Autor Tópico: Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos  (Lida 387 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.414
Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos
« Online: 29 de Junho de 2013, 07:05:36 »
29/06/2013 - 02h00
Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos

Publicidade
 
DE SÃO PAULO

Pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff desmoronou.

A avaliação positiva do governo da petista caiu 27 pontos em três semanas.

Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.

A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada.

Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).

Em relação a pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.

Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.

O Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima.

Após o início das manifestações, Dilma fez um pronunciamento em cadeia de TV e propôs um pacto aos governantes, que inclui um plebiscito para a reforma política. A pesquisa mostra apoio à ideia.

A deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.

A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair --antes eram 27%.

Os atuais 30% de aprovação de Dilma coincidem, dentro da margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. Em dezembro de 2005, ano do escândalo do mensalão, ele tinha 28%.
Com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a pior fase foi em setembro de 1999, com 13%.

Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos (RICARDO MENDONÇA)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/06/1303541-popularidade-de-dilma-cai-27-pontos-apos-protestos.shtml

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.302
  • Sexo: Masculino
Re:Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2013, 09:07:48 »
Que injustiça para uma Presidente que atuou com tanta energia, serenidade e poder de liderança!
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2013, 12:42:43 »
Citação de: Gaúcho
O que de certa forma me espanta é esses discursos cheios de "pactos" da presidente. Não é possível que não tenha ninguém assessorando ela que tenha notado a inocuidade desse tipo de discurso.

O motivo maior dessa onda de protestos é a completa falência do nosso sistema político e a total descrença da população para com o mesmo, e o que a presidente faz? Ela vai lá e promete pactos. P-R-O-M-E-S-S-A-S. Exatamente uma das coisas que a população já não aguenta mais, pois nunca são cumpridas e, consequentemente, uma das causas da descrença da população em primeiro lugar.

Qualquer estudante de ciências políticas, caramba, qualquer pessoa com bom senso, consegue ver o fail que são esses discursos. É quase como se o marqueteiro dela estivesse trabalhando para a oposição.

 :amira:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!