Autor Tópico: Adauto Lourenço  (Lida 82961 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Adauto Lourenço
« Online: 10 de Setembro de 2005, 01:31:56 »
Estou criando um novo tópico tratando do físico, porque aquele acabou abordando outros assuntos não pertinentes ao Adauto.

Vamos avaliar o perfil do tão famoso criacionista que faz "brilhantes palestras" que mudam a visão de tantas pessoas.

Citação de: [u]Editora Fiel[/u]
Adauto J. B. Lourenço B. Sc., MSc., é formado em Física pela Bob Jones University, USA. Mestrado em Física Nuclear pela Clemson University, USA. Pesquisador responsável em Sistemas de Imagem de Estruturas Atômicas (Oak Ridge National Laboratory), é membro da American Physics Society,EUA e pesquisador em Trocas de Energia em Nível Atômico (Max Planck Institut für Stromunsgsforchung, Alemanha).


Bob Jones Univsersity

Bem, ele não consta em nenhum lugar onde ele se formou. No site da Clemson University consta o nome de Adauto como alguém que fez mestrado na Universidade, como mostra esta página.

Porém, onde Adauto Lourenço graduou-se? Bem, ele precisa ter se graduado em algum lugar, nada menos apropriado do que a Bob Jones Univsersity, uma universidade fundamentalista cristã particular, onde na página inicial encontramos algumas passagens bíblicas. A Bob Jones Univsersity oferece diversos cursos sobre o crisatianismo como o ensino da Bíblia. A Univsersidade é criacionista, e defende o criacionismo YEC. Uma frase mostrando a posição da univsersidade quanto ao tema:

The BJU biology department proclaims its support for creationism.


Como podemos observar nesta páina, a BJU vê o evolucionismo como irreconciliável a sua fé.
Portanto, nas aulas de Biologia da BJU, vocês nunca verão o ensino da Evolução, e sim do criacionismo.

Interessante também é analisar a Missão e Filosofia da Bob Jones Univsersity.

A Loja da Universidade é uma loja notavelmente fundamentalista cristã. Nela, vemos diversas obras criacionistas. A área Links deles é usada de propaganda para sites cristãos e criacionistas.

O interessante não as regras que os alunos precisam seguir. Entre elas estão não poder escutar música Country, New Age, Rock e Música Contemporãnea Cristã (Gospel); não poder ter tatuagens ou piercins. Até a década de 80, relações intra-raciais eram pribidas na universidade. Entre outras regras absurdas se encontram algumas formas de corte de cabelo, vestimenta desnecessária, a proibição de assistir filmes e ainda muitas outras coisas que podem ser lidas neste.

É uma universidade demasiadamenta fundamentalista.

Eu mandei um e-mail a Bob Jones para verificar se Adauto realmente graduou-se por lá. Não respoderam. Mas tudo indica que sim, porque é o único lugar para ele graduar-se, já que na Clemson ele conseguiu o mestrado.

Oak Ridge National Laboratory

De fato, Adauto Lourenço trabalhou, como consta nesta lista

American Physics Society

No site da sociedade, nada encontrei sobre Adauto Lourenço. Então mandei um e-mail ao responsável pelo Departamento de Físicos:

Hello.

I would like to know if "Adauto Lourenço" it´s a
member of the American Physics Society.

Thank you.


A resposta que obtive:

Your inquiry was sent to the APS Membership Department for reply.  

I am not able to find any record of Dr. Lourenço in our database.


O Departamento de Membros não me respondeu, então mandei um e-mail a eles:

Hello.

I would like to know if "Adauto Lourenço" is a
member of the American Physics Society.

If it will not be possible to send such information,
say to me, please. This information is very important.

Thank you.


A resposta que obtive:

We do not show that Adauto Lourenco is a member of the APS.

Best Regards,

APS Membership Department
p-301-209-3271
f-301-209-0867


Max Planck Institut für Stromunsgsforchung

Infelizmente este institudo não possui mais site, mas o Stein da STR havia checado o site na época que ele existia e não encontrou nada do Adauto. Também havia mandado um e-mail ao institudo, não responderam.

O que o Stein tinha verificado na STR:

Adauto Lourenço não faz parte do staff, sequer é mencionado em alguma url estrangeira.

Pesquisador da FAPESP?

Dois sites afirmam que Adauto Lourenço desenvolve pesquisas para a FAPESP. Os sites que afirmam isso são estes:

*Igreja Adventista
*UENF

Em primeiro lugar, o Dr. Adauto Lourenço não possui LATTES. Como alguém poderia desenvenvolver pesquisas à FAPESP e não possuir tal currículo? É quase que contraditório.

Pois é, o ilustre físico não possui LATTES, um pesquisador científico ou uma pessoa que gosta de lobby's religiosos?

No site da FAPESP, não encontrei nada relacionado ao físico. Nenhuma novidade. Decidi mandar um e-mail à FAPESP:

Poderiam me informar se Adauto Lourenço desenvolve pesquisas para a FAPESP?

Obrigado.


A resposta:

Prezado Fernando,

A pessoa mencionada abaixo não possui processos na FAPESP.

Atenciosamente,
Setor de Informações


Credenciais religiosos

Adauto Lourenço é professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Além de se dizer formado em Teologia. Parece que o APODman havia contatado o Maycon (que faz teologia) e este confirmou que não há registros de que Adauto Lourenço tenha se formado em Teologia. Mas será que até nisso ele possui credenciais duvidosas?

Adauto trabalhou na NASA?

Adauto costuma afirmar que já trabalhou na NASA. Um dos sites que confirmam isso é este.

No entanto, nada se encontra no site da site da NASA sobre isso. Todavia, mandei um e-mail, que até agora não foi respondido.

Analisando os Argumentos de Adauto Lourenço

Refutando artigo do Tabernáculo


Citação de: Adauto Lourenço
O Criacionismo é o movimento que contesta a idéia de que o evolucionismo, formulado por Darwin e aceito pelo mundo inteiro, inclusive as escolas, e que prega que o homem evoluiu do macaco

O evolucionismo nunca pregou isso. Quem prega isso são pessoas com idéias equivocadas sobre o darwinismo, como criacionistas. O homem não evoluiu de macacos, e sim compartilhou um ancestral em comum com eles.
Citação de: Adauto Lourenço
enquanto a Bíblia claramente diz o contrário. Hoje a ciência está descobrindo a falácia do evolucionismo e, cada vez mais, defensores se mostram decididos a fazerem do criacionismo, a idéia dominante sobre a criação do homem. Hoje existem pelo menos 75.000 cientistas e PHDs em todo o mundo que defendem o criacionismo.

