Autor Tópico: Por que a nova extrema-direita cresce?  (Lida 5357 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.253
  • Sexo: Masculino
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #25 Online: 10 de Março de 2015, 22:11:49 »
Não sei. A direita xenófoba preocupa mais o mundo islâmico, por exemplo, do que os extremistas islâmicos?

Creio que não.

Na américa latina o perigo é ELA, DE LONGEEEE. EUA está ficando cada vez mais polarizado, mas o ruim deles é bem melhor que o nosso melhor. Não acho que estejam de qualquer maneira em risco.

O mesmo penso da europa civilizada. Já tivemos algumas ondas antes, mas eles acham seu caminho de volta.

Na china a grande questão é sem dúvida a demográfica e uma desigualdade absurda e as tensões que podem começar a ocorrer caso o crescimento realmente fraqueje.

Então.. acho que é de acordo com a região. Não é homogêneo.

Um trecho do texto acima:

Citar
3. Seria um erro acreditar que o fascismo e o antifascismo são fenômenos do passado. É evidente que hoje não se encontram mais partidos de massa fascistas comparáveis ao NSDAP (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães) dos anos 1930, mas já nessa época o fascismo não se resumia a um único modelo: o franquismo espanhol e o salazarismo português eram bem diferentes do modelo italiano ou do alemão.

Parte importante da extrema direita europeia hoje tem matriz diretamente fascista e/ou neonazista: é o caso do grego Aurora Dourada, do húngaro Jobbik, dos ucranianos Svoboda e Pravy Sektor etc.; mas isso vale também, sob outro aspecto, para a Frente Nacional, o FPÖ (Partido da Liberdade Austríaca), o belga Vlaams Belang (Interesse Flamengo) e outros, cujos quadros fundadores tiveram ligações estreitas com o fascismo histórico e com as forças de colaboração com o Terceiro Reich.
Em outros países -Holanda, Suíça, Inglaterra, Dinamarca- os partidos de extrema direita não têm origem fascista, mas partilham com os primeiros o racismo, a xenofobia e a islamofobia.
Um dos argumentos que demonstrariam que a extrema direita mudou e não teria mais muito a ver com o fascismo é sua aceitação da democracia parlamentar e da via eleitoral para chegar ao poder. Lembremos que um certo Adolf Hitler chegou à Chancelaria por uma votação legal do Reichstag (Parlamento alemão) e que o marechal Pétain foi eleito chefe de Estado pelo Parlamento francês. Se a Frente Nacional chegasse ao poder por meio de eleições –uma hipótese que infelizmente não se pode descartar– o que restaria da democracia na França?

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.934
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #26 Online: 10 de Março de 2015, 22:40:51 »
Pasteur, pra gente prosseguir o pensieri acerca do crescimento da extrema-direita, pode listar quais são as grandes diferenças entre extrema-esquerda e extrema-direita? Me parecem ter vários pontos comuns.

Pergunto isso pq no meio do debate é comum se ver discutindo semântica e cair em alguns calabouços de improdutividade.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #27 Online: 10 de Março de 2015, 22:47:16 »
E creio que as adjetivações são grandes.. xenofobia, o que esses grupos defendem? Islamofobia, o que esses grupos defendem?

Qual o apoio que têm da população? Visão econômica?

Se por exemplo, islamofobia = proibir burka na frança, eu apóio. Se islamofobia for expulsar muçulmanos moderados, eu deploro. Se xenofobia for ter controles necessários para proteger fronteiras e uma visão de planejamento a médio prazo, eu concordo.

Isto é, depende da agenda de quem escreveu isso, esses adjetivos podem ter qualquer significado, ou nenhum.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.934
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #28 Online: 10 de Março de 2015, 22:50:14 »
Exactamente esse o meu ponto.

Toscamente: me parece que a extrema esquerda não é tão diferente da extrema direita, quando ambas veneram supremos líderes, tem membros que se comportam uniformemente e não toleram a opinião do outro front, discriminam certos fenótipos e apresentam pauta xenofóbica (divergindo na escolha da vítima), apreciam a violência do estado através de práticas militaristas, buscam ser reconhecidos como movimento de massa e atuam como salvação/libertação dos cidadãos (diferindo na classificação de cidadão).

