Autor Tópico: Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.  (Lida 12024 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Online: 31 de Agosto de 2013, 20:40:56 »
Citar
31 DE MARÇO DE 1964
Apoio ao golpe de 64 foi um erro

Diante de qualquer reportagem ou editorial que lhes desagrade, é frequente que aqueles que se sintam contrariados lembrem que O GLOBO apoiou editorialmente o golpe militar de 1964.

A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como refutá-la. É História. O GLOBO, de fato, à época, concordou com a intervenção dos militares, ao lado de outros grandes jornais, como "O Estado de S.Paulo", "Folha de S. Paulo", "Jornal do Brasil" e o "Correio da Manhã", para citar apenas alguns. Fez o mesmo parcela importante da população, um apoio expresso em manifestações e passeatas organizadas em Rio, São Paulo e outras capitais.

Naqueles instantes, justificavam a intervenção dos militares pelo temor de um outro golpe, a ser desfechado pelo presidente João Goulart, com amplo apoio de sindicatos - Jango era criticado por tentar instalar uma "república sindical" - e de alguns segmentos das Forças Armadas.

Na noite de 31 de março de 1964, por sinal, O GLOBO foi invadido por fuzileiros navais comandados pelo almirante Cândido Aragão, do "dispositivo militar" de Jango, como se dizia na época. O jornal não pôde circular no dia 1º. Sairia no dia seguinte, 2 de abril, quinta-feira, com o editorial impedido de ser impresso pelo almirante, "A decisão da Pátria". Na primeira página, um novo editorial: " Ressurge a Democracia". (fac-símiles da primeira página e da página 3, da edição de 2 de abril de 1964, na galeria de páginas).

A divisão ideológica do mundo na Guerra Fria, entre Leste e Oeste, comunistas e capitalistas, se reproduzia, em maior ou menor medida, em cada país. No Brasil, ela era aguçada e aprofundada pela radicalização de João Goulart, iniciada tão logo conseguiu, em janeiro de 1963, por meio de plebiscito, revogar o parlamentarismo, a saída negociada para que ele, vice, pudesse assumir na renúncia do presidente Jânio Quadros. Obteve, então, os poderes plenos do presidencialismo. Transferir parcela substancial do poder do Executivo ao Congresso havia sido condição exigida pelos militares para a posse de Jango, um dos herdeiros do trabalhismo varguista. Naquele tempo, votava-se no vice-presidente separadamente. Daí o resultado de uma combinação ideológica contraditória e fonte permanente de tensões: o presidente da UDN e o vice do PTB. A renúncia de Jânio acendeu o rastilho da crise institucional.

A situação política da época se radicalizou, principalmente quando Jango e os militares mais próximos a ele ameaçavam atropelar Congresso e Justiça para fazer reformas de "base" "na lei ou na marra". Os quartéis ficaram intoxicados com a luta política, à esquerda e à direita. Veio, então, o movimento dos sargentos, liderado por marinheiros - Cabo Ancelmo à frente -, a hierarquia militar começou a ser quebrada e o oficialato reagiu.

Naquele contexto, o golpe, chamado de "Revolução", termo adotado pelo GLOBO durante muito tempo, era visto pelo jornal como a única alternativa para manter no Brasil uma democracia. Os militares prometiam uma intervenção passageira, cirúrgica. Na justificativa das Forças Armadas para a sua intervenção, ultrapassado o perigo de um golpe à esquerda, o poder voltaria aos civis. Tanto que, como prometido, foram mantidas, num primeiro momento, as eleições presidenciais de 1966.

O desenrolar da "revolução" é conhecido. Não houve as eleições. Os militares ficaram no poder 21 anos, até saírem em 1985, com a posse de José Sarney, vice do presidente Tancredo Neves, eleito ainda pelo voto indireto, falecido antes de receber a faixa.

No ano em que o movimento dos militares completou duas décadas, em 1984, Roberto Marinho publicou editorial assinado na primeira página. Trata-se de um documento revelador. Nele, ressaltava a atitude de Geisel, em 13 de outubro de 1978, que extinguiu todos os atos institucionais, o principal deles o AI-5, restabeleceu o habeas corpus e a independência da magistratura e revogou o Decreto-Lei 477, base das intervenções do regime no meio universitário. Destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara a sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia e, depois, para conter a irrupção da guerrilha urbana. E, ainda, revelava que a relação de apoio editorial ao regime, embora duradoura, não fora todo o tempo tranquila. Nas palavras dele: "Temos permanecido fiéis aos seus objetivos [da revolução], embora conflitando em várias oportunidades com aqueles que pretenderam assumir a autoria do processo revolucionário, esquecendo-se de que os acontecimentos se iniciaram, como reconheceu o marechal Costa e Silva, 'por exigência inelutável do povo brasileiro'. Sem povo, não haveria revolução, mas apenas um 'pronunciamento' ou 'golpe', com o qual não estaríamos solidários" (fac-símile da primeira página de 7 de outubro de 1984, na galeria de páginas).

