Autor Tópico: Cansado de Congestionamento?  (Lida 2113 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Rhyan

  • Visitante
Cansado de Congestionamento?
« Online: 12 de Maio de 2015, 04:16:01 »
CANSADO DE CONGESTIONAMENTO? ESTÁ NA HORA DE VOCÊ PAGAR PRA ANDAR COM SEU CARRO NA RUA.
Não adianta disfarçar, você se tornou um peso para o trânsito e o meio ambiente. Chegou a hora de pagar a conta. Mas não desanime: seu bolso irá agradecer.

por Rodrigo da Silva 12 de maio de 2015


É, eu sei. Você já paga por uma sopa de letrinhas todos os anos para manter seu veículo funcionando. IPVA, DPVAT, licenciamento, seguro. Se ousar planejar trocá-lo, na horar de comprar outro veículo gastará outra fortuna com mais um punhado de letras. IPI, ICMS, Cofins, PIS. Não bastasse tudo isso, ainda gasta horas inenarráveis todos os meses em congestionamentos que não terminam mais, em avenidas esburacadas e mal iluminadas, contando as horas para não ser assaltado. Realmente, não é fácil. Todas as forças do mundo trabalham contra você. A culpa por isso tudo? Sustentar um sistema que é “de graça”. Você acabou se tornando um peso para as outras pessoas, um peso para o meio ambiente, um peso para o transporte coletivo. A solução? Abandonar a sopa de letrinhas. Em outras palavras: está na hora de você pagar pra andar com seu carro na rua. Pagar de verdade, pelo quanto você anda, sabendo exatamente como e onde está gastando seu dinheiro. Está na hora de deixar de ser extorquido em nome de uma burocracia que não faz o mais remoto sentido.

O congestionamento de trânsito é uma externalidade. Sabe o que isso significa? Quando nós dirigimos, consideramos apenas os nossos próprios custos – o tempo que perdemos, o combustível gasto, a segurança do automóvel, a manutenção do veículo -, mas ignoramos que geramos prejuízos para outras pessoas, que não tem absolutamente nada a ver com a gente. Quando você coloca o seu carro numa avenida, aumenta o tempo médio que as pessoas gastam para atravessá-la. E isso tudo custa dinheiro. Muito dinheiro. Todos os anos, os congestionamentos desperdiçam bilhões de reais em todo mundo – especialmente nos países em desenvolvimento. Só no Brasil são mais de 170 bilhões de reais jogados no lixo todos os anos graças a eles. É mais dinheiro do que o governo planeja investir em infraestrutura em todo país por algum tempo. Faz sentido? Nenhum.

Nos grandes centros, a construção de novas ruas e avenidas quase nunca dá conta do recado. E é fácil entender a razão. O canadense William Vickrey, ganhador do Nobel de Economia em 1996, dedicou parte da sua carreira como economista a tentar explicar esse fenômeno. Sabe o que ele propôs? A ideia de uma taxação de congestionamento. E é aqui que o seu bolso entra.



O Brasil aparece com três cidades entre as dez mais congestionadas do mundo. Mas apostou errado quem pensa que São Paulo é a campeã dessa lista. As três cidades são, nessa ordem: Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Congestionamento é um fenômeno sem discriminação regional, presente de norte a sul do país. A pergunta que não quer calar é: afinal, por que as nossas ruas e avenidas simplesmente não funcionam?

O motivo é simples: nosso sistema de trânsito não é guiado por preços. E preços são um fenômeno de mercado. O principal determinante do sistema de preços é a demanda em relação à escassez do recurso em questão. Ficou difícil entender? Sem problema, vou tentar descomplicar. O problema aqui é: oferta de ruas e avenidas limitada/finita, demanda pelo uso de ruas e avenidas ilimitada/infinita. Em resumo: o sistema de trânsito atual é passe livre – e há gerações economistas tentam explicar por que um sistema não guiado por preços tende ao fracasso; essa é base da derrocada da economia socialista. Se não “custa nada” pra você usar um determinado serviço, seu uso será feito de modo irracional. É exatamente por isso que os países socialistas foram tão danosos ao meio ambiente no último século e ocasionaram tanta escassez de produtos básicos. E é exatamente por isso que você perde tanto tempo no trânsito todos os dias.