Se não partirmos de uma diferenciação clara entre essas pontas, o debate é fadado a terminar num embrolho semântico muito chato.

Btw, o Sergiomgbr ja tinha feito pergunta anteriormente querendo a definição do que era direita. Acho válido.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #29 Online: 11 de Março de 2015, 02:48:32 »
Posso entender a confusão em denominar esquerda e direita, mas não vejo como tópicos como xenofobia, islamofobia e racismo possam causar confusão, a definição dessas palavras é bem clara e pouco disputada.

As ameaças da extrema direita e do radicalismo islâmico são diferentes. Os radicais islâmicos causam ataques isolados, que ceifam poucas vidas (comparados a sua contrapartida), o outro toma governos e causa guerras, genocídios e destruição em escala bem maior. Basta lembrar o que extremistas de direita fizeram só pode ser comparado com extremistas de esquerda. Hitler e Stalin, Mao e Mussolini, Franco e Fidel. Nenhuma organização terrorista nunca chegou e nem tem a possibilidade de chegar aos pés em número de mortos e poder obtido.

E o que não faltam são exemplos de organizações de extrema direita ganhando cada vez mais espaço e poder na Europa. Só procurar por noticias na Grécia, Hungria, Holanda e até na Suécia. Os extremistas de direita ganharam 52 cadeiras no parlamento europeu em 2014 e se espera que sua presença cresça ainda mais nas próximas eleições.

No Brasil, enquanto existe essa briguinha idiota de partidários de centro esquerda, a extrema direita religiosa ganha espaço, os evangélicos ganham cada vez mais cadeiras no congresso e cada vez mais as minorias estão em risco.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Cientista

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.266
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #30 Online: 11 de Março de 2015, 03:39:29 »
O que é "direita"? E mais: por quê é "direita/extrema direita" ?
Não...   é 'a lada' oposta 'à' esquerda?!   hahahahahahahahahah...

Meu caro, essas coisas... nem sei porque às vezes faço a besteira de ler... Tô ficando veio meis...   kkkkkkkkkkk...  Você vê ali no terceiro post do Pasteur, no item 3, uma afirmação de que os neonazistas são...  "ultradireitistas" (reesclareçamos o que eu já disse às dúzias: o que existe é comunista; o comunista chama quem não comunga dos "ideais" dele de todo palavrão que ele puder cunhar, incluso o tal "direitinha"; chama a si, a caminho para o sonho dourado da sua roubança, de "socialista", palavrinha encantadora de que se apropria indebitamente). Associação do que chamam de "direitismo" com um discursador comunista rasgado descarado. Não dá! Até os neonazistas viraram a casaca?! Hitler era discursador comunista, pô!  Só rindo...  mas não agora...  agora não...

Imagino que chamam de "direita" pessoas que  se qualificam e depois trabalham feito um burro de carga, que acumulam riquezas com seu trabalho e que tem  senso de dever e  algum senso crítico;  não querem que oportunistas minem seus esforços  em nome de bandeiras que eles não promoveram,
Aceitemos a realidade, meu caro. Os mais qualificados já assim nascem. É fato. Pode-se adaptar ao uso de ferramentas, que entenderão romanticamente como aprimoramento pessoal, mas cada uma máquina tem seu ponto de partida e de chegada delimitados por caracterizações inatas. O que esses comunistas chamam de "direita" são aqueles humanos extraordinários e filantrópicos que carregam todos nas costas. São costas fortes e elevadas, mas esfaqueadas incessantemente pela inveja, chegam a vergar e colapsar, levando à queda os próprios imbecis esfaqueadores. São as recorrências comunísticas. Mas...  tudo natural mesmo.   hahahahahahaahah...