Não eram palavras vazias. Em todas as encruzilhadas institucionais por que passou o país no período em que esteve à frente do jornal, Roberto Marinho sempre esteve ao lado da legalidade. Cobrou de Getúlio uma constituinte que institucionalizasse a Revolução de 30, foi contra o Estado Novo, apoiou com vigor a Constituição de 1946 e defendeu a posse de Juscelino Kubistchek em 1955, quando esta fora questionada por setores civis e militares.

Durante a ditadura de 1964, sempre se posicionou com firmeza contra a perseguição a jornalistas de esquerda: como é notório, fez questão de abrigar muitos deles na redação do GLOBO. São muitos e conhecidos os depoimentos que dão conta de que ele fazia questão de acompanhar funcionários de O GLOBO chamados a depor: acompanhava-os pessoalmente para evitar que desaparecessem. Instado algumas vezes a dar a lista dos "comunistas" que trabalhavam no jornal, sempre se negou, de maneira desafiadora. Ficou famosa a sua frase ao general Juracy Magalhães, ministro da Justiça do presidente Castello Branco: "Cuide de seus comunistas, que eu cuido dos meus". Nos vinte anos durante os quais a ditadura perdurou, O GLOBO, nos períodos agudos de crise, mesmo sem retirar o apoio aos militares, sempre cobrou deles o restabelecimento, no menor prazo possível, da normalidade democrática.

Contextos históricos são necessários na análise do posicionamento de pessoas e instituições, mais ainda em rupturas institucionais. A História não é apenas uma descrição de fatos, que se sucedem uns aos outros. Ela é o mais poderoso instrumento de que o homem dispõe para seguir com segurança rumo ao futuro: aprende-se com os erros cometidos e se enriquece ao reconhecê-los.

Os homens e as instituições que viveram 1964 são, há muito, História, e devem ser entendidos nessa perspectiva. O GLOBO não tem dúvidas de que o apoio a 1964 pareceu aos que dirigiam o jornal e viveram aquele momento a atitude certa, visando ao bem do país. À luz da História, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E, quando em risco, ela só pode ser salva por si mesma.

Fonte: http://memoria.oglobo.globo.com/erros-e-acusacoes-falsas/apoio-ao-golpe-de-64-foi-um-erro-9328244
« Última modificação: 31 de Agosto de 2013, 20:43:57 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2013, 00:59:13 »
NÃO ADIANTA, O CERCO ESTÁ FECHANDO CONTRA O PIG, AGORA ESTÃO FICANDO ASSUSTADOS E TENTANDO FAZER MÉDIA!!!!!!!!11111111111 [/esquerdistóide empolgado genérico da internet]


Acho que alguns daqueles que apóiam o golpe devem se incomodar com o termo "revolução". Soa tão esquerdista.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.389
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2013, 11:51:52 »
O Brasil mudou mesmo.  :)

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.056
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:02:16 »
NÃO ADIANTA, O CERCO ESTÁ FECHANDO CONTRA O PIG, AGORA ESTÃO FICANDO ASSUSTADOS E TENTANDO FAZER MÉDIA!!!!!!!!11111111111 [/esquerdistóide empolgado genérico da internet]


Acho que alguns daqueles que apóiam o golpe devem se incomodar com o termo "revolução". Soa tão esquerdista.

De fato. Deveriam usar expressões mais adequadas como "quebra forçada do paradigma vigente" , ou criar nova idéia como sair da linearidade espectral esquerda-direita para um plano ou talvez o espaço tridimensional de alternativas para buscar algo mais moderno e antenado.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2013, 12:11:30 »
Os pró-golpe são geralmente conservadores, não combina tanto com essa linguagem pós-modernistóide. Exceto pelo Olavo de Carvalho. O que talvez seja significativo o bastante.

Offline Jovem Cético

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2013, 14:10:33 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2013, 14:43:40 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.389
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2013, 15:48:09 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.

