Autor Tópico: Democracia - o deus que falhou  (Lida 1664 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.235
Re:Democracia - o deus que falhou
« Resposta #50 Online: 01 de Julho de 2018, 14:14:32 »

Alguém consegue achar problemas no sistema que o cidadão está propondo?

No  mundo inteiro, talvez com exceção de um punhado de países, as pessoas que se dispõem a entrar no mundo da política são pessoas que compartilham características de personalidade que as fazem pessoas reprováveis para lidar no dia a dia. Ninguém gostaria de ter um maníaco que foi eleito para o congresso nacional como vizinho, por exemplo. O sistema do vídeo me parece bem adequado para eliminar essa seleção de deploráveis que o nosso atual sistema democrático naturalmente produz.

Democracia falhou, não funciona, só está ai porque é a menos pior.


Tal sistema não atacaria o ponto principal da incompetência política: político é um burocrata que está isolado dos efeitos adversos de suas ações. Uma seleção de candidatos nesse estilo não seria aleatória, pois existiria um viés de seleção adversa de candidatos a charlatães pelo motivo exposto na frase anterior. E, além disso, não existe qualquer problema para lobista de grande corporação comprar um cidadão que, tipicamente, fosse resultado desse viés de seleção adversa.

Ou seja, esse sistema restringiria a universalização do direito de se candidatar a cargo político, oferecendo pouco ou nada em troca, pois carreirismo político pode ser remediado por outros mecanismos que não o sorteio.
« Última modificação: 01 de Julho de 2018, 15:35:20 por -Huxley- »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!