O evolucionismo é comprovado a cada dia. Em hospitais e laboratórios podemosobservar evoluções rápidas como a de vírus. Dizer que o evolucionismo está sendo refutado é uma desonestidade sem tamanho, pois até mesmo a comunidade criacionista aceita algum tipo de evolução. E criacionistas YECs aceitam que ocorreram evoluções rápidas com especiações a muito tempo atrás. Sem contar no fato de que os criacionistas não negam a importância da seleção natural.

A Teoria da Evolução está sendo sempre evidenciada, observamos sempre publicações em periódicos científicos algum artigo tratando sobre a teoria de Darwin. E se o evolucionismo está sendo refutado e o criacionismo está predominando, onde estão as publicações criacionistas em periódicos científicos? Onde estão os laboratórios de pesquisa criacionistas?

E ainda, a Teoria da Evolução é sustentada por cientistas que costumam estudar a evolução a sério. O criacionismo só possui sustentações por lobby's religiosos, fundamentalistas tentando comprovar que a Bíblia é verdadeira, e geralmente pessoas que não tem relação com Ciências Biológicas.

A porcentagem de cientistas criacionistas é de menos de 1%, como podemos ver neste link.

Citação de: Adauto Lourenço
Segundo Lourenço, a Bíblia prova ou reprova algumas coisas que a ciência diz. Não é necessário provar cientificamente o que a Bíblia diz mas a própria ciência atesta tudo que a Bíblia diz, muitas vezes tardiamente.

É a inversão metódica que os criacionistas fazem, uma atitude anti-científica. Na Ciência, precisamos analisar os fatos para então podermos tirar nossas conclusões (teorias). No método criacionista, a partir da conclusão busca-se fatos para tentar comprovar a veracidade bíblica. Sempre de modo subjetivo, estando a mercê de interpretações, e não de algo objetivo.

Citação de: Adauto Lourenço
Lei da conservação da matéria - A lei formulada pelo físico Lavoisier, diz que na natureza nada se perde, tudo se transforma. A Bíblia já dizia em Eclesiastes 3:14 que tudo que Deus fez durará. Até parece que Lavoisier lia a Bíblia e de lá tirou sua conclusão.

Einstein complementou este enunciado, informando que até mesmo a energia se transforma (até porque matéria = energia). O criacionismo supõe uma criação. Então? Como Lavoisier disse: Nada se cria.
Citação de: Adauto Lourenço
Terra Redonda - Jó disse que a terra é redonda muito antes que Galileu (Jó 2.2). Galilei teve de se retratar perante a igreja católica para não ser decapitado.

Que a Terra era redonda já se falava muito antes da Bíblia. Erastótenes, por exemplo, já confirmava isso. E sem estar a mecê de interpretações subjetivas como a da Bíblia. Aristóteles também já havia concluído que a Terra não era plana, e sim esférica.
Ah, e Galileu nada tem a ver com o formato da Terra. Ele foi suspeito de heresia por afirmar que a Terra se movia, e por dizer que ela se movia em torno do Sol, defendendo o heliocentrismo de Copérnico.

Citação de: Adauto Loureno
Dilúvio - As provas do dilúvio também são fartas. Nos lagos imensos no Rio Sulivan, Canadá, pode se ver formações rochosas que tem a forma de uma lama dobrada e seca. Após o dilúvio, havia lama na terra e ao passar dos anos, essa lama solidificou-se, formando as rochas que se vêem no Canadá.

Assassinaram a lógica agora. Também chove em São Paulo também podemos ver camadas secas em diversos lugares, inclusive no litoral. Isso não quer dizer que tenha chovido a mesma coisa na Grécia, China, etc.

Citação de: Adauto Lourenço
Cerca de 700 milhões a 2 bilhões de pessoas morreram no dilúvio por causa do pecado que não era tão diferente dos dias atuais. Os únicos justos do planeta eram a família de Noé.

E onde estão os vestígios desse genocídio divino? Existiam duas milhões de pessoas na época?

Citação de: Adauto Lourenço
Código genético - O código genético é a maior prova da sofisticação da criação de Deus. Após anos de estudos, por meio de uma mega equipe mundial de cientistas, “quase” 100% do código genético humano foi decifrado, todas as combinações genéticas possíveis do ser humano como cor de cabelo, altura, etc. Os cientistas “analisam” o que Deus criou nos mínimos detalhes.
Índios - Ao perguntarem sobre como haviam índios na América e por onde eles vieram já que os continentes haviam sido divididos, Adauto disse que a família de Noé teria passado pelo Estreito de Bhering - norte da Rússia.

Continuam assassinando a lógica: Mapearam todo genoma humano. Logo, Deus existe. É, também boiei.
Estreito de Bhering? Estreito de Bering!
Quais as evidências que temos de que Noé tenha atravessado o estreito com sua família?
O Código genético já é conhecido a muito tempo e é a mesma coisa para todos os animais. Essa pessoa não sabe a diferença entre genoma  código genético!

Agora vamos a Entrevista que Adauto deu ao Tabernáculo:

Citação de: Adauto Lourenço
Eu me formei, fiz colégio técnico e curso de Teologia, mas mesmo assim as idéias do evolucionismo ainda continuavam bem sedimentadas na minha vida. Mas eu tinha o desejo de continuar meus estudos. Fui para os Estados Unidos para fazer Física na universidade e, então, percebi que o negócio era muito mais amplo, que a minha visão era muito limitada, ou seja, aprendi a pensar dentro de caixinhas, porque é assim que a evolução faz. Você olha em uma caixinha que são os fósseis, olha em outra que são as placas tectônicas e você vai se perguntando como estas caixas se encaixam? Elas não se encaixam.

Foi isso que aprendeste na Bob Jones University.

Citação de: Adauto Lourenço
O evolucionismo sempre foi uma religião, porque toda ciência é religiosa.

De Física eu não sei, mas de Biologia o Sr. Adauto Lourenço não entende nada. O homem ainda faz palestras sobre evolucionismo mas não sabe nem o básico da teoria. Para alguém que comete o erro primário de dizer que evoluímos do macaco. Desde quando o evolucionismo foi uma religião? Criacionismo é religião, evolução não. É na criação que temos Deus, é nela que temos pontos religiosos morais, são em templos que vemos tais idéias defendidas, são por fundamentalistas religiosos que vemos o criacionismo ser defendido. Não é em filmes evolucionistas que vemos passagens de livros sagrados.

