A ENTRADA DE MÉDICOS ESTRANGEIROS

O Conselho Federal de Medicina (CFM) condena veemente qualquer iniciativa que proporcione a entrada irresponsável de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação. Medidas neste sentido ferem a lei, configuram uma pseudoassistência com maiores riscos para a população e, por isso, além de temporárias, são temerárias por se caracterizarem como programas políticos-eleitorais.

O CFM e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) envidarão todos os esforços possíveis e necessários, inclusive as medidas jurídicas cabíveis, para assegurar o Estado Democrático de Direito no país, com base na dignidade humana. Este princípio passa a ser desrespeitado pela irreverência do Poder Executivo ao pretender ofertar à parcela maior e mais carente da população brasileira assistência à saúde sem segurança e qualificação.

Se a Constituição Federal não estipulou cidadãos de segunda categoria, então, o país não pode permitir que tais segmentos sejam atendidos por pessoas cuja formação profissional suscita dúvidas, com respeito a sua qualidade técnica e ética.

Ao contrário do que asseguram os defensores desta proposta, estudos indicam que os médicos estrangeiros tendem a migrar para os grandes centros a médio e longo prazos. No entendimento do CFM, a criação de uma carreira de Estado para o médico do SUS – com ênfase na atenção primária (com a previsão de infraestrutura e de condições de trabalho adequadas) – asseguraria a presença de médicos e um efetivo atendimento nas áreas distantes e nas periferias dos grandes centros.

Além disso, para o SUS se manter público, integral, gratuito, de qualidade e acessível a toda a população, o Estado Brasileiro não deve se furtar da responsabilidade de destinar-lhe mais recursos (um mínimo de 10% da receita bruta da União), buscando o aperfeiçoamento de seus serviços, dotando-os de infraestrutura e recursos humanos valorizados, para atender de forma eficaz e com equidade a população.

Conclamamos o Poder Legislativo; o Poder Judiciário; o Ministério Público; as entidades médicas; as universidades; a imprensa; e todos os movimentos da sociedade civil organizada a se posicionarem contra esta agressão à Nação e em benefício de um sistema público de saúde de qualificado.

Não podemos admitir que interesses específicos e eleitorais coloquem em risco o futuro de um modelo enraizado na nossa Constituição e que pertence a 190 milhões de brasileiros. O que precisamos é de médicos bem formados, bem preparados, bem avaliados e com estímulo para o trabalho. Tratar a população de maneira desigual é sinal de desconsideração e de desrespeito para com seus direitos de cidadania.

 

Observação:

Querer "resolver" o problema do atendimento de saúde com importação de profissionais é demagogia. Simplesmente isso.
O problema da má distribuição dos profissionais de saúde no território nacional é estrutural e não será resolvido nem paliado com atitudes eleitoreiras
Em termos absolutos não há falta de profissionais médicos no país mas uma profunda distorção na sua distribuição , com alta concentração no Sul/Sudeste e baixa no Norte/Nordeste. Que a questão não é monetária  , mas de falta de infraestrutura que permita ao profissional se manter ( como destacou o Angelo) ,vê-se pelo fato de que mesmo com salários altos pagos por vários municípios os profissionais não se fixam lá.
Quem já passou por situações de ter de realizar atendimentos sem condições por falta de estrutura ( como um amigo meu que teve que fazer uma cesariana com anestesia local por ausência de anestesista e capacidade de remoção da paciente) sabe que não há dinheiro que pague o estresse.
Uma política séria passa , como diz a nota do CFM , por construir uma carreira de Estado para os profissionais do SUS e dar a eles e à população condições de atendimento digno e ético.
Mas políticas sérias demoram tempo , não necessariamente darão resultados no governo do mesmo partido que as implementou . logo...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Skorpios

  • Visitante
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #53 Online: 08 de Maio de 2013, 13:39:51 »
Citar
O presidente em exercício do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, atacou duramente ontem a qualidade da formação de médicos em Cuba.

 

- Sempre existiu e continua existindo uma propaganda falaciosa, enganosa, de caráter ideológico e político, mas totalmente inconsistente. E falamos isso não porque estamos baseados em conceitos ou informações de terceiros. O CFM esteve em Cuba em 2002 e 2003, fez toda uma avaliação, e o status quo não mudou até hoje - afirmou Vital. - Não há formação e não há Medicina no nível que está sendo propagandeado em Cuba.