William Vickrey recomendou um sistema eletrônico de taxas de congestionamento, onde as taxas aumentassem durante as horas de rush. O modelo foi aplicado em alguns lugares do mundo. O resultado foi o mesmo em todos eles: o estabelecimento de preços acabou/diminuiu os congestionamentos, melhorou a usabilidade das ruas e avenidas, diminuiu o número de acidentes, impactou positivamente na economia, ajudou o meio ambiente com a diminuição da emissão de CO2 e gerou maior bem-estar.

Em Singapura, onde as taxas foram aplicadas em 1975, houve uma redução imediata de 45% no tráfego e um declínio de 25% nos acidentes com veículos. As velocidades médias aumentaram de 18 km/h para 33 km/h. Um sucesso. Anos depois, na década de 90, houve uma atualização do programa, com a instalação do Electronic Road Pricing (ERP), um sistema inteligente com a capacidade de variar os preços com base nas condições de tráfego e por tipo de veículo, hora e local. Hoje apenas veículos de emergência estão isentos da cobrança. Depois da alteração, os níveis de tráfego diminuíram mais 15% (com cerca de 25 mil veículos a menos nos horários de pico) e houve um acréscimo da velocidade média de mais 20%. Além disso, 65% dos passageiros utilizam agora o transporte coletivo, um aumento de quase 20%. Qual o impacto disso tudo no meio ambiente? Uma redução de 176,400 libras em emissões de CO2. Nada mal.

O urbanista Anthony Ling, do ótimo Caos Planejado, esteve por lá recentemente e gravou um vídeo da Fullerton Road. Saca só.

https://player.vimeo.com/video/126335390

Impressionadas com os resultados obtidos em Singapura, autoridades de Londres adotaram o modelo na capital britânica em 2003. Por lá, o trânsito seguiu passos parecidos, embora com suas peculiaridades: o congestionamento caiu 30% nos dois anos seguintes à aplicação do modelo e aumentou a demanda pelo transporte coletivo. Todo mundo saiu ganhando.

“Mas e os mais pobres?”, você deve estar se perguntando. A preocupação é genuína, mas não se engane: quem mais sofre com nosso sistema de trânsito, não guiado por preços, são justamente eles, os mais pobres – que, por normalmente viverem nos bairros mais afastados, demandam mais tempo no trânsito, seja em veículos próprios, seja no transporte coletivo. As famílias brasileiras na faixa de renda 10% mais baixa perdem, em média, 20% mais tempo no trânsito por dia em deslocamentos de casa para o trabalho do que as famílias na faixa de renda 10% mais alta. Isso impacta não apenas na qualidade de vida, mas na produtividade e na própria formação profissional. Sabe aquela especialização que você sonhava em fazer e que iria dar um upgrade na sua carreira? Sinto muito dizer, mas você foi derrotado pelo trânsito. Acabou, já era. Ascensão social não costuma lidar bem com semáforo parado por muito tempo.

E o problema não termina por aqui – como tudo que é ruim sempre pode piorar, o congestionamento também encarece o preço das tarifas de ônibus. Em média, congestionamentos são responsáveis por 25% do preço da passagem de ônibus. E esse valor vem aumentando ano a ano. Adivinha só que classe social mais utiliza ônibus no dia a dia? Pois é.

