Autor Tópico: Science Vlogs Brasil  (Lida 370 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.704
  • Sexo: Masculino
Science Vlogs Brasil
« Online: 04 de Março de 2016, 18:15:23 »
<a href="https://www.youtube.com/v/6YFLjgOpR3w" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/6YFLjgOpR3w</a>

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

Citar
O PROJETO

O cenário de divulgação científica no Brasil não é conhecido por ser favorável a quem deseja transmitir informações e diminuir a ignorância sobre o conhecimento científico em suas diversas áreas. Recebendo poucos incentivos estatais ou patrocínios privados por não ser uma atividade que demande muito apoio popular, o divulgador científico no país deve ser, antes de mais nada, apaixonado pelo seu propósito a ponto de ousar enfrentar desafios capazes de abater espíritos menos perseverantes.

Uma das novas áreas de divulgação que tem mostrado potencial para atingir um público bem maior do que aquele habitualmente alcançado pelos meios tradicionais é aquela feita através de vídeos, geralmente em canais de serviços de streaming como o Youtube®. De fato, diversos destes canais têm feito um trabalho esplêndido no que se refere a educar e levar informação a uma parcela da população que, de outro modo, teria acesso restrito (seja por falta de oportunidade ou de interesse) a aquelas notícias e dados científicos que recebem pouca atenção das mídias de massa.

E é claro que nesta área tão desafiadora, a máxima de que “a união faz a força” também é aplicável, e facilmente compreende-se o porquê: um canal de divulgação científica tem seu alcance maximizado ao ser citado por colegas de atividade. Além disto, um conjunto de canais tende a ser mais expressivo e visível que um único divulgador isolado. Somente estas vantagens já seriam suficientes para que a união de canais alavancassem a divulgação científica através de vídeos no país, mas há um outro fato que talvez seja o mais importante de todos: o da confiabilidade! Afinal,  em um ambiente onde a desinformação e a pseudociência vicejam e se fortalecem alimentados por fartas desonestidade e ignorância, é importante que se provenha uma forma de facilitar que o público possa separar o joio do trigo. Torna-se urgente identificar quem divulga ciência com seriedade!

Cientes disto,  o Scienceblogs Brasil, a Numinalabs e alguns dos mais proeminentes nomes da divulgação científica em vídeos no Brasil unem-se em um projeto inédito e inovador: o SCIENCEVLOGS Brasil!

O SVBr é, além desta aliança entre canais, um selo de qualidade para divulgadores científicos, que garante que um vídeo que o contenha esteja veiculando informações científicas sérias, com fontes reconhecidas e representativas do consenso científico e acadêmico atual, sendo constantemente analisadas pelos pares em uma favorável rede de ajuda mútua e comunicação constante.


 

Pin alternativo do SVBr
 

O projeto encontra-se em constante expansão: procuramos divulgadores científicos para integrarem o grupo (após avaliação criteriosa por parte dos envolvidos). Faça parte você também e torne-se conosco um divulgador científico!

SVBr: ciência de verdade explicada por quem entende de ciência pra quem gosta de ciência!
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

  • Webmaster
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.961
  • Sexo: Masculino
Re:Science Vlogs Brasil
« Resposta #1 Online: 04 de Março de 2016, 18:39:53 »
Yay! :yahoo:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!