Autor Tópico: Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos  (Lida 539 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.222
  • Sexo: Masculino
Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos
« Online: 08 de Novembro de 2015, 08:38:35 »



Imagem de caranguejo vivendo em tampa de pasta de dente mostra a dura realidade da poluição de plásticos no planeta


Uma foto que circula (imagem acima) pela internet mostra um caranguejo-eremita sem carcaça que recorreu ao uso de uma tampa de creme dental para proteger seu corpo.

 
Esta imagem comovente revela a dura realidade da poluição do plástico e seus efeitos sobre as criaturas dos oceanos da Terra. De acordo com estimativas recentes, o oceano possui oito milhões de toneladas de lixo, o suficiente para encher até seis sacos para cada metro na costa do planeta.

A imagem foi postada em uma rede social chamada Reddit, pelo usuário Hscmidt, após sua namorada avistar o pequeno caranguejo perambulando por uma praia de Cuba. Caranguejos-ermitões utilizam conchas para abrigar seus corpos macios e oferecer proteção extra contra predadores. Eles possuem a necessidade de encontrar novas carcaças, geralmente sob a forma de outras conchas, à medida que crescem.

“No começo eu achei fofo, mas então eu percebi o que isto realmente significa. A Terra chegou em um ponto onde os humanos criaram tanto desperdício, que a natureza já começou a incorporá-lo em seu ciclo de vida”, escreveu um internauta, que comentou a imagem na rede social.

Cerca de 8 milhões de toneladas de garrafas de plástico, bolsas, brinquedos e outros tipos de lixo de origem plástica, acabam nos oceanos do mundo inteiro, anualmente. Por conta das dificuldades em contabilizar o montante, já que grande parte está submersa, os cientistas dizem que o número real pode ser de até 12,7 milhões de toneladas de poluentes nos oceanos a cada ano. Levados pelas correntes marinhas, os resíduos se reúnem em cinco das chamadas “gigantes ilhas de lixo”, presentes nos principais oceanos. No mês passado, a NASA criou uma visualização desta poluição destacando que a humanidade está destruindo os oceanos com tais resíduos.

Jenna Jambeck, da Universidade da Geórgia, nos EUA, disse que a população marinha está se tornando “oprimida por nossos resíduos”. A equipe também advertiu que este ‘oceano de plástico’ já está prejudicando a vida marinha. Tartarugas podem confundir sacos de plástico com água-viva e comê-los, tendo seus estômagos bloqueados, acarretando em sua morte, por conta da fome. Aves marinhas também confundem plástico com alimentos. Mais de 90% da população de fulmar encontrada morta no Mar do Norte possuía plástico em seus estômagos. Também existe o temor que isto possa prejudicar a saúde humana, através do consumo de peixes contaminados.

No ano passado, uma imagem horrível de um filhote de albatroz, morto em uma praia no norte do Pacífico, destacou a dimensão do problema global. Os cientistas acreditam que as dezenas de tampas de garrafas descartadas, redes de pesca e plástico estilhaçado em seu estômago foram dados ao pássaro por seus pais, que pensaram ser alimentos.

Entre 2010 e 2025, cerca de 155 milhões de toneladas de plásticos foram despejadas nos oceanos, o suficiente para encher mais de 100 sacos por metro de costa. Empilhados um em cima do outro, os sacos criariam uma parede de lixo de mais de 30 metros de altura em toda a costa oceânica global.

Mais de 50% dos resíduos plásticos jogados nos oceanos vem de 5 países: China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Sri Lanka. Os EUA, apesar de grandes indústrias, possuem boa gestão dos resíduos plásticos, bem como boa parte da Europa. Do lixo jogado nos oceanos, a China contribui com 2,4 milhões de toneladas, equivalente a 28%. Os EUA contribuem muito menos, com “apenas” 77.000 toneladas, um valor que demonstra que o país está lutando contra os resíduos e usando a reciclagem massivamente.


A China está no topo dos países poluidores de plástico, respondendo por até 3,5 milhões de toneladas por ano, ou quase um quarto do total existente. Em uma conferência, no ano passado, Roland Geyer, professor de ecologia industrial na Universidade da Califórnia, nos EUA, disse: "A remoção em grande escala de detritos marinhos de plástico não é rentável e é bastante provável que seja simplesmente inviável. Isso significa que precisamos começar a evitar a entrada de plástico nos oceanos, em primeiro lugar, através de uma melhor gestão dos resíduos, mais reutilização e reciclagem, melhor design de produtos e a criação de materiais de substituição”

http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/5472-imagem-de-caranguejo-vivendo-em-tampa-de-pasta-de-dente-mostra-a-dura-realidade-da-poluicao-de-plasticos-no-planeta





A industrialização obviamente trouxe enormes benefícios para o homem, o homem tem tido acesso a um consumo que nunca teve na história,  entretanto  o consumo deve ser feito de forma consciente, e  os resíduos desse consumo devem ser de preferência reciclados e não descartados de qualquer jeito no meio ambiente.






Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 21.432
  • Sexo: Masculino
Re:Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2015, 09:27:30 »
Não duvido que boa parte dessa poluição é causada por navios que despejam lixo no mar clandestinamente.

Falta de espaço para lixões já virou um problema em países pequenos, lembram do lixo enviado ao Brasil?


http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/lixo-enviado-ao-brasil-sera-devolvido-gra-bretanha-apura-caso,6bea4999eed4b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html


Pessoalmente acredito que embalagens e copos/ produtos descartáveis devem ser obrigatoriamente fabricados com papel, metal ou vidro.

Mais fácil de reciclar e menos poluentes.

Lá pelos anos 70 os copos e pratos descartáveis eram fabricados com papel, não me lembro de existir feito em plástico e garrafas eram retornáveis, mesmo as de leite.




« Última modificação: 08 de Novembro de 2015, 09:36:54 por Arcanjo Lúcifer »

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.222
  • Sexo: Masculino
Re:Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2017, 09:26:56 »
E a poluição dos oceanos continua:


Até 2050 encontraremos mais plástico do que peixes nos oceanos.

Metade de todo plástico produzido no mundo é usado só uma vez e depois jogado fora. Isso é vergonhoso! Todo esse lixo acaba por sufocar os oceanos e a vida marinha.

Mas nossos governos podem frear esse tsunami de plástico: dentro de poucos dias seus representantes se encontrarão em uma conferência histórica para apresentar metas para limpar os oceanos. A pressão popular já conseguiu que a Indonésia, segundo maior poluidor do mundo, se comprometesse a reduzir 70% de todo o lixo plástico, mas agora é preciso fisgar os outros poluidores.

Se um milhão de nós assinarmos agora, o chefe do Programa da ONU para o Meio Ambiente irá apresentar nossa petição no plenário da conferência, trabalhando conosco para pressionar os países a banirem plásticos descartáveis. Vamos dar aos oceanos uma nova chance de respirar -- adicione seu nome:

Clique para salvar nossos oceanos!

Independente de onde vivemos, cada vez que respiramos nos conectamos com os oceanos. E isso porque eles geram a maioria de nosso oxigênio, regulam nosso clima e convertem a água em nuvens que nos proporcionam a chuva. Além disso, os oceanos abrigam quase 80% dos seres vivos da Terra. Nós dependemos dos oceanos para viver.

E, sem nossa ajuda, serão os oceanos que não sobreviverão.

A humanidade comprometeu a saúde dos oceanos e agora precisamos curá-los. A boa notícia é que mais da metade da poluição por plástico é causada por apenas cinco países. Portanto, se focarmos nossa pressão nos grandes poluidores, poderemos criar um ambiente marinho livre de lixo plástico. O que falta é vontade, e é aí que entramos.

Vamos nos unir globalmente e exigir que nossos governos parem de sufocar os oceanos. Quando chegarmos a um milhão de assinaturas, a Avaaz fará ações direcionadas aos maiores poluidores para pressioná-los a agirem rápido.

Clique para salvar nossos oceanos!

Nossa comunidade lutou bravamente para proteger magníficas florestas e vastas áreas dos oceanos. Agora o tempo está se esgotando. Precisamos acabar com a poluição de plásticos antes que ela acabe conosco.

Com esperança e determinação,

Dalia, Lisa, Alice, Carol, Danny e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:

Toneladas de plástico sufocam os oceanos, dizem pesquisadores (EXAME)
http://exame.abril.com.br/mundo/toneladas-de-plastico-sufocam-oceanos-dizem-pesquisadores/ 

Fibras de plástico estão presentes até no mar da Antártida (DW)
http://www.dw.com/pt-br/fibras-de-pl%C3%A1stico-est%C3%A3o-presentes-at%C3%A9-no-mar-da-ant%C3%A1rtida/av-38757614   

Oceanos terão mais plásticos que peixes em 2050, diz estudo (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/01/oceanos-terao-mais-plasticos-do-que-peixes-em-2050-diz-estudo.html 

Estudo alerta para venda de sal contaminado com partículas de plástico em Portugal (RTP)
https://www.rtp.pt/noticias/pais/estudo-alerta-para-venda-de-sal-contaminado-com-particulas-de-plastico-em-portugal_v999529


Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.222
  • Sexo: Masculino
Re:Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2017, 09:29:36 »
20/01/2016 19h58 - Atualizado em 20/01/2016 19h58

Oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo

Dados foram divulgados no Fórum Econômico Mundial de Davos.