Existem coisas que não podem fugir à lógica e quando divulgam um resultado não esperado, sempre fico com o pé atrás.

Esse é um exemplo. Você tem um país pobre, mal administrado e socialista. Você espera que a medicina desse país seja uma das melhores do mundo ou uma porcaria.
Uma porcaria, é claro. O que dizem? Que é uma das melhores do mundo. Não bate. Salvo uma aberração.

É como dizer que o SUS (que possui administração política, índices altíssimos de corrupção e não possui gestão profissional) possa do nada mostrar um trabalho decente.

Quem se lembra de um ex presidente dizendo que a saúde no Brasil estava a um passo da perfeição?

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #54 Online: 08 de Maio de 2013, 13:42:50 »
Ele usou os índices do Derfel  :hihi:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.123
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #55 Online: 08 de Maio de 2013, 14:41:07 »
Citar
O presidente em exercício do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, atacou duramente ontem a qualidade da formação de médicos em Cuba.

 

- Sempre existiu e continua existindo uma propaganda falaciosa, enganosa, de caráter ideológico e político, mas totalmente inconsistente. E falamos isso não porque estamos baseados em conceitos ou informações de terceiros. O CFM esteve em Cuba em 2002 e 2003, fez toda uma avaliação, e o status quo não mudou até hoje - afirmou Vital. - Não há formação e não há Medicina no nível que está sendo propagandeado em Cuba.

Existem coisas que não podem fugir à lógica e quando divulgam um resultado não esperado, sempre fico com o pé atrás.

Esse é um exemplo. Você tem um país pobre, mal administrado e socialista. Você espera que a medicina desse país seja uma das melhores do mundo ou uma porcaria.
Uma porcaria, é claro. O que dizem? Que é uma das melhores do mundo. Não bate. Salvo uma aberração.

É como dizer que o SUS (que possui administração política, índices altíssimos de corrupção e não possui gestão profissional) possa do nada mostrar um trabalho decente.

Quem se lembra de um ex presidente dizendo que a saúde no Brasil estava a um passo da perfeição?

Ele disse isso antes ou depois do Sírio-Libanês?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.074
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #56 Online: 08 de Maio de 2013, 14:51:03 »
Citar
O presidente em exercício do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, atacou duramente ontem a qualidade da formação de médicos em Cuba.

 

- Sempre existiu e continua existindo uma propaganda falaciosa, enganosa, de caráter ideológico e político, mas totalmente inconsistente. E falamos isso não porque estamos baseados em conceitos ou informações de terceiros. O CFM esteve em Cuba em 2002 e 2003, fez toda uma avaliação, e o status quo não mudou até hoje - afirmou Vital. - Não há formação e não há Medicina no nível que está sendo propagandeado em Cuba.

Existem coisas que não podem fugir à lógica e quando divulgam um resultado não esperado, sempre fico com o pé atrás.

Esse é um exemplo. Você tem um país pobre, mal administrado e socialista. Você espera que a medicina desse país seja uma das melhores do mundo ou uma porcaria.
Uma porcaria, é claro. O que dizem? Que é uma das melhores do mundo. Não bate. Salvo uma aberração.

É como dizer que o SUS (que possui administração política, índices altíssimos de corrupção e não possui gestão profissional) possa do nada mostrar um trabalho decente.

Quem se lembra de um ex presidente dizendo que a saúde no Brasil estava a um passo da perfeição?

Ele disse isso antes ou depois do Sírio-Libanês?

Pois é, ele tinha duas boas opções: entrar na fila do SUS, ou ir se tratar em Cuba, como fez o Chaves, que aliás teve um ótimo resultado da maravilhosa medicina cubana. Por que será que preferiu o Sírio Libanês?  ::)
"Deus prefere os ateus"

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #57 Online: 08 de Maio de 2013, 14:53:10 »
Lembrando apenas que a crítica do CFM é em relação (mais diretamente) a formação do médico em Cuba,
com grande ênfase no cuidado primário (que não deixa de ser o mais impactante nas políticas públicas pelo ganho no custo X Benefício) e fracasso relativo no restante da formação médica (igualmente importante no cuidado individual)

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Skorpios

  • Visitante
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #58 Online: 08 de Maio de 2013, 15:44:32 »
Citar
O presidente em exercício do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, atacou duramente ontem a qualidade da formação de médicos em Cuba.