Citação de: Adauto Lourenço
Qualquer área da ciência, quando você começa, se você não crer que a coisa seja daquele jeito, não inicia uma pesquisa.

Esta é mais uma atitude anti-científica. Se você não crê em algo sem conhecê-lo, precisa estudar sobre isso para que sua descrença seja honesta e justificada. Na Ciência as coisas não funcionam do modo que Adauto coloca. Nela, devemos pesquisar os dados e verificar as evidências, testá-las, tentar refutá-las, e ver se são verdadeiras, para então tirarmos uma conclusão. Não é simplesmente eu não crer em algo por preconceito que não vou pesquisar sobre isso.

Citação de: Adauto Lourenço
O elemento crer faz parte da pesquisa.

Devemos tentar ser o mais neutros possíveis. Para não afetar no teste. Devemos usar o método duplo-cego.

Citação de: Adauto Lourenço
A lei da Biogênese diz que a vida gera vida. Como a evolução prova que não vida passou a se tornar vida se tem que quebrar a lei, tem que ter um mecanismo que anule essa lei para que isto aconteça, tem que achar um jeito para fazer a coisa acontecer? A lei diz que não acontece;

Mais equívocos básicos da parte de Adauto. A evolução das espécies não tenta explicar o surgimento da vida. Nas palavras do Stein da STR:

Evolução biológica necessita de seres vivos pré-existentes. Seleção cumulativa, um dos mecanismos da evolução, só pode operar em estruturas que sejam capazes de se replicar. Abiogênese, dessa forma, é um campo de estudos independente da Teoria da Evolução.

De acordo com o livro do Gênesis, animais e plantas passaram a existir sem pais. De acordo com tudo o que sabemos sobre biogênese, todos os indivíduos membros dos reinos animal e vegetal tiveram pais.

Da mesma fonte, o Homem foi criado do "pó da terra", e Deus soprou em suas narinas para que ele adquirisse a vida. Contradiz esse seu primeiro argumento.


Citação de: Adauto Lourenço
A lei de Mendell é a lei da transmissão genética. Ela diz que características são passadas de pais para filhos, mas diz que existe um limite de coisas genéticas que podem ser passadas. Não tem como mudar isso. Como a evolução explica que um grupo passou a ser outro grupo - é o que a evolução chama de macroevolução. Isso nunca foi provado, não é nem científico.

Variações na macroevolução podem ocorrer com o material recombinado, sem necessitar de material novo. Isto pôde ser observado em drosófilas e tentilhões. Comentário do Stein:

Mutações aleatórias nos genes podem formar alelos diferentes, são a fonte de nova informação.

A única barreira que previne a macroevolução ( seja qual for a sua definição para isso ) é o tempo.

Prova absoluta é para a matemática. Existem várias evidências em diversos campos da ciência que ao convergidas demonstram que a macroevolução é um fato científico.


Citação de: Adauto Lourenço
A lei da termodinâmica fala a respeito da diminuição de complexidade com o passar do tempo, do aumento da desorganização. Uma forma mais simples de informar que energia vai se tornando mais e mais em formas não utilizáveis, ou seja, a quantidade disponível de calor para você trabalhar com ele é cada vez menor.

Stein já respondeu satisfatoriamente essa questão também:
Isso foi inesperado, senão desapontador, por ter vindo de Físico Nuclear. A entropia ( dispersão de energia ) tende a aumentar em sistemas físicos fechados. Como os seres vivos estão sempre renovando a energia graças ao Sol, a vida não é um sistema fechado, portanto não contradiz a Segunda Lei da Termodinâmica.

Citação de: Adauto Lourenço
O que a evolução tem que eu possa crer? A evolução nada mais é que o aparecimento de organismos desconhecidos

Mentira, a evolução é a mudança no conjunto genético de uma população com o passar de gerações. O aparecimento "do nada" de organismos desconhecidos seria a abiogênese. O aparecimeno de novos organismos não acontece da noie para o dia, e sim de forma gradual.

Citação de: Adauto Lourenço
com uma composição desconhecida, um oceano ou atmosfera de composição desconhecida que passaram por processos desconhecidos

Stein:
Falso. É possível inferir a composição básica das protocélulas.
Existem evidências geológicas vindas da Terra e do espaço para sugerir a composição da atmosfera da Terra entre 3.8 e 4 bilhões de anos atrás.

Citação de: Adauto Lourenço
Um caso de evidência seriam os fósseis. Onde estão os fósseis da transição? Não existem.

Stein:
http://www.talkorigins.org/faqs/faq-transitional/part1a.html

Existem exemplos de fósseis de transição entre invertebrados e cordados, entre peixes e anfíbios, entre anfíbios e répteis, entre répteis e mamíferos e entre répteis e aves.

Citação de: Adauto Lourenço
Se eu encontrar um relógio no chão eu diria que ele apareceu espontaneamente ou que teve um criador. Então é científico pensar na existência de um criador. É parte do nosso conhecimento e experiência e por isso não pode ser colocado num posicionamento de não científico.

Nós conhecemos como se cria um relógio, então sabemos que ele possui um criador. No entanto, na natureza, não conheçemos o criador dela, o que temos são teorias científicas de como o design da natureza pode aparecer, e ela não envolve propósito e deuses.

Citação de: Adauto Lourenço
Acho que posso responder de forma bem simples. Quantas monografias sobre criacionismo você já leu? Não existem porque as pessoas dizem que isso é religioso. Quantos eventos criacionistas você encontra na mídia? Nenhum. O que você encontra de literatura criacionista sendo ensinado nas escolas? Nada. Porque o Ministério da Educação não propõe o aparecimento ou colocação da teoria criacionista lado a lado da teoria evolucionista?

O Estado é laico, se fôssemos ensinar o criacionismo cristão, ele seria ensinado nas aulas de religião, e com o ensino dos demais criacionistas de outras culturas da Terra. A Ciência trabalha com seus erros, se um criacionista refutar a evolução, periódicos científicos não hesitarão em publicar sua matéria, nenhum criacionista fez isso até hoje. Em casos de correção na Ciência, como fraudes de fósseis e ossadas, foram os próprios evolucionistas que acabaram reutando e apontandoa fraude. Nem para isso servem os criacionistas...