Ah sim, vamos investigar quem não apoiou o golpe, quem não torturou, quem lutou pelo restabelecimento da democracia... "Não Juca, eles eram terroristas e só queriam implementar uma ditadura de esquerda, e os militares fizeram um bem enorme ao Brasil em darem o golpe antes. Eles são culpados pelo que não fizeram e você é um esquerdalóide por pensar diferente". Pronto, resumi todos os argumentos contrários

Offline Jovem Cético

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:29:12 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.
Quantos militares foram punidos?quantos empresários que financiaram a OBAN,foram julgados?
   Enquanto isso as pessoas que lutaram contra a ditadura,foram perseguidas e torturadas e muitos foram assassinados,você acha que eles receberam um julgamento justo?
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2013, 17:15:14 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.

Ah sim, vamos investigar quem não apoiou o golpe, quem não torturou, quem lutou pelo restabelecimento da democracia... "Não Juca, eles eram terroristas e só queriam implementar uma ditadura de esquerda, e os militares fizeram um bem enorme ao Brasil em darem o golpe antes. Eles são culpados pelo que não fizeram e você é um esquerdalóide por pensar diferente". Pronto, resumi todos os argumentos contrários


Isso, escreva um espantalho em letras miúdas, assim ninguém percebe. E novamente vem voce com o argumento de que os revolucionários lutavam pela democracia, apesar de todas as evidencias contrárias, das declarações dos próprios revolucionários, repita mais 100 vezes que vai passar a ser verdade.

Não sei porque as pessoas acham que ao criticar as atitudes de um lado voce automaticamente apóia o outro, quão falacioso é isso?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2013, 17:16:36 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.
Quantos militares foram punidos?quantos empresários que financiaram a OBAN,foram julgados?
   Enquanto isso as pessoas que lutaram contra a ditadura,foram perseguidas e torturadas e muitos foram assassinados,você acha que eles receberam um julgamento justo?

Em algum momento eu disse que os militares não devem ser investigados e punidos? O que eu disse é que todos os crimes devem ser punidos, independente de que lado aconteceram.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.210
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2013, 17:26:52 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.

Ah sim, vamos investigar quem não apoiou o golpe, quem não torturou, quem lutou pelo restabelecimento da democracia... "Não Juca, eles eram terroristas e só queriam implementar uma ditadura de esquerda, e os militares fizeram um bem enorme ao Brasil em darem o golpe antes. Eles são culpados pelo que não fizeram e você é um esquerdalóide por pensar diferente". Pronto, resumi todos os argumentos contrários


Isso, escreva um espantalho em letras miúdas, assim ninguém percebe. E novamente vem voce com o argumento de que os revolucionários lutavam pela democracia, apesar de todas as evidencias contrárias, das declarações dos próprios revolucionários, repita mais 100 vezes que vai passar a ser verdade.

Não sei porque as pessoas acham que ao criticar as atitudes de um lado voce automaticamente apóia o outro, quão falacioso é isso?

Falsa dicotomia.

O que eu acho interessante é que parece ser uma falácia bem presente em assuntos políticos. Alguém com uma posição política definida sempre acha que se outra parte critica a posição dele, então ela deve concordar/fazer parte da posição política contrária.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2013, 18:32:41 »
Também é o viés cognitivo de homogeneidade do grupo alheio.

Acho que muitas vezes é politicamente "útil" essa homogeneização, ajuda a desqualificar, acaba sendo acessório ao viés de confirmação.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2013, 21:21:27 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.

Ah sim, vamos investigar quem não apoiou o golpe, quem não torturou, quem lutou pelo restabelecimento da democracia... "Não Juca, eles eram terroristas e só queriam implementar uma ditadura de esquerda, e os militares fizeram um bem enorme ao Brasil em darem o golpe antes. Eles são culpados pelo que não fizeram e você é um esquerdalóide por pensar diferente". Pronto, resumi todos os argumentos contrários
lutou pela democracia como o Dirceu,  genuíno e Dilma  :biglol:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Online Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.407
  • Sexo: Masculino
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2013, 21:22:40 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.
Quantos militares foram punidos?quantos empresários que financiaram a OBAN,foram julgados?
  Enquanto isso as pessoas que lutaram contra a ditadura,foram perseguidas e torturadas e muitos foram assassinados,você acha que eles receberam um julgamento justo?

Reconhece esse cara?

É o Gabeira, aquele cara que participou da guerrilha junto com o Dilmão, Genoíno, Dirceu...