 

- Sempre existiu e continua existindo uma propaganda falaciosa, enganosa, de caráter ideológico e político, mas totalmente inconsistente. E falamos isso não porque estamos baseados em conceitos ou informações de terceiros. O CFM esteve em Cuba em 2002 e 2003, fez toda uma avaliação, e o status quo não mudou até hoje - afirmou Vital. - Não há formação e não há Medicina no nível que está sendo propagandeado em Cuba.

Existem coisas que não podem fugir à lógica e quando divulgam um resultado não esperado, sempre fico com o pé atrás.

Esse é um exemplo. Você tem um país pobre, mal administrado e socialista. Você espera que a medicina desse país seja uma das melhores do mundo ou uma porcaria.
Uma porcaria, é claro. O que dizem? Que é uma das melhores do mundo. Não bate. Salvo uma aberração.

É como dizer que o SUS (que possui administração política, índices altíssimos de corrupção e não possui gestão profissional) possa do nada mostrar um trabalho decente.

Quem se lembra de um ex presidente dizendo que a saúde no Brasil estava a um passo da perfeição?

Ele disse isso antes ou depois do Sírio-Libanês?

Pois é, ele tinha duas boas opções: entrar na fila do SUS, ou ir se tratar em Cuba, como fez o Chaves, que aliás teve um ótimo resultado da maravilhosa medicina cubana. Por que será que preferiu o Sírio Libanês?  ::)

Gente maldosa. O Sírio Libanês atende pelo SUS. :hmph:

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.074
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #59 Online: 08 de Maio de 2013, 15:46:51 »
Citação de: Skorpios
Gente maldosa. O Sírio Libanês atende pelo SUS.

Mas será que o cidadão em questão foi atendido pelo sistema?

Se bem que, puxando um pouco a memória, me lembro de ter visto na TV ele na fila, marcando consulta para daí a uns 4 meses... :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.257
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #60 Online: 08 de Maio de 2013, 19:44:30 »
Quem se lembra de um ex presidente dizendo que a saúde no Brasil estava a um passo da perfeição?

Não é aquele que correu para o Sírio Libanês quando a água bateu na bunda?

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #61 Online: 08 de Maio de 2013, 20:07:36 »
Citação de: Skorpios
Gente maldosa. O Sírio Libanês atende pelo SUS.

Mas será que o cidadão em questão foi atendido pelo sistema?

Se bem que, puxando um pouco a memória, me lembro de ter visto na TV ele na fila, marcando consulta para daí a uns 4 meses... :P

Se marcar, como o Marco Aurélio, ele foi atendido pelo SUS, não percebe a diferença entre a priorização de um (ou O) pistolão e ainda cita seu exemplo como prova de que o SUS é perfeito.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 26.566
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #62 Online: 08 de Maio de 2013, 23:11:43 »
Citação de: Skorpios
Gente maldosa. O Sírio Libanês atende pelo SUS.

Mas será que o cidadão em questão foi atendido pelo sistema?

Se bem que, puxando um pouco a memória, me lembro de ter visto na TV ele na fila, marcando consulta para daí a uns 4 meses... :P

Se marcar, como o Marco Aurélio, ele foi atendido pelo SUS, não percebe a diferença entre a priorização de um (ou O) pistolão e ainda cita seu exemplo como prova de que o SUS é perfeito.

A desfaçatez e a hipocrisia do ex-presidente são revoltantes.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.257
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #63 Online: 09 de Maio de 2013, 20:20:23 »
Citar
"Exame reprova 89% de médicos formados no ensino cubano

Como? Lá onde o ensino e a medicina são de primeiro mundo?

Nada melhor que bater de frente com o mundo real.