Citação de: Adauto Lourenço
No entanto, existe um grande preconceito ao estudo da ciência criacionista, da proposta da teoria da criação. Porque muitos entendem que ela é apenas religiosa.

Quando o criacionismo puder-se a trabalhar seriamente e não com espantalhos quem sabe esse quadro mude. Quando entenderem como funciona a evolução e pararem de mentir, veremos se suas proposições são verdadeiras. A Ciência não pode sustentar o lobby religioso de alguns fundamentalistas.

Citação de: Adauto Lourenço
Eu não tenho como ir num laboratório e provar que Deus existe. A pergunta é: Alguém tem como ir e provar que ele não existe? Os dois precisam de fé. Um crendo que Ele existe e o outro crendo que Ele não existe.

Argumentum ad ignorantiam.

Agora vamos comentar sobre Criacionismo, Evolução e Fé - Adauto Lourenço:

Citação de: Revista Impacto
A versão apresentada pela Ciência e ensinada nas escolas em todos os níveis, sobre a origem do Universo, do planeta Terra e da vida sobre a Terra, entra em choque direto com a narrativa da Bíblia, tal como está nos primeiros capítulos de Gênesis. Há duas posições extremas nesse assunto: os que fazem uma interpretação literal do texto bíblico e defendem que só o que a Bíblia afirma pode ser verdade. E os que acham que tudo que a Bíblia diz está errado, já que a Ciência “provou”, através da teoria da evolução, que os fatos ali registrados não ocorreram, e que o surgimento da vida, do homem e dos animais se deveu a fatores físicos e naturais.

Quando o evolucionismo surgiu, ele veio não para refutar o criacionismo bíblico, e sim para se auto-provar, e foi o que fez.

Citação de: Revista Impacto
Assim, a teoria do big-bang, que explica o surgimento do Universo a partir de uma imensa explosão

Não houve explosão no Big Bang, esta é só uma analogia.

Citação de: Revista Impacto
O cientista brasileiro Adauto J. B. Lourenço, com mestrado em Física, na área de matéria condensada, pela Clemson University, na Carolina do Sul, EUA, e pesquisador da FAPESP, é membro da American Physics Society e da Sigma-Pi-Sigma Society of Physics.

Será?

Citação de: Adauto Lourenço
Esta percepção errônea precisa ser esclarecida. Darwin, embora fosse meticuloso no seu trabalho, não utilizou um método científico para apresentar a Teoria da Evolução. O método científico apóia-se na observação, isto é, procura duplicar os processos da natureza através de experimentos que, uma vez demonstrados, podem ser repetidos por qualquer pesquisador.

Darwin não observou nada? O que ele ficou fazendo entre 1832 e 1859? Ele fez uma longa viagem por um barco observando e catalogando espécies, depois de sua volta, continuou pesquisando sobre o assunto.
Nem tudo na Ciencia precisa de experimentação, a evolução era um fato visto por Darwin na mudança entre espécies, ele possuía evidências, sua teoria era falseável e não pôde ser falseada, portanto, era científica. Apoiada por fortes observações de fatos.

Nem tudo pode ser experimentado, não podemos reproduzir tornados, mas eles existem, isso é um fato, como eles ocorrem, se chama teoria. Assim é com a teoria da evolução, embora não possamos repdroduzir umaevolução em laga-escala, inferimos que ela aconteceu por evidências fósseis, e a teoria que explica essas mudanças é a teoria de Darwin.

Citação de: Adauto Lourenço
É o oposto do método dogmático, em que uma crença prevalece sempre, por definição. Em seu livro A Origem das Espécies, Darwin desenvolveu uma hipótese com o intuito de fornecer uma explicação plausível para a origem da biodiversidade do nosso planeta. E baseou essa hipótese em sete postulados que não podem ser comprovados experimentalmente, não sendo, portanto, comprováveis pelo método científico.

A seleção natural não é um fato? Isso é inclusive reconhecido pela comunidade criacionista, e é recomendável não usar este argumento. A dica é de um site criacionista.
A seleção natural é o maior fato da teoria da Darwin, como eplicamos que bactérias adquirem resistência a antibióticos? Como explica-se que insetos adquirem resistência a inseticidas?

Citação de: Adauto Lourenço
O Dr. Michael Denton, biólogo molecular, afirma em seu livro Evolução, uma Teoria em Crise (Evolution: A Theory in Crisis), que desde o lançamento da Teoria da Evolução, em 1859, até hoje, não houve uma única descoberta empírica ou avanço científico que validasse as duas premissas em que a mesma se fundamenta:  (1) existe uma seqüência contínua entre todas as formas de vida, da mais simples até a mais complexa, que demonstra como tudo evoluiu a partir de um único ser vivo primordial;

A evolução nem sempre é linear, no caso da história de toda a evolução em nossa biosfera ela é descontínua.

Citação de: Adauto Lourenço
e (2) a vida e toda sua diversidade resultaram de processos cegos e aleatórios sem qualquer planejamento ou inteligência superior.

A seleção natural, o mecanismo essencial na evolução, não ocorre aleatoriamente. Apesar de não possuir planejamento, ela é direcionada.

Citação de: Adauto Lourenço
Assim sendo, a Teoria da Evolução é questionável justamente na sua base. Aceitá-la como provada implica dizer que hipóteses sem evidências concretas podem ser consideradas verdades indiscutíveis. Ensiná-la como a única alternativa é propor um dogma, o que se opõe frontalmente ao caráter científico.

Ao menos que se apresentem novas teorias, esta será a vigente. O criacionismo não é uma teoria alternativa ao evolucionismo.

Citação de: Adauto Lourenço
A teoria do Desenho Inteligente, ou Design Inteligente (Intelligent Design, em inglês), também conhecida como Criacionismo, apresenta-se como uma alternativa à Teoria da Evolução. É uma teoria que merece ser considerada?

Essa teoria tem como premissa básica que certas características do universo e dos seres vivos encontram melhor explicação em uma causa inteligente do que em um processo aleatório, como no caso da seleção natural.