<a href="http://www.youtube.com/v/q3k_qEU7fyQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/q3k_qEU7fyQ</a>

Só para lembrar, esse cara que diz que NÃO lutava por democracia nenhuma e que participou de um grupo de guerrilha, era bancado por um ditador que até hoje tenta interferir no governo dos países vizinhos, mesmo que sejam democraticamente eleitos.

Dúvidas?



Offline Jovem Cético

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #15 Online: 04 de Setembro de 2013, 21:31:07 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.

Ah sim, vamos investigar quem não apoiou o golpe, quem não torturou, quem lutou pelo restabelecimento da democracia... "Não Juca, eles eram terroristas e só queriam implementar uma ditadura de esquerda, e os militares fizeram um bem enorme ao Brasil em darem o golpe antes. Eles são culpados pelo que não fizeram e você é um esquerdalóide por pensar diferente". Pronto, resumi todos os argumentos contrários


Isso, escreva um espantalho em letras miúdas, assim ninguém percebe. E novamente vem voce com o argumento de que os revolucionários lutavam pela democracia, apesar de todas as evidencias contrárias, das declarações dos próprios revolucionários, repita mais 100 vezes que vai passar a ser verdade.

Não sei porque as pessoas acham que ao criticar as atitudes de um lado voce automaticamente apóia o outro, quão falacioso é isso?
Eles poderiam não lutar pela democracia ,mas isso não justifica a brutalidade feita pela ditadura.Então acho que os militares deveriam ter sido julgados,e os guerrilheiros na minha opinião foram mais que punidos.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, 21:40:57 por Jovem Cético »
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Jovem Cético

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #16 Online: 04 de Setembro de 2013, 21:57:00 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.
Quantos militares foram punidos?quantos empresários que financiaram a OBAN,foram julgados?
   Enquanto isso as pessoas que lutaram contra a ditadura,foram perseguidas e torturadas e muitos foram assassinados,você acha que eles receberam um julgamento justo?

Em algum momento eu disse que os militares não devem ser investigados e punidos? O que eu disse é que todos os crimes devem ser punidos, independente de que lado aconteceram.
  Você não disse isso,mas deixou a impressão que na sua opinião os crimes cometidos pela ditadura tiveram o mesmo peso dos cometidos pelos guerrilheiros.E devemos lembrar que os guerrilheiros foram punidos pelos militares,mas os militares não foram punidos por ninguém.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Online Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.407
  • Sexo: Masculino
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2013, 21:57:10 »

Eles poderiam não lutar pela democracia ,mas isso não justifica a brutalidade feita pela ditadura.Então acho que os militares deveriam ter sido julgados,e os guerrilheiros na minha opinião foram mais que punidos.

Mesmo? Vc sabe o que fizeram em Cuba durante o treinamento de guerrilha e nos anos em que se esconderam lá depois de 64?

Pois é, ninguém sabe....

Pois eu acho que tudo o que fizeram aqui é só uma parte bem pequena de tudo que aprontaram na época, e na época em que estavam lá tb sabiam exatamente o que o Fidel fazia e das pessoas que ele  matava.

E agora posam de "defensores da democracia".

Online Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.407
  • Sexo: Masculino
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:00:48 »
Quem se sabe um dia se torne público, o Coma Andante não viverá para sempre,  que talvez essas pessoas fizeram na época algo muito pior que os militares fizeram aqui.

Offline Jovem Cético

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:07:14 »

Eles poderiam não lutar pela democracia ,mas isso não justifica a brutalidade feita pela ditadura.Então acho que os militares deveriam ter sido julgados,e os guerrilheiros na minha opinião foram mais que punidos.

Mesmo? Vc sabe o que fizeram em Cuba durante o treinamento de guerrilha e nos anos em que se esconderam lá depois de 64?

Pois é, ninguém sabe....

Pois eu acho que tudo o que fizeram aqui é só uma parte bem pequena de tudo que aprontaram na época, e na época em que estavam lá tb sabiam exatamente o que o Fidel fazia e das pessoas que ele  matava.

E agora posam de "defensores da democracia".
   Então é isso?um concurso pra ver quem foi mais cruel.
   
      Na minha opinião isso tudo foi culpa do povo que não protestou em massa nas ruas quando João Goulart foi deposto,se tivessem feito isso os militares teriam recuado e a ditadura nem teria começado.Mas bandidos ou mocinhos,pelo menos os guerrilheiros tiveram coragem de lutar contra a ditadura,e boa parte dessa imagem de monstros que eles tem hoje foi criada pela  imprensa vendida.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:13:57 »
  O que adianta admitir o que todo mundo já sabia.O que mostraria arrependimento,seria a Globo estar disposta a cooperar com a comissão da verdade,mas como as revelações só iriam manchar ainda mais a imagem dela,logo,não tem interesse.
   O governo tem que ter mais coragem,e investigar todos os fatos,já que não tem como julgar esses vermes,pelo menos deveria se colocar esse assunto para ser discutido nas escolas,para o povo saber a manipulação dos fatos feita por eles.
 