se for esse o caso é por que está havendo algum desequilíbrio na sociedade que precisa ser equacionado.
Não, há desequilíbrio nas sociedades que comunistas "querem equacionar" a todo descusto. Veja, uma máquina (não só térmica, mas com uma térmica penso ficar mais ao cotidiano das mentes comuns), um maquinismo (e uma sociedade é um!) funciona pelo desequilíbrio. O rendimento da máquina tem determinação dada por uma desigualdade fundamental -- a diferença de temperatura entre fonte quente e fria. O que se pode tentar implementar são rendimentos aceitáveis com sorvedouros muito frios ou fontes muito quentes. Para trabalhar com fontes muito quentes, as máquinas, normalmente, demandam possuir características mais difíceis de obter que com fontes mais frias. Se já é difícil aumentar a operabilidade a altas temperaturas na fonte, para que, à exaustão, ainda haja algo de energia a aproveitar, os comunistas sugerem querer que a máquina funcione em uniformização térmica. Riqueza é criada quando se faz a máquina trabalhar a temperaturas mais elevadas. Tudo mais é consumo puro.





O foco aqui não é a agenda econômica e sim política e social desse grupo de extrema direita que é associado com pessoas ultranacionalistas, xenófobas, fascistas, racistas.
Você quer dizer que lutar pela vida de forma sustentável é agenda econômica? :umm:
Inferiste isso?! Entendi que ele quis insinuar exatamente que não seria agenda econômica  ...vulgo "maldade pura e simples mesmo", sacas?  É, eu sei, eu vejo, tens razão. É tudo absurdo demais para racionalizar. Nem sei mesmo o que querem dizer (esses 'antidireitistas') com as coisas que dizem.

Offline Pagão

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.690
  • Sexo: Masculino
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #31 Online: 11 de Março de 2015, 06:49:39 »
O estudo cita Portugal!!!!???? :olheira:

É verdadeiramente mentir com a verdade....

O Partido Nacional Renovador (única "extrema direita" em eleições portuguesas)

Nas eleições legislativas de 2005 teve cerca de 9400 votos, o que representou 0,2% dos eleitores.

Nas eleições autárquicas de 1 de Julho de 2007 para a Câmara Municipal de Lisboa obteve 1501 votos (0,8% dos votos).

Nas eleições europeias parlamentares de 2009 a lista do PNR obteve 13.037 votos, que representaram 0,4% dos eleitores.

O Partido Nacional Renovador obteve nas Legislativas de 2011 a confiança de 17.742 eleitores, e pela primeira vez concorreu a todos os círculos eleitorais.

Nas eleições europeias parlamentares de 2014 o PNR recebeu 14.887 votos.

Ou seja, se proporcionalmente aos votos anteriores, a subida é um facto (mesmo assim, perdeu votos entre as últimas legislativas e as últimas europeias), em termos absolutos o número de votantes é perfeitamente insignificante e portanto não faz qualquer sentido falar de extrema direita em Portugal.... o país não deveria ter sido mencionado no estudo... penso eu....
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 07:43:45 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Jovem Cético

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
  • Não há sofrimento real sem esperança.
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #32 Online: 11 de Março de 2015, 07:57:57 »
No Brasil, enquanto existe essa briguinha idiota de partidários de centro esquerda, a extrema direita religiosa ganha espaço, os evangélicos ganham cada vez mais cadeiras no congresso e cada vez mais as minorias estão em risco.
Deputado quer alterar a Constituição, jogando o Estado Laico no lixo.
Nas palavras dele:
Vamos apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição para alterar a redação do parágrafo único do artigo 1° e afirmar que todo o poder emana de Deus, que o exerce de forma direta e também por meio do povo e de seus representantes.

Independente de religião, todos os joelhos se dobram a Jesus Cristo.

Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR.

Juntos somos fortes!!!
<a href="https://www.youtube.com/v/n9ECeylk-tM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/n9ECeylk-tM</a>
Observação: Este deputado é do PSOL.
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 08:52:17 por Jovem Cético »
Afirmativas extraordinárias, exigem provas extraordinárias. Carl Sagan

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.253
  • Sexo: Masculino
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #33 Online: 11 de Março de 2015, 08:11:36 »
O estudo cita Portugal!!!!???? :olheira:

É verdadeiramente mentir com a verdade....