O Dr. Adauto faz palestras sobre a Teoria da Evolução. Para fazê-las, ele precisa entender pelo menos o mínimo desta. A seleção natural é a essência da idéia de Darwin, e não ocorre aleatoriamente. Como alguém que viv falando que a evolução está errada não entende algo tão básico? Além do mais, o Dr. Adauto já demonstrou que nada sabe de Biologia e muito menos de evolução. Porém, ele nega o evolucionismo. Como alguém nega algo que desconhece? Para que nossa descrença seja justificada, devemos entender aquilo que estamos negando.

Citação de: Adauto Lourenço
É defendida por muitos cientistas renomados, mas vem sendo muito mal interpretada pela falta de conhecimento dos que se opõem a ela.

Assim como a Teoria da Evolução é mal-entendida aos que seopõe a ela.

Citação de: Adauto Lourenço
É importante deixar claro que a grande maioria dos criacionistas não é evangélica, não crê na Bíblia e não está afiliada a nenhum grupo religioso.

Os principais "cientistas" criacionistas têm esse perfil. Assim como os principais defensores da idéia criacionista.

Citação de: Adauto Lourenço
Também os estudos do mtDNA (DNA mitocondrial) comprovam a origem da raça humana a partir de uma única mulher.

Essa idéia é equivocada. Temos sim uma Eva Mitocondrial, mas é difícil inferirmos em qual ponto uma mulher passou a ser considerada Homo Sapiens. Como evoluções desse tipo ocorrem de forma lenta e gradual, sempre teremos pequenos intermédios.

Citação de: Adauto Lourenço
Há vários, e um dos mais fascinantes é o que mostra, a partir de pesquisas com o DNA (ácido desoxirribonucléico), como o código genético é uma das evidências mais marcantes da necessidade de uma inteligência superior. Dentro da ciência da informação, um dos teoremas principais afirma que: “um sistema de códigos é sempre o resultado de um processo mental, isto é, requer uma origem inteligente ou um inventor”. Outro teorema afirma que: “não existe nenhuma lei da natureza e nenhuma seqüência de eventos conhecidos que possa fazer com que informação possa originar-se por si mesma da matéria”.

Ciesntistas já conseguem sintetizar materiais orgânicos e material genético. O RNA já foi replicado em laboratório. Ao menos que se prove a intervenção de um Criador na existência do código genético, o argumento criacionista está falso.

Citação de: Adauto Lourenço
O nosso material genético está altamente codificado. A complexidade é tanta que mesmo após dez anos de pesquisas, a ciência teve que reconhecer a sua humilde posição diante de tamanha engenhosidade. Como explicar tal complexidade? O que se evidencia é que sistemas deixados por conta própria tendem a perder complexidade utilizável, e não a ganhá-la. Somente uma criação complexa, completa e diversificada poderia explicar a enorme complexidade do código genético e as suas muitas diferenças exemplificadas nas várias formas de vida.

Não confundir código genético com genoma.

Citação de: Adauto Louenço
Por falar em complexidade, veja como o código do pequeno pássaro conhecido como East Siberian golden plover (tarambola-dourada), apresenta um desafio imenso. Como explicar o conhecimento desse pássaro, que migra do Alasca até o Havaí, voando 88 horas sobre o oceano Pacífico, numa formação em delta para economia de “combustível” e refazendo os cálculos de orientação GPS (por não possuir referências visuais para sua orientação), devido a ventos laterais? Como ele sabe o quanto de gordura precisaria ter no seu corpo antes de começar a viagem para ter “combustível” suficiente para chegar lá? Como poderia toda essa complexa informação ter sido fruto apenas de processos cegos e aleatórios? Uma crença em tais processos implicaria uma fé imensamente maior que a própria fé que a Bíblia descreve!

Pode ser explicado por uma seleção natural cumulativa, e que não ocorre ao acaso.

Citação de: Adauto Lourenço
Até mesmo o ateu possui uma fé, já que não pode provar empiricamente que Deus não existe.

Inversão do ônus da prova.

Citação de: Adauto Lourenço
O senhor lê muitos livros científicos. Lê também a Bíblia?

Além de pesquisar dentro do Criacionismo, gosto muito do estudo da Bíblia.

Engraçado... ele havia afirmado que era pesquisador de Instituto Max Plank e da FAPESP, mas aqui ele fala que pesquisa criacionismo como fonte de seus estudos científicos, como se não estudasse outra coisa.

Citação de: Adalto Lourenço
O Criacionismo ou, mais especificamente, a Teoria do Desenho Inteligente, não precisa da Bíblia ou de algum outro livro religioso para se manter em pé.

Os entusiastas do ID não se consideram criacionistas.


Conclusão[/size]

Adauto Lourenço possui credenciais duvidosas. Seus argumentos contra a evolução são primários e ricos em espantalhos.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 34.099
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2005, 01:44:51 »
[criacionista]

é claro que a seleção natural não é fato.

PRimeiramente, a natureza não é consciente para selecionar qualquer coisa;

Em segundo lugar, se os seres foram projetados para o seu ambiente significa que já terão aptidão ótima e que não poderão surgir variações melhores - primeiramente porque é fisicamente impossível as mutações que causem melhoras e acréscimo de material genético, em segundo, como já disse, porque eles já foram projetados para o ambiente, e a mutação, sendo só um erro aleatório, não poderia melhorar uma invenção pensada para aquela função!

No máximo, as variações deletérias são eliminadas, conservando o fixismo. Mas até isso ocorre pouco, porque o potencial genético é limitado, não surge novo material genético que é o que originaria novas espécies e macroevoluções. Não vemos por exemplo, tartarugas criando asas e tentando vôos suicidas, porque Deus não as dispôs do potencial genético para isso, logicamente porque seria uma idéia idiota. Mas vocês evolucionistas crêem cegamente que os répteis deram origem às aves ainda assim. Eu nunca ouvi uma lagartixa cantar como um sabiá, no dia que isso ocorrer, talvez eu me torne evolucionista! :lol:

[/criacionista]

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2005, 02:10:37 »
Enquanto isso, no Orkut:

..Acabei de chegar , mais uma vez, de uma palestra de um dos maiores feras no assunto...
Realmente...Ele é bárbaro...Deus deu um grande ministério pra ele...Só de saber que sempre no meio, existem pessoas defensoras do evolucionismo e que saem de lá...sem ação...Já vi pessoas totalmente incrédulas no Senhor, que depois , passaram à crer...
....Que o Senhor abençoe vocês...


http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=138671&tid=23498952

 :desconfiado:

Offline Agnostic

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.049
  • Sexo: Masculino
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2005, 02:14:13 »
Estou compartilhando um vídeo no formato RealPlayer no qual o Adauto associa o evolucionismo à anarquia e à pornografia, além de mostrar(literalmente) um pedaço de dinossauro morto recentemente na costa da Nova Zelândia. Segundo ele falou, esse fato foi acobertado pela mídia [certamente por influência da conspiração de cientistas ateus.. .hehe]. Entre outras pérolas ele também afirma que cai poeira da lua na terra e de acordo com alguns cálculos(que ele nem cita), se a terra tivesse a idade que os evolucionistas afirmam ter[sic], era para a superfície da terra estar coberta por 57 metros de poeira. Portanto, a terra é jovem, com apenas pouco mais de 6 mil anos de idade. ;-)

Hilário! Na próxima mensagem vou dar explicações para como acessar o arquivo.
Who cares?