A grande questão aqui é que normalmente, quando incluímos o debate sobre preços num país obcecado pelo populismo, romantizamos a análise, acreditando que o estabelecimento de preços trabalha como um “inimigo dos mais pobres”. Ledo engano. O atual sistema “de graça” na verdade custa muito dinheiro – o bom e velho almoço que nunca é de graça. O valor é tão alto que quem cobra não tem sequer coragem de informá-lo. Os mais pobres, em especial, pagam caro pra usar um sistema “gratuito” de trânsito e são os maiores prejudicados pela ineficiência do modelo. Pagam em dobro se considerarmos o prejuízo da manutenção de seus veículos, mais expostos ao congestionamento, e do tempo perdido inutilmente no trânsito; pagam caríssimo nas latas de sardinha dos transportes coletivos. Todo esse dinheiro recolhido para a manutenção desse sistema, todo dinheiro perdido com a ineficiência do modelo, é uma grana que bate forte no bolso de todo mundo, mas ainda mais forte no bolso deles.

Ok, e agora? A partir daqui é possível caminhar em duas direções: pela defesa da administração privada de ruas e avenidas, ou pela instalação de um sistema que preste satisfação a um ente estatal, como em Singapura. Mas essa é outra discussão. De fato, apostar no modelo atual da sopa de letrinhas, inegavelmente fracassado, como todo setor não guiado pelo sistema de preços, é apostar naquilo que jamais dará certo. Você paga caro por um produto achando que é “de graça” e leva em troca muita dor de cabeça pra casa.

Pense nisso na próxima vez que estiver engarrafado.



Rodrigo da Silva
Editor do Spotniks. Escreve também para o Brasil Post. rodrigo@spotniks.com

Fonte: http://spotniks.com/cansado-de-congestionamento-esta-na-hora-de-voce-pagar-pra-andar-com-seu-carro-na-rua/

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2015, 20:38:13 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudavel.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.655
  • Sexo: Masculino
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2015, 20:53:07 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudavel.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Rhyan

  • Visitante
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2015, 23:18:46 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudavel.


Ou você não leu o artigo direito ou não entendeu nada.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2015, 08:13:46 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2015, 08:15:22 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudavel.


Ou você não leu o artigo direito ou não entendeu nada.
e voce entendeu ?
« Última modificação: 13 de Maio de 2015, 10:43:06 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.655
  • Sexo: Masculino
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2015, 08:15:55 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.

Mas se ajudar a aliviar o trânsito, você ganha tempo e dinheiro com o combustível. E esse imposto poderia ser utilizado para melhorar o transporte público ou as estradas.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2015, 10:47:07 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.

Mas se ajudar a aliviar o trânsito, você ganha tempo e dinheiro com o combustível. E esse imposto poderia ser utilizado para melhorar o transporte público ou as estradas.

se for caro pessoas só usarão  carro para emergências, se for acessível vai continuar a mesma coisa, quanto a arrecadação tambem.
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.123
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2015, 11:47:30 »
Em BH vão cobrar "CNH" de bicicleteiro...

Fico só esperando mandaram a PM fiscalizar... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 35.218
  • Sexo: Masculino
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2015, 12:17:28 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.

Mas se ajudar a aliviar o trânsito, você ganha tempo e dinheiro com o combustível. E esse imposto poderia ser utilizado para melhorar o transporte público ou as estradas.

O correto era o governo providenciar tudo de graça para todos e com garantias e garantias. Agora só o rico pode andar de carro, o pobre não pode usar o bem que ele tanto suou para conquistar? Por que o governo não cobra mais impostos dos empresários e duplica todas as avenidas nos centros, fazendo elevados, "avenidas-beliche", em todos os lugares? Tri-liches subterrâneos, também. Ou tem alguma coisa que impeça carros de andar em túneis subterrâneos, isso é, além da vontade da burguesia de enfiar todos os pobres em latas de sardinha superlotadas para diminuir a poluição visual que têm que enfrentar? Por isso que querem que o pobre use transporte coletivo. Se dependesse deles, iríamos todos é para uma vala coletiva assim que um terceirizado mais barato e menos qualificado aparecesse.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.144
  • Sexo: Masculino
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2015, 12:35:55 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.