O Partido Nacional Renovador (única "extrema direita" em eleições portuguesas)

Nas eleições legislativas de 2005 teve cerca de 9400 votos, o que representou 0,2% dos eleitores.

Nas eleições autárquicas de 1 de Julho de 2007 para a Câmara Municipal de Lisboa obteve 1501 votos (0,8% dos votos).

Nas eleições europeias parlamentares de 2009 a lista do PNR obteve 13.037 votos, que representaram 0,4% dos eleitores.

O Partido Nacional Renovador obteve nas Legislativas de 2011 a confiança de 17.742 eleitores, e pela primeira vez concorreu a todos os círculos eleitorais.

Nas eleições europeias parlamentares de 2014 o PNR recebeu 14.887 votos.

Ou seja, se proporcionalmente aos votos anteriores, a subida é um facto (mesmo assim, perdeu votos entre as últimas legislativas e as últimas europeias), em termos absolutos o número de votantes é perfeitamente insignificante e portanto não faz qualquer sentido falar de extrema direita em Portugal.... o país não deveria ter sido mencionado no estudo... penso eu....

Interessante! A extrema direita em Portugal tem pouco apoio! Muito bom!

Mas tem gente que acha que pode crescer...

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/portugal-tem-ingredientes-ver-crescer-extrema-direita-diz-rosario-farmhouse


Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.934
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #34 Online: 11 de Março de 2015, 08:13:07 »
Olha, se não considerada a agenda econômica, pelas definições pinçadas até então de extrema-direita, o ISIS, por exemplo, se encaixa nessa ponta do espectro político. Se diferencia dos outros movimentos atuais apenas por não respeitar movimentos eleitorais legítimos, liberdade de expressão e pela carga superior de violência. Fora isso, mesma coisa.

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.253
  • Sexo: Masculino
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #35 Online: 11 de Março de 2015, 08:25:56 »
Olha, se não considerada a agenda econômica, pelas definições pinçadas até então de extrema-direita, o ISIS, por exemplo, se encaixa nessa ponta do espectro político. Se diferencia dos outros movimentos atuais apenas por não respeitar movimentos eleitorais legítimos, liberdade de expressão e pela carga superior de violência. Fora isso, mesma coisa.

Gostei da comparação.  :ok:

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #36 Online: 11 de Março de 2015, 15:59:03 »

[/quote]
Posso entender a confusão em denominar esquerda e direita, mas não vejo como tópicos como xenofobia, islamofobia e racismo possam causar confusão, a definição dessas palavras é bem clara e pouco disputada.

As ameaças da extrema direita e do radicalismo islâmico são diferentes. Os radicais islâmicos causam ataques isolados, que ceifam poucas vidas (comparados a sua contrapartida), o outro toma governos e causa guerras, genocídios e destruição em escala bem maior. Basta lembrar o que extremistas de direita fizeram só pode ser comparado com extremistas de esquerda. Hitler e Stalin, Mao e Mussolini, Franco e Fidel. Nenhuma organização terrorista nunca chegou e nem tem a possibilidade de chegar aos pés em número de mortos e poder obtido.

E o que não faltam são exemplos de organizações de extrema direita ganhando cada vez mais espaço e poder na Europa. Só procurar por noticias na Grécia, Hungria, Holanda e até na Suécia. Os extremistas de direita ganharam 52 cadeiras no parlamento europeu em 2014 e se espera que sua presença cresça ainda mais nas próximas eleições.

No Brasil, enquanto existe essa briguinha idiota de partidários de centro esquerda, a extrema direita religiosa ganha espaço, os evangélicos ganham cada vez mais cadeiras no congresso e cada vez mais as minorias estão em risco.