Temma

  • Visitante
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #64 Online: 11 de Maio de 2013, 01:27:14 »
Estou com o Parcus nessa. Que "revalida" o quê. Nada melhor que o mercado para dizer quem é competente. Abram caminho para que o Dr. Fritz erga um império com a maior clínica popular do país.



E sobre o exame, parece que o índice de reprovação é na casa de 90% mesmo, pra Cuba, Argentina, Bolívia, etc. O destaque para Cuba é pura manipulação para aqueles que só lêem as manchetes.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #65 Online: 11 de Maio de 2013, 10:43:21 »
Postado no facebook. Em 2006 o PT do Rio Grande do Sul abriu processo seletivo para enviar estudantes brasileiros para Cuba para estudar medicina. Exigia 2 anos de filiação ao PT e recomendação do partido. Agora esses estudantes estão se formando e o governo vem com essa de não exigir o Revalida (ao contrário de todos os estudantes formados no exterior) para aturarem no Brasil:

Citar
ESTÁ EXPLICADA A IMPORTAÇÃO QUE O GOVERNO FEDERAL FARÁ DE 6.000 MÉDICOS CUBANOS SEM A NECESSIDADE DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA.

Um dos critérios de seleção foi: " - ter no mínimo 2 (dois) anos de filiação partidária e apresentar carta de recomendação de instância partidária, ou seja, setorial, diretório ou comissão executiva de âmbito municipal, estadual ou nacional. Não se trata de recomendação de um membro da instância, mas sim aprovada em reunião da instância partidária."

A notícia é de 2006 e esses cidadão petistas selecionados se formarão esse ano! E agora o governo federal não exigirá o REVALIDA para médicos oriundos de Cuba. Interessante, não??

Texto completo da notícia disponível em: ( http://www.ptsul.com.br/?doc&mostra&14665)
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.832
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #66 Online: 11 de Maio de 2013, 10:51:48 »
Ainda não entendi qual o problema em importar a mão-de-obra cubana.

Não conhecem o idioma. Não conhecem o país. Nasceram numa ilha, algo um pouco 'diferente' do que o Brasil. Não conhecem as prescrições e medicamentos utilizados aqui.

O SUS não é um sistema ruim, acho inclusive ele muito bom, bastaria parar de desviar dinheiro da saúde e injetar investimentos. O problema do SUS não é o SUS e sim a corrpução do Estado que o utiliza como desculpinha para desviar grana.

Quando ouvi (no rádio) a notícia o primeiro que pensei foi 'putz, Derfel vai odiar isso!', hehehe... !

Na verdade outros países da Am Lat já fizeram isso, mas eu acho a barreira do idioma e da cultura muito grandes como para fazer um paralelo. Além disso, se equipararprocedimentos, os cubanos não seriam sequer aceitos como médicos.

É tudo um absurdo político, desesperaro, de fazer 'alguma coisa' para suprir médicos.

Que tal pagar o justo e dar condições? Que tal moderinzar equipamentos e instalar alas de verdade e não só para fazer uma festinha e promover político ?
« Última modificação: 11 de Maio de 2013, 10:57:03 por FZapp »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.832
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #67 Online: 11 de Maio de 2013, 10:56:34 »
Outro comentário: o Reino Unido já importou médicos para regiões afastadas na Escócia, mas eram médicos do CommonWhealth (indianos creio), acustumados com os procedimentos, com o idioma, e mesmo assim deve ter dado ruído.

Só que o tamanho do Brasil não se compara ao Reino Unido, a corrupção do estado então nem se fala...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #68 Online: 11 de Maio de 2013, 11:47:45 »
Primeiramente, essas provas de validação de diploma são idiotas. Estão mais para um atestado de perda de tempo. Por mim aboliam essa bobagem e deixavam os hospitais e clientes decidirem quem contratar.