Mas se ajudar a aliviar o trânsito, você ganha tempo e dinheiro com o combustível. E esse imposto poderia ser utilizado para melhorar o transporte público ou as estradas.


Se fosse implementado no Brasil, a denominação correta seria taxa e não imposto, pois a taxa envolve uma contraprestação de um  serviço específico (no caso o uso da via), já o imposto não envolve nenhuma contraprestação de serviço.




« Última modificação: 13 de Maio de 2015, 12:41:58 por JJ »

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2015, 12:40:02 »
não esta faltando mais ruas e transportes, tá é sobrando gente. :monte:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.144
  • Sexo: Masculino
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2015, 12:42:36 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.

Mas se ajudar a aliviar o trânsito, você ganha tempo e dinheiro com o combustível. E esse imposto poderia ser utilizado para melhorar o transporte público ou as estradas.

se for caro pessoas só usarão  carro para emergências, se for acessível vai continuar a mesma coisa, quanto a arrecadação também.


Você colocou duas possibilidades extremas, muito caro ou muito barato,  se fosse implementado certamente o seria com um valor que faria diminuir o tráfego até um nível adequado, mas que não zeraria o tráfego.  Releia o texto e verá que foi isso que aconteceu em Singapura e Londres.

Colocar um preço é sem dúvida a maneira mais inteligente de adequar a procura à oferta.



Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.155
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2015, 12:55:33 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.

Mas se ajudar a aliviar o trânsito, você ganha tempo e dinheiro com o combustível. E esse imposto poderia ser utilizado para melhorar o transporte público ou as estradas.

:rola:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.934
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2015, 13:01:46 »
É o primeiro tópico em que eu concordo com todas as postagens do Criaturo, até então.

E eu que achava que isso seria impossível.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.655
  • Sexo: Masculino
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2015, 13:21:47 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.

Mas se ajudar a aliviar o trânsito, você ganha tempo e dinheiro com o combustível. E esse imposto poderia ser utilizado para melhorar o transporte público ou as estradas.

:rola:

To ligado nisso. hehe
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2015, 11:12:44 »
caramba que boa idéia , não sei como o governo brasileiro ainda não tenha pensado em mais este imposto alem do ipva, multas e mais um monte de taxas.
Talvez Brasileiros ganhem tão bem quanto os do primeiro mundo, aposto que todo mundo vai adorar esta idéia.
E que tal começar cobrar  imposto por cabeça? Não, isto não existe porque eu tô falando das que ainda vão nascer ou não?  Vai depender do tamanho do imposto ,mas com certeza isto sim iria contribuir muito para uma vida mais digna e saudável.


O que é melhor: gastar 5 reais para andar no congestionamento e economizar 1 hora e 10 reais de gasolina ou manter o congestionamento "grátis"?

mais um imposto do tipo "posso por só a cabecinha ?", depois de um tempo , Uí !
Quem não tem opção de transporte coletivo    ira continuar usando o carro para ir trabalhar, que é  o meu caso.

Mas se ajudar a aliviar o trânsito, você ganha tempo e dinheiro com o combustível. E esse imposto poderia ser utilizado para melhorar o transporte público ou as estradas.

se for caro pessoas só usarão  carro para emergências, se for acessível vai continuar a mesma coisa, quanto a arrecadação também.


Você colocou duas possibilidades extremas, muito caro ou muito barato,  se fosse implementado certamente o seria com um valor que faria diminuir o tráfego até um nível adequado, mas que não zeraria o tráfego.  Releia o texto e verá que foi isso que aconteceu em Singapura e Londres.