Baratta Hitler, Stalin, Mussolini ... já foram há muito tempo. Não vejo como esse tipo de risco possa afetar a europa hoje.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #37 Online: 11 de Março de 2015, 16:01:58 »
Quanto ao extremismo religioso que você indica, eu concordo que é um dos perigos a ser nomeados. Mas nem de longe é só no Brasil. É nos EUA. É obviamente consolidado no Islã. Mas cada vez menos na Europa por exemplo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pasteur

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.253
  • Sexo: Masculino
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #38 Online: 11 de Março de 2015, 16:04:01 »
Leia a resposta 25.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #39 Online: 11 de Março de 2015, 17:30:12 »
Ok, reli.

Achei que o texto não diz muito, dados, nem propostas.. pensei que havia respondido aqui.

E creio que as adjetivações são grandes.. xenofobia, o que esses grupos defendem? Islamofobia, o que esses grupos defendem?

Qual o apoio que têm da população? Visão econômica?

Se por exemplo, islamofobia = proibir burka na frança, eu apóio. Se islamofobia for expulsar muçulmanos moderados, eu deploro. Se xenofobia for ter controles necessários para proteger fronteiras e uma visão de planejamento a médio prazo, eu concordo.

Isto é, depende da agenda de quem escreveu isso, esses adjetivos podem ter qualquer significado, ou nenhum.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #40 Online: 11 de Março de 2015, 18:15:26 »

Posso entender a confusão em denominar esquerda e direita, mas não vejo como tópicos como xenofobia, islamofobia e racismo possam causar confusão, a definição dessas palavras é bem clara e pouco disputada.

As ameaças da extrema direita e do radicalismo islâmico são diferentes. Os radicais islâmicos causam ataques isolados, que ceifam poucas vidas (comparados a sua contrapartida), o outro toma governos e causa guerras, genocídios e destruição em escala bem maior. Basta lembrar o que extremistas de direita fizeram só pode ser comparado com extremistas de esquerda. Hitler e Stalin, Mao e Mussolini, Franco e Fidel. Nenhuma organização terrorista nunca chegou e nem tem a possibilidade de chegar aos pés em número de mortos e poder obtido.

E o que não faltam são exemplos de organizações de extrema direita ganhando cada vez mais espaço e poder na Europa. Só procurar por noticias na Grécia, Hungria, Holanda e até na Suécia. Os extremistas de direita ganharam 52 cadeiras no parlamento europeu em 2014 e se espera que sua presença cresça ainda mais nas próximas eleições.

No Brasil, enquanto existe essa briguinha idiota de partidários de centro esquerda, a extrema direita religiosa ganha espaço, os evangélicos ganham cada vez mais cadeiras no congresso e cada vez mais as minorias estão em risco.

Baratta Hitler, Stalin, Mussolini ... já foram há muito tempo. Não vejo como esse tipo de risco possa afetar a europa hoje.

Slobodan Milošević foi a apenas 20 anos e você esta ignorando todas as outras informações e notícias que demonstram o crescimento rápido e constante da extrema direita européia, inclusive com partidos neo nazistas ganhando posições nos governos. Você escolheu seu vilão favorito e resolveu ignorar todos os outros.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 27.270
  • Sexo: Masculino
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #41 Online: 11 de Março de 2015, 18:43:13 »
E porquê é que partidos comunistas não causam tanto furor na mídia como os neonazistas, visto que foram historicamente tão sanguinários quanto?
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.246
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #42 Online: 11 de Março de 2015, 18:50:59 »

Posso entender a confusão em denominar esquerda e direita, mas não vejo como tópicos como xenofobia, islamofobia e racismo possam causar confusão, a definição dessas palavras é bem clara e pouco disputada.

As ameaças da extrema direita e do radicalismo islâmico são diferentes. Os radicais islâmicos causam ataques isolados, que ceifam poucas vidas (comparados a sua contrapartida), o outro toma governos e causa guerras, genocídios e destruição em escala bem maior. Basta lembrar o que extremistas de direita fizeram só pode ser comparado com extremistas de esquerda. Hitler e Stalin, Mao e Mussolini, Franco e Fidel. Nenhuma organização terrorista nunca chegou e nem tem a possibilidade de chegar aos pés em número de mortos e poder obtido.