Offline Voodoo

  • Nível 09
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
  • E por estas e outras eu digo é F*DA-SE
    • QualitySP
Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2005, 02:19:32 »
Citação de: Agnostic
Estou compartilhando um vídeo no formato RealPlayer no qual o Adauto associa o evolucionismo à anarquia e à pornografia, além de mostrar(literalmente) um pedaço de dinossauro morto recentemente na costa da Nova Zelândia. Segundo ele falou, esse fato foi acobertado pela mídia [certamente por influência da conspiração de cientistas ateus.. .hehe]. Entre outras pérolas ele também afirma que cai poeira da lua na terra e de acordo com alguns cálculos(que ele nem cita), se a terra tivesse a idade que os evolucionistas afirmam ter[sic], era para a superfície da terra estar coberta por 57 metros de poeira. Portanto, a terra é jovem, com apenas pouco mais de 6 mil anos de idade. ;-)

Hilário! Na próxima mensagem vou dar explicações para como acessar o arquivo.


momentos atraz no msn: (rogerio é "Agnostic", daniel é "voodoo")

Rogério diz:
vc já ouviu falar no adauto lourenço?
Daniel Rodrigues diz:
cara a porra do gato achou uma pilha para fazer barulho
Daniel Rodrigues diz:
e eu não  :evil:
Daniel Rodrigues diz:
adauto lourenço?? é ateu?
Rogério diz:
nada... é um criacionista que diz asneiras e os crentes acham ele o máximo
Daniel Rodrigues diz:
não
Rogério diz:
estou com um vídeo dele aqui no qual ele diz q o evolucionismo causa a pornografia e a anarquia
Rogério diz:
hahahaha
Daniel Rodrigues diz:
 :(
Daniel Rodrigues diz:
sera q é o porque de que estou vendo fotos pornos e ouvindo punk exatamente agora?
Daniel Rodrigues diz:
acho q ele tem razão
Rogério diz:
Hahahuahauhauah
Daniel Rodrigues diz:
AUHAuhauhhuaHUAhuaHUAhuauhUHAhaHUa

não tenho q falar mais nada...
:diabo: The Devil’s Corps "Serving the Devil since 2003"

Offline Agnostic

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.049
  • Sexo: Masculino
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
Adauto Lourenço
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2005, 04:38:49 »
Criei uma conta no Gmail para compartilharmos arquivos de interesse a nós, céticos e afins. A conta não tem qualquer vínculo com o Clube Cético, nem no nome. É apenas uma forma de compartilharmos arquivos de interesse geral. Se alguém tiver alguma idéia melhor, me diga. Passarei a senha por mensagem particular a quem estiver interessado. O usuário Oceanos também sabe o email e a senha e pode passar para quem quiser. Trolls nem adiantam insistir, obviamente. ;-)
Para fazer uploads, basta enviar email para o próprio endereço, o qual também passarei por MP.
Peço que usem o bom-senso de não compartilharem a senha com terceiros, para evitar o uso mal-intencionado da mesma. Está sendo compartilhado no momento apenas o vídeo do Adauto, que é uma palestra anti-evolucionismo com argumentos bizarros e (muito)hilários. O formato é do RealPlayer (.rm) e está zipado.
Depois vou colocar lá a versão free do RealPlayer também, para quem não a tem e acha difícil baixá-la (é realmente difícil baixá-la, eu acho: você entra no site e eles insistem para comprar a versão comercial).
Who cares?

Offline Oceanos

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.924
  • Sexo: Masculino
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2005, 04:49:00 »
Existe uma versão alternativa "menos comercial" ao Realplayer, que pode ser baixada aqui.

Offline OldSkull

  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.504
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2005, 12:22:05 »
Tem o quicktime alternative tb no superdownloads 8-)

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Oceanos

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.924
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2005, 14:38:01 »
Citação de: OldSkull
Tem o quicktime alternative tb no superdownloads 8-)

Sim, foi o link pra onde postei..;

 :roll:

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2005, 15:21:27 »
Sobre essa tal Palestra:

Como eu já havia exposto antes, parece que o Adauto não tem formação em Teologia. Alguém poderia perguntar: Mas por que ele mentiria sobre isso? Bem, Adauto começa sua palestra dizendo que o meio científico pode oferecer algumas respostas sobre o mundo, mas que precisamos nos aproximar de Deus. Em suas próprias palavras ele coloca:

Citação de: Adauto Lourenço
A universidade pode nos oferecer diversas respostas, mas não pode oferecer as respostas que a Bíblia nos dá. Então, graças a Deus, eu tenho a oportunidade de ter um curso de Teologia e um de Física. Então quando pastor chega e me pergunta: "Mas qual a sua autoridade [para falar de Deus]"? Aí eu respondo que tenho um curso de Teologia. Mas se alguém e pergunta: ”Mas você só entende de Bíblia”. Então eu respondo: “Não, eu tenho um curso de Física também.


No início da palestra ele coloca como um dos problemas da Igreja o fato dos jovens estarem se aproximando cada vez mais das universidades e se afastando cada vez mais das Igrejas. Talvez isso explique e militância criacionista contra a evolução.

Depois, ele comete o famoso equívoco de confundir abiogênse com evolução:

Citação de: Adauto Lourenço
Dentro do contexto evolucionista, a idéia é que tudo surgiu espontaneamente.