Colocar um preço é sem dúvida a maneira mais inteligente de adequar a procura à oferta.
ja foi o tempo quando havia transito apenas nas capitais, alem do transito nas pequenas cidades tambem ja ha muito congestionamento  nas rodovias que ligam capital as cidades do  interior.
se objetivo é diminuir o transito  impondo dificuldades financeiras, poderias tambem substituir vias de autos por  mais ciclovias,motovias,  faixas exclusivas de onibus.
Mas o ideal mesmo seria melhorar o transporte coletivo de trens e metros ao invés de ficar tentando pegar água com peneiras.
alem de comprarmos  carro e combustivel a preço de ouro, trocentos impostos ainda teremos que pagar para circular e o salario óh ! :no:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.292
  • Sexo: Masculino
  • "sinto logo existo"
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #17 Online: 14 de Maio de 2015, 11:15:22 »
É o primeiro tópico em que eu concordo com todas as postagens do Criaturo, até então.

E eu que achava que isso seria impossível.
viu! e depois dizem que milagres não existem ! :biglol:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.655
  • Sexo: Masculino
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #18 Online: 14 de Maio de 2015, 11:22:30 »
ja foi o tempo quando havia transito apenas nas capitais, alem do transito nas pequenas cidades tambem ja ha muito congestionamento  nas rodovias que ligam capital as cidades do  interior.
se objetivo é diminuir o transito  impondo dificuldades financeiras, poderias tambem substituir vias de autos por  mais ciclovias,motovias,  faixas exclusivas de onibus.
Mas o ideal mesmo seria melhorar o transporte coletivo de trens e metros ao invés de ficar tentando pegar água com peneiras.
alem de comprarmos  carro e combustivel a preço de ouro, trocentos impostos ainda teremos que pagar para circular e o salario óh ! :no:

Deveriam. Mas temos que trabalhar com o que é possível, e não com o que seria ideal. O dia em que todos os brasileiros tiverem o mesmo nível moral e ético que a gente aqui, poderemos rever tudo isso.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Rhyan

  • Visitante
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2015, 18:20:29 »
Melhorar o transporte público é simples, é só acabar com o cartel da SPTrans (em SP).

Ironicamente o texto diz a que sugestão veio de um keynesiano, daqui a pouco alguém vai dizer que essa ideia é muito anarcocapitalista (espantalho favorito por aqui).

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 35.218
  • Sexo: Masculino
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2015, 18:43:22 »
Eu não reconheci como keynesiana a idéia mas estranhei um bocado ter vindo de quem vinha aqui. "O que? ESTADO é a solução???" Mas então pensei que daí poderia ser ensejo para dizer que no fim das contas todas ruas deveriam ser privadas e pedageadas de acordo, que não ser assim é só uma ilusão do faz-de-conta estatal e os congestionamentos resultado disso. Aí essas taxas seriam uma aproximação, aquém do ideal.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2015, 18:49:09 »
Existe algum lugar no planeta onde o transporte público não seja regulado por uma agência estatal? Me lembro nos anos 90 quando começaram as lotações, eram comuns roubos de veículos para esse fim, cartéis comandados por quadrilhas criminosas, acidentes com mortes causados por votações ilegais roubadas fugindo da polícia. Quando houve a regulamentação, isso acabou.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche


Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2015, 19:10:08 »
...por que não precisavam mais fugir da polícia, que os perseguia inicialmente?

Porque os ilegais passaram a ser multados e ter os carros apreendidos com bastante frequência, o negócio deixou de ser compensador para os motoristas ilegais mas não-criminosos, e os criminosos não conseguiam mais se esconder no meio deles.

O uso do bilhete único colocou a pedra na sepultura dos ilegais.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rhyan

  • Visitante
Re:Cansado de Congestionamento?
« Resposta #24 Online: 15 de Maio de 2015, 05:52:28 »
Existe algum lugar no planeta onde o transporte público não seja regulado por uma agência estatal? Me lembro nos anos 90 quando começaram as lotações, eram comuns roubos de veículos para esse fim, cartéis comandados por quadrilhas criminosas, acidentes com mortes causados por votações ilegais roubadas fugindo da polícia. Quando houve a regulamentação, isso acabou.

Sim.

http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/lima-e-a-descentralizacao-do-transporte-coletivo/

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!