É preciso repensar as embalagens, segundo especialistas.

Da France Presse

Foto de 2008 mostra detritos na Baía de Hanauma, no Havaí (Foto: AP Photo/NOAA Pacific Islands Fisheries Science Center)



O uso maciço de plásticos é tamanho que os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes em 2050 - informou nesta terça-feira (19) o Fórum Econômico Mundial de Davos.

"O sistema atual de produção, utilização e descarte de plásticos tem efeitos negativos importantes: de 80 a 120 bilhões de dólares de embalagens plásticas são perdidos anualmente. E além do custo financeiro, sem nada em troca, os oceanos terão mais plástico do que peixes (em peso) até 2050", informa um comunicado.

saiba mais
Oceanos 'recebem 8 milhões de toneladas de plástico por ano'

Cerca de 90% das aves marinhas têm plástico no organismo, diz estudo

O fórum de Davos, cujas reuniões de trabalho começam na quarta-feira, divulgou os dados de um estudo realizado com a fundação da navegadora Ellen MacArthur e a consultoria McKinsey.

Segundo o documento, a proporção de toneladas de plástico por toneladas de peixes era de uma para cinco em 2014, será de uma para três em 2025 e vai ultrapassar uma para uma em 2050.

Mudanças nas embalagens

O fórum estima necessária "uma refundação total das embalagens e dos plásticos em geral" e a busca por alternativas ao petróleo como material de base para sua produção - pois, caso nada mude, o plástico representará 20% da produção petroleira em 2050.

Por causa dos sacos de plástico de uso único, "95% do valor das embalagens de plástico, estimado entre 80 e 120 bilhões por ano, se perde", lamenta o WEF, pedindo o estabelecimento de canais de reciclagem verdadeiros e reutilização.

"Os modelos de produção e consumo lineares são cada vez mais questionados (...) e isso é especialmente verdadeiro para os setores onde existem grandes volumes de baixo valor como as embalagens de plástico", apontou em declaração a navegadora Ellen MacArthur, também solicitando a criação de uma economia circular, reutilizando os materiais.

Vários países estão tentando limitar o uso de sacos plásticos. Na França, por exemplo, os sacos de plástico de uso único devem ser proibidos em março.

No Reino Unido, a legislação impõe que os consumidores paguem pelos sacos plásticos, a fim de tentar reduzir sua utilização.


http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/01/oceanos-terao-mais-plasticos-do-que-peixes-em-2050-diz-estudo.html

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.273
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2017, 09:35:40 »
Não há logística no mundo nem conscientização possível para deter a dèbâcle da expansão humana sobre a natureza na questão da geração de resíduos. Não adianta racionalizar uma extremidade do processo se a outra, o aumento populacional, continua em desatino.

Offline João da Ega

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 767
Re:Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2017, 11:03:22 »
E ainda tem o problema da acidificação dos oceanos, que tem como causa a atividade humana, com graves consequências

Citar
Por consequência, a acidificação compromete ainda mais a sobrevivência dos estoques de peixes, moluscos e crustáceos para consumo humano, que são alimento essencial ou importante para uma vasta população, agravando o grande declínio que esses estoques já estão sofrendo por causa da pesca excessiva. Os prejuízos para a sociedade ainda não foram bem determinados, mas podem ser muito elevados, chegando a 100 bilhões de dólares anuais, gerando mais fome e pobreza no mundo.[14][26][3][27] Se as tendências continuarem inalteradas, o prejuízo econômico em 2100 pode chegar a 1 trilhão de dólares anualmente.[9] O impacto sobre os corais é um dos mais dramáticos, e tem repercussão proporcional sobre a humanidade, já que sua riqueza biológica provê o sustento direto para cerca de 400 milhões de pessoas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidifica%C3%A7%C3%A3o_oce%C3%A2nica

Talvez esteja sendo pessimista, mas coitadas das futuras gerações...
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 36.242
  • Sexo: Masculino
Re:Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2017, 12:57:43 »
Não vi esse episódio, só metade de um outro programa não relacionado ao tema, mas o programa leva jeito de ser razoável. É da TV cultura.

<a href="https://www.youtube.com/v/9xU71BIIkYg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/9xU71BIIkYg</a>

Offline Zero

  • Nível 14
  • *
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
Re:Poluição dos Oceanos com Resíduos Plásticos
« Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2018, 20:22:19 »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!