E o que não faltam são exemplos de organizações de extrema direita ganhando cada vez mais espaço e poder na Europa. Só procurar por noticias na Grécia, Hungria, Holanda e até na Suécia. Os extremistas de direita ganharam 52 cadeiras no parlamento europeu em 2014 e se espera que sua presença cresça ainda mais nas próximas eleições.

No Brasil, enquanto existe essa briguinha idiota de partidários de centro esquerda, a extrema direita religiosa ganha espaço, os evangélicos ganham cada vez mais cadeiras no congresso e cada vez mais as minorias estão em risco.

Baratta Hitler, Stalin, Mussolini ... já foram há muito tempo. Não vejo como esse tipo de risco possa afetar a europa hoje.

Slobodan Milošević foi a apenas 20 anos e você esta ignorando todas as outras informações e notícias que demonstram o crescimento rápido e constante da extrema direita européia, inclusive com partidos neo nazistas ganhando posições nos governos. Você escolheu seu vilão favorito e resolveu ignorar todos os outros.
Contexto bem particular. Milosevic se ergue ante uma Ioguslávia artifcial esfacelada.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #43 Online: 11 de Março de 2015, 19:13:37 »
E porquê é que partidos comunistas não causam tanto furor na mídia como os neonazistas, visto que foram historicamente tão sanguinários quanto?

Porque, diferente de nazistas , existem partidos comunistas radicais e moderados, com moderados que trocaram a tentativa de implantar um regime comunista por social democracia. Nenhum partido comunista radical tem poder ou sequer chance de ganhar poder, diferente de partidos neo nazistas que na Suécia ja tem 30% dos votos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #44 Online: 11 de Março de 2015, 19:25:39 »

Posso entender a confusão em denominar esquerda e direita, mas não vejo como tópicos como xenofobia, islamofobia e racismo possam causar confusão, a definição dessas palavras é bem clara e pouco disputada.

As ameaças da extrema direita e do radicalismo islâmico são diferentes. Os radicais islâmicos causam ataques isolados, que ceifam poucas vidas (comparados a sua contrapartida), o outro toma governos e causa guerras, genocídios e destruição em escala bem maior. Basta lembrar o que extremistas de direita fizeram só pode ser comparado com extremistas de esquerda. Hitler e Stalin, Mao e Mussolini, Franco e Fidel. Nenhuma organização terrorista nunca chegou e nem tem a possibilidade de chegar aos pés em número de mortos e poder obtido.

E o que não faltam são exemplos de organizações de extrema direita ganhando cada vez mais espaço e poder na Europa. Só procurar por noticias na Grécia, Hungria, Holanda e até na Suécia. Os extremistas de direita ganharam 52 cadeiras no parlamento europeu em 2014 e se espera que sua presença cresça ainda mais nas próximas eleições.

No Brasil, enquanto existe essa briguinha idiota de partidários de centro esquerda, a extrema direita religiosa ganha espaço, os evangélicos ganham cada vez mais cadeiras no congresso e cada vez mais as minorias estão em risco.

Baratta Hitler, Stalin, Mussolini ... já foram há muito tempo. Não vejo como esse tipo de risco possa afetar a europa hoje.

Slobodan Milošević foi a apenas 20 anos e você esta ignorando todas as outras informações e notícias que demonstram o crescimento rápido e constante da extrema direita européia, inclusive com partidos neo nazistas ganhando posições nos governos. Você escolheu seu vilão favorito e resolveu ignorar todos os outros.

Acho que o mais correto é "você inventou uma minoria perseguida e não vê o resto"

20 anos em um contexto de uma nação esfacelada do pós comunismo, não sei como isso sequer é um argumento.

Essa direita xenófoba que você cita, que existe, de Le Pen pai para filha, sempre terá adesão, e não há razão para achar que sairá disso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #45 Online: 11 de Março de 2015, 19:27:41 »
O partido democrata sueco tem pouco mais de 14% dos assentos.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sweden_Democrats

E não não neo-nazistas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.246
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #46 Online: 11 de Março de 2015, 19:42:06 »
Xenofobia? Se eu tenho um lar e não aceito que qualquer um o adentre, por quê seria diferente com meu país?