A seguir, ele apresenta o argumento de Palley:

Citação de: Adauto Lourenço
Se vocês saírem daqui e se encontrarem em uma floresta, e encontrarem um relógio digital. Qual seria a sua primeira reação ao encontrar esse relógio digital? Evolução: Este relógio se encontra aqui a milhões de anos, átomos foram se agregando e o relógio apareceu. Isso é óbvio, quem não consegue perceber uma coisa dessas? Vocês estão dando risada, mas é exatamente isso que o pessoal da evolução tem nos dito. Você pega um cérebro humano que é milhões de vezes mais complexo que um relógio e eles dizem que isso surgiu espontaneamente. Isso não é bem assim, o que nós observamos, e isto não só por cientistas cristãos, mas por todos, é que existe um planejamento. Esse universo é planejado. As coisas funcionam do jeito certo. Não é ao acaso. No entanto, devemos batalhar contra essas idías

Coleção de espantalhos:

1 - A idéia da evolução não é a idéia intuitiva. Muito pelo contrário, a maioria das pessoas sempre pensa em um planejamento , costumam dizer que as coisas são assim porque "Deus fez assim". Adauto coloca a evolução como se fosse uma idéia antiga que possui crédito somente por tradição e comodismo. Espantalho. Na verdade, o senso-comum mal consegue compreender os processos evolutivos.

2 - O argumento de Palleyé uma falsa analogia. E é sempre bom lembrar que relógios não se reproduzem.

3 - Mais equívocos entre abiogênese e evolução.

4- O pessoal da evolução não acredita em algo tão simples.

5 - Cérebro  humano surgindo espontaneamente? E quanto a evolução gradativa? E quanto a seleção cumulativa? Não existem? Explique o que o pessoal da evolução acredita, não o que o Sr. diz que eles acreditam.

5 - Todos os cientistas? Mentira descarada. Para isso ser verdadeiro, não poderiam existir cientistas ateus.

A seguir, ele mostra um desenho na projeção:

Citação de: Adauto Lourenço
Existe uma briga que está sendo travada hoje. Uma briga séria. Vocês olham do lado esquerdo do desenho, é o pessoal da evolução, e o pessoal do lado direito do desneho é o pessoal da criação. O pessoal do lado esquerdo está com os canhões apontados diretamente para a nossa base. Para aquilo que nós cremos. Esse pessoal da evolução que acredita que a Terra foi criada a bilhões de anos.


1 - Espantalho. Essa briga sua existe em sua mente. Os evolucionistas não estão preocupados com a base teológica dos cristãos. Quando Darwin publicou seu livro, foi sobre evolução, e não para refutar a criação. Não vemos cientistas em Igrejas, vemos sim são fundamentalistas religiosos tentando ensinar a criação nas escolas. Quem está com os canhões apontados são os criacionistas, e é para a Ciência.

2 - Evolucionistas acreditam que a Terra foi criada a bilhões de anos? Mais uma confusão. O Adauto não consegue se decidir entre evolução química, cosmológica ou biológica.

Citação de: Adauto Lourenço
O problema é mais sério do que imaginamos. Os nosso filhos estão sendo bombardeados com todas essas idéias. Por outro lado, nós, do lado da criação, estamos preocupados com os efeitos que a evolução tem trazido. Ou seja, questão de aborto, questão de pornografia. Tudo isso é importante? É importante, mas nós precisamos atacar a base disso. Qual é a base do problema? Deus. Deus criou todas as coisas. O mesmo Deus que entende de questões espirituais, entende de átomos, teoria quântica, química, e qualquer outra área. Essa é a base. Mas muitas vezes temos dificuldade de aceitar essas coisas.


1 - O problema é sério mesmo. Pessoas desonestas como você fazendo palestras pelo país ensinando coisas errada as pessoas é um perigo.

2 - Filhos sendo bombardeados? Adauto coloca essa questão como se fosse algo terrível, a evolução é ensinada assim como uma porção de coisas. Vocês criacionistas só não concordam com alguns conteúdos porque fere e crença de voces. Aí entra o comodismo e a fé.

Continua...

Rhyan

  • Visitante
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2005, 17:17:03 »
Olha quem tem conta no orkut também...
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4013020254425061459

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2005, 18:53:19 »
O dia que um criacionista tiver uma aula sobre democracia seus fundamentos e funcionamento, ele vai se mancar do porque que o criacionismo jamais vai ir para frente e vai abandonar essa bobagem na hora.

Só que esta aula tem que ser dada por um padre, senão os dementes não entendem o que os professores de História evolucionistas - ateus estão querendo dizer...
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2005, 19:28:08 »
Citação de: Rhyan
Olha quem tem conta no orkut também...
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4013020254425061459

Nos recados dele tem um mone de gente falando que as palestras dele são incríveis.

Tulkas

  • Visitante
Adauto Lourenço
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2005, 13:41:48 »
Citação de: Fernando
Adauto Lourenço é professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Além de se dizer formado em Teologia. Parece que o APODman havia contatado o Maycon (que faz teologia) e este confirmou que não há registros de que Adauto Lourenço tenha se formado em Teologia. Mas será que até nisso ele possui credenciais duvidosas?



 Eu não disse que não há registros de que ele tenha feito teologia, disse apenas que acho difícil que ele tenha feito teologia.

  E acho mesmo....

 Abraços.

APODman

  • Visitante
Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2005, 14:02:29 »
Citação de: Fernando
Citação de: Rhyan
Olha quem tem conta no orkut também...
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4013020254425061459

Nos recados dele tem um mone de gente falando que as palestras dele são incríveis.


Assista uma palestra completa do Adalto aqui ( em formato Real Player - 10MB ): "Criação ou Evolução"


Uma frase ( ao final ) desta palestra para mim resume todo o "compromentimento honesto" do Adalto com a ciência:

"É uma questão crucial , está minando a vida da igreja. Lembrem-se disto , se puderem destruir os primeiros 11 capitulos de Genesis e dizer que tudo aquilo é mitologia , que tudo aquilo não existiu, o resto da Biblia cai"


[ ]´s

Offline Marcelo Terra

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.126
  • Sexo: Masculino
Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #15 Online: 15 de Setembro de 2005, 14:16:14 »
Citação de: APODman
"É uma questão crucial , está minando a vida da igreja. Lembrem-se disto , se puderem destruir os primeiros 11 capitulos de Genesis e dizer que tudo aquilo é mitologia , que tudo aquilo não existiu, o resto da Biblia cai"


Não é à toa que eu digo que o problema dos criacionistas é a falta de fé. Preferem acreditar no mágico da cartola onipotente e seus bonequinhos de barro que criou um universo vagabundo que precisa de "acertos" constantemente do que acreditar em um deus competente que criou um universo que funciona sozinho sem que ele precise ficar bancando o titereiro.