Idiota é a clássica máxima liberal que o mercdado sempre tem autonomia para contratar o que é bom e de falir o que não presta bons serviços. Os efeitos de um tratamento médico mal feito pode levar décadas para ser descoberto. Até o médico ser reconhecido como um açougueiro milhares de pessoas já terão recebido um serviço de péssima qualidade. O mercado não tem a possibilidade de instantâneamente sanar o problema que é um mal prestador de serviços que aparenta ser um bom prestador de serviços, esta é a primeira das falhas de mercado, o seu delay em se autorregular, ainda mais quando os ofertantes têm a possibilidade de operá-lo sem um órgão centralizador.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 26.566
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #69 Online: 11 de Maio de 2013, 11:54:11 »
Primeiramente, essas provas de validação de diploma são idiotas. Estão mais para um atestado de perda de tempo. Por mim aboliam essa bobagem e deixavam os hospitais e clientes decidirem quem contratar.
[...]
O mercado não tem a possibilidade de instantâneamente sanar o problema que é um mal prestador de serviços que aparenta ser um bom prestador de serviços, esta é a primeira das falhas de mercado, o seu delay em se autorregular, ainda mais quando os ofertantes têm a possibilidade de operá-lo sem um órgão centralizador.

Os otários que investiram na bolsa e fundos de derivativos que o digam.
Foto USGS

Temma

  • Visitante
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #70 Online: 11 de Maio de 2013, 11:59:53 »
Parece que houve uma iniciativa semelhante do governo do Tocantins em 2005. Infelizmente só acho referências a brigas na justiça entre os cubanos e o CFM, e nada sobre o programa em si.


Quanto aos argumentos contra. É preciso um pouco de organização. Ou eles são cubanos e têm dificuldades com a língua, ou eles são brasileiros filiados ao PT.

Offline Price

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Manjo das putarias
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #71 Online: 11 de Maio de 2013, 12:00:09 »
Primeiramente, essas provas de validação de diploma são idiotas. Estão mais para um atestado de perda de tempo. Por mim aboliam essa bobagem e deixavam os hospitais e clientes decidirem quem contratar.
[...]
O mercado não tem a possibilidade de instantâneamente sanar o problema que é um mal prestador de serviços que aparenta ser um bom prestador de serviços, esta é a primeira das falhas de mercado, o seu delay em se autorregular, ainda mais quando os ofertantes têm a possibilidade de operá-lo sem um órgão centralizador.

Os otários que investiram na bolsa e fundos de derivativos que o digam.
Otários foram os que não estudaram o básico acerca do comportamento do mercado e da economia globalizada em um cenário de interferência de monopólios e órgãos governamentais. Muitos teóricos, tanto de esquerda quanto de direita, notaram que a situação estava preta e demonstraram como as agências de rating estavam compradas e aconselharam seus clientes a sair do mercado de obrigações/derivativos e partir para investimentos mias sólidos.

O cenário com a saúde é um pouco semelhante, em um estágio menos maturo.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #72 Online: 11 de Maio de 2013, 12:05:30 »
Quanto aos argumentos contra. É preciso um pouco de organização. Ou eles são cubanos e têm dificuldades com a língua, ou eles são brasileiros filiados ao PT.

Ou essa história de contratar médicos cubanos é só uma manobra para trazer de volta os brasileiros filiados ao PT sem ter que prestar o Revalida (e ser reprovados) e sem ficar dando na cara o caráter partidário da medida.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 34.817
  • Sexo: Masculino
  • Guerreiros contra o Marxismo Cultural, uni-vos
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #73 Online: 13 de Maio de 2013, 01:34:42 »
Quanto aos argumentos contra. É preciso um pouco de organização. Ou eles são cubanos e têm dificuldades com a língua, ou eles são brasileiros filiados ao PT.

Por que "ou"? Não podem muito bem ser ambos? Afinal, serão 6000 médicos, imagino que dê para trazer todos os brasileiros e uma maioria de cubanos.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 26.566
  • Sexo: Masculino
Re:Brasil trará 6.000 médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
« Resposta #74 Online: 13 de Maio de 2013, 09:29:21 »
Quanto aos argumentos contra. É preciso um pouco de organização. Ou eles são cubanos e têm dificuldades com a língua, ou eles são brasileiros filiados ao PT.
Ou essa história de contratar médicos cubanos é só uma manobra para trazer de volta os brasileiros filiados ao PT sem ter que prestar o Revalida (e ser reprovados) e sem ficar dando na cara o caráter partidário da medida.

E depois tem gente que duvida que o setor público é ineficiente e esbravejam quando este é questionado, especialmente quando eivado de influência partidária.
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!