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #47 Online: 11 de Março de 2015, 19:50:33 »

Posso entender a confusão em denominar esquerda e direita, mas não vejo como tópicos como xenofobia, islamofobia e racismo possam causar confusão, a definição dessas palavras é bem clara e pouco disputada.

As ameaças da extrema direita e do radicalismo islâmico são diferentes. Os radicais islâmicos causam ataques isolados, que ceifam poucas vidas (comparados a sua contrapartida), o outro toma governos e causa guerras, genocídios e destruição em escala bem maior. Basta lembrar o que extremistas de direita fizeram só pode ser comparado com extremistas de esquerda. Hitler e Stalin, Mao e Mussolini, Franco e Fidel. Nenhuma organização terrorista nunca chegou e nem tem a possibilidade de chegar aos pés em número de mortos e poder obtido.

E o que não faltam são exemplos de organizações de extrema direita ganhando cada vez mais espaço e poder na Europa. Só procurar por noticias na Grécia, Hungria, Holanda e até na Suécia. Os extremistas de direita ganharam 52 cadeiras no parlamento europeu em 2014 e se espera que sua presença cresça ainda mais nas próximas eleições.

No Brasil, enquanto existe essa briguinha idiota de partidários de centro esquerda, a extrema direita religiosa ganha espaço, os evangélicos ganham cada vez mais cadeiras no congresso e cada vez mais as minorias estão em risco.

Baratta Hitler, Stalin, Mussolini ... já foram há muito tempo. Não vejo como esse tipo de risco possa afetar a europa hoje.

Slobodan Milošević foi a apenas 20 anos e você esta ignorando todas as outras informações e notícias que demonstram o crescimento rápido e constante da extrema direita européia, inclusive com partidos neo nazistas ganhando posições nos governos. Você escolheu seu vilão favorito e resolveu ignorar todos os outros.

Acho que o mais correto é "você inventou uma minoria perseguida e não vê o resto"

20 anos em um contexto de uma nação esfacelada do pós comunismo, não sei como isso sequer é um argumento.

Essa direita xenófoba que você cita, que existe, de Le Pen pai para filha, sempre terá adesão, e não há razão para achar que sairá disso.

E hoje temos um contexto de crise econômica e crescimento da xenofobia e islamofobia. Existem milhares de páginas comentando o aumento de grupos neo nazistas e vitórias políticas da extrema direita. Nas últimas eleições a extrema direita aumentou em quase 1/3 seus assentos no parlamento europeu. Os fatos estão ai, você ignora só pra continuar batendo no seu espantalho, mesmo os dois assuntos  sendo completamente diferentes. Comparar extrema direita com terroristas é como comparar o PSC com o PCC.

http://www.ibtimes.co.uk/europes-dark-core-neo-nazi-movements-march-1431671
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.934
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #48 Online: 11 de Março de 2015, 19:56:40 »
Pasteur, pra gente prosseguir o pensieri acerca do crescimento da extrema-direita, pode listar quais são as grandes diferenças entre extrema-esquerda e extrema-direita? Me parecem ter vários pontos comuns.

Pergunto isso pq no meio do debate é comum se ver discutindo semântica e cair em alguns calabouços de improdutividade.

Algum mestre pra responder?

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Por que a nova extrema-direita cresce?
« Resposta #49 Online: 11 de Março de 2015, 19:58:22 »
O partido democrata sueco tem pouco mais de 14% dos assentos.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sweden_Democrats

E não não neo-nazistas.

Você tem razão, eu pensei em escrever  que é o terceiro maior partido da Suécia.

Veja no seu link que a popularidade desse país só cresce, de 5% em 2010 pra 13% em 2014.

E sim, é um partido neo nazista, leia a página que você mesmo postou, a parte sobre as ideologias do partido, ele é considerado xenofóbico, racista e populista de extrema direita. Um... que outro partido tinha essas características na Alemanha?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!