Não sabem nada de ciência, não sabem nada de teologia, não sabem nada de coisa alguma.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Adauto Lourenço
« Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2005, 13:53:43 »
Citação de: Tulkas
Citação de: Fernando
Adauto Lourenço é professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Além de se dizer formado em Teologia. Parece que o APODman havia contatado o Maycon (que faz teologia) e este confirmou que não há registros de que Adauto Lourenço tenha se formado em Teologia. Mas será que até nisso ele possui credenciais duvidosas?



 Eu não disse que não há registros de que ele tenha feito teologia, disse apenas que acho difícil que ele tenha feito teologia.

  E acho mesmo....

 Abraços.

Obrigado por informar.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #17 Online: 02 de Outubro de 2005, 01:53:27 »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 34.099
  • Sexo: Masculino
  • ...
Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2005, 12:28:14 »
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: APODman
"É uma questão crucial , está minando a vida da igreja. Lembrem-se disto , se puderem destruir os primeiros 11 capitulos de Genesis e dizer que tudo aquilo é mitologia , que tudo aquilo não existiu, o resto da Biblia cai"


Não é à toa que eu digo que o problema dos criacionistas é a falta de fé. Preferem acreditar no mágico da cartola onipotente e seus bonequinhos de barro que criou um universo vagabundo que precisa de "acertos" constantemente do que acreditar em um deus competente que criou um universo que funciona sozinho sem que ele precise ficar bancando o titereiro.

Não sabem nada de ciência, não sabem nada de teologia, não sabem nada de coisa alguma.



Não é falta de fé, exatamente. É falta de fé em deus. Eles tem mais fé na biblia (ou outro livro) do que em deus.

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #19 Online: 02 de Outubro de 2005, 14:40:48 »
Eu acho que não é nem um nem outro.

Acho que é ignorância mesmo. Sequer sabem o que é fé...
Nego que se diz um "homem de fé", mas que precisa a qualquer custo de uma noticia de jornal ou de periódico cientifico dizendo que "deus existe", no meu ver não passa de maluco com fantasias infantis demais para uma pessoa que ja passou dos 14 anos, mas não saiu dos 7.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Cristiano

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 186
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2005, 14:37:27 »
Catei uma notícia dele:
Citar

  Debate sobre Criacionismo leva Deus à academia

Mesmo na impossibilidade de se demonstrar em laboratório sua existência ou inexistência, Deus esteve presente à controvérsia entre Criacionismo e Evolucionismo, debatida na manhã desta terça na UENF, durante a IV Semana de Ciências Humanas da Universidade. Após apresentar a “Teoria do Desenho Inteligente” e sublinhar o que lhe parecem pontos vulneráveis da Teoria da Evolução, o físico criacionista Adauto Lourenço afirmou:

 

— Toda ciência se encaixa numa filosofia geral. É preciso escolher no que crer.

 

Também participaram da mesa-redonda a jornalista e bióloga Susana Oliveira Dias (Unicamp) e o sociólogo Alexandre Brasil (Universidade Estadual de Londrina). Mesmo sem um contraponto evolucionista na mesa, o debate foi acalorado com a platéia, formada por estudantes de diversos cursos, inclusive da área biológica, e professores da UENF. Entre as objeções apresentadas pelo auditório, uma foi de natureza filosófica: se alguém criou tudo o que existe, quem criou o Criador?

 

Ao argumentar que a pergunta correta seria “quando o Criador inventou o tempo?”, Adauto Lourenço lembrou a dificuldade para se conceituar a gravidade, cuja existência, no entanto, todos reconhecem.  O físico admitiu que a existência de Deus não é uma constatação passível de demonstração, e sim uma aposta. Mas ponderou que o mesmo vale para sua não existência.

 

— Um dia saberemos quem fez a aposta certa!

 

Apesar da defesa do Criacionismo, o físico criticou a forma como se deu a proposta de inclusão da teoria no ensino público da rede estadual fluminense, que, em sua opinião, desagradou a evolucionistas e a criacionistas.  E frisou que a Teoria do Desenho Inteligente pode até ter implicações religiosas, mas seus fundamentos e pressupostos são científicos.

 

Pesquisador independente, com projeto financiado pela Fapesp, Adauto Lourenço é mestre em Física Nuclear pela Universidade Clemson, Carolina do Sul (EUA) e membro da American Physics Society.

 

TEORIA DA EVOLUÇÃO NAS ESCOLAS – A bióloga e jornalista Susana Oliveira Dias, que trabalha no Laboratório de Jornalismo Científico (Labjor) da Unicamp, relatou um trabalho realizado para uma revista de divulgação científica em que analisa a forma como a Teoria da Evolução é tratada nas escolas.  Em síntese, a jornalista conclui que a escola — assim como a mídia — não é um espaço de mera reprodução do que é gerado pelos cientistas, mas sim uma instância de produção de conteúdos, sujeita, inclusive, a um processo de negociação.

 

Já o sociólogo Alexandre Brasil, da Universidade Estadual de Londrina, historiou a longa trajetória de conflitos nas relações entre Igreja e Estado no país e criticou a adoção do ensino religioso pago pelo Estado.

 
http://www.uenf.br/Uenf/Pages/Reitoria/Informe/index.html?modelo=1&cod_pag=433&id=2812&np=&tpl=1&grupo=ASCOM

Universidade Clemson?  Não é Universidade do Seu Creysson não?  :roll:

Offline Perseus

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 895
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2005, 14:46:21 »
O que diabos é "uenf"?

Universidade Estadual No Inferno?
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Cristiano

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 186
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2005, 17:24:23 »
não, deve ser Universidade Estadual do Norte Fluminense

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #23 Online: 24 de Novembro de 2005, 22:15:57 »
Atualizando.

Adauto Lourenço trabalhou sim no Oak Ridge Laboratory:
http://homer.ornl.gov/cbps/Publications.htm

PS: Alguém arruma o link do Cristiano.

Offline Zibss

  • Nível 28
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #24 Online: 24 de Novembro de 2005, 22:21:29 »
Caramba, eu não sabia que esse cara dizia falácias tão bobas, previsíveis e fáceis de serem refutadas. Acho que ele é pior que o Sodré. Tá no nível do emmcri.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!