Autor Tópico: O novo estilo de governo na Argentina - Mauricio Macri  (Lida 15861 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Muad'Dib

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.738
Re:O novo estilo de governo na Argentina - Mauricio Macri
« Resposta #375 Online: 01 de Setembro de 2019, 14:43:29 »
Liberalismo moderado europeu (social democracia) é justamente o que os liberais daqui da America do Sul estão atacando como socialismo.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.195
  • Sexo: Masculino
Re:O novo estilo de governo na Argentina - Mauricio Macri
« Resposta #376 Online: 01 de Setembro de 2019, 20:33:05 »
Acho que a opinião não é monolítica, embora uma parte significativa das vozes mais barulhentas, infantis, têm essa visão caricatural, alimentada por memes e astroturfing.

Ao mesmo tempo, isso acaba ganhando força significativa por "99%" da esquerda ter uma visão de economia indefensável, "não existe rombo na previdência," etc. Vários desses erros críticos são quase que óbvios, então isso acaba facilitando um "parasitismo" de idéias alinhadas na oposição à esquerda.

Um efeito meio "menino gritando Lobo," só que em vez de falar mentira deliberada, é só bobagem de um culto.

Infelizmente essas coisas tem "nichos" suscetíveis a credulidade, dos dois lados, e isso vem se acentuando preocupantemente nos últimos anos.

Felizmente pelo menos parte de alguns movimentos barulhentos está "acordando" um pouco ao menos para essas coisas, como parece ter ocorrido com o MBL:

<a href="https://www.youtube.com/v/PVXbji4gNZA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/PVXbji4gNZA</a>

O Marco Antonio Villa também talvez possa se dizer estar numa situação similar, agora atacado como "petista."

Não vejo nada muito análogo na esquerda, embora haja alguma heterogeneidade, como o pessoal que, apesar de estar a anos-luz de qualquer bolsonarismo, é de vez em quando xingado de "neoliberal" e etc (como o pessoal do "foro de Teresina" ou o MyNews).

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.248
Re:O novo estilo de governo na Argentina - Mauricio Macri
« Resposta #377 Online: 01 de Setembro de 2019, 21:41:03 »
O prolongamebto dessa discussão "Macri é liberal versus Macri não é liberal" é um blablablá de verbalismo. Se a autoridade pública argentina responsável pelo aumento do déficit fiscal primário é liberal, então eu prefiro ser antiliberal mesmo. Os latino-americanos economicamente racionais sabem muito bem o quão benéfico é não ser escravizado por encargos de dívida pública por causa de políticos que fazem bosta com o orçamento público.

E a alegação de que a liberdade econômica nunca teve espaço na política, exceto pelo autoritarismo, é falsa. Por exemplo, o Reino Unido e a Nova Zelândia da década de 1980 experimentaram avanços significativos na liberdade econômica em regimes plenamente democráticos.

E, pelo amor de Deus, deem mais ouvidos a intelectuais e menos ouvidos a militantes. Intelectuais foram Friedrich Hayek, John Maynard Keynes, Karl Popper, etc. MBLeiros, apesar de importantes fazedores de campanhas de esclarecimento sobre o que não funciona (socialismo, por exemplo) são, no máximo, projetos de intelectuais.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!