 
 

Seria legal mesmo se investigassem TODOS os fatos, mas o problema é que só estão interessados em metade da história.
Quantos militares foram punidos?quantos empresários que financiaram a OBAN,foram julgados?
   Enquanto isso as pessoas que lutaram contra a ditadura,foram perseguidas e torturadas e muitos foram assassinados,você acha que eles receberam um julgamento justo?

Em algum momento eu disse que os militares não devem ser investigados e punidos? O que eu disse é que todos os crimes devem ser punidos, independente de que lado aconteceram.
  Você não disse isso,mas deixou a impressão que na sua opinião os crimes cometidos pela ditadura tiveram o mesmo peso dos cometidos pelos guerrilheiros.E devemos lembrar que os guerrilheiros foram punidos pelos militares,mas os militares não foram punidos por ninguém.



Mas a história precisa ser contada como aconteceu, muitos estão recebendo flores e pagando de heróis da democracia sem ter lutado por uma, por exemplo, Diógenes Carvalho de Oliveira recebe uma gorda pensão vitalícia por ter arrancado uma perna de um cidadão comum com uma bomba, enquanto o sem perna recebe uma pensão de 1 salário mínimo, o terrorista, que nunca lutou por uma democracia, que nunca foi preso, paga de herói. O Ziraldo recebeu R$1 milhão de indenização e mais uma pensão de R$5 mil por ter perdido o emprego, o cara que perdeu a perna recebe 1 salário mínimo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:16:22 »

Eles poderiam não lutar pela democracia ,mas isso não justifica a brutalidade feita pela ditadura.Então acho que os militares deveriam ter sido julgados,e os guerrilheiros na minha opinião foram mais que punidos.

Mesmo? Vc sabe o que fizeram em Cuba durante o treinamento de guerrilha e nos anos em que se esconderam lá depois de 64?

Pois é, ninguém sabe....

Pois eu acho que tudo o que fizeram aqui é só uma parte bem pequena de tudo que aprontaram na época, e na época em que estavam lá tb sabiam exatamente o que o Fidel fazia e das pessoas que ele  matava.

E agora posam de "defensores da democracia".
   Então é isso?um concurso pra ver quem foi mais cruel.
   
      Na minha opinião isso tudo foi culpa do povo que não protestou em massa nas ruas quando João Goulart foi deposto,se tivessem feito isso os militares teriam recuado e a ditadura nem teria começado.Mas bandidos ou mocinhos,pelo menos os guerrilheiros tiveram coragem de lutar contra a ditadura,e boa parte dessa imagem de monstros que eles tem hoje foi criada pela  imprensa vendida.


Lutar contra uma ditadura pra implantar outra não é um mérito.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Jovem Cético

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:19:12 »
Quem se sabe um dia se torne público, o Coma Andante não viverá para sempre,  que talvez essas pessoas fizeram na época algo muito pior que os militares fizeram aqui.

 Em Cuba foi golpe da esquerda,aqui foi a direita.Então não é de se espantar,que pessoas que são contra os projetos sociais do governo Brasileiro,atualmente recorrem a esse tipo de argumento,para desqualificar o PT por ter sido fundado por ex-membros de guerrilha.
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:21:03 »
Quem se sabe um dia se torne público, o Coma Andante não viverá para sempre,  que talvez essas pessoas fizeram na época algo muito pior que os militares fizeram aqui.

 Em Cuba foi golpe da esquerda,aqui foi a direita.Então não é de se espantar,que pessoas que são contra os projetos sociais do governo Brasileiro,atualmente recorrem a esse tipo de argumento,para desqualificar o PT por ter sido fundado por ex-membros de guerrilha.

Hoje em dia até os membros da guerrilha desqualificam o PT.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 14.056
Re:Editorial de O Globo afirma que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2013, 22:33:43 »
Sim, traíram os princípios e ideais revolucionários. Sucumbiram à boa vida burguesa.

Alíás, estou lendo a Biografia do Zé Dirceu lançada há pouco tempo. Vendo o porra-louca inconsequente que ele foi na juventude fica fácil perceber no que aquilo ia dar um dia.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!